Jump to ratings and reviews
Rate this book

Admirável Mundo Verde

Rate this book
Intenso. Comovente. Imperdível.

Uma luta pelo bem que acaba a proteger o mal.

Num futuro não muito distante, um grupo de activistas pelo clima radicaliza-se e decide derrubar o sistema. Dotado de uma eficaz máquina de propaganda, que lhe garante o apoio popular, consegue chegar ao poder e impor uma sociedade totalmente verde. Mas a que preço?

Depois do sucesso de "E Se Eu Morrer Amanhã?" e de "O Elevador", nomeados para melhor livro do ano e em adaptação para filme, Filipa Fonseca Silva traz-nos um romance distópico electrizante, que levanta questões incontornáveis, como a emergência climática e a polarização de uma sociedade à deriva.

215 pages, Kindle Edition

First published January 1, 2024

14 people are currently reading
1000 people want to read

About the author

Filipa Fonseca Silva

12 books403 followers
Filipa Fonseca Silva was born in a small town called Barreiro, just across from Lisbon, Portugal, in 1979.

She graduated in Communication from Universidade Católica Portuguesa and worked as an advertising copywriter until 2017. She is now a fulltime writer.

Her debut novel is called Thirty Something – Nothing’s How We Dreamed It Would Be and it made her the only Portuguese author to reach Amazon Top100 in Women's Fiction. It was followed by The Strange Year of Vanessa M (2013), Things a Mother Discovers (and no one talks about), Taxi Tales (2017), I Hate My Boss (2018), The Elevator (finalist of Bertrand Book of the Year 2022), What if I Die Tomorrow? (finalist of Bertrand Book of the Year 2023) and Brave Green World (June 2024).

She likes to write about ordinary people, whose stories reveal timeless dilemmas but capture the spirit of our times. She has a very cinematographic style and the rights for a movie adaptation of her two latest novels were already sold in.

Filipa is also an activist for the environment and women’s rights, and founded the Women Author’s Club in 2023, a platform for mutual support between female authors, which aims to promote and celebrate Portuguese Literature written by women (she rebels against the tag Women’s Fiction). 

She lives in Lisbon, Portugal with her husband and two children.

To keep updated with her work, you can follow her IG: instagram.com/filipafonsecasilva

Or even email her to filipafonsecasilva(AT)gmail.com

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
186 (30%)
4 stars
296 (49%)
3 stars
98 (16%)
2 stars
17 (2%)
1 star
5 (<1%)
Displaying 1 - 30 of 142 reviews
Profile Image for Ensaio Sobre o Desassossego.
432 reviews213 followers
August 17, 2024
"Juntei-me à revolta das Brigadas Verdes logo na primeira hora, claro. Como não? Mesmo achando excessivas as mortes, em tudo o resto eles tinham razão: só derrubando o sistema e impondo leis inequívocas de protecção do ambiente é que era possível evitar o ponto de não retorno." 💭

Uma distopia escrita por uma autora portuguesa em que radicais ambientalistas derrubam o Governo e se tornam uma ditadura tudo pelo bem do ambiente? Claro que fiquei intrigada 🤓

Nunca tinha lido nada da Filipa Fonseca Silva, mas já fiquei fã da autora. Com uma escrita viciante e electrizante, somos levados para este mundo distópico em que as liberdades individuais são esquecidas em prol de medidas de protecção e salvação do ambiente.
As mulheres só podem ter um filho - se voltarem a engravidar são obrigadas a abortar; cada pessoa só tem direito a um caderno A4 por ano - e quando quiser um novo, tem de entregar o velho, provando que está todo preenchido e sem uma única folha em branco; o acesso à água é limitado e os cidadãos tornaram-se justiceiros pelas próprias mãos. Ai de quem faça alguma coisa contra o ambiente, ai de quem se atreva a usar um carro a gasóleo, ai de quem se engane a fazer a reciclagem...

É um livro relativamente curto, e lê-se bastante rápido, mas também é um livro que suscita muitas reflexões. Até que ponto estamos dispostos a ir para salvar o planeta?

