Kindle Notes & Highlights
Assinala que a liberdade não consiste apenas em participar do poder (a exemplo da cidade grega) mas ainda em ser livre do poder do Estado, isto é, em ser detentor de um espaço frente ao Estado e a sociedade, no qual possa o indivíduo realizar-se sem interferência daquelas instâncias.
O perigo da liberdade moderna, alerta Constant, "está em que, absorvidos pelo gozo da independência privada e na busca.de interesses particulares, renunciemos demasiado facilmente a nosso direito de participar do poder político".
São hoje as nações democráticas, vivendo sob uma economia de mercado, as mais ricas, as mais prósperas, as mais livres e as mais poderosas do mundo.
Tocqueville compreendeu que o avanço da democracia comportava, precisamente, o conflito inevitável entre as exigências contraditórias de igualdade e de liberdade. Ou seja, entre o regime liberal e a ideologia que eu gosto de chamar "nacional-socialista".
O Romantismo que invadira a área da filosofia política com Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) – que Tocqueville aliás, paradoxalmente, admirava – causou desastrosas aberrações e contaminou a filosofia do Idealismo Alemão a partir de Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770- 1831).
Tocqueville qualificou de "panteísmo filosófico" esse hábito impertinente e arrogante de generalizações, como base de projetos de transformação do mundo sem qualquer contato com a dura realidade empírica.

