Jump to ratings and reviews
Rate this book

Edgar Allan Poe: Medo Clássico, Vol. 2

Rate this book
O mestre superou a morte, sua eterna musa, e continua a ocupar o posto incontestável de autor mais influente e macabro da literatura dark. Após ser recebido de braços abertos por toda a família DarkSide®, o pai das histórias de suspense e mistério volta a assombrar os leitores brasileiros em uma nova coletânea.

Edgar Allan Poe: Medo Clássico — Volume 2 foi preparado com o mesmo respeito e o padrão de qualidade sobrenatural do primeiro volume, um dos maiores best-sellers da 1ª editora do Brasil dedicada inteiramente ao terror e à fantasia.

No primeiro volume começamos a conhecer a fantástica casa de espelhos de Poe: suas máscaras e segredos, seu ímpeto aventureiro, suas mulheres etéreas e, é claro, seu corvo imortal. Agora, exploraremos seus devaneios sobre a finitude humana, o desamparo da perda e a solidão do nunca mais. Você está pronto para longas madrugadas de leitura?

Reunindo contos, poemas e cartas que trazem à tona um lado ainda mais sombrio do genial escritor, Edgar Allan Poe: Medo Clássico — Volume 2 mostra toda a força das palavras do mestre em doze obras-primas de ficção, como “William Wilson”, “O Homem da Multidão”, “O Demônio da Perversidade”, “Uma Descida ao Maelström”, “A Verdade Sobre o Caso do sr. Valdemar” e “Lenore”.

Um capítulo extra apresenta cartas pessoais do autor. Uma rara oportunidade para o leitor conhecer o homem por trás da obra. Repleta de mistérios e cantos obscuros, a vida pessoal de Poe foi tão intrigante quanto suas narrativas mais fantásticas.

O livro chega em uma edição caprichada em capa dura, com ilustrações exclusivas do artista brasileiro Hokama Souza, e foi traduzido por Márcia Heloísa, doutora em Literatura Comparada na UFF e responsável pela tradução do Volume 1. É ela quem assina o prefácio que explica como os dois livros se completam: “Se no primeiro volume encontramos histórias de crimes e emissários da morte, agora encontraremos aqueles que por ela foram tocados: suas vítimas, involuntárias ou não”.

Edgar Allan Poe: Medo Clássico — Volume 2 é mais um título de respeito da coleção Medo Clássico, que já atendeu ao chamado de Cthulhu e levou os darksiders às profundezas do universo de H.P. Lovecraft. Os amantes da boa literatura (e da malvada também) não poderão dormir em paz enquanto não tiverem os dois volumes de Edgar Allan Poe: Medo Clássico em suas prateleiras. Mergulharemos juntos nas sombras de Poe. Afinal, ele sempre foi DarkSide®.

240 pages, Hardcover

First published January 1, 1883

15 people are currently reading
345 people want to read

About the author

Edgar Allan Poe

9,810 books28.7k followers
The name Poe brings to mind images of murderers and madmen, premature burials, and mysterious women who return from the dead. His works have been in print since 1827 and include such literary classics as The Tell-Tale Heart, The Raven, and The Fall of the House of Usher. This versatile writer’s oeuvre includes short stories, poetry, a novel, a textbook, a book of scientific theory, and hundreds of essays and book reviews. He is widely acknowledged as the inventor of the modern detective story and an innovator in the science fiction genre, but he made his living as America’s first great literary critic and theoretician. Poe’s reputation today rests primarily on his tales of terror as well as on his haunting lyric poetry.

Just as the bizarre characters in Poe’s stories have captured the public imagination so too has Poe himself. He is seen as a morbid, mysterious figure lurking in the shadows of moonlit cemeteries or crumbling castles. This is the Poe of legend. But much of what we know about Poe is wrong, the product of a biography written by one of his enemies in an attempt to defame the author’s name.

The real Poe was born to traveling actors in Boston on January 19, 1809. Edgar was the second of three children. His other brother William Henry Leonard Poe would also become a poet before his early death, and Poe’s sister Rosalie Poe would grow up to teach penmanship at a Richmond girls’ school. Within three years of Poe’s birth both of his parents had died, and he was taken in by the wealthy tobacco merchant John Allan and his wife Frances Valentine Allan in Richmond, Virginia while Poe’s siblings went to live with other families. Mr. Allan would rear Poe to be a businessman and a Virginia gentleman, but Poe had dreams of being a writer in emulation of his childhood hero the British poet Lord Byron. Early poetic verses found written in a young Poe’s handwriting on the backs of Allan’s ledger sheets reveal how little interest Poe had in the tobacco business.

