Incidente em Antares
Rate it:
Read between January 8 - May 20, 2025
21%
Flag icon
Acho que todo homem vê sua cara todas as manhãs no espelho, na hora de se barbear. Que é que o espelho diz? Diz que o tempo passa sem parar. E que essas manchas que a gente tem no rosto (tu, eu, o Zózimo, todos os que chegam à nossa idade), essas manchas pardas são bilhetinhos que a Magra escreve na nossa pele. Eu leio todos os dias esses recados, mas tu, Tibé, tu és analfabeto ou então te fazes de desentendido.
26%
Flag icon
Sei que acabo de dizer um enorme lugar-comum. Mas... que diabo! Esse é um direito que a Constituição não nega nem ao presidente da República.
28%
Flag icon
Um jovem estudante, filho de tradicional família do município, assim opina sobre a sua terra e a sua gente: “O Rio Grande do Sul é o estado mais reacionário do Brasil, e Ribeira a cidade mais reacionária do Rio Grande do Sul”. Tornamos a perguntar: “Refere-se só ao reacionarismo político?”. E o rapaz: “Não. Reacionarismo em tudo. Veneramos morbidamente um passado e uma tradição já mortos, se é que de fato um dia existiram mesmo, e somos incapazes de sair dos trilhos da rotina e erguer a cara para o sol do futuro”. Um outro declara: “Ainda se cultua entre nós o machismo como se mantivéssemos no ...more
30%
Flag icon
Pense na História e me diga quando, em que tempo o ridículo não andou de braço dado com o sublime.
38%
Flag icon
O velho Tibério (ele próprio me confessou isso claramente) é a favor duma ditadura militar como último recurso para salvar o que ele chama de “democracia brasileira”. Diz que estamos precisando, mais que nunca, “da espada de Caxias”. Perguntou-me se eu não estava de acordo com ele. Respondi que se as Forças Armadas usassem a espada do Pacificador corriam o risco de, por engano, acabar cometendo haraquiri.
38%
Flag icon
Olha, o que eu sou mesmo... digamos assim, é ainda um “aprendiz perplexo”. Mas acho que pelo menos descobri as coisas de que gosto e as que detesto ou me deixam indiferente. E isso não é pouco.
81%
Flag icon
O senhor não compreende que Deus não é, não pode ser um barbitúrico nem um analgésico?