Jump to ratings and reviews
Rate this book

Un samba per Sherlock Holmes

Rate this book
Uno Stradivari rubato alla favorita di Don Pedro II, imperatore del Brasile; un assassino che aggredisce giovani donne e firma i delitti mozzando orecchie e lasciando una corda di violino - In fine Ottocento, Sherlock Holmes è adesso invitato a scoprire misteri nel Brasile.

280 pages, Paperback

First published January 1, 1995

31 people are currently reading
948 people want to read

About the author

Jô Soares

15 books111 followers
José Eugênio Soares, mais conhecido como Jô Soares, foi um humorista, apresentador de televisão, escritor, artista plástico, diretor teatral e ator brasileiro.Nasceu em 16 de janeiro de 1938, no Rio de Janeiro. Filho do empresário paraibano Orlando Soares e da dona-de-casa Mercedes Leal, Jô queria ser diplomata quando criança. Estudou no Colégio São Bento do Rio de Janeiro e em Lausanne na Suíça, no Lycée Jaccard, com este objetivo. Porém, percebeu que o senso de humor apurado e a criatividade inatas apontavam-no para outra direção. Começou a trabalhar na TV Rio em 1958 e na TV Excelsior e TV Record na década de 1960, em São Paulo. Na década seguinte (1970-80), foi co-autor e ator nos seguintes programas humorísticos de televisão: Faça Humor, Não Faça Guerra; Satiricon; O Planeta dos Homens e Viva o Gordo, na Rede Globo, e Veja o Gordo, no SBT. Entre 1988 e 1996, foi apresentador do programa Jô Soares, Onze e Meia, no SBT, tendo retornado à Rede Globo em seguida. Em 1995, Jô se enveredou no mundo dos best-sellers. Já tinha escrito dois livros anteriores, mas com os romances O Xangô de Baker Street (1995) e O Homem que Matou Getúlio Vargas: Biografia de um Anarquista (1998), traduzidos para o inglês, francês, italiano e espanhol que o escritor figurou na lista dos mais vendidos. Seu mais recente livro, Assassinatos na Academia Brasileira de Letras (2005), foi lançado pela editora Companhia das Letras numa tiragem de 100 mil exemplares.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
801 (23%)
4 stars
1,186 (34%)
3 stars
1,061 (30%)
2 stars
294 (8%)
1 star
117 (3%)
Displaying 1 - 30 of 160 reviews
Profile Image for Adriana Fogaça.
560 reviews6 followers
July 4, 2013
O Xangô de Baker Street
Jô Soares

É mais uma daqueles textos que você lê e rele várias vezes e continua achando a estória, e principalmente os personagens, maravilhosos.

Jô mistura de uma forma hilariante e natural, os personagens fictícios e reais. Além, da precisão histórica dos relatos sobre a vida no Rio de Janeiro, durante o reinado de D. Pedro II.

Podemos dizer, na realidade, que este texto é uma mistura de História e Ficção, muito bem realizada e apresentada ao leitor, com um texto ágil e delicioso de ler.

E para quem, como euzinha, que adoro o detetive mais famoso da literatura e seu fiel escudeiro. Sherlock Holmes e seu amigo Dr. Watson acabam sendo para este livro, a cereja do bolo.

Jô nos mostra neste texto, um Holmes que se adapta surpreendentemente bem aos trópicos.

Não perca tempo, leia!!!

RECOMENDADÍSSIMO!!!

ADORO!!!
Profile Image for Esther.
26 reviews11 followers
June 25, 2010
I'm a fan of Sherlock Holmes. The Arthur Conan Doyle stories, sure, but also some takes on the character by other authors as well. So, of course, I checked this book out from my local public library, thinking I'd enjoy another Holmes mystery.

Be warned: this is not a book for Sherlock Holmes fans. Nothing of what makes the character intriguing are to be found here. In fact Sarah Bernhardt, the famed actress, is just about as major a character as Holmes, although it never became clear to me, from start to finish, what she was actually doing in this book. Being famous, mostly. The Sherlock Holmes that Jô Soares presents is, well, clueless. He's bumbling. He is easily distractible. He cares little about solving the mystery and apprehending the villain. In his ineptitude, he practically abets the criminal. Soares also seasons his novel with a very un-Doyle-like brand of gross humor. For example, there is a bit where Holmes relates a story of a man who, while urinating in the woods inadvertently urinated on a venomous snake which, in turn, bit the man on the end of his member. The only way that Holmes could save the man's life would be to suck out the poison.