For more information, please see http://en.wikipedia.org/wiki/Edgar_al...

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
107 (50%)
4 stars
76 (35%)
3 stars
27 (12%)
2 stars
3 (1%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 15 of 15 reviews
Profile Image for Lorrany.
448 reviews60 followers
December 31, 2024
Última resenha do ano!!! Depois de anos (desde minha graduação, para ser mais precisa), finalmente terminei o segundo volume de Edgar Allan Poe: Medo Clássico. Deste volume, eu conhecia menos contos, meus favoritos sendo Morella, O retrato oval e A caixa oblonga. Foi ótimo conhecer mais um pouco da escrita de Poe, me fez ter certeza que ele é um dos meus autores góticos favoritos. Indico os dois volumes da coleção Medo Clássico para quem deseja conhecer mais da escrita e da história de Poe, pois os conteúdos extras me auxiliaram na faculdade quando eu estava estudando o autor e me causaram mais curiosidade de pesquisar sobre ele. Que venham mais livros incríveis ano que vem!
Profile Image for Cabritin.
29 reviews
May 23, 2024
As histórias foram divertidas, algumas cômicas outras bizarras, Poe escreve de uma forma simples, porém misteriosa é uma boa narrativa, seus poemas são lindos, o livro traz cartas, uma linha do tempo, e alguns retratos.
Profile Image for Gertrudez.
178 reviews
March 28, 2025
Ótimo livro, lindo projeto gráfico. Gosto muito do Poe, também foi muito legal ler algumas das cartas dele.
Profile Image for Nara.
715 reviews7 followers
September 10, 2021
"Nunca foste capaz de amar, mas aquela quem em vida abominaste, na morte hás de adorar!" - Morella


Amo os contos do Poe, em um dia frio, com garoa e embaixo das cobertas por mais mórbidos que possam ser, pra mim eles trazem um quentinho de conforto no coração.
O que me chama mais atenção nessa edição são suas cartas, e uma leitura anterior que fiz (Sra. Poe), me surpreende o quão volúvel Edgar era, se apaixonava a ponto de dizer que morreria por qualquer uma, casada, solteira, prima menor de idade, etc etc... 🤣🤣🤣🤣🤣 Pra mim as duas personalidades de autor e homem não batem! Pra mim se sua personalidade fosse igual ao Heathcliff (Morro dos Ventos Uivantes) estaria complemente entendido sua obra, a fixação com mulheres mortas e morte... Mas esse adolescente adulto que se apaixona todo dia por uma mulher diferente não consigo conceber.
Não sei se gosto de ler biografias, cartas e fragmentos reais sobre meus ídolos, gosto de criar eu mesma suas personalidades! 😌🤣🤣🤣 Assim eles continuam meus ídolos, já perdi a Edith Piaf lendo suas cartas, não posso perder todo mundo!
Mas sua obra é magnífica!
Profile Image for Harvey Hênio.
638 reviews2 followers
February 19, 2024
O que será que eu poderia dizer sobre esse grande mestre, o estadunidense Edgar Allan Poe (1809/1849), que já não tenha sido dito e de forma infinitamente mais competente por muitas outras pessoas, muitas delas especialistas? Creio que nada, mas creio também, por outro lado, que nunca é demais tecer loas e mais loas a esse ícone não apenas da literatura gótica mas, acima de tudo da literatura mundial.
Vale a pena reproduzir um trecho da introdução dessa excelente coletânea - “Edgar Allan Poe: Medo Clássico: Volume2” -, quase tão boa quanto o volume 1:

