O físico: A epopeia de um médico medieval
Rate it:
Read between June 17 - July 22, 2023
13%
Flag icon
com aquela sua facilidade de gastar dinheiro que dava a Rob a sensação de bem-estar.
14%
Flag icon
Ficou até mais tarde na cama, com medo, não de Garwine ou do pai dela, mas das coisas que estavam acontecendo dentro dele e que não entendia, mistérios que não tinha coragem nem conhecimento suficiente para enfrentar.
17%
Flag icon
Não vamos ser grosseiros um com o outro, pois compartilhamos dias difíceis como vizinhos.
23%
Flag icon
permitiu-se lembrar de como o homem o tinha salvo em Londres quando era apenas um garotinho. Lembrou de Barber quando ele era bondoso e de quando não era; o terno prazer de preparar e compartilhar as refeições e seu egoísmo; a paciência com que ensinava e sua crueldade, sua luxúria e seus conselhos sensatos; o riso e as raivas; seu calor e sua embriaguez.
24%
Flag icon
À noite, sentava ao lado do fogo sentindo-se terrivelmente só.
26%
Flag icon
Os códigos legais adotados, tanto pelo governo do rei Aethelred quanto pelo de Canuto, consideram o ateísmo crime capital. Os culpados são punidos severamente. Alguns são cobertos por pesadas correntes e condenados a vagar como peregrinos até as correntes enferrujarem e caírem dos seus corpos. Muitos foram queimados. Outros, enforcados, e outros, aprisionados pelo resto de suas vidas.
26%
Flag icon
não têm muita disposição de ensinar a membros de uma religião hostil e ameaçadora,
26%
Flag icon
E mesmo depois de estudar medicina por vinte vidas, sempre virão a você pessoas cujos males são um mistério, pois essa angústia da qual fala é parte e parcela da profissão de curar e temos de viver com ela.
Ivone Raphael
COnheco bem essa angustia
29%
Flag icon
Era o que tinha resolvido dizer, para evitar discutir o fato de que o motivo da sua viagem a Ispahan era considerado crime pela Igreja.
Ivone Raphael
A igreja sempre atrasando o progresso se metendo onde nao deve
29%
Flag icon
O céu parecia mais alto,
31%
Flag icon
Um pouco disso, um pouco daquilo. Rob ficou encantado com a resposta.
32%
Flag icon
As letras parsi eram compostas de pontos e linhas sinuosas. Sangue de Cristo! A escrita parecia titica de pombo, pegadas de pássaros, lascas curvas de madeira, vermes tentando se foder.
39%
Flag icon
O brandy custava a passar na sua garganta mas fazia o mundo seguro para ela.
39%
Flag icon
Ah, Mary, sei tão pouco. Não sei nada, mas sou tudo o que eles têm.
44%
Flag icon
Oseias 2:21-22: “E me unirei a ti para sempre... na retidão e na justiça, e na bondade cheia de amor e na compaixão. E me unirei a ti com fidelidade e conhecerás o Senhor.”
51%
Flag icon
– Nós os aterrorizamos, jovens mestres. Muitas vezes não podemos salvá-los e às vezes nosso tratamento os mata. Não vamos deixar que morram de fome também.
Ivone Raphael
É bom lembrar sempre dizso!
51%
Flag icon
Dez tratados sobre o olho, de Hunayn. Al-Juzjani era pequeno, moreno e amedrontador, com um olhar fixo e o gênio de um urso saído do sono. O rápido acúmulo de deveres escolares apavorou Rob, mas interessou-se pela aula de al-Juzjani sobre a opacidade que cobria os olhos de tantas pessoas, tirando-lhes a visão. – Acredita-se que essa cegueira seja causada por um derramamento de humor corrupto no olho – disse al-Juzjani. – Por esse motivo, os antigos médicos persas a chamaram de nazul-i-ab, ou “descida de água”, que se vulgarizou na denominação de doença de queda-d’água, ou catarata. O cirurgião ...more
Ivone Raphael
Catarata
52%
Flag icon
mergulhou num sono pesado,
52%
Flag icon
como um homem procurando escapar de um estado
52%
Flag icon
de vigília cheio de dor e...
This highlight has been truncated due to consecutive passage length restrictions.
53%
Flag icon
cujo bafo revelara que tinha comido cebola no café da manhã,
Ivone Raphael
rsrsrs...
53%
Flag icon
A cada doente perguntavam qual sua ocupação, hábitos, exposição a doenças contagiosas, doenças do peito, estômago e vias urinárias. Toda a roupa do paciente era removida e faziam um exame físico minucioso, incluindo inspeção do catarro, vômito, urina, fezes e contagem do pulso, além de uma tentativa de detectar febre pelo calor do corpo.