Sir Arthur would never!
Profile Image for Lucas Mota.
Author 8 books136 followers
November 21, 2020
NOTA: 3,5

Um furto de um violino stradvarius, o instrumento mais raro e caro do mundo, é o necessário para que o imperador D. Pedro II envie um convite a Sherlock Holmes e seu fiel amigo Watson para uma visita ao Brasil. Uma vez em território tropical, uma série de assassinatos estranhos começam a ocorrer, envolvendo o tal violino.
Neste livro Jô Soares revisita um período histórico brasileiro com a participação de diversas figuras importantes, como é de praxe em sua escrita.
O objetivo aqui é um só. Usar as imagens de Shrlock e Watson como representantes européias e aloprá-las até que a última frase do livro chegue. É uma crítica ao eurocentrismo como um todo,sempre bom muito bom humor e boa linguagem textual.
Entretanto o texto está datado. Há um constante uso de palavras que já não passam batidas nos dias de hoje, como por exemplo "mulatas". Sinto que eu teria aproveitado mais a leitura se fosse por este problema.
Ainda assim é um bom livro. Se você for o tipo de pessoa que consegue relevar esse tipo de coisa, vale a leitura.
Profile Image for Mackenzie Melo.
299 reviews5 followers
March 14, 2021
Li faz tanto tempo que não posso dizer muito, mas lembro que eu ri demais com as deduções totalmente sem sentido do Sherlock e também da criação da caipirinha.

Deu vontade de reler. Quem sabe um dia desses... :)
Profile Image for Julio Gabriel.
260 reviews10 followers
September 10, 2016
Esse livro foi recomendação de um amigo que, na minha cabeça, tem um gosto literário melhor que o meu se posto na balança a quantidade de clássicos que ele já leu, então toda vez que ele diz que um livro é bom eu meio que me forço a gostar, mas dessa vez não deu.

Os pontos que mais chamaram a atenção com relação a esse livro foram 1) Jô Soares e 2) Sherlock Holmes, mas, ironicamente ao extremo, esses mesmos fatores que me fizeram querer ler foram as razões que me fizeram desgostar da leitura. Basicamente, O Xangô de Baker Street vai trazer a figura icônica do Sherlock para o Brasil à pedido de D. Pedro II para resolver um roubo de um violino valiosíssimo e de quebra ele cai no meio de uma investigação de assassinato. Uma premissa super interessante, mas que não foi bem executada.

Eu nunca li nenhum livro oficial do Sherlock Holmes, mas sou formado em três temporadas da série maravilhosa Sherlock com o rei do universo Benedict Cumberbatch e tenho uma noção base de como seria uma boa retratação do personagem histórico, coisa que não aconteceu nesse livro. É como se o tempo todo a imagem de um magnífico Sherlock Holmes fosse socada cabeça à dentro do leitor em vez de mostrar como ela funciona. Como um enaltecimento infinito de "minhas técnicas de dedução são extremamente superiores à de qualquer ser humano". Claro, todos nós sabemos que é, mas o próprio personagem dizer isso cria um ar super prepotente. E eu realmente não sei o que o Watson estava fazendo ali. A única coisa que ele fez o livro inteiro foi reclamar de qualquer coisa e ser o mais avulso possível.

A mistura de mistério e humor não funcionou bem. As cenas narradas pelo assassino são muito boas e cumprem a intenção de chocar ao leitor com a forma brutal que ele ataca as mulheres, mas enfiadas no meio de cenas do Sherlock pagando uns micão é de quebrar o ritmo completamente. Parece que o livro inteiro é mais sobre o Sherlock turistando no Brasil do que própriamente sobre o mistério e isso foi que mais me decepcionou, porque eu esperava um clima mais denso e instigante. Tem sim piadas muito boas que eu ri alto, mas também tem piadas tão inteligentes que acabam sendo sem graça e você tem que voltar um pouco pra perceber que ela estava ali.

