Jump to ratings and reviews
Rate this book

Comédias para se Ler na Escola

Rate this book
O melhor do humor de Verissimo, em uma coletânea capaz de despertar nos estudantes a paixão pela leitura.

A dobradinha não podia ser melhor. De um lado, as histórias de um mestre do humor. Do outro, o olhar perspicaz de uma das mais talentosas escritoras do país, especialista em literatura para jovens. Ana Maria Machado, leitora de carteirinha de Luis Fernando Verissimo, preparou uma seleção de crônicas capaz de despertar nos estudantes o prazer e a paixão pela leitura. O resultado pode ser conferido em Comédias para se ler na escola, uma rara e feliz combinação de talentos, indispensável para a sala de aula.
A seleção de textos permite ao leitor mergulhar no universo das histórias e personagens de Verissimo e conhecer os múltiplos recursos deste artesão das letras. A habilidade para os exercícios de linguagem ou de estilo pode ser vista em crônicas como "Palavreado", "Jargão", "O ator" e "Siglas". A competência para desenvolver as comédias de erro está presente em "O Homem Trocado", "Suflê de Chuchu" e "Sozinhos". A mestria para criar pequenas fábulas, com moral não explícita, aparece em "A Novata", "Hábito Nacional" e "Pode Acontecer". A aptidão para resgatar memórias é a marca de "Adolescência", "A Bola" e "História Estranha". E, por fim, o dom para abordagens originais de temas recorrentes revela-se em "Da Timidez", "Fobias" e "ABC".

148 pages, Paperback

First published February 1, 2001

15 people are currently reading
352 people want to read

About the author

Luis Fernando Verissimo

145 books363 followers
Nascido em Porto Alegre e filho do também escritor Érico Verissimo, Luis Fernando Verissimo (Luís Veríssimo, na ortografia legal) é famoso por suas crônicas cheias de ironia humorística. Além de escritor, ele também é jornalista, publicitário, cartunista e tradutor. Entre suas paixões, estão a família, o time de paixão, Internacional de Porto Alegre, e o jazz sendo praticamente inseparável de seu saxofone.
Seus amigos o definem como "uma pessoa que fala escrevendo". Em público, ele é tímido e de forma alguma aparenta ser o autor de seus irreverentes textos. É considerado o escritor que mais vende livros no Brasil.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
544 (23%)
4 stars
800 (34%)
3 stars
747 (32%)
2 stars
189 (8%)
1 star
53 (2%)
Displaying 1 - 30 of 54 reviews
Profile Image for Luíse Bello.
24 reviews12 followers
November 4, 2010
Ganhei esse livro de presente aos 12 anos de idade. Já gostava do Veríssimo (é claro, quem não gosta?), mas Comédias para se ler na história me fez dizer "Eu te amo" e querer juntar as escovas de dente. É claro que aos 12 anos a gente acha que qualquer paixão vai durar para sempre, mas meu amor pelo Veríssimo nunca morreu. Nem pela leitura.

O livro é uma excelente pedida para qualquer idade, mas em especial para quem ainda realmente está na escola. Apesar de não ser um livro super emocionante e envolvente voltado para a juventude, como Harry Potter, é um delicioso exercício para o bom humor e uma bela iniciação em ironia para iniciantes. Os textos são fáceis, rápidos, divertidos e inusitados. Já reli um bilhão de vezes - e sei que ainda o lerei muitas e muitas outras.
Profile Image for Aline.
35 reviews4 followers
September 18, 2014
Recomendo a se ler na escola
Resenha do livro Comédias para se Ler na escola
Aline Rodrigues & Carol Rodrigues
14/02/2013

Comédias para se Ler na Escola é uma coletânea de crônicas de Luís Fernando Veríssimo, organizadas por Ana Maria Machado. Foi lançado em 2001. O objetivo deste livro, segundo Ana Maria, é despertar o gosto pela leitura nos estudantes que não têm esse hábito. Daí o título, “para se ler na escola”.

ALINE (Desafio Literário: Livro 1 de fevereiro, 3 do ano)
Já li inúmeras crônicas de Veríssimo em jornais, revistas e livros didáticos. Um fato marcante aconteceu quando publicaram um desses textos apócrifos num fórum, eu li e bati pé: não é do Veríssimo. Isso aconteceu em 2003 e textos falsamente atribuídos a ele continuam assolando a internet. Quem viu a Comédia da Vida Privada na TV não se deixa enganar!

CAROL (Desafio Literário: Livro 1 de fevereiro, 2 do ano)
Conheci os textos do Veríssimo nas apostilas de Português da minha escola.

