Carta ao Pai (Kafka de Bolso) (Portuguese Edition)
Rate it:
Open Preview
Kindle Notes & Highlights
13%
Flag icon
eu tive, portanto, de suportar por inteiro e sozinho o primeiro golpe, e para isso eu era fraco demais.
15%
Flag icon
meu pai, a última instância,
16%
Flag icon
Já na cabine eu me sentia miserável e na realidade não apenas diante de ti, mas diante do mundo inteiro, pois para mim tu eras a medida de todas as coisas.
20%
Flag icon
o homem que de maneira tão grandiosa era a medida de todas as coisas não atendia ele mesmo aos mandamentos que me impunha. Por causa disso o mundo foi dividido em três partes para mim, uma onde eu, o escravo, vivia sob leis que tinham sido inventadas só para mim[19] e às quais, além disso, não sabia por que, eu nunca podia corresponder plenamente; depois, um segundo mundo, infinitamente distante do meu, no qual tu vivias, ocupado em governar, dar ordens e te irritares com o não cumprimento delas; e finalmente um terceiro mundo, no qual as outras pessoas viviam felizes e livres de ordens e de ...more
29%
Flag icon
nas muitas vezes em que, na tua opinião declarada, eu teria merecido uma surra mas escapara por um triz em virtude da tua clemência, se acumulava de novo um grande sentimento de culpa. Por todos os lados eu acabava culpado sob teus olhos.
50%
Flag icon
Mas o efeito disso não foi uma confiança renovada, pelo contrário, eu sempre estive convencido – e em tuas feições reprovantes eu via a prova formal para isso – de que quanto mais eu alcançava, tanto pior tudo haveria de acabar no final das contas.
54%
Flag icon
o que me arrebata mal te toca e vice-versa, o que para ti é inocência pode ser culpa para mim e vice-versa, o que em ti pode não causar nenhuma consequência pode ser a tampa do meu esquife.
61%
Flag icon
Às vezes imagino o mapa-múndi aberto e tu estendido transversalmente sobre ele.
eli
Foi aqui que eu morri
66%
Flag icon
Nem mesmo a tua desconfiança com os outros é tão grande quanto a minha autodesconfiança, para a qual me educaste.