Sou fã do Jô, hoje em dia com ressalvas por alguns closes errados que ele sempre deu, mas eu que fechava os olhos pra isso, porém é perceptível que ele forçou demais um vocabulário muito rebuscado que não era necessário. De tão excessivamente pomposo o ritmo de leitura acaba sendo muito lento sem motivo. Se escrito numa linguagem mais atual e acessível o livro seria mais ágil e, com certeza, mais prazeroso.

Por mais que tenha suas partes legais, como o embasamento sobre o Brasil do século XIX (coisa que eu achei que não me agradaria) e algumas passagens que brincam com a possibilidade do Sherlock e do Watson terem influenciado o surgimento de algumas coisas que perduram até hoje na cultura brasileira, temos poucos personagens realmente interessantes e uma história que não se sustenta por todas as suas quase quatrocentas páginas (mesmo com um espaçamento gostosinho de ler). É uma decepção, mas não vou desistir do Jô e espero tirar esse gosto amargo da boca em outros livros dele.
Profile Image for Philip.
Author 44 books52 followers
August 17, 2014
The one-star rating is for the English translation by Clifford Landers. It's possible I might have rated the original more highly, were I able to read Portuguese. Humour is notoriously difficult to translate, and this translation is so unfunny that I was some way into the book before I realised it was even meant to be a comic novel. (The publishers seem to have realised this too: the author bio cagily describes Soares as a Brazilian "cultural figure", whereas a swift Google reveals that he's best known as a comedian.) I still don't know whether it's meant to be a parody, a satire or a farce.

It's possible, then, that this is a funny novel ill-served by a po-faced translation... but it seems unlikely. On the evidence of the actual material, the sorts of things we're invited to find inherently amusing include:

1. Farting.
2. Poo.
3. Willies.
4. Homosexuality.
5. Vegetarianism.
6. People who can't speak Portuguese.
7. People who can speak Portuguese but speak it a bit funny, like they do in Portugal.

Of those, I'd say only the last looks particularly promising, but obviously that's the kind of humour that's least likely of all to translate.

The crime plot is so contrived and disjointed that it's a kindness to describe it as a plot at all: it's a picaresque sequence of unrelated events in which Holmes signally fails to achieve anything except smoking a lot of cannabis, the crime remains unsolved and a serial killer walks free. (The fact that the murderer's acts against young women are described so graphically also sits shockingly poorly with the novel's apparent comic agenda.)

Holmes and Watson are massively out of character throughout -- Watson is indeed the vegetarian whose diet is mocked, apparently as a European eccentricity, though this detail is flat-out contradicted a number of times in Conan Doyle's stories -- which effectively demolishes the interest of seeing them at work in a novel setting. I have no objection at all to Holmes parodies, even if they show Holmes as a bumbling idiot, provided they're: a) funny, and b) reasonably knowledgeable about their target. This is neither.

The only real point of interest is the historical detail about Rio de Janeiro and the Empire of Brazil in 1886, which is described in some detail -- but that, too, is compromised by Soares' attempts at humour. When the story has Holmes coining the term "serial killer", Watson inventing the caipirinha and -- for no reason I could fathom -- an exact analogue of Hannibal Lecter residing in a nineteenth-century Rio asylum, how can the reader know which historical assertions to trust and which to ignore?

