Por Que o Amor é Importante: Como o Afeto Molda o Cérebro do Bebê (Portuguese Edition)
Rate it:
7%
Flag icon
O que eles descobriram foi que os sistemas trabalham para permanecer estáveis, apenas se adaptando constantemente às novas condições. E o meio que usavam para conseguir isso era utilizar o feedback sobre o que funcionou e o que não funcionou.
7%
Flag icon
ou exclui. Não há uma verdade, mas várias verdades possíveis.
26%
Flag icon
Parece ser o processo de colocar sentimentos em palavras que possibilita que os cérebros direito e esquerdo sejam integrados. Quando as palavras descrevem com precisão os sentimentos, eles então podem ser misturados em um todo coerente.
28%
Flag icon
é verdade dizer que, conforme envelhecemos, nossos sistemas internos se estabilizam e se tornam relativamente fixos.
29%
Flag icon
O estresse na infância – como ser ignorado com frequência quando se chora – é particularmente perigoso, porque altos níveis de cortisol nos primeiros meses de vida podem afetar também o desenvolvimento de outros sistemas de neurotransmissores cujas vias ainda estão sendo estabelecidas.
31%
Flag icon
o estresse é produzido pelo que é imprevisível ou incontrolável.
31%
Flag icon
A principal característica do apego inseguro é a falta de confiança na disponibilidade e no apoio emocional dos outros.
32%
Flag icon
os estudos sugerem que é a falta dessa responsividade consistente e de proteção que seja a marca do estresse para uma criança dependente.
56%
Flag icon
Allan Schore vê como característica central da experiência borderline o fato de crescer em uma família que não ajuda a criança a processar bem a sua própria experiência emocional.
56%
Flag icon
Uma pesquisa recente confirmou o poderoso efeito que o afastamento emocional da mãe pode ter sobre um bebê; na verdade, esse é o maior fator para predizer o desenvolvimento de transtorno da personalidade borderline, especialmente a probabilidade de automutilação futura (Lyons-Ruth et al. 2013).
58%
Flag icon
Eu fui formada para me assemelhar o mais próximo possível de um modelo humano que não tinha escolhido e que não combinava comigo. Dia após dia desde o meu nascimento, fui moldada: meus gestos, minhas atitudes, meu vocabulário. Minhas necessidades eram reprimidas, meus desejos, meu ímpeto, haviam sido represados, pintados, disfarçados e presos. Depois de tirarem o meu cérebro, tendo eviscerado meu crânio, encheram-no com pensamentos aceitáveis que se adequavam a mim como um avental em uma vaca. (Cardinal 1984: 121).
66%
Flag icon
Alguns pesquisadores documentaram as habilidades específicas que são necessárias para controlar os impulsos. As três estratégias principais são a autodistração, a busca de conforto e a busca de informações sobre o obstáculo aos nossos objetivos. Um estudo descobriu que crianças de 3 anos que estavam hábeis em usar as três estratégias mostraram o comportamento menos agressivo e externalizante (Gilliom et al. 2002). Elas foram capazes de se controlar o suficiente para se afastar da fonte de frustração e se concentrar em outra coisa e eram menos propensas a atacá-la. Elas também conseguiam ...more
66%
Flag icon
As três estratégias principais são a autodistração, a busca de conforto e a busca de informações sobre o obstáculo aos nossos objetivos.
66%
Flag icon
dos pais, não são de origem genética.
69%
Flag icon
ambiente, principalmente
71%
Flag icon
tentativas de ser autossuficiente,
71%
Flag icon
ser mais exigente emocionalmente ou oscilante de um para o outro.
73%
Flag icon
O exercício é cada vez mais visto como um antidepressivo eficaz (NICE 2009).
73%
Flag icon
meditação de atenção plena também pode reduzir os níveis de cortisol e pode acalmar as ansiedades,
73%
Flag icon
peixes oleosos, como sardinhas,
73%
Flag icon
O sulforafano, encontrado no brócolis e na couve-flor,
73%
Flag icon
ácidos graxos essenciais também podem afetar o equilíbrio de neurotransmissores.
74%
Flag icon
Tanto com comprimidos quanto com suplementos vitamínicos, o benefício muitas vezes perdura apenas enquanto estiverem sendo tomados.
74%
Flag icon
Caso se tornem um modo de vida, podem ter um impacto drástico, mas não vão necessariamente alterar os padrões de regulação emocional em relação a outras pessoas.
74%
Flag icon
No entanto, os hábitos emocionais levam tempo para serem formados e tempo para serem mudados. Primeiro, eles precisam ser despertados. Você só pode alterar o processamento emocional ao fazê-lo de modo diferente. Quando um sentimento particular é despertado, neurotransmissores são liberados do subcórtex e as redes neurais antigas automaticamente são ativadas para gerenciar esse estado de excitação da maneira antiga. Mas, com a ajuda de um terapeuta, novas formas de regulação podem ser praticadas. Se seu terapeuta aceita seus sentimentos, eles não precisam ser negados pela rede neural que ...more
74%
Flag icon
Um pouco desse trabalho pode envolver lidar com o negócio inacabado do início da vida, os sentimentos de medo de ser abandonado ou rejeitado que existiam com força total quando você era uma criança dependente; os sentimentos que eram insuportáveis e incontroláveis sem pais reguladores; os sentimentos de raiva que seus pais não o ajudaram a controlar utilizando sentimentos particulares; muitos sentimentos que foram retidos porque não era seguro senti-los enquanto você era criança, tão dependente dos pais para regulá-lo e mantê-lo vivo. Esses sentimentos muitas vezes não desaparecem. De algum ...more
75%
Flag icon
conquistador. Mas, provavelmente, para a maior parte das
76%
Flag icon
as mulheres querem o que nossos antepassados tinham como certo: ser parte das coisas, estar envolvidas em um grupo social e participar da vida ocupacional, enquanto desfruta de cuidar e criar seus filhos.