Gostei muito deste livro e adorei o final. Fiquei viciada nesta história e vidrada não só nas personagens principais, como em todas as que vão aparecendo ao longo do livro. Além disso, a escrita da Filipa é muito cinematográfica e dei por mim enquanto estava a ler com imagens na cabeça como se estivesse a ver o filme.

Gostei muito também de todo o ambiente de alfarrabista e de como a autora foi inserindo títulos de livros na história. São aquelas coisas que aquecem o coração de qualquer leitor 🥹❤️

Só através do radicalismo é que se pode mudar alguma coisa? Vale tudo para parar a crise ambiental? Têm de ler o livro para descobrir 😉

Jorge Amado escreveu "a liberdade é como o sol, o bem maior do mundo"
Profile Image for Célia Loureiro.
Author 31 books968 followers
November 11, 2025
Admirável Mundo Verde, com uma capa magnífica e poderosa que põe na gaveta os preconceitos de "romance no feminino", beneficiou de uma questão: é que estou a ler 1984 enquanto o lia, e às tantas os universos distópicos recordavam-me o outro, e eu tinha de me situar. Acho que é um bom elogio dizer que, por vezes, na minha cabeça, não sabia se tinha acabado de ler palavras escritas pela Filipa ou ideias de George Orwell.

A ideia de uma ditadura ecológica com base em fundamentalismos ambientais é tão pertinente quanto audaciosa. A autora deu-se ao trabalho de conferir várias dimensões às personagens - bem como à própria causa ambiental -, promovendo uma reflexão muito necessária neste momento da nossa civilização. Infelizmente, acho que o livro da Filipa estará cada vez mais atual nas próximas décadas, e a ideia de surgirem organizações como as Brigadas Verdes e os Estudantes pelo Planeta, com ações radicais, desesperadas, vingativas e partindo de um princípio de justiceiros, pode muito bem tornar-se real ainda no nosso tempo de vida.

Torci muito pelo trio a quem a autora chamou de Santíssima Trindade a determinada altura. Além da escrita fluida, da imaginação prodigiosa, vê-se que é um livro escrito com paixão e conhecimento de causa, com preocupação genuína pelos dois lados da moeda - a desconsideração pelos avisos de emergência ambiental e o radicalismo a que essa atitude pode conduzir.

Gostei muito das personagens, das suas preocupações e das forças que iam buscar não se sabe bem onde, e achei que é um livro com momentos muito duros e reflexões carregadas de desesperança que, ainda assim, nos recordam de como o ser humano se adapta e encontra sempre resiliência, mesmo nos momentos mais negros da existência. O lado mais cruel do livro é precisamente a verosimilhança com que a autora teceu os cenários, as personagens, os rumos políticos e sociais desta questão tão urgente.

A natureza humana tem superado tudo e imperado sobre o planeta, impondo-se a outras espécies e dobrando quase tudo aos seus interesses. Contudo, o clima impõe-se como o inimigo invencível que pode muito bem vir a condenar a hegemonia do Homem no planeta Terra.
Profile Image for Rita da Nova.
Author 4 books4,686 followers
Read
June 25, 2024
"...mas não pensem que este livro é moralista e que se fica apenas pela descrição de toda a emergência climática que estamos a viver. Vai mais longe e lança-nos a questão para uma reflexão sobre o tema: vale tudo para travar a crise ambiental? Nesse sentido, quase que este livro poderia ser sobre qualquer outro assunto que polariza a nossa sociedade e sobre os extremismos para que pendemos — e gostei de perceber que este livro não é panfletário; põe-nos as cartas em cima da mesa e obriga-nos a chegar à nossa própria opinião."

Review completa em: https://ritadanova.blogs.sapo.pt/admi....
Profile Image for Catarina Mourato.
315 reviews88 followers
June 19, 2025
«Admirável Mundo Verde» é uma distopia ambiental em que ativistas conseguem tomar o controlo do governo e criar um regime ditatorial, autoritário e controlador.

Dito assim desta forma e à primeira vista, sem expectativas, não parece ser um livro que seja impossível de largar. Mas é o que acontece desde que se inicia e mantém-se até à última página. É uma leitura galopante, frenética, tão bem construída e alinhada que eu li-o praticamente de rajada!