In short, this book (in this translation) fails comprehensively as a comic novel, a crime novel, a historical novel and a Sherlock Holmes novel. Other than as a curiosity of the Holmes apocrypha, I wouldn't recommend it to anyone.
Profile Image for Guilherme Lourenço.
Author 3 books5 followers
October 7, 2023
Após 26 anos resolvi ler, pela segunda vez, “O Xangô de Baker Street” do saudoso Jô Soares. Aos 17 anos de idade eu me lembro de ter gostado do livro. Aos 43, afirmo que a experiência literária também foi muito boa. “Xangô” é um livro leve, divertido, com pretensões eruditas e ainda uma ode de amor ao Rio de Janeiro do final do século XIX. Jô Soares mistura literatura policial, humor, passagens enciclopédicas e personagens cativantes. Até mesmo figuras históricas (como D. Pedro II, Chiquinha Gonzaga entre outros) são colocadas lado a lado com pessoas fictícias. O romance de estreia do autor não é uma obra paradigmática e nem se propõe a ser algo do gênero. No entanto, podemos dizer que cumpre bem o papel de literatura de entretenimento. Vale a pena ler e dar algumas boas risadas.
Profile Image for Rubens Aebi.
4 reviews1 follower
August 27, 2014
Do ponto de vista histórico cultural, Jô Soares narra detalhademente e descreve surpreendentemente bem características e fatos do Rio de Janeiro imperial, percebe-se que foi feita uma pesquisa a fundo para manter a qualidade. A história mistura irreverência humorística misturando ficção e realidade, tudo isso misturado paralelamente ao universo de Arthur Conab Doyle. A história tem seus altos e baixos como muitos livros, mas bastante intrigante e diferenciada. O livro pode ser tornar muito extenso mas descrições em alguns momentos, mas vale a pena ler.
Profile Image for Edgar Coelho Inouye.
31 reviews5 followers
September 15, 2012
This book has funny moments , but the story is previsible and the end is a crap. The characters could be more developed . The main character , Sherlock Holmes, has almost no similatities with the real Sherlock. However, you can get a glimpse about the Brasil's historical period.
Profile Image for Moureco.
273 reviews3 followers
September 16, 2014
Muito divertido, cheio de situações muito cómicas, num registo cinematográfico. Foi o primeiro livro de Jô Soares que li e gostei, não desiludiu no registo de humor que esperava, à partida, que fosse o seu.
Profile Image for Carla Villar.
155 reviews3 followers
November 8, 2018
The depiction of Sherlock and Holmes by this Brazilian author is clever and amusing. The murders, however, are dark and haunting. The interplay works, and I would recommend this novel to any Sherlock fan.
Profile Image for Dalia Oliver.
27 reviews3 followers
September 4, 2024
This is a very fun read and I highly recommend.
Takin place in Brazil while it was still an empire with a king, it tells such a horrific story of the brutal murders of women in Brazil, and yet the writer brings lightness into the reading not by trivializing the murders but rather by bringing the mundane life of the very rich, the very famous and the highly intellectual society into our lives. If you are neither Brazilian nor had a chance to study its culture and history, many things will go unnoticed to you, and yet will not diminish the value of this read. If you are Brazilian, you will recognize the names of artists, poets, famous writers and politicians in this book.

