More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
Meu pai não gostava de gente. Não gostava de mim.
Tudo que um cara precisava era de uma chance. Alguém estava sempre controlando quem merecia ou não essa chance.
Continuava com a sensação de estar cercado por um grande espaço em branco, um vazio. Havia sempre uma sombra de náusea em meu estômago.
Levantei-me e deixei a sala. Fui para casa. Então era isso que eles queriam: mentiras. Mentiras maravilhosas. Era disso que precisavam. As pessoas eram idiotas. Seria fácil para mim. Olhei em volta. Juan e seu comparsa não estavam me seguindo. As coisas estavam melhorando.
– Nossa cultura americana – ela disse – está destinada à grandeza. A língua inglesa, agora tão limitada, presa à sua estrutura, será reinventada e aperfeiçoada. Nossos escritores usarão o que poderíamos chamar, creio eu, de americanês...
Eu tinha espinhas e erupções por toda a face, costas, todo pescoço e um pouco no peito. Isto aconteceu no exato momento em que eu começava a ser aceito como um cara durão e um líder. Eu continuava durão, mas não era a mesma coisa. Tive que me retirar.
Se houvesse alguma verdade por trás dela, era uma verdade que idiotizava as pessoas ou atraía as mais idiotas.
Não valia a pena confiar em nenhum outro ser humano. O que quer que fosse preciso para estabelecer essa confiança, não estava presente na humanidade.
Quando a verdade de outra pessoa fecha com a sua, e parece que aquilo foi escrito só para você, é maravilhoso.
Eu não disse mais nada porque, quando você sente ódio, a última coisa que deseja é suplicar...
Jamais haveria um jeito de eu viver confortavelmente entre as pessoas. Talvez eu me tornasse um monge.
A Terra inteira não era nada além de bocas e cus engolindo e cagando e fodendo.
Subconscientemente, eles sabiam que não seria melhor ou pior para eles se o país fosse dirigido por russos ou alemães ou chineses ou japoneses, especialmente se tivessem a pele escura. As coisas poderiam inclusive melhorar.
Preferia ser um lavador de pratos, retornar para a solidão de um cubículo e beber até dormir.
E ainda assim eu tinha consciência de que o que via não era tão simples e nem bonito como aparentava ser. Havia um preço a ser pago por aquilo tudo, uma falsidade generalizada na qual facilmente se poderia acreditar e que poderia ser o primeiro passo para um beco sem saída.
Bem, um ou dois tinham seus méritos – para mim –, mas era mais ou menos como se tivessem sido lançados num lugar em vez de guiados até lá. Becker era visivelmente melhor. Talvez eu devesse tentar a pintura.
– Uma das falhas da Democracia é que o voto das pessoas comuns garante um líder comum que então nos conduz para uma previsibilidade apática e comum!
A bebida era a única coisa que impedia um homem de se sentir para sempre atordoado e inútil.
Por outro lado, é matematicamente possível que ele venha a ganhar qualquer coisa que você tenha trazido. O que se deve fazer, com o pobre e o dinheiro, é nunca deixar que os dois fiquem muito próximos um do outro.
– Andei lendo suas coisas – disse Becker. – Você é amargo demais, sem falar que seu ódio não tem limites.
– Isso é apenas fuga da realidade – disse Becker. – E por que não? – Você jamais será um escritor se fugir da realidade. – Do que você está falando? Isso é justamente o que os escritores fazem!
Eu gostava de Franky por causa dos seus programas para os pobres durante a Depressão. Ele também tinha estilo. Não creio que ele desse a mínima para os pobres, mas era um grande ator, e que voz!, além de ter um ótimo redator de discursos.
Os livros podiam fazer de você um frouxo. Quando você os deixa de lado e vai ver como realmente são as coisas do lado de fora, então é preciso ter o conhecimento que não está naquelas páginas.
Eu tinha notado que em ambos os extremos da sociedade, tanto entre os ricos quanto entre os pobres, freqüentemente se permitia que os loucos se misturassem livremente entre as pessoas. Eu sabia que era não inteiramente são.
Sempre tinha sido uma boa companhia para mim mesmo.
– Bem, não sei quanto a você, mas vou tentar de tudo! Guerra, mulheres, viagens, casamento, os trabalhos. O primeiro carro que eu comprar quero desmontar completamente! Para depois remontá-lo! Quero entender as coisas, o que faz elas funcionarem! Gostaria de ser um correspondente na capital do país, Washington.