Na minha opinião, Filipa Fonseca Silva brilhou com este livro, intensamente. É o meu 3º livro da autora e o meu mais que favorito! É um livro necessário, importante e que não se fica por “lições de moral”. Dá-nos perspectivas diferentes e faz com que o leitor reflita sobre as decisões tomadas pelas personagens.

Conhecemos Laura, Billie e Max. Três amigos, que se tornam praticamente família quando Laura coloca um anúncio na Universidade para partilhar casa: «Activista ambiental procura almas gémeas para partilhar abrigo de forma sustentável.»

Após uma manifestação em que todos os membros e simpatizantes do movimento «Estudantes Pelo Planeta» participaram e que foi um enorme sucesso, Laura desaparece.

1 ano após o seu desaparecimento, crimes macabros a empresários, juizes, políticos corruptos, começam a ser notícia, até que chega o dia em que as Brigadas Verdes incitam a uma revolução tremenda e tomam o controlo da nação.

Billie é a personagem que conhecemos mais a fundo e seguimos a sua perspetiva, todos os horrores e violência que passou desde que Laura desapareceu, até ao seu presente em que vive com uma identidade falsa e mantém um estilo de vida mais sossegado possível, para não dar nas vistas.

De Laura vamos tendo alguns momentos dentro desta organização extremista e completamente fora de controlo. A sua perspetiva é talvez a que tenha mais camadas e que mostra até onde a radicalização, violência e extremismo pode ir e quais os resultados.

Em suma, recomendo vivamente esta leitura, um livro curto, inquietante e que não deixará ninguém indiferente.

Parabéns, Filipa!
Profile Image for Lúcia Fonseca.
303 reviews53 followers
June 24, 2024
Um mundo aparentemente idílico para o meio ambiente e para todos, uma sociedade menos industrializada e que respeita os campos agrícolas, uma distopia, talvez não tão distópica, é isto que a autora nos mostra nesta obra.

Conhecemos as Brigadas Verdes, que tomam conta do país, a sua líder, Laura, e todo um conjunto de personagens que fazem a máquina da propaganda funcionar. Também temos Billie, uma rapariga que tenta apenas viver a sua vida, mas preocupada com a amiga Laura.

Este livro é uma pequena grande maravilha. Em pouco mais de 200 páginas conseguimos perceber o universo criado pela autora e as suas minudências. A escrita conquista-nos e a leitura é viciante, queremos sempre saber mais e envolver-nos na vida das personagens.

O que mais gostei foram as características destas Brigadas Verdes e do final, que é poderoso e dá que pensar. No final, a autora apresenta uma série de dados devidamente referenciados que dão que pensar.