“Há um ano (2017 em referência ao volume 1), trouxemos Edgar Allan Poe dos mortos.
É bem verdade que ele sempre esteve entre nós, manifestando-se em despercebida frequência para os incautos e em cúmplice onipresença aos iniciados. Mas, desde que o castelo DarkSide foi erguido, com ameias góticas que recortam o poente carioca em filetes de vermelho-sangue, o Mestre andava inquieto à espera de um convite. Nós chamamos, ele ouviu e – como não poderia ser diferente – veio para ficar.
Poe, o homem que sempre teve muito a dizer, é autor para vários volumes. Quando imaginamos esgotar os contos, eis que surgem outros; quando abarcamos os poemas, nos deparamos com as cartas; quando as cartas nos parecem findas, proliferam os artigos, as críticas literárias, as farsas. Foi natural que, no primeiro volume desta coleção, um ávido Poe tenha convidado os leitores a reconhecer as obras mais célebres de sua galeria, guiando-se por sua exuberante prosa arabesca, repleta de vinganças, mistérios e mulheres deslumbrantes morrendo, mortas ou prestes a morrer. Mas Poe – o Poderoso Chefão do horror, a quem todos os afilhados do gênero beijam a mão em busca de uma benção – não é apenas o precursor da prosa detetivesca, o bandeirante das narrativas de ficção científica e peta virtuose. É também o criador de histórias sinistras sobre os abismos de psique humana, forjador de impecáveis criptogramas e mestre do grotesco: cômico, extravagante, picaresco nonsense e exímio pregador de peças. Agora que autor e leitor já se fizeram íntimos, é chegado o momento de Poe bater de leve á porta de seus aposentos no meio da noite, castiçal em punho, e perguntar se querem ouvir mais uma ou duas histórias... ou doze”.

Márcia Heloiza, doutora em literatura, tradutora, pesquisadora, professora, “dark desde sempre”, organizadora dessas duas coletâneas para a DarkSide e mãe de um gato chamado Edgar, em homenagem ao mestre Poe.

Sábias palavras de autoria de Márcia Heloiza, doutora em literatura, tradutora, pesquisadora, professora, “dark desde sempre”, organizadora dessas duas coletâneas para a DarkSide e mãe de um gato chamado Edgar, em homenagem ao sofrido e atormentado mestre Poe.
Contista, romancista, estudioso, pesquisador brilhante e atormentado, Edgar Allan Poe, desafortunadamente falecido em circunstâncias até hoje polêmicas, com apenas 40 anos, é o pai da literatura de mistério e fantasia assim como da literatura de horror/terror. Ele é também reconhecido como o pai das histórias de detetive. O seu imortal C. Auguste Dupin (curiosamente o protagonista de apenas três brilhantes e marcantes contos: “Os assassinatos da Rua Morgue”, “O mistério de Marie Roget” e “A carta roubada”) é a matriz de onde surgiu Sherlock Holmes, Hercule Poirot, Nero Wolfe e outros.
Esse segundo volume de contos, editado com capricho pela editora DARKSIDE é muito bem organizado, ilustrado com carinho, muito talento e apelo dark, pelo artista gráfico, ilustrador e graduado em artes visuais Hokama Souza e conta com uma excelente introdução de autoria da já citada Marcia Heloiza, também responsável pelo volume I.
O que dizer dos contos? Brilhantes! Todos eles. Leia e releia todos, mas me atrevo a relatar as minhas preferências neste volume 2: O soturno “Morella”, o “psicanalítico” “William Wilson” que, de certa forma antecipa o clássico “O médico e o Monstro”, o gótico “O retrato oval”, o assustador “Uma descida ao Maelstrom” que desnuda a nossa pequeneza frente à fúria da natureza, o verdadeiro ensaio sobre a obsessão “A caixa oblonga” e tétrico “A verdade sobre o caso do Sr. Valdemar”.
Como complementos aos contos a organizadora incluiu excelentes traduções de três poemas clássicos de Poe: “Lenore”, “Um sonho dentro de um sonho” e “Annabel Lee” além de uma seção destinada à reprodução de cartas que desnudam aspectos interessantes da vida privada de Poe
Como nem tudo é perfeito, continuo sentindo falta de dois contos que li e muito apreciei em outras coletâneas que ficaram, mais uma vez, de fora desses dois volumes da DarkSide: “A aventura sem paralelo de um tal Hans Pfaall” e, “Metzengerstein”.
Mas como critérios são critérios... trata-se de mais uma excelente mostra da obra de um grande mestre da literatura mundial para ser lida e, ou relida.
24 reviews
February 1, 2022
Neste segundo volume, edição belíssima como a anterior, pode-se verificar mais doze contos do autor, 3 poemas e algumas cartas escritas por ele, que revelam mais sobre sua psique.

Entre os contos o que mais gostei foi Hop-Frog ou Os Oito Orangotangos Acorrentados, um conto sobre vingança contra os abusos de poderosos com requintes de horror.

O poema Annabel Lee, o melhor para mim, narra a historia de um amor estorvado pela morte, mas não interrompido.

