More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
A maneira mais eficaz do inimigo nos cegar é fazendo com que nos concentremos em nós mesmos.
Satanas quer tirar nosso foco de jesus. Quando olhamos para nos mesmos, nossa fe se esvai. Quando pedro andou sobre as aguas, olhando para jesus, ele estava firme, com a fe estabelicida, confiante que jesus estava com ele. A partir do momento que olhou para si mesmo, comecou a afundar. A nossa confianca tem que estar sempre no que jesus pode fazer, e nao nos mesmos.
Quanto mais próximo o relacionamento, mais grave a ofensa!
Você encontrará o ódio mais forte entre pessoas que um dia foram muito próximas.
Somente aqueles com quem você se importa é que podem feri-lo. Você espera mais deles – afinal, você deu mais de si a eles. Quanto maior a expectativa, maior a queda.
Uma forma usada pelo inimigo para manter as pessoas presas à ofensa é mantê-la oculta, encoberta pelo orgulho. O orgulho nos impede de admitir a nossa real condição.
O orgulho nos impede de lidar com a verdade. Ele distorce nossa visão. Você nunca muda quando pensa que tudo está bem. O orgulho endurece o coração e obscurece os olhos do entendimento. Ele nos impede de viver a mudança de coração que tem poder para nos libertar – o arrependimento (Ver 2 Timóteo 2:24-26).
UM CRISTÃO OFENDIDO É ALGUÉM QUE RECEBE VIDA, MAS, POR CAUSA DO MEDO, NÃO CONSEGUE LIBERAR VIDA
Andamos em um amor egoísta que se decepciona com facilidade quando nossas expectativas não são atendidas.
Um irmão ofendido resiste mais que uma fortaleza, e suas contendas são ferrolhos de um castelo.
É mais difícil alcançar um irmão ofendido do que conquistar uma cidade fortificada.
Mas em geral as pessoas que estão “do nosso lado” também foram ofendidas. Assim, em vez de ajudar, colocamos mais pedras sobre os muros que já existem. Sem que percebamos, esses muros de proteção se tornam uma prisão. Quando isso acontece, não apenas somos cautelosos com relação a quem entra, como ficamos aterrorizados a ponto de não nos aventurarmos a sair da nossa fortaleza.
Quando filtramos tudo através das nossas mágoas, rejeições e experiências passadas, achamos impossível crer em Deus. Não conseguimos crer que Ele está falando sério quando diz o que diz. Duvidamos da Sua bondade e fidelidade porque o julgamos segundo os padrões estabelecidos pelo homem em nossas vidas. Mas Deus não é um homem! Ele não pode mentir (Nm 23:19). Os Seus caminhos não são como os nossos caminhos, e os Seus pensamentos não são os nossos pensamentos (Is 55:8-9).
Jesus nos adverte contra os falsos profetas imediatamente após a Sua declaração de que muitos se escandalizarão: “Levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos” (Mt 24:11). Quem são os muitos a quem eles enganarão? A resposta é: os que se escandalizaram, e cujo amor se esfriou (Mt 24:12).
Como já foi mencionado, nenhum homem mortal ou demônio pode substituir o plano de Deus para a sua vida. Se você tomar posse desta verdade, ela o libertará. Mas só há uma pessoa que pode tirar você da vontade de Deus, e essa pessoa é você!
Se você permanecer livre da ofensa, permanecerá na vontade de Deus. Se você se ofender e se escandalizar, será levado cativo pelo inimigo para cumprir o propósito e a vontade dele. Faça a sua escolha. É muito mais benéfico ficar livre da ofensa.
E o que é mais impressionante, é que em geral aquilo que parece ser o fim do plano de Deus na verdade termina sendo a estrada para o seu cumprimento se permanecermos em obediência e livres da ofensa.