NOTA:
É impossível ler esta obra e não pensar em como podemos melhorar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, melhorar a nossa qualidade de vida. Desde cedo que me forma incutidas várias formas de poupar que ajudam o ambiente, por exemplo, regar o quintal no verão com água da chuva que se acumulou durante o inverno, guardar frascos e embalagens que se possam reutilizar, usar o carro apenas quando necessário, partilhar fruta e legumes com os vizinhos, de forma a evitar o desperdício. Vivo numa aldeia e nunca me foi difícil por isto em prática. Mas todos nós podemos fazer mais e melhor e ao mesmo tempo evitar extremismos. Se todos contribuirmos um pouco, o mundo será um lugar melhor.
94 reviews753 followers
July 16, 2024
Este livro tem uma premissa muito interessante e não desilude. Como seria se o nosso país fosse governado apenas por um partido do ambiente? Será que os extremos, se deixados sozinhos a governar, não acabariam por se tornar ditaduras? É um livro que nos faz pensar e nos suga para uma realidade paralela de onde não conseguimos sair até o terminarmos. Acho que isso é a característica mais importante de uma distopia, e este livro é uma belíssima distopia.
Profile Image for Fábio Silva.
136 reviews17 followers
July 20, 2025
4,5⭐️
Acho que a Filipa Fonseca Silva escreve muito bem! Está aqui um belo livro distopico e muito bem escrito. E com uma ótima premissa: todos queremos um mundo mais verde, mas a que preço?
A minha única crítica passa pelos nomes das personagens. Faz sentido que num livro escrito em português, as personagens tenham um nome português
Profile Image for Sartorius.
134 reviews1 follower
June 17, 2024
Um romance acerca do lugar incerto das utopias e distopias, que navega a dialética entre as nossas ambições e os nossos limites individuais. Este é um texto precioso e necessário que não se esconde da lição de que também os ideais de raíz nobre apodrecem no solo do poder. Há aqui uma clareza de espírito crítico louvável, que entende a simultânea urgência de salvar o mundo e o apego sensato à liberdade e ao conforto. A narrativa que se alicerça neste programa filosófico também merece apreço, concentrando-se nos pequenos sofrimentos do indivíduo para precisamente sublinhar essa tensão.
Profile Image for Caty.
61 reviews
September 2, 2024
Amei. Do início ao fim. O final foi a seco, mas teve de ser, não fazia sentido de outra forma. Os últimos capítulos foram lidos com tanta ansiedade que me senti um deles. Personagens cheios de personalidade. Cenas muito nítidas e bem descritas. Uma ótima reflexão: vale a pena tentar salvar o mundo e a que custo? Recomendo muito!
Profile Image for bia.
70 reviews
July 9, 2024
Para alguém que estuda engenharia da energia e ambiente, e que tem ansiedade ambiental desde os 13 anos, e como tal, decidiu parar de consumir carne e os seus derivados em prol de conseguir fazer a diferença, este livro vai deixar um carinho especial no meu coração.
Gostei imenso da crítica, do quão as pessoas conseguem cair tão facilmente em populismos e ideologias cegamente pelo simples facto de estarem saturadas por não verem o avanço das mudanças que são realmente necessárias. Devemos manter sempre em mente que as alterações climáticas exigem urgência já há quase 30 atrás mas que apesar de tudo o equilíbrio e a mudança não surgem com regimes totalitários e violência.
O enredo em si é bastante cinematográfico, principalmente o final, o que pessoalmente não me contenta muito na leitura. No entanto, admito que seja uma leitura extremamente necessária e relevante.
Profile Image for Jéssica Oliveira.
12 reviews3 followers
July 20, 2024
4,5 ⭐️
O que dizer sobre este livro?
Uma distopia que me cativou ainda antes de iniciar a sua leitura. Um tema não só interessante como necessário. Existe sim uma urgência climática mas será que todos os fins justificam os seus meios? Quais os limites da moralidade?
Gosto da forma como a Filipa escolheu trazer estes tópicos ao de cima.
Este livro fala também muito sobre amizade, sobre amigos que viram família e sobre o perdão.
Profile Image for Ana.
190 reviews42 followers
October 24, 2024
Em Admirável Mundo Verde, Filipa Fonseca Silva explora bem a ideia de que, como diz o povo, “de boas intenções está o inferno cheio”. Sim, uma revolução climática é necessária, sim, todas as revoluções precisam de um líder e sim, o objetivo é criar um mundo melhor para todos. Mas se para isso se concentrar o poder numa mão cheia de pessoas, se removerem liberdades, se aumentar o controlo e se recorrer à violência, os meios justificam os fins?

Essa é a pergunta que fica e que nunca é respondida. Neste caso, faz sentido, cabendo ao leitor construir o que acha que aconteceu depois das últimas palavras. É um livro que, neste aspeto, cumpre o que promete: deixa-nos a pensar numa história que reflete um futuro que pode não estar assim tão distante.

Infelizmente, existiram muitos momentos na narrativa que não foram de encontro às expetativas. O world building é confuso. Não sabemos onde e quando se passa a narrativa e, portanto, assumimos. Sendo um livro escrito em português, eu assumi que seria em Lisboa, Porto, Leiria ou Évora, cidades grandes que contêm hospitais e universidades - já que é mencionado no texto que as personagens trabalham e são estudantes.

Contudo, ao mesmo tempo, é possível ir de bicicleta até ao countryside em menos de nada e a fronteira com outro país (que também não sabemos qual é) fica a uns 30km or so. Se calhar é de mim, mas a esta altura do campeonato, não consigo aceitar escrita preguiçosa sobre o guise de “fica para o leitor descobrir por si mesmo”.