Luís Fernando Veríssimo nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 1936. Sua especialidade são as crônicas. Ele é também cartunista (suas Cobras ilustram essa resenha), tradutor, roteirista de tv e saxofonista. É filho do escritor Érico Veríssimo.

Em algumas histórias existe a fórmula introdução-conflito-clímax-desfecho, mas são muito curtas. Na maioria dela, o autor se concentra em uma cena. Em outras, ele conta suas idéias e memórias.

Esses textos são bem curtos e, às vezes, para entende-los, temos que ter informações “fora” do texto. Uma piada que depende de que o leitor conheça o contexto, como por exemplo na conversa dos militares, pode perder a graça com a passagem do tempo. Isso acontece porque esses textos são escritos para sair em jornais e revistas, veículos de vida curta, e o autor faz graça temas que eram atuais na data da publicação. O trabalho de Ana maria Machado foi selecionar histórias que não
Sofressem tanto com esse problema.

Nem todas as histórias têm personagens. Em algumas, há apenas o narrador-personagem, com o texto em primeira pessoa. Quando aparecem, os personagens não são detalhados, isto é, não há descrição física e psicológica, mas há indícios da época, pois o autor faz críticas sociais e ambienta as histórias no Brasil.


Impressões de leitura

ALINE: Gostei muito desse livro. Pulei algumas histórias que já li várias vezes e já sei de cor. As que menos gostei são as de exercícios de linguagem.

CAROL: Achei interessante. Algumas histórias não ficaram marcadas. Não tive problemas com as crônicas que pediam referências externas, mas não foram as minhas preferidas. A que gostei mais foi a do Pá Pá Pá.


Se eu leria outro livro de Veríssimo?
CAROL: Claro! Que pergunta!

ALINE: É o próximo da fila!
Profile Image for Tiago Pomella Lobo.
48 reviews17 followers
July 5, 2011
Not a bad book, but it lacks concept. It`s a book to kill time, and it doesn`t live you without some laughs. I specially enjoyed the grandpa and grandma story.
The hole piece, thought, lacks any deepness, and you will not grow as a person reading it, be advised (I know it was not the intention of the writter, but it must be said in a general review).
Profile Image for Al.
271 reviews1 follower
September 15, 2014
A genialidade do maior escritor brasileiro vivo apresentada em crônicas de (in)usual criatividade e impagável graça.
Para se ler na escola, no bar, na sala de espera, na rede, debaixo da cama, no celular, no escuro!
Profile Image for Mariane.
83 reviews2 followers
January 22, 2008
Read in a couple of hours. Awesome short stories.
Profile Image for Morgan (Turbo).
368 reviews13 followers
March 11, 2010
This book was really good especially for a beginner learning portuguese. His chapters are really short and the humor very straight forward. It was a light read even in a foreign language.
Profile Image for Mariana.
28 reviews
August 4, 2011
A lot of good chronicles. You will laugh. Analysing now, it reminds me Woody Allen's chronicles.
Profile Image for Rafael Molino.
2 reviews
November 10, 2012
É um livro fantástico de piadas e contos muito bem escritos, e com uma comicidade difícil de se encontrar. Recomendo muito.
Profile Image for Bruno Coriolano.
87 reviews45 followers
May 15, 2024
Gostei muito do estilo do Luis Fernando Veríssimo. Tipo de leitura boa para descontrair mesmo. Li essa em menos de uma semana.
Profile Image for Mario Streger.
173 reviews3 followers
September 6, 2014
Este homem é realmente um dos melhores escritores que temos. Cada um dos seus livros de Comédias ou Analista são um melhor que o outro, histórias rápidas, leves e retratam nosso cotidiano.
Profile Image for Lucas Maekawa.
6 reviews
October 26, 2021
A primeira vez que ouvi falar do termo crônica, foi em uma aula de Português no Ensino Médio. Não que eu tivesse lido nenhuma até aquele momento, eu simplesmente não sabia o nome desse formato de texto. Alguns anos depois, cá estou eu, procurando esse gênero literário e um nome que vem a mente é justamente Luis Fernando Veríssimo. Devo dizer que gostei bastante das crônicas presentes nesse livro. Acho genial, em especial, as crônicas em que utiliza palavras da forma como ele bem entende, e com um significado que tira de sei lá onde. Eu nunca teria a criatividade nem a capacidade de imaginar algo do gênero. Se eu recomendaria esse livro para alguém? Com certeza. Todos os textos cumprem ao papel pretendido de servir como uma porta de entrada, leve, para a leitura.
Profile Image for Elder Magalhães Campi.
101 reviews1 follower
January 12, 2025
"Comédias para se Ler na Escola" é uma coletânea de crônicas de Luiz Fernando Veríssimo, que aborda situações cotidianas com humor e sagacidade. O livro é composto por textos curtos e irônicos, proporcionando uma leitura leve e divertida.

