More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
Não terei medo. O medo mata a mente. O medo é a pequena morte que leva à aniquilação total. Enfrentarei meu medo. Permitirei que passe por cima e através de mim. E, quando tiver passado, voltarei o olho interior para ver seu rastro. Onde o medo não estiver mais, nada haverá. Somente eu restarei.
um mundo é sustentado por quatro coisas... – ela ergueu quatro dedos nodosos – ... o conhecimento dos sábios, a justiça dos poderosos, as preces dos justos e a coragem dos bravos.
A grandeza é uma experiência transitória. Nunca é consistente. Depende em parte da imaginação criadora de mitos da humanidade. A pessoa que experimenta a grandeza precisa perceber o mito no qual está inserida. Precisa refletir o que nela é projetado. E precisa entender muito bem o sarcasmo. É isso que a desatrela da crença em suas próprias pretensões. O sarcasmo é tudo que lhe permite se mover dentro de si mesma. Sem essa qualidade, até mesmo a grandeza ocasional destruirá um homem.
“Separar-se das pessoas é uma tristeza; um lugar é só um lugar”.
“Um tempo para o amor, um tempo para o pesar.”
Que coisas terríveis fazemos com aqueles que amamos!
O vazio era insuportável. Saber que o mecanismo tinha sido acionado não fazia a menor diferença.
O que você despreza? É com isso que se fará realmente conhecer.
A ausência de uma coisa – disse o barão – pode ser tão letal quando a presença.
Ocorreu-lhe que a misericórdia era a capacidade de parar, mesmo que apenas por um instante. Não havia misericórdia onde não era possível parar.
“A pedra é pesada e a areia é densa, mas a ira de um idiota pesa muito mais”.
A religião e a lei de nossas massas devem ser a mesma coisa – disse o pai. – A desobediência tem de ser um pecado e exigir castigos religiosos. Isso trará o duplo benefício de gerar maior obediência e maior coragem. Entenda, não podemos depender tanto da coragem dos indivíduos, e sim da coragem de uma população inteira.
os princípios mais persistentes do universo eram o acidente e o erro.