Evoramonte é uma terra carregada de História. Fica no alto de um monte, as casas foram construídas dentro da muralha e tem um castelo muito especial com vários séculos de existência. A primeira noite que o grupo passou em Evoramonte tornou-se super-excitante porque apareceu gente na rua vestida com roupa de outros tempos. Afinal era uma equipa de cinema que até precisava de jovens actores. Todos se candidataram e viram-se envolvidos numa intriga que incluía poções mágicas
Ana Maria Magalhães nasceu em Lisboa no dia 14 de Abril de 1946. Professora de Português e História do ensino preparatório.Em 1976 conheceu a Isabel Alçada. Em 1982 tentaram o primeiro livro: Uma Aventura na Cidade. Iniciaram a colecção "Uma Aventura" com o objectivo de proporcionar aos alunos livros para ler com prazer. Esta colecção constitui um êxito sem precedentes entre os jovens portugueses e dispõe já de cerca de três dezenas e meia de livros. O ministro da Educação chamou-a para integrar a equipa que se ocupou da Reforma do Sistema Educativo entre 1989 e 1991. Desempenhou funções de coordenadora de reforma curricular do 2º ciclo. Em 1994 aceitou o convite da Expo’98 para dirigir o Jornal do Gil. Em 1997 foi destacada para o gabinete do Ministro da Educação a fim de estabelecer a ligação pedagógica entre o Pavilhão de Portugal da Expo’98 e as escolas.
Eu li quase todos os livros da colecção "Uma Aventura" que tinham sido publicados até ao início da minha adolescência... Até chegar o momento onde outras leituras me começaram a despertar mais interesse e aos poucos estes foram sendo postos de parte. Contudo, tenho um carinho especial por "Uma Aventura em Evoramonte", porque foi o meu primeiro livro "grande e sem bonecos", lido durante um mês quando eu tinha 7 anos e andava na 2ª Classe. Lembro-me perfeitamente de ter pegado nele na casa do meu primo Nuno do Algarve e que depois de ter lido algumas páginas o achei GENIAL! Depois obriguei a minha mãe a comprar o mesmo no Continente... Ela bem estava reticente, mas cedeu. E ainda bem, porque desde essa altura que os livros "grandes e sem bonecos" me fazem companhia. :)
Mais uma leitura ao serão para a pequena. Li este livro na adolescência e já não me lembrava da história. Foi engraçado regresssar ao meu passado. Uma colecção de sucesso que ao estilo dos "Famosos 5" da Enid Blyton são sempre garantia de aceitação. É preciso é juntar um bom enredo e persongens compatíveis. Este é um dos casos. Um passeio pela história de Portugal e uma viagem ao Alentejo, juntando uma equipa em plena produção de um filme. Lê-se muito bem e as ilustrações do Arlindo Fagundes complementam muito bem.
Mais um livro que li em dia e meio (se estivesse de férias era comida para uma tarde 😆). Que posso eu dizer? Vocês sabem como é as trapalhadas em que os 5 amigos de metem sempre. Mas nunca deixa de ser divertido ler estes tesourinhos.