O físico: A epopeia de um médico medieval
Rate it:
Open Preview
Kindle Notes & Highlights
Read between June 14, 2021 - June 28, 2022
35%
Flag icon
Dissemos ao rabbenu que está indo para a Pérsia e precisa saber a língua do país para fazer negócio – explicou Simon. – Ele pergunta se o prazer de aprender não é motivo suficiente para estudar. – Às vezes há prazer no estudo – disse Rob, falando diretamente com o velho na cadeira. – Para mim, quase sempre é trabalho duro. Estou aprendendo a língua dos persas porque espero que me ajude a conseguir o que desejo.
36%
Flag icon
Uma palavra calma para um homem sensato é melhor do que um ano inteiro tentando convencer um tolo.
37%
Flag icon
Era motivo de constante espanto para Rob a hostilidade incessante do Qu’ran para com os cristãos e o ódio amargo contra os judeus.
40%
Flag icon
– Preciso ser médico. – Parecia uma desculpa absurda. Rob sentiu-se envergonhado, como se estivesse confessando um vício ou outra fraqueza. Não tentou explicar, pois era complicado e ele próprio não entendia. – Seu trabalho só traz sofrimento. Você sabe disso. Você mesmo me disse que ele o atormenta.
40%
Flag icon
Perguntou a si mesmo se a decisão era resultado de um real compromisso com a medicina ou se havia simplesmente fugido do casamento em pânico, como Barber teria feito. Talvez as duas coisas, concluiu. Pobre e tolo sonhador, pensou com desprezo. Um dia vai se cansar, estará velho e mais sedento de amor, então sem dúvida vai se contentar com uma porca suja com língua ferina.
50%
Flag icon
Os médicos fazem perguntas instrutivas e intermináveis. É uma ótima oportunidade para aprender ou, sorriu sem alegria, ‘para bancar o perfeito cretino’.”
52%
Flag icon
A escola tinha sido um erro, pensou. Nada podia fazer dele o que não era, e talvez estivesse na hora de reconhecer que não estava destinado a ser médico.
52%
Flag icon
Posso não vir a ser médico, pois não tenho instrução. Seus estudantes muçulmanos foram alimentados à força com conhecimentos clássicos durante toda a vida, e os... outros alunos judeus foram criados no ambiente extremamente erudito das suas casas de estudo.
52%
Flag icon
Se não estudou filosofia, como pode rejeitá-la? A ciência e a medicina ensinam sobre o corpo, ao passo que a filosofia ensina sobre a mente e a alma, e um médico precisa disso, como precisa de ar e alimento.
53%
Flag icon
Mas não deve temer que o estudo se torne parte de você, até ser tão natural quanto respirar. Deve ampliar a mente para absorver tudo o que temos para ensinar.”
53%
Flag icon
Pois para ser hakim é preciso merecer. Se é o que deseja, deve se sacrificar a favor do estudo, procurar todos os meios para acompanhar os outros estudantes e até mesmo superá-los. Deve estudar com o fervor dos abençoados ou dos amaldiçoados.
76%
Flag icon
– É um absurdo. É um mandamento ignorante. – Não deve dizer que a palavra de Deus é ignorante! – Não estou falando da palavra de Deus. Estou falando da interpretação que os homens dão à palavra de Deus. Uma interpretação que tem mantido o mundo na ignorância e nas trevas por mais de mil anos.
90%
Flag icon
por que, apesar de tudo que um médico pode fazer, ele não passa de uma folha no vento, e o poder verdadeiro está só nas mãos de Alá?