Veríssimo transforma o trivial em algo extraordinário, tratando de temas variados, como situações escolares e observações sobre a sociedade e a política. Sua escrita é marcada por um humor inteligente e crítico, que provoca risadas e reflexões profundas.

A linguagem criativa e original de Veríssimo é um destaque da obra, com personagens cativantes e situações identificáveis. Ideal para quem busca uma leitura leve, mas enriquecedora, o livro demonstra a genialidade e a perspicácia do autor.
Profile Image for Thallys.
10 reviews
February 22, 2020
Análise
Livro: Comédias para se ler na Escola - Fernando Veríssimo
Sou suspeito para falar do Veríssimo porque adoro suas crônicas. Ainda ano passado li o livro novo "Ironias do Tempo" muito bom! Mas voltando ao livro Comédias para se ler na Escola... É um livro bem divertido e pequeno como geralmente são os livros de Veríssimos. Recheados de crônicas com temas menos ácidos e mais juvenis onde Veríssimo brinca com o significado das palavras e suas estranhezas. Brinca até com o formato das letras no conto "abc". Não pulei nem um conto. Gostei muito do conto O ator que faz referências claras ao Show de Truman. Embora divertido, é o livro dele que menos gostei. Mas ainda sim é um bom livro.
53 reviews
September 3, 2021
Bom, como um livro de Veríssimo, mesmo que selecionado por Ana Maria Machado, eu esperava mais. A seleção das crônicas foi feita nesse livro, principalmente, para influenciar pessoas que não gostem de ler, a ler, e não funcionou. As crônicas são bem pequenas, o que é bom, mas são chatinhas, e algumas até sem sentido, como a "Suflê de ChuChu". O texto Inicial de Maria Machado me fez interessar pelo livro, mas nem tudo são flores. Sorte que eu gosto muito de Veríssimo, e sou uma fã das obras dele, porque se eu tivesse começando a ler, e pegasse esse livro, desistiria. Eu quis defenestrar o livro.
Profile Image for Suh.
13 reviews1 follower
November 4, 2018
Luis Fernando Veríssimo é muito conhecido por seus textos e crônicas, é estudado no ensino médio e os seus textos sempre estão em algum lugar sendo estudado e interpretado por conta de suas críticas à vários pontos da sociedade. Creio que seus textos mais estudados e conhecidos sejam os que abordam o uso da gramática, de forma muito bem humorado, irônica e cômica, características marcantes do autor. Já tinha me deparado com alguns textos dele aleatoriamente, mas nunca tinha pegado um livro dele pra ler. Nesse livro, temos um conjunto de crônicas sobre vários assuntos. Gostei muito do jogo que ele faz com as palavras, seus sentidos e significados. Ele brinca com elas de uma forma interessantíssima. Achei incrível. As minhas preferidas foram Bobagem, O homem trocado, Vivendo e..., Sexa, Tintim, Papos, Hábito nacional, Segurança, O ator. Algumas não fizeram muito sentido pra mim, nem achei tão interessante.
Profile Image for Leonardo Noronha.
30 reviews
January 31, 2025
“As ideias não podem ser desperdiçadas, mesmo que nos custem amigos, a vida ou o sono. Imagine se Shakespeare tivesse se horrorizado com suas próprias ideias deixado de escrevê-las, por puro condimento. Não que eu queira me comparar a Shakespeare. Shakespeare era bem mais magro. “ 😂- Luis Fernando Veríssimo
122 reviews2 followers
April 22, 2020
Muito bom. Sentia q estava ouvindo Verissimo contar alguma história enquanto bebíamos num bar e esperávamos chegar a hora do fla x flu. A escrita é mt leve e o humor realmente quebra algumas espactativas. Devorei mt rapido e me senti mt bem, como se tivesse conversado com um amigo querido.
Profile Image for AnaMejzr.
159 reviews
January 26, 2022
Li-o em português e há muitos anos. Por isso, lembro-me vagamente. Lembro-me também de não ter sido o melhor livro que li escrito por esse ótimo escritor. De longe, não o mais engraçado. E, diga-se de passagem que LFV é muito engraçado!!
12 reviews
Read
February 5, 2025
This year I'm teaching a class that will be studying chronicles. That's why I decided to re-read this book to select some of its chronicles. What a delightful read! It was great to rediscover Luis' writing and the subjects covered in the book.
211 reviews1 follower
September 13, 2018
Delicioso. Um humor sem igual que fala das atividades quotidianas de nossas vidas.
Displaying 1 - 30 of 54 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.