Jô Soares was a highly educated man who also hosted and produced a comedy show based on skits for many years in Brazil, and his sense of humor comes through in this book. The ending could not have been better presented and it will make you realize how intelligent Jô Soares really was and how he can tell a story with funny twists that fit, albeit incorrectly, history.
Profile Image for Lara.
18 reviews
December 5, 2021
Olha... o livro eh mto legal na forma como o jô pega varias referencias historicas, da p ver q uisou varias bibliografias, fez os dever de casa, tem varias cenas engraçadinha tipo Sherlock Holmes fumando maconha, tendo diarreia pcausa da feijoada, tentando perder a virgindade. tem até umas critica a sociedade da época, a um brasil racista e colonizado etc .... É engraçado
MAS
DO NADA o bixo tem q descrever da forma mais explicita e nojenta possivel o assassino literalmente gozando enquanto mata as vitimas dele. vc ta lendo o livro de boa, super leve só pidas e de repente PÁ aquela imagem mental dos demônio mano muito nada a ver é obvio q foi só p chocar mas td bem pq eh dos anos 90 entao ok
Profile Image for Alice Rogatto.
59 reviews
May 10, 2020
Fan fic mal feita de Sherlock Holmes. Watson foi completamente inútil, Sherlock Holmes é tudo menos Sherlock. Jô Soares conseguiu ridicularizar um personagem clássico - Sherlock acerta quase nenhuma de suas deduções, e numa cena de perseguição prefere ir ao banheiro que continuar a corrida (depois daquela feijoada). Além dos diálogos excessivamente expositivos, pelos quais Jô Soares queria deixar seu conhecimento excessivamente aparente, o autor repete expressões através do livro de 340 páginas. Sarah Bernhardt, a Divina. Ou como os costumes “nos trópicos” eram assim ou assado. Irritante. E a “bomba” de ler que Sherlock Holmes é virgem...?
Este livro merece 1,5 estrela. Recebe duas pela pesquisa.
Profile Image for Andre.
176 reviews1 follower
December 28, 2018
Contextualiza o RJ do final do século 19 de forma muito interessante e bem humorada, no entanto descaracteriza completamente o personagem Sherlock Holmes. O início do livro acaba ficando chato nesse esforço pelo humor mas eventualmente o autor começa a engrenar a história, que por hora se torna uma rica jornada e que poderia ter um ótimo desfecho, mas acaba deixando o leitor na mão. O grande detetive não passa de um tolo que se apaixona pela cultura e mulher brasileira, sem deduzir absolutamente nada do caso em questão - entendo a intenção do autor, mas acho que no geral empobreceu o livro.
This entire review has been hidden because of spoilers.
Profile Image for OZZY.
127 reviews2 followers
December 9, 2019
Uma proposta bacana, uma execução nem tanto assim.
O livro se escora demais nas referências e personalidades famosas, o mistério e o humor são bem fracos e tudo na história é muito mal desenvolvido. O resultado é um livro bem medíocre.
Profile Image for Rafael.
96 reviews
June 2, 2021
Nao achei que ia gostar, mas gostei.
Sherlock Holmes e seu amigo Watson vêm ao Brasil império para desvendar um mistério.
O livro é engraçado e divertido, narra Sherlock conhecendo o Rio de Janeiro e nossas brasilidades, da feijoada a caipirinha, passando inclusive pela Cannabis.
Profile Image for Franz B. .
424 reviews17 followers
February 10, 2018
Un librino carino. Mi è sembrato di leggere Scary Movie.. se vi piace il genere..
Non è una lettura che consiglierei o che rifarei ma se proprio vi capita è una storiella che si lascia leggere.
Profile Image for Manu Smith.
105 reviews5 followers
March 18, 2020
Plus 2,5. On est loin du Sherlock Holmes du canon et cela pourrait ne pas plaire à tout le monde. Dépaysant et quelques pointes d'humour.
Profile Image for Zac.
24 reviews
November 9, 2024
Como não sabia com que frase e de que forma iria iniciar a resenha deste livro, decidi inicia-la falando sobre como não sei como começa-la.

"O Xangô de Baker Street" me fez indagar sobre como o mesmo humor, em contextos diferentes, gera reações diferentes em uma determinada pessoa(no caso eu). Além disso, também fez com que eu pensasse na cultura brasileira e no brasileiro em diversos âmbitos, pois mesmo do ponto de vista cômico oferecido pelo livro, a forma com que o povo age não mudou muito do século 19 pro 21.
Profile Image for Morgan (Turbo).
359 reviews13 followers
November 14, 2011
Esta é minha primeira resenha em português. No começo deste livro é um pouco chato porque Jô Soares enrola bastante. Eu gostei da idea principal, que Sherlock Holmes vem ao Brasil do pedido do emperador d. Pedro para solver dois crimes relacionados. Lamentavel que Holmes só chegou a seu destino depois de centésima página. Holmes é um doidão neste livro e essa foi outra coisa que não gostei. Esse é muito contrario a minha experiencia lendo livros e assistindo filmes de Sherlock Holmes. Mas, tem momentos engreçadísimos como quando ele quasi perdeu a virginidade dele num parque público ou a primeira vez que ele fumou marconha. A coisa que salve esta historia é que tem um fim muito sorpreendente e bem feito. Também gostei de linguagem culta.

