“A Senhora da Magia” é o primeiro volume da série “As Brumas de Avalon” escrita em 1979 por Marion Zimmer Bradley. A série conta a história do Rei Arthur desde antes do seu nascimento e aborda seus sua coroação como Grande Rei, seus feitos, lutas e rituais dos quais participou. Diferentemente das dezenas de livros que também narram a trajetória do rei Artur, a série ‘As Brumas de Avalon’ o faz a partir do ponto de vista e da narração das grandes mulheres que fizeram parte da sua vida.
Devido a essa narrativa exclusivamente feminina, há uma reelaboração de todo o universo mítico que envolve a trama; uma narrativa que envolve as percepções e as Visões destas importantes mulheres sobre a sociedade da época, sobre a ilha de Avalon, o reino de Camelot, sobre as religiões presentes na Bretanha na época (a Antiga Religião e o Cristianismo) e sobre suas guerras contra os Saxões.
Em um primeiro momento, o livro se dedica a narrar a vida de Igraine, uma jovem nascida na ilha de Avalon e que virá a ser a mãe de Artur. Igraine foi obrigada a se casar com Gorlois, o Duque da Cornualha, com o qual teve uma filha, Morgana. O que Igraine – nem nós, leitores/as – compreendemos é que tudo isso já havia sido pré-determinado pela Deusa, e teria uma importância fundamental para a vida na/da Bretanha.
Posteriormente, veremos que Igraine será induzida (por Viviane – sua irmã mais velha e Senhora de Avalon – e por Merlin) a se casar com Uther Pendragon. Deste casamento, Igraine dará a luz à Arthur, o qual será coroado Grande Rei e deverá salvar a Bretanha dos ataques dos Saxões.
Grande parte do livro aborda, principalmente, a vida de Morgana (filha de Igraine com Gorlois e irmã mais velha de Artur): sua infância na Cornualha e sua ida para Avalon, após o casamento de sua mãe com Uther Pendragon. Em Avalon, Morgana passa sua adolescência e juventude servindo à Deusa, treinada por Viviane (sua tia, irmã de Igraine) para se tornar uma sarcedotisa.
Em um dos vários rituais da Antiga Religião, em entrega e adoração à Deusa dos quais participa, Morgana desempenhará um papel de extrema importância na história do Rei Artur e da Bretanha. Este ritual marcará profundamente a vida de Morgana, trazendo consequências não só para a própria Morgana, como também para a ilha de Avalon e para todo o mundo Arthuriano. Essas consequências serão abordadas nos próximos livros da série.
Fazendo um apanhado geral da história, alguns fatos servirão como pano de fundo para o desenvolvimento deste livro, os quais serão: o papel da mulher, a importância e as consequências dos casamentos arranjados – tão comuns àquela época –; o choque entre as culturas das religiões e o modo como a mulher era tratada em cada uma delas; a forma como eram realizadas as sucessões de trono, os rituais – pagãos ou cristãos – que marcavam este momento, etc.; e, por fim, a ascensão de Arthur ao trono da Bretanha, após a morte de seu pai Uther.
Marion Zimmer Bradley, com sua capacidade de descrição dos lugares e dos eventos, fez com que em diversos momentos eu tivesse uma experiência quase que transcendental: pude visualizar os cenários, as personagens e, principalmente, os rituais à Deusa. Foi interessantíssimo conhecer mais sobre a Antiga Religião e as diferenças desta com o Cristianismo, além de ter sido uma experiência rica e intensa em detalhes e sentimentos.