More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
VALIS (acrônimo de Vast Active Living Intelligence System – Vasto Sistema Ativo de Inteligência Viva – retirado de um filme norte-americano): Uma perturbação no campo de realidade no qual um vórtice negentrópico automonitorador espontâneo é formado, tendendo progressivamente a subsumir e incorporar seu ambiente em combinações de informações. Caracteriza-se por quase-consciência, sentido de finalidade, inteligência, crescimento e uma coerência armilar.
É uma técnica para destruir a personalidade – disse Bob. – É uma terapia fascista que torna a pessoa totalmente direcionada para fora e dependente do grupo. Então eles podem construir uma nova personalidade que não seja orientada para as drogas.
É outra armadilha chinesa de dedos. Você não consegue pensar nisso sem se tornar parte disso.
Os perturbados mentalmente não empregam o Princípio da Parcimônia Científica: a teoria mais simples para explicar um conjunto determinado de dados. Eles vão logo para o barroco.
instantaneamente – assim que o raio o atingira – ele passou a saber coisas que jamais soubera antes.
o universo é feito de informação.
acreditava que as informações disparadas para ele e progressivamente enfiadas em sua cabeça em ondas sucessivas tinham uma origem sagrada e portanto deveriam ser consideradas uma forma de escritura,
Ele havia começado a acreditar nisso porque para ele o universo – seu universo – estava de fato se transformando rapidamente em informação. Assim que Deus começava a falar com ele, não parecia parar mais. Não acho que esse tipo de situação esteja relatado na Bíblia.
Nós deveríamos ser capazes de ouvir essa informação, ou narrativa, como uma voz neutra dentro de nós. Mas alguma coisa deu errado. Toda a criação é uma linguagem e nada senão linguagem, que por algum motivo inexplicável não conseguimos ler por fora e não conseguimos ouvir por dentro. Então eu digo isto: nós nos tornamos idiotas.
Nós somos partes do Cérebro; logo, somos linguagem. Por que, então, não sabemos disso? Não sabemos sequer o que somos, quanto mais o que é a realidade exterior da qual somos partes.
Cada um de nós se tornou particular, e não compartilha mais o pensamento comum do Cérebro, a não ser em um nível subliminar. Assim, nossa vida e objetivo reais são conduzidos abaixo de nosso limiar de consciência.
ponderando para sempre sobre essas flutuações num esforço para ordená-las em uma coerência, quando na verdade o único sentido que elas têm é o sentido que você impõe a elas, pela necessidade de restaurar tudo em formas e processos que consegue reconhecer.
A Mente não está falando conosco, mas por intermédio de nós.
A verdadeira questão (conforme a vejo) não é “Por que teofanias?”, mas, “Por que não acontecem mais teofanias?”.
(conforme Spinoza supôs, o universo inteiro pode ser uma teofania, mas aí também o universo pode nem existir, como os idealistas budistas concluíram).
O fato de que o universo inteiro – conforme o vivenciamos – poderia ser uma fraude é uma ideia que foi mais bem expressada por Heráclito. Quando você compreende o conceito dele, ou passa a ter dúvidas em sua cabeça, está pronto para lidar com a questão de Deus.
O passo que leva do óbvio até a verdade latente é como a tradução de enunciados em um idioma estrangeiro para a maioria dos homens.
Para atingir a verdade a partir das aparências, é necessário interpretar, matar a charada... mas, embora isso pareça estar dentro da capacidade dos homens, é uma coisa que a maioria dos homens nunca faz.
Em outras palavras, o universo propriamente dito – e a Mente por trás dele – é louco. Logo, alguém em contato com a realidade está, por definição, em contato com o insano: infundido pelo irracional.
PARSIFAL: Eu ando apenas um pouco, mas parece que muito caminhei. GURNEMANZ: Vede, meu filho, aqui o tempo se transforma em espaço.
– Se eles conseguissem simplesmente atravessar para o tempo dos sonhos! – Kevin gritou. – Esse é o único tempo real. Todos os eventos reais acontecem no tempo dos sonhos!
Ou o conhecimento surge através dos órgãos dos sentidos e é chamado conhecimento empírico, ou ele surge dentro de sua cabeça e é chamado de a priori.
“Sua parte superior não é estonteante; sua parte inferior não é obscura. Pouco visível, ela não pode ser nomeada E retorna ao que não tem substância. Isto se chama a forma que não tem forma, A imagem que não tem substância. Isto se chama indistinto e sombrio. Suba até ela e você não verá sua cabeça; Vá para trás dela e você não verá sua parte traseira.”
1. Uma Mente existe; mas sob ela dois princípios combatem. 2. A Mente deixa entrar a luz, e depois as trevas; em interação; assim o tempo é gerado. Ao final, a Mente confere a vitória à luz; o tempo cessa e a Mente está completa.
se a Mente confere a vitória à luz, e as trevas desaparecem, então a realidade irá desaparecer, já que a realidade é um composto de Yin e Yang em partes iguais.
1) Os que concordam com você são loucos. 2) Os que não concordam com você são os que detêm o poder.
“Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas o que nós seremos ainda não se manifestou. Sabemos que por ocasião desta manifestação seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é.”