"A maior parte das pessoas quando pensa em Algarve pensa em dias regalados em praias de areia fina e belos banhos no mar morno. Foi para gozar essas delícias que o grupo se instalou na Pensão Mar Azul. Mas afinal, que trapalhada! Uma velha actriz americana, uma piscina de luxo cheia de piranhas e caranguejos, um jardineiro que fazia versos ao luar, chineses em acção... que férias!"
Ana Maria Magalhães nasceu em Lisboa no dia 14 de Abril de 1946. Professora de Português e História do ensino preparatório.Em 1976 conheceu a Isabel Alçada. Em 1982 tentaram o primeiro livro: Uma Aventura na Cidade. Iniciaram a colecção "Uma Aventura" com o objectivo de proporcionar aos alunos livros para ler com prazer. Esta colecção constitui um êxito sem precedentes entre os jovens portugueses e dispõe já de cerca de três dezenas e meia de livros. O ministro da Educação chamou-a para integrar a equipa que se ocupou da Reforma do Sistema Educativo entre 1989 e 1991. Desempenhou funções de coordenadora de reforma curricular do 2º ciclo. Em 1994 aceitou o convite da Expo’98 para dirigir o Jornal do Gil. Em 1997 foi destacada para o gabinete do Ministro da Educação a fim de estabelecer a ligação pedagógica entre o Pavilhão de Portugal da Expo’98 e as escolas.
Uma viagem à minha infância! E confesso que não me lembrava absolutamente de nada deste livro! Tudo o que recordo da colecção é a personalidade da Teresa, Luísa, Pedro, João e Chico. Li o livro em voz alta, expliquei palavras e expressões que que não uso habitualmente e fiquei surpreendida (pela positiva) com a forma como está escrito. Fantástico trabalho da Ana Maria Magalhães e da Isabel Alçada, que eram das minhas escritoras preferidas (e que fiquei a saber recentemente ainda publicam livros nesta colecção!)
Foi o primeiro livro que eu li desta coleção. Uma história cheia de aventuras. Antes não gostava lá muito de ler mas quando acabei este livro passei a adorar.
Adorei o livro e gostei que fosse escrito de maneira a que não nos apercebêssemos em que parte do Algarve era passada a história, pois assim podemos imaginar em qual quer zona. PS, vi primeiro o episódio da série e é dos que é menos fiel ao livro e apesar de ser fiel em muitas parte falta algo. 5*
Num intercâmbio de livros entre colegas, no 9º ano de escolaridade, tive a oportunidade de ler "Uma Aventura no Algarve". Gostei muito e a partir daí comecei a ter interesse por esta colecção. Muitos outros se seguiram. Uma escrita simples e envolvente que nos leva a querer saber o que vai acontecer nas páginas seguintes.
Foi um dos primeiros livros que li na minha vida, ainda estava eu a frequentar a primária. Sendo do Algarve foi logo uma história que me chamou deste cedo à atenção. Foi derivado este livro que comecei a gostar de literatura.