Nós
Rate it:
Read between August 11 - August 20, 2024
1%
Flag icon
Espera-se submeter ao jugo benéfico da razão os seres desconhecidos, habitantes de outros planetas, que possivelmente ainda se encontrem em estado selvagem de liberdade. Se não compreenderem que levamos a eles a felicidade matematicamente infalível, o nosso dever é obrigá-los a serem felizes. Mas antes de recorrermos às armas, empregaremos a palavra.
8%
Flag icon
“O amor e a fome dominam o mundo”.
8%
Flag icon
Ergo: para dominar o mundo o homem deve dominar os senhores do mundo.
15%
Flag icon
– Eu sirvo e continuarei a servir o saber – franzi o cenho: não gosto e não entendo as piadas, mas R-13 tinha o mau hábito de brincar. – Ora essa: o saber! O seu saber é uma total covardia. Sim, isso é a verdade. Vocês simplesmente querem cercar o infinito com pequenas paredes, mas vocês têm medo de olhar atrás delas. Sim! E se olharem, fecharão os olhos. Sim!
23%
Flag icon
Os grilhões, compreende, são a causa da dor do mundo.
26%
Flag icon
Toda a vida em sua total complexidade e beleza está eternamente gravada em palavras de ouro.
27%
Flag icon
Tem medo porque é mais forte que você, odeia porque tem medo, adora porque não pode submetê-la a você. É que só se pode amar o insubmisso.
33%
Flag icon
– É muito ruim esse seu problema! Pelo visto você desenvolveu uma alma.
33%
Flag icon
Tudo penetra seu interior, para lá, para esse mundo refletido que olhamos com a curiosidade de crianças – e lhe asseguro que elas não são nem um pouco tolas. O plano adquire volume, um corpo, um mundo, e tudo isso está dentro do espelho, está dentro de você: o sol, o turbilhão da hélice do aero, seus lábios trêmulos e os de mais alguém. Entenda: o espelho frio reflete, repele, mas este absorve e deixa vestígios para sempre.
37%
Flag icon
Mas agora não sei o que é sonho e o que é realidade; grandezas irracionais brotam por entre tudo o que é sólido, habitual e tridimensional, e, ao invés de planos polidos e firmes, alguma coisa torta, arredondada e espessa...
38%
Flag icon
Mas sentia que vivia isolado dos outros, sozinho, cercado por um som suave que se extinguia na parede, e atrás dessa parede estava o meu mundo...
42%
Flag icon
Dentro de mim agora está tudo quieto e vazio,
42%
Flag icon
Talvez essa “descarga” finalmente tenha me curado da minha “alma” torturada, e agora volto a ser como todos nós.
43%
Flag icon
a fonte do direito é o poder, o direito é uma função do poder.
49%
Flag icon
Por que você pensa que as bobagens são coisas ruins? Se a tolice humana fosse nutrida e cultivada ao longo dos séculos da mesma maneira que a inteligência, talvez conseguíssemos dela algo extraordinariamente precioso.
61%
Flag icon
O homem é como um romance: até a última página não se sabe como vai terminar. Do contrário, não valeria a pena ler...
66%
Flag icon
E que última revolução é essa que você quer? Não há última, as revoluções são infinitas. Último é para as crianças: o infinito as assusta, e é imprescindível que as crianças durmam tranquilamente à noite...
66%
Flag icon
As crianças são os únicos filósofos valentes. E filósofos valentes são necessariamente crianças.
66%
Flag icon
Para você, para um matemático, talvez não esteja claro que é apenas na diferença, na diferença entre temperaturas, é apenas nos contrastes térmicos, é apenas neles que reside a vida. E se por toda parte, por todo universo, houvesse corpos de igual calor ou de igual frieza... Eles precisam colidir para obter fogo, explosão, geena.
71%
Flag icon
Para mim estava claro: todos estavam salvos, mas para mim não havia mais salvação, eu não queria a salvação...
71%
Flag icon
Vocês acreditam que vão morrer? Sim, o homem é mortal, eu sou um homem, logo... Não, não é isso: eu sei que vocês sabem disso. Estou perguntando: alguma vez vocês acreditaram nisso, acreditaram definitivamente, acreditaram não com a mente, mas com o corpo, sentiram que um dia os dedos que seguram esta mesma página ficarão amarelos, gelados...? Não: certamente não acreditam, e é por isso que até agora vocês não saltaram do décimo andar, é por isso que até agora vocês continuam comendo, virando a página, barbeando-se, sorrindo, escrevendo...
80%
Flag icon
“Será que cada um possui tamanha dor que só possa ser arrancada de dentro de si junto com o coração, e que todos precisem fazer algo antes que...”.
81%
Flag icon
Que importa a vocês que eu fique aqui sozinha? Que importa a vocês que eu não queira que os outros queiram por mim, mas quero querer por mim mesma, se quero o impossível...?
83%
Flag icon
o verdadeiro amor algébrico em relação à humanidade é a crueldade – um atributo indispensável da verdade. Assim como o fogo, seu verdadeiro atributo é queimar.
85%
Flag icon
Se eu tivesse tido uma mãe, como os antigos: minha – exatamente –, minha mãe. Para ela, eu não seria o Construtor da “Integral”, nem o número D-503, nem uma molécula do Estado Único, mas simplesmente um fragmento de humanidade – um pedaço dela mesma –, pisoteado, esmagado, descartado... E que eu pregue ou seja pregado, talvez seja a mesma coisa – ela ouviria aquilo que ninguém mais ouve, seus lábios de velha contraídos e cheio de rugas...
86%
Flag icon
Antes eu não sabia disso, agora sei, e vocês também sabem: o riso tem diferentes cores. É apenas o eco distante de uma explosão dentro de você: talvez sejam foguetes festivos, vermelhos, azuis, dourados, ou talvez pedaços do corpo humano lançado pelos ares...
88%
Flag icon
Porque só o que está morto pode ressuscitar.
88%
Flag icon
E o mesmo se passava dentro de mim: eu não devo pensar, não preciso pensar, não preciso pensar, do contrário...
90%
Flag icon
Sim, sim, estou lhe dizendo: não existe infinito. Se o mundo é infinito, então a densidade média da matéria nele deve ser igual a zero. E já que ela não é zero, como sabemos, então, em consequência, o Universo é finito, é uma forma esférica, e o quadrado universal do raio, y2, é igual à densidade média multiplicada por... Só preciso calcular o coeficiente numérico, e então... Você compreende: tudo é finito, tudo é simples, tudo é calculável; então venceremos filosoficamente, compreende?