Outra coisa que, na cauda disto, me fez imensa confusão, foi o facto de as personagens principais serem tão fáceis a largar um “foda-se”, mas chamarem-se Max e Billie, nomes tipicamente portugueses (ah, e Billie Jean é alcunha, mas nunca nos é explicado porquê). Depois temos o Paolo e o Luc, e o Sr. Joel, a Laura e o David, o que complicou ainda mais o nó que já estava dado no meu cérebro e comprometeu sobremaneira a experiência de leitura. É o que dá quando nos focamos na ação e o restante desenvolvimento fica para depois.

All in all, premissa forte e tema relevante com execução meh e toques de 1984 de Orwell, mas de leitura fácil e rápida, que nos deixa a pensar até à última página.
Profile Image for Vasco Valdez.
13 reviews
July 31, 2025
Tenho de confessar que estou um pouco desiludido com o livro. Passa-se numa distopia "verde", e era nisso que eu esperava que o livro se focasse. O início é interessante porque parece seguir esse caminho, mas rapidamente esquece o "verde" e foca-se quase exclusivamente no autoritarismo, algo que não é novidade para este género. Contudo, não deixa de ter sido uma leitura agradável e parte do lucro do livro remete para associações ambientalistas.
Profile Image for Ana Catarina.
80 reviews25 followers
June 14, 2024
Acabei de devorar este livro!

O tema é super atual, abordando questões ambientais num mundo distópico assustadoramente próximo da nossa realidade. Além disso, o livro levanta a velha questão: os fins justificam os meios? Uma leitura que nos faz pensar sem perder o ritmo.
Aconselho a todos os que procuram uma leitura envolvente e com um ritmo alucinante que também vos faça refletir!
Profile Image for Sara Oliveira.
482 reviews815 followers
August 17, 2025
Que surpresa de livro!

Foi a minha leitura de eleição para me fazer companhia durante a tarde do apagão e não podia ter escolhido melhor. Já tinha lido da Filipa antes, mas este foi, sem dúvida, o meu favorito até ao momento.

Um conceito maravilhoso, cheio de significado ainda que num livro mais curto do que o esperado. Acho que a Filipa conseguiu encher cada página com tudo o que foi preciso para uma obra inesquecível. Nem sou pessoa de gostar do tipo de final escolhido, mas resultou tão bem que nem me posso chatear.
Profile Image for Leandra.
509 reviews16 followers
August 19, 2024
Laura, Max e Billie são 3 amigos que lutam contra as alterações climáticas, criando uma organização na universidade onde andam.
As iniciativas são um sucesso e as Brigadas Verdes recrutam Laura!

Nesta distopia, que poderia acontecer num futuro próximo, somos alertados para as atitudes que tomamos no dia a dia e leva-nos a questionar a que custo queremos um planeta mais saudável e sustentável.
Profile Image for João Pedro Fernandes.
65 reviews4 followers
April 13, 2025
“In the name of the Earth, we buried democracy.”

PT | EN

Admirável Mundo Verde apresenta uma premissa ousada e bastante relevante para os tempos atuais: um futuro distópico onde uma ideologia ecológica radical acaba por degenerar numa ditadura disfarçada de progresso sustentável. A história passa-se numa nação não mencionada, transformada pela “Revolução Verde”, onde o combate às alterações climáticas deixou de ser apenas uma causa nobre para se tornar um instrumento de controlo social. Neste novo regime, o bem-estar do planeta é colocado acima da liberdade individual, criando uma atmosfera opressiva disfarçada de boas intenções.

O livro acompanha a vida de uma protagonista que, ao relatar os acontecimentos na primeira pessoa, transmite-nos a sua visão íntima e subjetiva do regime. Esta escolha narrativa, embora envolvente a nível emocional, limita bastante o alcance da história. Faltam-nos visões alternativas, informações sobre o funcionamento da sociedade fora da experiência da narradora, e uma noção mais abrangente do impacto real da ditadura ecológica sobre o país. Talvez uma abordagem em terceira pessoa tivesse enriquecido o universo e ampliado a força da narrativa.

