Carta ao Pai (Kafka de Bolso) (Portuguese Edition)
Rate it:
Open Preview
Kindle Notes & Highlights
Read between April 28 - April 29, 2024
1%
Flag icon
Há muitos indícios de que o mundo dos funcionários e o mundo dos pais são idênticos em Kafka. E a semelhança não os honra. Ela é feita de estupidez, degradação e imundície”.[1]
2%
Flag icon
Hermann pouco se interessava pelos problemas do filho...
3%
Flag icon
mas sim de verdades retrabalhadas sob o ponto de vista de alguém que tenta – a todo custo – se justificar diante de um tribunal, o maior dos tribunais, o tribunal paterno... num processo dirigido não apenas contra seu pai, mas contra o mundo e contra si mesmo!
3%
Flag icon
Em vez de interpretar a obra a partir do complexo de Édipo, no entanto, o mais interessante talvez fosse interpretar o complexo de Édipo a partir da obra.
10%
Flag icon
Tu me perguntaste recentemente por que afirmo ter medo de ti. Eu não soube, como de costume, o que te responder, em parte justamente pelo medo que tenho de ti, em parte porque existem tantos detalhes na justificativa desse medo, que eu não poderia reuni-los no ato de falar de modo mais ou menos coerente.
12%
Flag icon
Se eu pudesse te levar a reconhecê-lo, então seria possível, não uma nova vida – que para isso estamos ambos velhos demais –, mas uma espécie de paz, não a cessação, mas pelo menos um abrandamento das tuas intermináveis acusações.
13%
Flag icon
e eu tive, portanto, de suportar por inteiro e sozinho o primeiro golpe, e para isso eu era fraco demais.
15%
Flag icon
Não há dúvida de que a partir daquele momento me tornei obediente, mas fiquei machucado por dentro devido ao fato.
17%
Flag icon
Tu assumias para mim o caráter enigmático que todos os tiranos possuíam, cujo direito está fundado sobre sua pessoa e não sobre o pensamento. Pelo menos era assim que me parecia.
19%
Flag icon
e, como muitas vezes aconteceu em relação a pessoas que me eram caras, tu automaticamente tinhas à mão o provérbio sobre os cães e as pulgas.[18]
19%
Flag icon
Também eu por certo muitas vezes te magoei com palavras, mas depois sempre o reconheci e isso me doía, porém eu não conseguia me controlar, não conseguia refrear as palavras, já me arrependia enquanto as pronunciava. Tu, porém, golpeavas com tuas palavras, sem mais nem menos, não tinhas pena de ninguém, nem durante nem depois;
20%
Flag icon
Por favor, pai, me entenda bem, esses pormenores teriam sido totalmente insignificantes em si; eles só me oprimiam porque o homem que de maneira tão grandiosa era a medida de todas as coisas não atendia ele mesmo aos mandamentos que me impunha.
23%
Flag icon
Pelo contrário: se eu tivesse obedecido menos, tu por certo estarias muito mais satisfeito comigo.
24%
Flag icon
Perdi a confiança nos meus próprios atos. Tornei-me instável, indeciso.
31%
Flag icon
através da ação. O resultado visível mais imediato de toda essa educação foi que fugi de tudo aquilo que, mesmo a distância, me lembrasse de ti.
47%
Flag icon
Minha atividade de escritor tratava de ti, nela eu apenas me queixava daquilo que não podia me queixar junto ao teu peito.
50%
Flag icon
eu sempre estive convencido – e em tuas feições reprovantes eu via a prova formal para isso – de que quanto mais eu alcançava, tanto pior tudo haveria de acabar no final das contas.