Após a leitura dos contos, poemas e de suas correspondências, noto que doença da sua jovem esposa e a morte precoce influenciaram alguns de seus textos. Noto ainda, como mesmo passando por tantas dificuldades financeiras, sendo renegado pelo pai adotivo que não legou nada a ele, e emocionais, sua mãe biológica morreu quando ele tinha apenas 2 anos e, o autor seguia seu objetivo de ser um escrito, o que conseguei pois suas influencias incentivaram diversos generos.
Profile Image for Maria Arcila.
5 reviews
June 23, 2021
nem preciso falar sobre o conteúdo do livro, pois todos que lêem Edgar Allan Poe sabem o quão incríveis são seus contos e poemas. O design desse livro é simplesmente incrível, super detalhado, artes incríveis e dois pôsteres do próprio Edgar. O design junto com as caracteristicas únicas de cada história o faz extraordinário
Profile Image for old crowley..
23 reviews1 follower
July 30, 2023
To those who have cherished an affection for a faithful and sagacious dog, I need hardly be at the trouble of explaining the nature or the intensity of the gratification thus derivable. There is something in the unselfish and self-sacrificing love of a brute, which goes directly to the heart of him who has had frequent occasion to test the paltry friendship and gossamer fidelity of mere Man.
Profile Image for João Batista.
330 reviews1 follower
December 17, 2018
Sem resenha! Poe é clássico!
Somente uns detalhes da editora/ tradutora: a partícula “que” atrai pronome oblíquo átono, certo, pessoal?
2 reviews
July 5, 2020
Na média melhor do que o primeiro volume, mas sem apresentar um conto arrebatador como alguns do primeiro volume. Bom entretenimento.
Profile Image for Eclesio De Oliveira.
24 reviews
January 3, 2025
"Edgar Allan Poe: Medo Clássico, Vol. 2", da DarkSide Books, é uma joia literária e editorial que reafirma o legado de Edgar Allan Poe como um dos maiores mestres do terror e da literatura gótica. Este volume, cuidadosamente editado e primorosamente produzido, não é apenas uma coletânea de histórias; é uma imersão total no universo sombrio e perturbador de Poe, combinando seus contos e poemas mais marcantes com análises e detalhes que enriquecem a experiência de leitura.

A Produção Editorial: Uma Obra de Arte
A DarkSide Books mais uma vez supera as expectativas ao transformar um livro em um objeto de desejo. Desde a capa dura texturizada e ilustrada com inspiração gótica até os detalhes internos, como as páginas decoradas e o acabamento dourado, tudo exala qualidade e respeito pela obra de Poe. As ilustrações exclusivas, cuidadosamente inseridas ao longo do livro, dialogam com os textos, intensificando a atmosfera macabra e melancólica que permeia cada página.

Este cuidado editorial não é apenas estético, mas funcional: ele convida o leitor a desacelerar e a apreciar a profundidade de cada conto. A edição se torna, assim, um tributo visual e literário, capturando a essência do universo de Poe e ampliando seu impacto emocional.

O Conteúdo Literário: O Melhor de Poe
Este volume reúne alguns dos contos mais celebrados de Poe, como "O Coração Delator", "O Poço e o Pêndulo", "O Gato Preto", e "Morella", entre outros. Essas histórias são exemplos perfeitos do domínio que Poe tinha sobre o terror psicológico, a construção de suspense e a exploração dos aspectos mais sombrios da condição humana.

Além dos contos mais famosos, a curadoria inclui poemas e textos menos conhecidos, oferecendo aos leitores um panorama mais amplo da produção literária de Poe. Essa diversidade é um ponto alto do livro, pois revela não apenas o lado macabro do autor, mas também sua capacidade de explorar temas como amor, perda, loucura e a mortalidade de forma poética e introspectiva.

Um destaque especial vai para o ensaio que acompanha o volume, contextualizando a obra de Poe em seu tempo e refletindo sobre seu impacto cultural e literário. Essas reflexões enriquecem a leitura, permitindo que o público compreenda melhor as influências que moldaram a mente de Poe e as razões pelas quais seu trabalho permanece tão relevante e assustador até hoje.

A Tradução: Um Trabalho Magistral
Traduzir Edgar Allan Poe é uma tarefa monumental, dada a complexidade e a musicalidade de sua prosa e poesia. A tradução desta edição é impecável, conseguindo preservar a densidade emocional e a precisão linguística que caracterizam o estilo do autor. Os tradutores não apenas transportam as palavras de Poe para o português, mas também mantêm intacta a essência de sua narrativa, tornando a experiência acessível sem sacrificar a profundidade original.

