More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
As lágrimas do mundo são em quantidade constante. Para cada um que irrompe em choro, em outra parte alguém para. Com o riso é a mesma coisa. (Ri) Não falemos mal, então, dos nossos dias, não são melhores nem piores do que os que vieram antes. (Silêncio) Não falemos bem, tampouco. (Silêncio) Não falemos. (Silêncio)
Mas você não pode andar descalço. ESTRAGON Jesus andava. VLADIMIR Jesus! Olha só o que você está dizendo! Não vai querer se comparar a ele? ESTRAGON A vida toda me comparei. VLADIMIR Mas por lá fazia calor! Não chovia! ESTRAGON É. E crucificavam rápido.
Você sonhou. VLADIMIR Será possível que já tenha esquecido? ESTRAGON Comigo é assim mesmo. Ou esqueço na hora ou nunca mais.
Não estamos mais sós, esperando a noite, esperando Godot, esperando — esperando. Lutamos a tarde inteira, com nossos parcos recursos. Agora, acabou. Já é amanhã.
Não é todo dia que precisam de nós. Ainda que, a bem da verdade, não seja exatamente de nós. Outros dariam conta do recado, tão bem quanto, senão melhor. O apelo que ouvimos se dirige antes a toda a humanidade. Mas neste lugar, neste momento, a humanidade somos nós, queiramos ou não. Aproveitemos enquanto é tempo. Representar dignamente, uma única vez que seja, a espécie a que estamos desgraçadamente atados pelo destino cruel.
ESTRAGON Nascemos todos loucos. Alguns continuam.
Não vão parar de me envenenar com essas histórias de tempo? É abominável! Quando! Quando! Um dia, não é o bastante para vocês, um dia como os outros, ficou mudo, um dia, fiquei cego, um dia, ficaremos todos surdos, um dia, nascemos, um dia, morremos, no mesmo dia, no mesmo instante, não basta para vocês?
Para desespero do diretor, a produção inaugurou, em 1956, um megalômano e modernoso teatro em Miami, o Coconut Grove, e foi vendida ao público de socialites e famosos de Hollywood como uma comédia arrasa-quarteirão.
contrário do terra a terra de Estragon, que gravita ao redor da pedra, sempre às voltas com o sono, as surras e os calos nos pés, a natureza espiritual de Vladimir, tendendo para o alto, concede-lhe, como bênção ou praga,
são venerados como obras-primas da prosa do século XX por registrarem em profundidade as crises cultural e intelectual da modernidade tardia, através de frases escrupulosamente moldadas e cadenciadas.
da encenação de Esperando Godot incluem a produção de Donald Howarth realizada em 1980, na Cidade do Cabo, em pleno apartheid sul-africano; a produção de Ilan Ronen na Palestina em 1984; e a que Susan Sontag dirigiu em Sarajevo durante a Guerra da Bósnia, em 1993.
Reconstituir o dia através da memória e da representação é revelar o abismo entre o original e sua repetição, que jamais pode ser transposto de todo,
isso: o momento presente dá a impressão de depender cada vez mais de sua futura recapitulação.
confrontar o paradoxo de todos os tempos; isto é, que o único tempo que sentimos possuir uma existência real verificável, o presente, o “aqui e agora”, na verdade jamais acontece aqui e agora. O tempo presente jamais pode meramente “ser”, porque seu “agora” só pode ser apreendido nas frações de segundo que lhe antecedem ou sucedem.
mostra personagens que temem jamais estar suficientemente no presente para não desaparecerem.

