More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
Nossas autoridades, até onde as conheço, e só conheço seus níveis mais baixos, não buscam a culpa na população, mas, conforme consta na lei, são atraídas pela culpa e precisam nos enviar — a nós, guardas. Esta é a lei. Onde aí haveria erro?
Majenta and 1 other person liked this
Quando se é detido como um ladrão, então é ruim, mas este tipo de detenção... A mim me parece algo de sábio, desculpe-me se estou dizendo uma tolice, a impressão que eu tenho é de algo sábio, que não entendo, mas que também não é preciso entender.
Majenta and 1 other person liked this
Será que as pessoas haviam fingido enquanto ele falava e, agora que chegava às conclusões, estavam fartas do fingimento? Que rostos ao redor dele!
Não fale mais sobre o perigo que eu corro, só temo o perigo onde quero ter medo dele.
Luís and 1 other person liked this
“Ter um processo desses já significa tê-lo perdido”.
Faço a corte a ajudantes, pensou quase com espanto; primeiro a senhorita Bürstner, depois a mulher do oficial de justiça e finalmente esta pequena enfermeira, que parece ter uma incompreensível necessidade de mim. Senta-se no meu colo, como se fosse o único lugar certo!
Luís and 1 other person liked this
K. não devia deixar de lado o fato de que o processo não era público; podia, se o tribunal o considerasse necessário, mas a lei não prescrevia que fosse público. Em consequência, os documentos do tribunal, sobretudo o auto de acusação, permaneciam inacessíveis ao acusado e à sua defesa, por isso geralmente não se sabia, ou pelo menos não se sabia com precisão, contra o que a primeira petição precisava se dirigir, de forma que só por acaso ela continha, em verdade, algo relevante para a causa.
Majenta and 1 other person liked this
Petições de fato acertadas e probatórias só se podem elaborar mais tarde, quando, no curso dos interrogatórios do acusado, emergem mais nítidos, ou podem ser adivinhados, os itens isolados da acusação e seu fundamento.
Luís and 1 other person liked this
A defesa, na verdade, não é realmente admitida pela lei, apenas tolerada, e há controvérsia até mesmo em torno da pertinência de deduzir essa tolerância a partir das respectivas passagens da lei.
Luís and 1 other person liked this
Aqui, de fato, se torna manifesta a desvantagem de uma organização judicial que, desde o início, estabelece o julgamento secreto.
India M. Clamp and 1 other person liked this
A única coisa acertada é se conformar com as condições existentes.
Luís and 1 other person liked this
Tentar perceber que aquele grande organismo judicial fica, por assim dizer, eternamente pairando e que na verdade, quando se muda alguma coisa por conta própria, a partir da posição que se ocupa, retira-se o chão debaixo dos próprios pés, e se pode sofrer uma queda, ao passo que o grande organismo cria facilmente para si mesmo, em outro lugar, um substituto para a pequena perturbação — na realidade tudo está ligado — e permanece inalterado, se é que — o que é até provável — não se torna mais fechado, mais atento, mais severo, mais maligno ainda.
Luís and 1 other person liked this
O processo não era nada senão um grande negócio, como os que ele já havia fechado com vantagem para o banco; um negócio no interior do qual, conforme a regra, espreitavam diversos perigos que tinham de ser conjurados.
Majenta and 1 other person liked this
— Tudo pertence ao tribunal.
as pessoas estão simplesmente cansadas demais e distraídas de muitas coisas, e em troca se entregam à superstição.
para o suspeito, o movimento é melhor do que o repouso, pois aquele que repousa sempre pode, sem o saber, estar no prato de uma balança e ser pesado junto com os seus pecados.
Luís and 1 other person liked this
— Mas eu não sou culpado — disse K. — É um equívoco. Como é que um ser humano pode ser culpado? Aqui somos todos seres humanos, tanto uns como outros.
— Você se equivoca quanto aos fatos — disse o sacerdote. — A sentença não vem de uma vez, é o processo que se converte aos poucos em veredicto.
— Será que você não enxerga dois passos adiante? Era um grito de raiva, mas ao mesmo tempo de alguém que vê outro cair e, pelo fato de estar ele próprio assustado, grita sem cautela e sem querer.
Majenta and 1 other person liked this
não era impossível que recebesse da parte dele um conselho decisivo e aceitável, que lhe mostrasse, por exemplo, não como o processo talvez pudesse ser influenciado, mas sim como se poderia sair dele, como se poderia contorná-lo, como se poderia viver fora dele.
Diante da lei está um porteiro. Um homem do campo dirige-se a este porteiro e pede para entrar na lei. Mas o porteiro diz que agora não pode permitir-lhe a entrada. O homem do campo reflete e depois pergunta se então não pode entrar mais tarde. “É possível”, diz o porteiro, “mas agora não.” Uma vez que a porta da lei continua como sempre aberta, e o porteiro se põe de lado, o homem se inclina para olhar o interior através da porta. Quando nota isso, o porteiro ri e diz: “Se o atrai tanto, tente entrar apesar da minha proibição. Mas veja bem: eu sou poderoso. E sou apenas o último dos
...more
“A compreensão correta de uma coisa e a má compreensão dessa mesma coisa não se excluem completamente”.
Carl Bluesy and 2 other people liked this
O tribunal não quer nada de você. Ele o acolhe quando você vem e o deixa quando você vai.
Luís and 1 other person liked this
o que não conseguia em dez tentativas ele acreditava poder impor na décima primeira,
Luís and 2 other people liked this