More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
Estou aqui, chegando à terra dos tebanos, eu, o próprio Diôniso, filho de Zeus, que há muitos anos a filha do antigo Cadmo, Semele, trouxe ao mundo graças ao fulgor de um divino relâmpago vindo das nuvens.
Em altos brados elas proclamavam que, se Zeus a fulminou, foi para castigá-la por ter tido a idéia de vangloriar-se de amores com um deus. Por isso compeli todas as mulheres de Tebas a deixarem 50 seus lares sob o aguilhão de meu delírio.
Estive ausente da cidade e me falaram sobre o novo flagelo que perturba Tebas: 275 a deserção dos lares por nossas mulheres, sua partida súbita para aderirem a pretensos mistérios, sua permanência na floresta sombria só para exaltarem com suas danças uma nova divindade 280 — um tal Diôniso, seja ele quem for. Taças cheias de vinho, segundo os relatos, circulam incessantemente entre esses grupos.
depois da deusa veio o filho de Semele, seu êmulo, que descobriu e revelou o leve suco produzido pelas uvas 365 para curar de suas muitas amarguras a triste raça humana; a simples ingestão do néctar tirado das uvas, nos concede o esquecimento dos males cotidianos, graças à paz do sono, único remédio 370 para nossos padecimentos.
Aparentar grande força de espírito não é sabedoria, nem tampouco pensar além da condição humana. A vida é breve e aqueles que investigam alturas fora do alcance dos olhos 535 deixarão escapar os bens terrenos. Viver dessa maneira imprópria aos homens revela as almas às quais falta o senso e os corações sempre desnorteados.
Por mais feroz que seja seu ressentimento quero enfrentá-lo calmamente, pois o sábio 835 deve conter a irritação de sua alma.
Mas nada nós devemos conceber, nada devemos praticar na vida, que esteja acima das divinas leis.
Não é difícil realmente crer na onipotência de um poder supremo, seja qual for a verdadeira origem das divindades que desde os primórdios e ao longo dos tempos imemoráveis 1170 têm a força de lei entre os mortais, pois vem da natureza sua origem.
Consideramos bem-aventuradas as criaturas que sabem gozar toda a satisfação de cada dia!
Báquio: um dos epítetos de Diôniso, além de Baco e Brômio.
Os Curetes eram gênios benfazejos que criaram Zeus na ilha de Creta.
Aqueloo é o rio mais longo da Grécia, tido como o ‘‘pai das fontes’’, inclusive Dirce, situada em Tebas. ‘‘Ditirambo’’, no verso 688, é um epíteto de Diôniso, significando ‘‘pomposo’’.
Pan era o deus da vida campestre e protetor dos pastores.
As Gôrgonas eram três irmãs monstruosas, cujo olhar petrificava quem as via.
Aqueronte: o rio que os mortos tinham de atravessar para chegar aos infernos.