As Brumas de Avalon (Ciclo de Avalon, #1)
Rate it:
Open Preview
Read between October 17 - November 13, 2024
0%
Flag icon
Morgana fala… Em meu tempo, fui chamada de muitas coisas: irmã, amante, sacerdotisa, sábia, rainha. Na verdade, eu me tornei, sim, uma sábia, e pode chegar um tempo em que estas coisas devam ser conhecidas.
0%
Flag icon
Não tenho desavenças com o Cristo, apenas com seus padres, que chamam a Grande Deusa de demônio e negam que ela tenha um dia sido poderosa neste mundo.
Daniele Oliveira
Relação igreja e Morgana
0%
Flag icon
Mas o que sabe uma virgem a respeito dos sofrimentos e das labutas da humanidade?
0%
Flag icon
E agora que o mundo mudou, e Artur, meu irmão, meu amante, rei que foi e rei que será, jaz morto (o povo diz que ele dorme) na Ilha Sagrada de Avalon, a história deve ser contada como o era antes que os padres do Cristo Branco viessem e cobrissem tudo com seus santos e suas lendas.
Daniele Oliveira
Artur e Morgana
0%
Flag icon
Pois este é o grande segredo, que era conhecido por todos os homens instruídos de nossos dias: o pensamento do homem cria o mundo que o cerca, um mundo novo a cada dia.
Daniele Oliveira
" O pensamento cria o mundo"
0%
Flag icon
nunca vesti o negro de uma de suas freiras-escravas.
0%
Flag icon
minha grande mestra: Viviane, Senhora do Lago, um dia a maior amiga de Artur depois de mim, e mais tarde sua pior inimiga – mas também nisso superada por mim.
Daniele Oliveira
Viviane, mestre de Morgana
0%
Flag icon
Ao contar esta história, falarei às vezes de coisas que se passaram quando eu era jovem demais para compreendê-las ou de coisas que ocorreram quando eu não estava presente; e meu ouvinte fará uma pausa e talvez dirá: esta é a magia dela.
Daniele Oliveira
Morgana conta (narra) a história
0%
Flag icon
eu sempre tive o dom da Visão, de ver o interior da mente dos homens e das mulheres; e, por todo esse tempo, estive perto de todos eles.
Daniele Oliveira
Dom Morgana
0%
Flag icon
Assim, por vezes, tudo o que pensavam me era conhecido, de um jeito ou de outro. E assim contarei esta história.
Daniele Oliveira
Por conta do dom da visão, Morgana pode contar toda a história
0%
Flag icon
não existem histórias verdadeiras. A verdade tem muitas faces e é como o velho caminho para Avalon; depende de sua vontade, e de seus próprios pensamentos, o destino para onde o caminho o levará,
Daniele Oliveira
Verdades
1%
Flag icon
Todos os Deuses são um só Deus
1%
Flag icon
Igraine, senhora do duque Gorlois,
Daniele Oliveira
Tintagel
1%
Flag icon
Uma filha da Ilha Sagrada deveria fazer o que era melhor para seu povo, quer isso significasse morrer em sacrifício, entregar a virgindade no Casamento Sagrado ou casar quando isso pudesse cimentar alianças. Era o que Igraine havia feito, tendo se casado com um duque romanizado da Cornualha, um cidadão que vivia, mesmo depois de Roma ter deixado toda a Bretanha, à moda romana.
Daniele Oliveira
Igraine, mãe de Morgana, casamento por aliança
1%
Flag icon
sua meia-irmã, Viviane, a Senhora do Lago, a Senhora da Ilha Sagrada.
Daniele Oliveira
Viviane, tia de Morgana, irmã de Igraine
1%
Flag icon
estava mais uma vez com frio, gelada; sabia que a visão havia tirado a sua força do calor e da vida do corpo dela própria, Igraine.
1%
Flag icon
Taliesin, o Merlim da Bretanha, druida, bardo,
1%
Flag icon
É este o bebê? Percebe-se que ela tem o sangue do Povo Antigo. Ela se parece com a nossa mãe, Igraine.
Daniele Oliveira
Bebê Morgana
1%
Flag icon
Livre das mantas e dos xales que a envolviam, Viviane, Senhora do Lago, era uma mulher surpreendentemente pequena, não mais alta que uma garota de oito ou dez anos. Em sua túnica larga, rodeada por um cinto, uma faca pendendo da cintura, culotes de lã volumosos e pernas cobertas por polainas, ela parecia minúscula, uma criança em roupas de adulto. O rosto era pequeno, moreno e triangular, a testa baixa sob o cabelo tão escuro quanto as sombras ao pé dos penhascos. Os olhos eram escuros também, e grandes para o rosto; Igraine nunca havia percebido como a irmã era pequena.
