More on this book
Community
Kindle Notes & Highlights
caduceu.
Quatro eras antes deles, na verdade. O Tempo dos Titãs foi a Quarta Era, às vezes chamada de Era de Ouro, o que sem dúvida é um nome impróprio. Esta época, a época da civilização ocidental e reinado de Zeus, é a Quinta Era.
Cronos, o Senhor dos Titãs, chamou seu reinado de Era de Ouro porque os homens viviam em inocência e livres de todo o conhecimento. Mas isso era mera propaganda. O rei Titã não se importava nada com sua espécie a não ser para servir de aperitivo, ou como fonte de entretenimento. Foi só no início do reinado do Senhor Zeus, quando Prometeu, o bom Titã, trouxe o fogo para a humanidade, que sua espécie começou a evoluir, e mesmo então Prometeu foi estigmatizado como pensador radical.
Ninguém sabe quanto tempo a Era do Ocidente irá durar, Percy. Os deuses são imortais, sim. Mas os Titãs também eram imortais. Eles ainda existem, trancados em suas várias prisões, forçados a suportar dores e castigos infinitos, com o poder reduzido, mas ainda muito vivos.
Gabe esteve encobrindo seu cheiro por anos.
Medusa era namorada de Poseidon. Eles combinaram um encontro no templo de minha mãe. Foi por isso que Atena a transformou em um monstro. A Medusa e suas duas irmãs, que a ajudaram a entrar no templo, se transformaram nas três Górgonas.
— Eu... ir com você para um... um “Emocionante Passeio de Amor”? Que coisa mais embaraçosa! E se alguém me vir? — Quem é que vai ver? — Mas agora a minha cara também estava queimando. Só mesmo uma menina para complicar as coisas. — Ótimo — disse a ela. — Vou fazer isso sozinho. — Mas quando comecei a descer pela lateral da piscina, ela me seguiu, resmungando sobre como os meninos sempre complicam as coisas.
Não foi por sina que você encontrou Thalia e eu, Grover. Você tem o maior coração entre todos os sátiros. Você é um buscador natural. É por isso que é você quem vai achar Pã.
O jardim de Perséfone — disse Annabeth. — Continue andando. Entendi por que ela quis seguir andando. O cheiro ácido daquelas romãs era quase irresistível. Tive um súbito desejo de comê-las, mas então me lembrei da história de Perséfone. Uma mordida de um alimento do Mundo Inferior e nunca mais poderíamos sair.
Mas era verão. É claro que Perséfone estaria acima no mundo de luz com sua mãe, a deusa da agricultura, Deméter. Suas visitas, e não a inclinação do planeta, criavam as estações.
Era como se o meu coração estivesse sendo rasgado ao meio. Ambos passaram por tanta coisa comigo. Lembrei-me de Grover bombardeando a medusa no jardim de estátuas, e de Annabeth nos salvando de Cérbero; nós sobrevivemos ao Parque Aquático de Hefesto, ao Arco de St. Louis, ao Cassino Lótus. Passei milhares de quilômetros preocupado porque seria traído por um amigo, mas aqueles amigos jamais fariam isso. Eles não fizeram nada a não ser me salvar, vezes e vezes seguidas, e agora queriam sacrificar suas vidas pela minha mãe.
Ela tirou o seu colar, com cinco anos de contas do acampamento e o anel do pai dela, e colocou em volta do meu pescoço.
Você entenderá quando o vir. Ninguém pode escolher o seu caminho, Percy. Você terá de decidir.
— Cuide-se, Cabeça de Alga — disse Annabeth. — Mantenha os olhos abertos. — Você também, Sabidinha.
Tinha me mandado a foto por e-mail nas férias da primavera, e de vez em quando eu olhava só para me lembrar de que ela era real e de que o Acampamento Meio-Sangue não tinha sido coisa da minha imaginação.
As outras coisas também, mas basicamente tudo se resumia a Annabeth.
Annabeth emitiu um ruído fraco de protesto. Parecia que meu coração estava sendo torcido em um nó. Eu queria correr até ela, mas não conseguia me mover.
Não se culpe, Percy. Você arriscou sua vida para salvar meu irmão e a mim. Ora, aquilo foi coragem para valer. Se eu não tivesse conhecido você, não teria confiado em deixar Nico no acampamento. Achei que, se lá havia pessoas como você, Nico ficaria bem. Você é um cara legal.