A escrita de Filipa Fonseca Silva é clara, direta e fluida, mas por vezes demasiado apressada. A autora opta por privilegiar os pensamentos da protagonista em detrimento de descrições mais pormenorizadas das ações, diálogos ou mesmo da ambientação do mundo distópico. O ritmo acelerado acaba por sacrificar a construção do cenário político e social, deixando o leitor com mais perguntas do que respostas. A transformação do regime, por exemplo, é apenas mencionada, quando seria fascinante acompanhar os primeiros passos da tal “Revolução Verde” e como a ideologia foi gradualmente deturpada até atingir um autoritarismo disfarçado.

Apesar da abordagem algo superficial, é impossível ignorar a relevância do tema. A crítica implícita ao extremismo, mesmo quando motivado por causas nobres, é pertinente e bem colocada. A obra mostra como, em nome de um bem maior, se pode justificar qualquer tipo de repressão — uma ideia inquietante e muito atual. A forma como o “bem ecológico” se transforma numa arma de opressão é, sem dúvida, o ponto mais forte do livro, oferecendo um alerta subtil mas poderoso.

Contudo, a falta de profundidade no desenvolvimento do universo impede que Admirável Mundo Verde atinja todo o seu potencial. Senti que a história começou com uma ideia brilhante, mas foi contada com pressa e sem o cuidado necessário para nos fazer imergir verdadeiramente naquele mundo. O leitor é lançado numa realidade alternativa que soa crível e assustadora, mas não tem tempo suficiente para a explorar, questionar ou entender em profundidade. Isso prejudica a experiência e reduz o impacto emocional da leitura.

No final, Admirável Mundo Verde é uma obra com um conceito inteligente e atual, mas que peca pela execução. Falta-lhe fôlego, detalhe e uma maior ambição narrativa para realmente deixar marca. Ainda assim, é um bom ponto de partida para reflexões sobre o futuro ecológico, os perigos do fanatismo ideológico e a linha ténue entre progresso e opressão. Avaliação final: 3/5.

________

The Green Brave New World presents a bold and timely premise: a dystopian future where radical ecological ideology devolves into authoritarianism under the guise of environmental salvation. Set in a transformed nation, the so-called “Green Revolution” shifts from well-meaning climate action to a full-fledged regime where individual freedoms are sacrificed for the supposed good of the planet. It’s a chilling depiction of how noble ideals can be twisted into mechanisms of control — a story that feels unsettlingly plausible.

Told entirely from a first-person perspective, the narrative gives us an intimate look into the mind of the protagonist, but this choice comes with limitations. The reader is confined to a single lens, without broader insights into the functioning of this new society. There’s little exploration of how the regime evolved or how others perceive and navigate this green dictatorship. A third-person narrative might have broadened the scope and given the story more depth.

Filipa Fonseca Silva’s prose is swift and clear, but at times too hurried. She often favors the protagonist’s inner monologue over detailed descriptions of scenes, actions, or dialogues. As a result, the reader is left craving a richer sense of the world. We hear about the eco-dictatorship, but we rarely see it in action. The fast pace, while readable, sacrifices immersion and depth, particularly when it comes to worldbuilding.

Still, the book’s central message is a strong one: even the most virtuous causes can be corrupted when wielded by power-hungry hands. The novel raises critical questions about environmentalism, freedom, and control. What happens when the fight for a better planet becomes a justification for surveillance, censorship, and repression? That’s the core tension at the heart of this story — and it resonates deeply in today’s world of polarized ideologies.

That said, the story feels rushed, and much of the narrative potential remains untapped. The transformation from democracy to eco-fascism is barely touched upon, and the tension could have been built up more gradually. I wanted to know more — about the leaders, the enforcers, the rebels, and the mechanisms of compliance. Instead, we are offered a glimpse rather than a panorama. The book starts with a brilliant idea but races through it, leaving the reader somewhat unsatisfied.