1%
Flag icon
Balan, e a mãe de criação batizou o filho dela de Balin. Eles nasceram com apenas dez dias de diferença, então serão criados como gêmeos, sem dúvida. E não, eu não ligo que ele seja criado como cristão, o pai dele era um, e Priscilla é uma boa mulher.
2%
Flag icon
Os dois são um só — disse o Merlim, sentando-se muito ereto —, mas os seguidores de Cristo preferem dizer que não há outro Deus além do Deus deles, e não que eles não devem ter outro Deus além do Deus deles; que ele sozinho fez o mundo e que sozinho o governa, sozinho fez as estrelas e toda a criação.
Daniele Oliveira
Ilha dos padres e Avalon
2%
Flag icon
Eles creem — disse Viviane, com sua voz suave e baixa — que não há Deusa; pois o princípio da mulher, dizem, é o princípio de todo o mal; por meio da mulher, de acordo com eles, o mal entrou neste mundo; há uma lenda judaica fantástica sobre uma maçã e uma cobra.
2%
Flag icon
o que molda o mundo e toda a realidade é aquilo em que a humanidade acredita.
2%
Flag icon
Mas, se os homens não creem em mais de uma vida — Igraine protestou —, como evitam a desesperança? Que Deus justo criaria alguns homens miseráveis e outros felizes e prósperos se uma vida é tudo o que eles podem ter?
2%
Flag icon
Talvez eles queiram que os homens se desesperem com a dureza do destino, para que sigam de joelhos o Cristo, que os levará ao céu. Não sei no que acreditam os seguidores de Cristo, ou o que esperam.
2%
Flag icon
o entendimento deles está alterando este mundo; não apenas em espírito, mas no plano material. Como negam o mundo espiritual e os domínios de Avalon, estes deixam de existir para eles.
2%
Flag icon
nisso que acreditam. E o mundo deles é aquilo em que acreditam. E, assim, os mundos que um dia eram um agora estão se separando.
2%
Flag icon
“Há agora duas Bretanhas, Igraine: o mundo deles sob o Deus Único e Cristo; e, ao lado e atrás dele, o mundo em que a Grande Mãe ainda reina, o mundo que o Povo Antigo escolheu para viver e no qual adora seus Deuses. Isso já aconteceu antes. Houve um tempo em que o povo das fadas, os brilhantes, se retiraram de nosso mundo, indo cada vez mais para dentro das brumas, de modo que só um andarilho ocasional pode agora passar uma noite nas moradas dos elfos, e, se o fizer, o tempo passa sem ele, e pode ser que saia após uma só noite para descobrir que todos os seus parentes estão mortos e que se ...more
2%
Flag icon
— Deixe-os ir! — Viviane interrompeu raivosa. — Ainda acho que devemos deixá-los ir! Não quero viver num mundo de cristãos, que renegam a Mãe…
Daniele Oliveira
Posição de Viviane sobre a separação dos mundos
2%
Flag icon
Ambrósio não tem mais muito tempo neste mundo, e que esse duque da guerra, o Pendragon, é de Uther que o chamam?, vai sucedê-lo. Mas muitos neste país não seguirão o Pendragon.
2%
Flag icon
precisamos ter um líder que consiga a lealdade de todas as pessoas de ambas as Bretanhas: a Bretanha dos padres e o mundo das brumas, governado de Avalon. Fortalecidos por esse Grande Rei — disse ela, e sua voz adquiriu o som limpo e místico da profecia —, os mundos devem se juntar novamente, um mundo com espaço para a Deusa e para Cristo, o caldeirão e a cruz. E esse líder nos unirá.
2%
Flag icon
Seu filho, Igraine, mas o pai será Uther Pendragon.
Daniele Oliveira
Pai de Artur?
2%
Flag icon
“Se você procurar evitar seu destino ou atrasar o sofrimento, isso apenas a condenará a sofrer redobradamente em outra vida”.
2%
Flag icon
Ouça-me, Igraine — disse o Merlim. — Eu sou seu pai, embora isso não me dê nenhum direito;
3%
Flag icon
Você não pode se esconder de seu destino. Fará parte da salvação desta terra, mas o caminho de Avalon está fechado para você, para sempre.
3%
Flag icon
— Ela ainda não é uma donzela, e eu ainda não sou uma sábia — disse —, mas nós somos as Três, Igraine. Juntas, formamos a Deusa, e ela está presente entre nós.
