O Temor do sábio (A Crônica do Matador do Rei)
Rate it:
Read between December 25, 2022 - May 15, 2023
5%
Flag icon
Qualquer um pode amar uma coisa por causa de. É tão fácil quanto pôr um vintém no bolso. Mas amar algo apesar de, conhecer suas falhas e amá-las também, isso é raro, puro e perfeito.
16%
Flag icon
Qual é a palavra para isso por aqui? Para o homem que é íntimo de mulheres e homens. – Sortudo? – sugeriu Denna. – Cansado? Ambidestro?
36%
Flag icon
Às vezes, cair também nos ensina. Nos sonhos, é comum o sujeito cair antes de acordar.
37%
Flag icon
há três coisas que todo sábio teme: o mar na tormenta, uma noite sem luar e a ira de um homem gentil.
56%
Flag icon
São as perguntas que não sabemos responder que mais nos ensinam. Elas nos ensinam a pensar. Se você dá uma resposta a um homem, tudo o que ele ganha é um fato qualquer. Mas, se você lhe der uma pergunta, ele procurará suas próprias respostas.
59%
Flag icon
A Lethani é fazer coisas certas.
59%
Flag icon
vive do lado de dentro. Lethani ajuda a decidir. A lei é feita porque muita gente não compreende a Lethani.
59%
Flag icon
A Lethani é como desfiladeiro nas montanhas. Curvas. Complicado. Desfiladeiro é caminho fácil para passar. Único caminho. Mas não é fácil de ver. Caminho que é fácil muitas vezes não atravessa montanhas. Às vezes não vai para lugar nenhum. Fome. Queda no buraco.
59%
Flag icon
É o caminho certo que atravessa as montanhas. Mas a Lethani também é saber o caminho certo. Os dois. E as montanhas não são só montanhas. Montanhas são tudo.
59%
Flag icon
Quem conhece a Lethani sabe quando lutar e quando não lutar.
59%
Flag icon
Se eu falhar seguindo a Lethani, ainda é a Lethani.
59%
Flag icon
A Lethani não cria raízes no medo
59%
Flag icon
Mas só fazer não é a Lethani. Primeiro saber, depois fazer. Isso é a Lethani.
59%
Flag icon
É bom você saber que não compreende. Bom você dizer. Isso também é da Lethani.
72%
Flag icon
Já a Folha em Rodopio parecia basicamente inútil. Era relaxante deixar a mente ficar vazia e limpa, depois flutuar e ir tropeçando de leve de uma coisa para outra.
73%
Flag icon
Saber comunicar-se também é do procedimento do professor.
73%
Flag icon
somente o que se curva pode ensinar.
74%
Flag icon
É verdade que você disse que a Lethani vem do mesmo lugar que o riso?
75%
Flag icon
Aethe, caro ao meu coração. Sem vaidade, a fita. Sem dever, o vento. Sem sangue, a vitória.
75%
Flag icon
“Venci o único duelo em que fui derrotado.”
76%
Flag icon
Uma história é como uma noz – disse Vashet. – O tolo a engole inteira e se engasga. O tolo a joga fora, achando que tem pouco valor. – Sorriu. – Mas a mulher sensata descobre um jeito de quebrar a casca e comer a polpa que há dentro.
78%
Flag icon
Perder uma luta é perdoável. Perder a cabeça, não.
78%
Flag icon
para outra. – A Lethani é como a água – respondi sem pensar. – Em si, ela é imutável, mas se molda para se encaixar em todos os lugares. Ela é o rio e a chuva.
78%
Flag icon
O propósito de tudo isto é o controle. Primeiro você deve controlar a si mesmo. Depois, pode adquirir o controle do que o cerca. Em seguida, pode controlar qualquer um que se oponha a você. Assim é a Lethani.
79%
Flag icon
única razão de aquilo não ter-me aleijado foi que, mesmo em meio a sua fúria, Vashet sempre exercia um controle perfeito.
81%
Flag icon
Você soube o que Kvothe trouxe da árvore espadeira? As coisas que um bárbaro não é capaz de compreender: silêncio e quietude. O coração do Ademre. Sabe o que ele ofereceu à Shehyn? A disposição de sangrar pela escola.
87%
Flag icon
Qual é a essência da Lethani? – perguntei a Vashet. – O sucesso e a ação correta. – Qual deles é mais importante: o sucesso ou a retidão? – Eles são a mesma coisa. Se você age corretamente, o sucesso vem. – Mas outros podem ter sucesso agindo errado – assinalei. – As coisas erradas nunca levam ao sucesso – disse Vashet, em tom firme. – Se um homem age mal e tem êxito, esse não é o caminho. Sem a Lethani, não há sucesso verdadeiro.