Eneida [com notas] (Portuguese Edition)
Rate it:
1%
Flag icon
Adotei algumas palavras do latim e compus não poucas por me parecerem necessárias na ocasião. De algumas faço menção nas notas; de outras não tratei, por ser óbvio o sentido em que as tomo.
8%
Flag icon
Era quando aos mortais começa e coa, Divino dom, gratíssimo descanso: Tétrico Heitor em sonhos se me antolha, 280 Debulhando-se em pranto; como outrora, Negro do pó cruento a biga o arrasta, Os loros arrochando os pés tumentes.
8%
Flag icon
“Hui! foge, o incêndio medra, Foge, filho da deusa: em preia aos Danaos Rui do fastígio Troia. Assaz fizemos 300 Pelo rei, pela pátria. Esta só destra, A haver defensa, defendera Pérgamo. Seu culto Ílio te fia e seus penates: Toma-os contigo; o pélago discorram, Té que lhes fundes majestoso alcáçar.”
8%
Flag icon
A ira me precipita; e quanto é belo O morrer pelejando à mente ocorre.
8%
Flag icon
Eis Panto escapo dentre aquivas lanças, Panto, filho de Otreu, de Febo antiste, Com sacro espólio, com vencidos numes, Do alcáçar pela mão traz um netinho, Fora de si vem vindo à estância minha. 335 “Ah! Panto, que é da pátria? onde o conflito? A que posto acudir?” E, ele em soluços: “O termo veio, o inelutável dia; Já fomos, Troia foi-se e a glória sua: A Argos transferiu tudo o fero Jove; 340 Na cidade combusta a Grécia impera.
8%
Flag icon
Assoberbando a praça, o monstro equino Batalhões verte; e ufano ateia incêndios O insultante Sinon: da gran’(11) Micenas Quantos jamais vieram, se apinhoam 345 Nas bipatentes portas, e aos milhares As gargantas e ruas pejam de armas: O gume do aço agudo a ferir prestes Nu lampeja: o combate apenas tent...
This highlight has been truncated due to consecutive passage length restrictions.
12%
Flag icon
Os sócios, gasta a noite, enfim revisto; Dos que acho novos a afluência admiro: Velhos e moços, donas e donzelas, Vulgo infeliz, concorrem para o exílio 835 Com quanto salvam, pressurosos querem Peregrinar comigo o mar e a terra.
12%
Flag icon
A Alva, dos cimos do Ida ressurgindo, Já traz o dia, e ocupa o Grego as portas; Nem há mais de esperança um só vislumbre. 840 Cedo, e aos ombros meu pai, subo a montanha.
20%
Flag icon
Ao contemplá-lo, que sentias, Dido? Quais teus gemidos, de cimeira torre 450 Das praias enxergando o borborinho E antolhando com grita o mar fundir-se?
20%
Flag icon
Tais lamentos, misérrima, tais preces Ana leva e releva; ele inconcusso Razões nem choro admite: os fados obstam, 480 Um deus lhe obstrui os plácidos ouvidos.
22%
Flag icon
LIVRO V   Firme o herói já dirige ao meio a frota, Com o Aquilão talhando as negras vagas; Olha atrás, e da pobre Elisa os muros Em chamas vê luzindo. A causa os Teucros 5 De tanto incêndio estranham; mas conhecem O amor poluto como dói, o que ousa Femínea raiva, e triste agouro tiram.