Overall, The Green Brave New World is a novel with an important message, but one that could have been far more impactful with deeper exploration and richer storytelling. It’s an urgent call to reflect on the balance between environmental duty and personal freedom — and a reminder that good intentions do not guarantee good outcomes. Rating: 3/5.
Profile Image for Ana Goulart.
210 reviews33 followers
March 1, 2025
Gostei do livro mas penso que se centra mais na questão da amizade e fidelidade entre os personagens principais, Laura. Max e Billie, do que nas questões ecológicas. Gostava que tivesse sido dado mais ênfase às medidas (exageradas e autocráticas) levadas a cabo após a revolução das Brigadas Verdes.
Profile Image for Mar.
145 reviews
September 3, 2024
Não foi uma leitura má, houve vários elementos que gostei. A história em si é cativante e a parte final do livro fez-me querer saber logo como acabava, devido ao suspense.

Mas não diria que é um bom livro. Não me senti investida em nenhuma das personagens. Mesmo os 3 principais não têm traços de personalidade evidentes. Há acontecimentos que entendo que são suposto ser marcantes, mas não senti nada pelas pessoas a quem aconteceram.

Sou fã de diálogos. Adoro ver como diferentes personagens falam a interagem. Este livro faz de tudo para não ter uma cena de diálogo. E quando falam, o discurso dos personagens é demasiado bem estruturado para ser natural.

Não gostei de como foram elaborados os diferentes pontos de vista. Começa com a Laura, com o texto normal, mas nos outros capítulos dela está tudo a itálico. Em vez de se mostrar o que aconteceu aos personagens enquanto estiveram separados, são feitos capítulos em formato de monólogo a contar as suas experiências. Eu preferia ter lido as coisas a acontecerem, não alguém a recontá-las por alto.

Não entendi por que motivo as Brigadas Verdes usam a inteligência artificial. Esse tipo de tecnologia usa imensos recursos energéticos, não é de todo sustentável ou justificável na sua perspectiva. Não sei se for como forma de provar a sua hipocrisia ou se foi uma falha, mas pareceu-me mais a última.

Houve certos pontos em que me vi a concordar com as Brigadas Verdes. Alguns atos que cometeram foram de loucura, mas outros (igualmente rebaixados pela narrativa) fizeram todo o sentido para mim.

Enfim, fico desgostosa porque queria dar uma chance a uma autora portuguesa. Mas não recomendaria este livro.
Profile Image for Catarina Cardoso.
61 reviews4 followers
February 18, 2025
Totalmente fora do registo ao qual estou habituada por parte da Filipa, mas igualmente maravilhoso.
Não é o tipo de história que eu normalmente leio, mas dada a autora, não tinha como não dar uma oportunidade. E, mais uma vez, não desiludiu.
Considero o livro muito bem pensado, coeso, visualmente impactante e com uma escrita vertiginosa.
Agora, só espero que tenhamos a oportunidade de vê-lo convertido numa longa-metragem num futuro muito próximo.
Profile Image for Lili(ana).
158 reviews40 followers
April 12, 2025
Para mim uma distopia tem de ser minimamente plausível e duvido que num futuro próximo as massas se revoltem e apoiem um movimento ambientalista.
Profile Image for Cátia Jorge.
56 reviews8 followers
July 31, 2024
Admirável mundo verde 🍀

Laura, Billie e Max são colegas de apartamento e fazem parte do grupo Estudantes pelo Planeta. Através de pequenos gestos do seu dia a dia acreditam que podem minimizar a pegada ecológica e tentam convencer os outros a fazerem o mesmo. Defendem que é através da educação que podem mudar o mundo.

Mas, um dia, Laura conhece Paolo, um ativista ambiental que há muito perdeu a fé na hipocrisia dos decisores políticos que jamais deixarão de pôr os interesses económicos à frente das emergências ambientais. Deslumbrada pelo discurso e determinação de Paolo, Laura embarca nas Brigadas Verdes e assume-se como uma das principais protagonistas da Revolução que vai mudar o país.

Contudo, estava longe de prever a onda de violência e terrorismo que estava prestes a acontecer. Grande empresários assassinados pelos crimes ambientais que cometeram, controlo radical da natalidade, cidadãos comuns que são punidos por pequenos delitos ambientais e uma ditadura verde que vai crescendo e minando toda a sociedade.