A Experiência de Leitura: Intensa e Reflexiva
Ler "Medo Clássico, Vol. 2" é como adentrar os recantos mais sombrios da mente humana. A prosa de Poe é inquietante e imersiva, conduzindo o leitor a um estado de introspecção e desconforto que poucos autores conseguem evocar. Cada conto ou poema é uma jornada por temas universais: a culpa que corrói a alma ("O Coração Delator"), a inexorabilidade do destino ("O Poço e o Pêndulo"), ou a obsessão que consome ("Morella").

A estrutura da edição, que intercala contos com poemas e análises, proporciona um ritmo de leitura equilibrado, permitindo ao leitor absorver a intensidade de cada texto antes de mergulhar no próximo. É uma experiência literária que vai além do entretenimento, convidando à reflexão sobre os aspectos mais profundos e sombrios da condição humana.

Por Que Este Livro é Essencial
"Edgar Allan Poe: Medo Clássico, Vol. 2" não é apenas um livro para fãs de terror; é uma obra que transcende gêneros. Ele é essencial para qualquer leitor que valorize a literatura como arte e como meio de explorar as complexidades da mente e das emoções humanas. A DarkSide entrega aqui um volume que honra o legado de Poe, ao mesmo tempo em que o apresenta de maneira acessível e envolvente para novos leitores.

Se o primeiro volume já era indispensável, este segundo é um complemento perfeito, ampliando o entendimento do impacto de Poe na literatura mundial. A combinação de histórias icônicas, design excepcional e conteúdo extra que contextualiza a obra faz deste livro uma aquisição imperdível para colecionadores e para qualquer pessoa que deseje se aprofundar no universo de um dos maiores escritores de todos os tempos.

Em suma, "Edgar Allan Poe: Medo Clássico, Vol. 2" é mais do que um livro; é uma experiência literária transformadora, digna de cinco estrelas e de um lugar de destaque em qualquer estante.
Profile Image for Ana.
42 reviews39 followers
October 30, 2025
Um dos maiores autores de terror da história da literatura, Edgar Allan Poe teve uma história de vida bem triste. Perdeu mais de uma das mulheres que amava e não viveu o suficiente para ver o sucesso estrondoso de sua obra, além de ter tido uma morte bem... misteriosa. Detesto pensar que Poe não viu o impacto de suas histórias, mas torço para que ele tivesse consciência em vida de que ele era único, sublime, macabro como nenhum outro. Amo ler Poe e não canso de falar isso. Adoro o peso que seus contos carregam e ele é um autor - talvez o único - que eu não teria problema algum de reler toda sua obra mais de uma vez. Falar dessa edição da Darkside vai me fazer parecer a maior puxa saco do mundo, mas não tem jeito: capa impecável e um conteúdo que respeita e engrandece o autor. Possui pôster, poemas e cartas escritas por ele, além de ilustrações que fazem o leitor sentir ainda mais o grotesco que Poe queria que sentíssemos. Essa edição colaborou bastante com a minha imersão nas histórias. "No limiar da morte" sem dúvidas é onde contém os meus contos favoritos do livro, além de, é claro, todos os contos que envolvem Poe escrevendo sobre as mulheres de sua vida. Não tenho palavras pra descrever o sentimento, na verdade. É muito singelo e intenso. Repito, ninguém escreve como ele. O horror presente no capítulo intitulado como "No limiar da morte" me deixaram arrepiada, e olha que a mãe tá acostumadaça a ler terror, tá? As cartas presentes no final da edição ajudam a entender mais sobre a vida do autor e sobre as questões que comentei no início do post - e dão todo um novo significado principalmente aos seus poemas. Poe é obrigatório para fãs de clássicos, do terror e da literatura num geral - com certeza alguma parte de sua obra vai agradar você. A minha alegria por seu trabalho seguir vivo há mais de duzentos anos é imensurável, e eu ter contato a ele e o quanto isso me engrandece como leitora é maior ainda.
Profile Image for nobre.
42 reviews
December 31, 2025
3,5 ⭐️

pra mim esse livro foi muito oito ou oitenta: ou eu adorava o conto ou achava ele extremamente arrastado e difícil de ler
Displaying 1 - 15 of 15 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.