— Uma e meia — disse ela. Então sorriu e, por um segundo, lembrei que, no fundo, eu gostava dela quando não estava gritando comigo.
— Queria que ela estivesse aqui — disse eu.
Parecia ironia de um destino cruel que tivéssemos ido à Barragem de Hoover, um dos monumentos favoritos de Annabeth, e ela não estivesse ali para vê-la.
— Nunca tivestes coragem, irmã — replicou Zoë. — Este é o vosso problema.
Que o mundo a glorifique, minha Caçadora — disse Ártemis. — Viva para sempre nas estrelas.
defeito fatal é a lealdade, Percy. Você não sabe a hora de recuar diante de uma situação sem saída. Para salvar um amigo, você sacrificaria o mundo.
Os defeitos mais perigosos são aqueles que, com moderação, são qualidades
E eu até gostava do fato de ela ter quebrado as regras e ter vindo sentar-se ao meu lado.
Percebi que estavam todos observando a mim e Annabeth, como em uma partida de tênis.
Ela sorriu pela primeira vez em dias, e isso fez tudo valer a pena.
Estou acostumada à perseverança. É preciso se erguer acima das discordâncias e do caos e continuar acreditando. É preciso manter os objetivos sempre em mente.
Ela sorriu, e isso me deixou feliz, mas o sorriso desapareceu rapidamente.
Talvez fosse minha imaginação, mas a névoa matinal parecia grudar em Nico enquanto ele andava.
Annabeth me olhou, furiosa, como se fosse me dar um soco. E então fez algo que me surpreendeu ainda mais. Ela me beijou.
Não é simples ser um inventor brilhante — resmungou Hefesto. — Sempre sozinho. Sempre incompreendido. É fácil tornar-se amargo, cometer erros horríveis. É mais difícil trabalhar com pessoas que com máquinas. E quando você destrói uma pessoa, não pode consertá-la.
Calipso seria sempre meu maior “e se…”.
— Não — eu disse. — É legal. Olhe, Rachel, você foi maravilhosa. Você nos guiou pelo Labirinto. Foi tão corajosa! É só isso que conta para mim. Não me importa o que seu pai faz. Rachel me olhou, agradecida. — Bem… se você quiser andar novamente por aí com uma mortal… pode me ligar.
— Foi bom lutar com você, Cabeça de Alga. — Idem.
A genialidade não é desculpa para o mal, Percy.
Não precisamos de um conselho para nos dizer o que fazer. Podemos decidir isso por nós mesmos.
Eu ficava feliz quando estava com ela, mas isso doía um pouco, e doía quando não estávamos juntos também.
Tinha a mesma expressão de quando enfrentou a Esfinge — a de que não aceitaria uma resposta qualquer, mesmo que isso a pusesse em sérios apuros. Percebi que essa era uma das qualidades que eu mais admirava em Annabeth.
Rachel gostava de se dedicar a projetos de arte urbana, de alimentar os sem-teto, de frequentar manifestações de protesto para “Salvar o Pica-pau-de-barriga-amarela em Risco de Extinção” e de coisas desse tipo.
Eu não havia exatamente planejado desse modo, porém, quanto mais séria a situação ficava no acampamento, mais eu tinha necessidade de ligar para Rachel e dar uma escapada, só para respirar um pouco.
Mas como ambos detestávamos nossas tarefas, resolvemos cumpri-las juntos para que não fossem assim tão abomináveis.
— Não ganho um beijo de boa sorte? Já é quase uma tradição, não é?
Bem… é mesmo muito bom estarmos juntos outra vez. Discussões. Risco de vida. Terror abjeto. Ah, olhem. É o nosso andar.
O mundo estava desabando, e a única coisa que de fato me importava era que ela ainda estava viva.
Eles ouvirão — garanti. — Porque você se preocupa com eles. Você se preocupa com o mundo selvagem mais do que qualquer um. Ele tentou sorrir. — Obrigado, Percy. Espero… espero que saiba que tenho muito orgulho de ser seu amigo. Dei-lhe um tapinha no braço. — Luke tinha razão em uma coisa, homem bode. Você é o sátiro mais corajoso que já vi.
Ele deu tapinhas no ombro do filho, e Nico pareceu mais feliz do que eu jamais o vira.
Seus olhos brilhavam. E isso compensava tudo.
Eu nunca, mas nunca vou tornar as coisas fáceis para você, Cabeça de Alga.

