Qual o sentido de estudarmos a Antigüidade em pleno século XXI? O que a cultura clássica tem a ver com a gente? A resposta reside no fato dela estar muito presente no nosso cotidiano - no direito, na estrutura de pensamento, na língua, na política. Enfim, as culturas que poderiam estar presas ao passado, atravessaram séculos fornecendo subsídios e matéria- prima para tantas outras culturas.
Ótima leitura, numa abordagem leve e objetiva do autor sobre essas duas civilizações tão marcantes, e que pelo processo historiográfico acabou influenciando no mundo até os dias de hoje.
Para quem está querendo iniciar os estudos clássicos, este livro serve perfeitamente como uma introdução. Utilizando uma linguagem clara e objetiva, Funari relata detalhes acerca da política, sociedade, religião, sexualidade, e costumes dessas duas civilizações antigas. Ao pegar o livro e constatar o título e o seu tamanho, você já sabe que o autor não tem nenhuma pretensão de esboçar especificidades. Uma ótima leitura para alunos do ensino médio!
O livro é uma introdução interessante, trazendo um panorama muito legal acerca da política e cultura das sociedades gregae romana. Não estou aprofundado no assunto para dizer se o autor trouxe informações fidedignas em todos os aspectos, todavia, quanto ao aspecto teológico do Cristianismo, isto sim posso dizer que há uma ignorância por parte do autor, que comete algumas boas gafes.
Ainda que de forma bastante rápida, mas não superficial, o autor nos apresenta todos fatos principais das histórias da Grécia antiga e de Roma, de seu nascimento até seu ocaso, sendo um excelente ponto de partida para aqueles que quiserem se aprofundar mais no tema. Recomendo fortemente!
Uma ótima introdução ao estudo histórico das antigas civilizações grego-romanas. Funari tem uma escrita fluída, envolvente e sucinta, recomendo tanto para leigos como para estudantes do ensino superior
Reli inteirinho pra preparar aula então também vai entrar pra conta. Acho um livro bom principalmente por ser acessível para quem não está dentro da academia.
Um bom livro introdutório pra quem quer saber mais sobre a antiguidade clássica. Conheci muitas coisas interessantes.
"Foi isto que tornou o cristianismo atrativo para as mais diversas classes sociais, pois ao sofrimento e às incertezas no presente o cristianismo contrapunha a esperança e o consolo de uma vida feliz e eterna no além."
"As religiões e as filosofias sabiam-se múltiplas, não pretendiam impor-se a todos. Uns eram de um jeito, outros de outro. Esta a essência do mundo antigo que se alterou, de forma radical, com o cristianismo de Estado."