Daniele Oliveira
Três que formam a Deusa: Morgana, Igraine e Viviane
3%
Flag icon
A Deusa tem uma quarta face, que é secreta, e você deve rezar para ela, como eu faço… Como eu faço, Igraine… Para que Morgause jamais traga essa face.
3%
Flag icon
Ela cavalgava ao lado de Gorlois, refletindo sobre o súbito carinho que sentia por ele, um carinho misturado com remorso, como se ele tivesse se tornado querido para ela apenas agora, quando sabia que deveria perdê-lo.
3%
Flag icon
Não que eu goste de Uther. Ele é um homem lascivo, com dezenas de bastardos, nenhuma mulher está segura perto dele. Vai à missa porque o exército vai, e não porque é o que se deve fazer. Seria melhor que ele fosse um pagão honesto do que cristão pelos benefícios que isso lhe dá.
4%
Flag icon
Uther Pendragon, esse homem desajeitado, louro como um saxão? Era esse o cortesão destinado a suceder Ambrósio? Esse homem desastrado, que havia entrado de modo estabanado e perturbado a missa sagrada? Uther olhava fixamente, Igraine percebeu, não para o rosto dela, mas para algo logo abaixo, e, perguntando-se se havia derramado o vinho da comunhão no vestido, ela notou que ele fitava a pedra da lua no peitilho de seu manto. Então, perguntou-se, mordaz, se ele nunca havia visto uma antes.
4%
Flag icon
Lot de Orkney rodeava o Grande Rei como um cão que havia sido chutado, mas queria se esgueirar de volta ao dono.
5%
Flag icon
quando nos livrarmos deste corpo, saberemos mais, e saberemos que nossas diferenças não fazem nenhuma diferença para Deus.
5%
Flag icon
Talvez — disse Heitor, melancólico — seja disso que precisamos: de um rei saído das lendas. Se o rei vier, não será difícil encontrar a espada.
5%
Flag icon
Talvez devamos encontrar um rei que desperte neles a memória das lendas — disse Uther, e o silêncio desceu sobre o ambiente.
5%
Flag icon
Era uma mulher adulta, de dezenove anos, não uma criança passiva. Tinha um marido, podia agora mesmo levar no útero a semente que se tornaria o filho que ele desejava. E, se fosse para fantasiar com um homem que não seu marido, se ela quisesse bancar a libertina, com certeza havia homens mais atraentes que aquele grande bronco, com o cabelo bagunçado como o de um saxão e as maneiras de nortista, atrapalhando a missa, interrompendo o desjejum do Grande Rei.
5%
Flag icon
Ela compreendia que um rei, pelo bem do seu povo, tivesse de fazer coisas que pesariam em sua consciência. Se mesmo ela entendia e perdoava aquilo, como um Deus misericordioso poderia ser mais intolerante e vingativo que o menos importante de seus mortais? Pressupôs que fosse um dos Mistérios deles.
5%
Flag icon
Que Deus sábio enviaria um homem para o inferno por sua ignorância, em vez de esclarecê-lo melhor após a vida?
7%
Flag icon
Ela se levantou e andou silenciosamente pelo quarto até a porta. Em seu atual estado de espírito, não ficou de todo surpresa ao olhar para trás e ver que seu corpo ainda estava sentado, enrolado no manto, diante do fogo; não se preocupou em destrancar a porta do quarto, nem, depois, a grande porta da frente da casa; deslizou por ambas como um fantasma.
7%
Flag icon
Haviam eles de fato trazido os segredos de um mundo desaparecido a essa terra, gerações antes, quando as terras haviam acabado de desaparecer sob o oceano ocidental, e juntos recebido as punições por quebrar aquele juramento? Punições? E então, sem saber por quê, ela se lembrou de que o renascimento em si – a vida humana – era para ser a punição, vida em um corpo humano em vez de paz eterna. Ela curvou os lábios em um sorriso, pensando: É punição ou recompensa viver neste corpo?
7%
Flag icon
Ela e o homem que agora era Uther haviam se unido, muitas vidas atrás, ao destino desta terra, onde chegaram quando o Velho Templo fora enterrado. Agora, quando mais uma vez os Mistérios estavam em perigo, desta vez ameaçados por hordas de bárbaros e selvagens do norte, haviam retornado juntos. Foi concedido a ela dar à luz um dos grandes heróis que, segundo se dizia, retornavam à vida quando eram necessários, o rei que foi, que é e que voltará para salvar seu povo…
« Prev 1