E agora a tradução:

This is my first review in Portuguese. The beginning of this book is a bit boring because Jô Soares takes his time with the plot. I liked the foundational idea that Sherlock Holmes comes to Brazil at the request of the Emperor D. Pedro to solve two related crimes. Unfortunately, Holmes only arrives to his destination after the hundredth page. Holmes is a buffoon in this book and this was another thing I didn't like. This is very contrary to my experience reading and watching Sherlock Holmes stories. But there are really funny moments like when he almost loses his virginity in a public park or the first time he smoked pot. The thing that saves the story is that it has a surprise ending that is very well-done. Also I liked the advanced Portuguese.
Profile Image for Felippe Gomes.
6 reviews2 followers
July 10, 2015
O primeiro livro do Jô Soares que li na vida foi ''As Esganadas'', que é de longe um dos meu prediletos, e que o recomendarei para todxs até o fim da vida. Li ''O Xangô de Baker Street'' em 2 dias e me decepcionei bastante. Tenho dois exemplares deste livro comigo, mas acabei lendo no Kindle mesmo pela praticidade. Afirmo que debrucei minhas expectativas na leitura, pensei que seria espetacular, mas, na verdade, foi bem mediana, me fazendo sentir falta de elementos que encontrei no outro livro do autor. A história é bem contada, os mistérios são ótimos, e que me manteve preso à história foi o cenário Brasil Imperial anexo à escrita impecável do Jô. Eu recomendaria o livro sim, mas talvez de uma forma bem menos animada. Fandom, não me mate.
Profile Image for Vanessa.
1,468 reviews22 followers
December 31, 2018
Último livro que li em 2018, dica da minha amiga Ranni.
Foi uma leitura totalmente fora da minha zona de conforto, pois não costumo ler muitas investigações desse estilo, misturando personagens da vida real com situações fictícias, envolvendo desde Chiquinha Gonzaga até a Dom Pedro. Achei muito interessante o Jô trazer esse universo do detetive Sherlock Holmes para um contexto brasileiro. Os crimes são horripilantes e me causaram uma sensação ruinzinha ao ler suas descrições. Achei que o final podia ter sido um pouco melhor, mas no geral foi uma boa leitura que me surpreendeu por ter me agradado.
Profile Image for Iblena.
391 reviews31 followers
March 12, 2022
Un Holmesiano divertido, entretenido y ameno que narra las andanzas del celebre detective creado por Conan Doyle en el Rio del Janeiro de 1886 en la que se mezcla la ficción con acontecimientos sociales y personajes de la época. Jo Soares presenta al lector un Sherlock Holmes torpe, menos cerebral y analítico e interesado mas en los asuntos del corazón que en esclarecer misterios. Probablemente no guste a los fanáticos incondicionales de las historias del celebre huésped del 221B de la calle Baker.
Profile Image for Pop Bop.
2,502 reviews124 followers
May 20, 2017
Sorry, I'll Pass

It's not a Sherlock Holmes novel, it's not much of a crime novel, and it's not very "comic". It has graphic slice and dice violence. Nothing is solved or resolved. I'm not a Holmes purist and don't demand that Holmes books be particularly faithful to the Holmes canon. But they at least have to be reasonably well written and to some degree entertaining. This just drones on like a bunch of outakes from a Hope/Crosby road picture in which all of the characters are in full-buffoon mode. Sorry.
Profile Image for Heather.
92 reviews5 followers
January 20, 2009
I don't know whether this book was awful or brilliant and I just didn't get it. The description of Brazil is insightful and well written, but the portrayal of Sherlock Holmes is a trainwreck, bordering something between mockery and revisionist. I understand that there's humor here, such as with be portrayal of a Hannibal Lector-esque character, but perhaps because I like the character of Sherlock so much, I just don't get the joke of making him look like an idiot.
Profile Image for César Lasso.
354 reviews116 followers
September 24, 2012
This is the first book I ever read in Portuguese, long before I could imagine I would end up living in Portugal. It is a very entertaining story of a mystery Sherlock Holmes has to resolve in Brazil. I might have missed a few details because my knowledge of the language was very limited at the time, but I was able to enjoy the story.
Profile Image for Fernando Baieta de jesus.
7 reviews1 follower
July 10, 2013
Linguagem rebuscada e historia bem organizada. Da vontade de conhecer a fundo o Rio de Janeiro. Muito bom!
Displaying 1 - 30 of 160 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.