Mas será a violência o único caminho para recuperação ambiental? Poderá Laura, com a ajuda de Billie e Max reverter o caminho que começou?

Encontro neste livro traços do Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, e muitas influências de 1984, de George Orwell.

É sem dúvida uma distopia muito necessária que todos deviam ler. Consigo identificar-me muito com a revolta em relação à inércia política e custa pensar que só uma revolução radical poderia abrir os olhos dos negacionistas ambientais.

Admiro muito a coragem da Filipa por ter avançado com esta história e por ter saído do registo a que nos habituou nos seus livros anteriores.

Uma distopia que recomendo muito, sobretudo aos mais jovens que vão sofrer num futuro próximo as consequências das medidas que não estão a ser tomadas hoje.

Parabéns Filipa
Profile Image for Filipa Oliveira.
31 reviews1 follower
September 1, 2024
Só tenho uma coisa a pedir à Filipa: por favor, escreve mais distopias como esta!

Sempre tive um “fascínio” pelo modo de sobrevivência que se ativa numa realidade distópica como a que a Filipa nos relata. É, talvez, do conteúdo cinematográfico que mais consumo com fulgor, porque me faz questionar o tanto que dou como garantido, seja a segurança de ser e estar, seja a compreensão do que é pertencer (e, por consequência, obedecer) a um conjunto de regras impostas pelo poder. Fico embebida nas questões que me vou colocando a mim mesma, no estado da lei e da ordem e da disciplina que ordena civilizações.

Esta foi a primeira distopia que li e que não podia ter ficado mais viciada. Quer pela sua natureza, quer por relevar temas tão atuais e tão urgentes como o combate ao ataque ambiental de que o nosso planeta tem vindo a ser vítima ao longo dos anos. É, também ele, um lembrete do perigo do radicalismo das ideias e, simultaneamente, um chamamento para uma consciência ecológica que urge em cada um de nós.
Profile Image for Filipa.
623 reviews1 follower
Read
June 18, 2024
Li de uma assentada! Impossível largar até terminar a última página!!
Profile Image for Carolina Biscaia.
29 reviews
October 21, 2024
Uma distopia (tão bem construída) que leva ao extremo uma sociedade verde e nos "obriga" a reflectir em como a polarização nunca é o caminho. Uma utopia será sempre imaginária..
Faz-nos também pensar nas nossas próprias acções. Nos nossos activismos imperfeitos (sendo que imperfeitos aqui, não é uma crítica, é um facto, rodeado de um abraço).
"Primeiro, identificar empresários sem escrúpulos, juízes corruptos, políticos inconsequentes e eliminá-los de forma poética, conforme o crime cometido." E se fosse connosco? Como seria a nossa morte?
Tenho só pena de quão parece ser. Gostava de ter vivido mais tempo na companhia destas personagens, desta história e das Brigadas Verdes (por muito macabro que pareça) .
This entire review has been hidden because of spoilers.
Profile Image for Um Rapaz Que Lê .
142 reviews210 followers
August 3, 2024
5 estrelas!

Este é um daqueles livros que me vai ficar marcado na memória durante muito tempo, não só pelo tema que é tratado no mesmo, mas também pela forma irreverente como a Filipa o escreveu.

Temos personagens maravilhosas que vivem nas páginas deste romance, que a certa altura transcendem o papel de tão reais e verosímeis que são. São personagens com várias camadas, que vão sendo desconstruídas ao longo da leitura, uma vez que a autora recorre à narração de eventos do passado, de modo a explicar muitas situações e acontecimentos no presente do livro.

É um livro pequeno, sem palha para encher as páginas, o que torna a leitura muito fluída e viciante. A narração em primeira pessoa ajuda muito a que a leitura seja feita com tanta avidez, uma vez que sentimos que a narradora está a ter uma conversa orgânica e natural connosco, leitores desta história.

Diria que este livro é um abre olhos para a nossa sociedade, não só para ficarmos com receio do que poderá vir a acontecer, mas também para mudarmos alguns dos nossos comportamentos em relação ao ambiente comum, e à preservação do mesmo.

Displaying 1 - 30 of 142 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.