54%
Flag icon
Por que estão como cordas cheias de nós? Do que tem medo, um jovem grande como você? – Temo ser um boi quando deveria ser uma raposa
54%
Flag icon
estava ocupado demais para sentir a solidão.
58%
Flag icon
Rodeados de morte, eram jovens e cheios de vida, e tentavam sufocar o terror fazendo de conta que eram imortais e invioláveis.
Ivone Raphael
Compo fazdmos zsmpde
58%
Flag icon
Kafiz disse que por esse cálculo Shiraz perdera 801 homens, 502 mulheres, 3.193 crianças, 566 escravos, 1.417 escravas, 2 cristãos sírios e 32 judeus. Rob e Mirdin trocaram um olhar de compreensão, pois perceberam a ordem de importância na lista das vítimas do kelonter.
59%
Flag icon
Rob estava calmo. Uma montanha tinha sido tirada dos seus ombros; o pior estava acontecendo, portanto estava livre da terrível prisão do medo.
59%
Flag icon
Ninguém morreu em Shiraz ontem. – Alá! – exclamou Karim. – Ninguém morreu! Rob segurou as mãos dos dois. Depois, Karim e Mirdin apertaram as mãos também. Estavam além do riso, além das lágrimas, como homens velhos que compartilharam de uma vida inteira. Unidos, ficaram ali imóveis, entreolhando-se, saboreando a sobrevivência.
59%
Flag icon
Oito tinham saído de Ispahan na equipe de médicos, três voltaram de Shiraz.
59%
Flag icon
Quando voltou, Ispahan parecia irreal, cheia de gente saudável rindo e conversando ou discutindo. Durante algum tempo, Rob achava estranho andar no meio daquele povo, como se o mundo estivesse de cabeça para baixo.
59%
Flag icon
Ele pode ter problema com os exames, mas já é um médico maravilhoso, calmo e decidido nos momentos difíceis e carinhoso com os que sofrem.
60%
Flag icon
Não podia descrever o que era passar uma noite inteira como único beneficiário da mente de Ibn Sina.
60%
Flag icon
Karim corria como se tentasse fugir dos seus temores.
61%
Flag icon
enquanto que Rob fornecia um pouco da alegria da vida.
62%
Flag icon
Rob disse a si mesmo que o relatório não contaria que um pouco antes de morrer Bilal havia sorrido.
64%
Flag icon
“Andei investigando. Dizem que como aprendiz você é notável. Que grandes coisas são esperadas para quando vier a ser um hakim. Vou precisar de homens capazes de fazer grandes coisas sem lamber meu traseiro.
64%
Flag icon
Ala não era homem de dar risadinhas espremidas.
64%
Flag icon
O doméstico Mirdin oferecia a Rob rápidas visões de paz.
64%
Flag icon
A Torá diz que Ele fez o homem à Sua imagem, igual a Ele; assim, basta olhar para você, meu filho, para ver a Si mesmo.
64%
Flag icon
As caravanas eram as únicas fontes de notícias,
66%
Flag icon
Mary estava lutando com emoções conflitantes, às vezes abatida por tamanha dor pela perda do pai que chegava a se sentir paralisada, outras vezes sentia-se consciente de que era a mais feliz das mulheres.
66%
Flag icon
Em outras circunstâncias, Mary teria sentido solidão, pois no meio da populosa cidade só podia se comunicar com uma pessoa; mas o que sentia era uma privacidade absoluta, como se só ela e o marido existissem no mundo.
69%
Flag icon
Preciso ser seu amigo.
70%
Flag icon
Mas todos eram homens que, por meio da sua vida diária, provavam continuar a pertencer ao seu povo.
70%
Flag icon
À medida que a língua se tornava mais natural para ele, esqueceu que ia à sinagoga para reforçar seu disfarce e às vezes tinha a impressão de que seus pensamentos podiam chegar até Deus.
70%
Flag icon
um homem procurando compreensão e conforto.
70%
Flag icon
Mirdin Askari observou com um sorriso que o melhor modo de ter sucesso como médico era vencer o chatir.
71%
Flag icon
parecesse, as palavras não eram importantes. O que importava era a emoção transmitida pelos traços do rosto, os gestos das mãos, o tom de voz, os segredos que os olhos contavam.
73%
Flag icon
pesquisa, a discussão intelectual e a procura das
73%
Flag icon
Deve ser como diz, hakim.
« Prev 1