Jump to ratings and reviews
Rate this book

Lisboa Triunfante

Rate this book
O romance definitivo sobre uma Lisboa mágica, simultaneamente um tesouro literário e um triunfo da imaginação

Lisboa Triunfante é um romance épico sobre a rivalidade entre duas figuras misteriosas, cuja contenda milenária se cruza com a história da capital portuguesa. Desde as origens pré-históricas de Lisboa até aos anos turbulentos que antecederam a implantação da República, passando pela elevação da cidade a capital do Reino por Afonso III e pela construção enigmática do Mosteiro dos Jerónimos, a galeria de personagens que dão vida a Lisboa Triunfante contém figuras como Frei Gil de Santarém, D. João V e Aquilino Ribeiro. Reunindo elementos de romance histórico e fantástico, este é o livro definitivo sobre uma Lisboa mágica, que possui tanto de reconhecível quanto de maravilhoso. Lisboa Triunfante é um triunfo da imaginação.

415 pages, Paperback

First published January 1, 2008

3 people are currently reading
76 people want to read

About the author

David Soares

48 books104 followers
David Soares é autor dos romances "Batalha", uma história que discorre sobre o fenómeno religioso a partir do ponto de vista dos animais, "O Evangelho do Enforcado", que conta a história dos painéis de São Vicente de Fora, "Lisboa Triunfante", uma história mágica sobre a capital portuguesa, e "A Conspiração dos Antepassados", sobre o encontro do poeta Fernando Pessoa com o mago inglês Aleister Crowley. Publicou quatro livros de contos, dez livros de banda desenhada, dois livros de ensaio e dois discos de spoken word. Na sua carreira como autor de banda desenhada (publicado em França), foi premiado com quatro troféus para Melhor Argumentista Nacional e uma bolsa de criação literária, atribuída pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas e pelo Ministério da Cultura.
Em 2009, viu um excerto do seu romance "Lisboa Triunfante" ser publicado na revista literária polaca "Lampa", uma edição do Instituto Camões na Polónia. Também trabalha como tradutor, tendo assegurado a tradução de obras de autores como Alan Moore, Clive Barker e Philip K. Dick.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
28 (40%)
4 stars
21 (30%)
3 stars
12 (17%)
2 stars
6 (8%)
1 star
3 (4%)
Displaying 1 - 9 of 9 reviews
Profile Image for Ana.
749 reviews113 followers
November 16, 2021
3,5

Ia arrendondaar para baixo por causa dos elementos de horror, que achei exagerados. Mas como percebo que é uma questão de gosto pessoal e não acho justo culpar o autor por isso, até porque me parece que o horror é uma característica da escrita dele, acabei por arredondar para cima.

Gostei mais do Batalha, o único livro que tinha lido até agora do David Soares, mas gostei muitíssimo da ideia por trás do enredo deo Lisboa Triunfante, da forma como a história é contada e da inclusão de todos os elementos históricos e literários que está feita de uma forma muito hábil. Muito bom!
Profile Image for Célia | Estante de Livros.
1,188 reviews276 followers
December 29, 2008
Este foi o primeiro livro que li do escritor português David Soares, também autor de "Os Ossos do Arco-Íris" e "A Conspiração dos Antepassados", para além da participação no livro de contos "A Sombra Sobre Lisboa". Fica desde já o agradecimento à Saída de Emergência por me ter proporcionado a oportunidade de ler este livro.

Lisboa Triunfante percorre momentos da história da cidade, agregando elementos históricos, fantásticos e de horror, que constituem uma mistura no mínimo interessante. Os momentos históricos de que falo proporcionam-nos igualmente o encontro com diversas personagens de vulto na nossa história, como Aquilino Ribeiro, D. João V, Sá de Miranda ou D. Afonso III, cuja participação vai sendo entrelaçada com a presença de duas figuras míticas, o Lagarto (por vezes representado pel serpente) e a Raposa, eternos inimigos.

O meu gosto pessoal levou-me inevitavelmente a regozijar-me principalmente dos elementos históricos do livro. Os meus parabéns ao autor pela visível extensa pesquisa histórica, que emprestam bastante verosimilhança às personagens e à própria imagem histórica da cidade de Lisboa. Por outro lado, achei muito intrigante a constante presença da Raposa (principalmente esta) e do Lagarto em todas as fases que compõem o livro... O final trouxe finalmente a revelação das suas motivações e posso dizer que foi surpreendente! Gostei também das reflexões finais acerca da importância da imaginação... dão que pensar! O que menos gostei foi dos elementos de horror presentes no livro, porque muito sinceramente não sou fã do género.

Uma nota final para a escrita do David Soares: escreve muito bem e tem um vocabulário muito rico. Fiquei surpreendida!
Profile Image for Natacha Martins.
308 reviews34 followers
December 25, 2015
De David Soares apenas tinha lido "O Evangelho do Enforcado" de que gostei bastante. Não sei se a minha opinião sobre este "Lisboa Triunfante" sofreu por ser o meu segundo livro de um autor que me deixou com expectativas elevadas... A verdade é que tive muita dificuldade em entrar na história, não me identifiquei com a escrita que achei, principalmente no início, forçada na utilização de termos e expressões que, duvido alguém saiba o que querem dizer. Achei a história confusa. Tenho pena de não ter conseguido apreciar o livro porque ao ler outras opiniões fico com a sensação que me escapou qualquer coisa. :/

De uma forma muito resumida, porque confesso que tenho alguma dificuldade em opinar sobre este livro, "Lisboa Triunfante", tendo como palco a cidade de Lisboa, conta a história da própria cidade e de sua construção. Lisboa é o fruto de uma luta intemporal entre duas forças poderosas, a raposa, trapaceira, imaginativa e criativa - adorada pelas mulheres - e o lagarto, símbolo da razão e da lógica - seguido pelos homens - acredita na destruição como catalisador da evolução e do desenvolvimento, o que resulta da destruição e sempre melhor do que aquilo que existia.
No início, numa Lisboa por inventar, era a raposa quem reinava, as mulheres eram as líderes numa incipiente sociedade pré-histórica até que os homens, orientados pelo lagarto, as derrotam e assistimos, através da escrita de David Soares ao aparecimento dos primeiros alicerces de Lisboa até aos dias de hoje. Lisboa é o resultado desta luta entre estas duas figuras poderosas, que lutam entre si, deixando as suas marcas na majestosa arquitectura da cidade.

A parte mais interessante são mesmo as descrições, que acredito serem próximas da realidade, de Lisboa em tempos idos. Os cheiros, as pessoas e os costumes.

E é isto. Não sei que mais dizer, a não ser que, embora não tenha adorado o livro, também não o odiei. Acho que não o entendi ou não me apanhou numa fase boa. Estes rodeios todos para vos dizer, que se o tivesse odiado não o recomendaria, no entanto recomendo. Recomendo porque embora não tenha sido leitura para mim, sinto que é definitivamente leitura para muitos, tendo em conta as opiniões que li sobre ele. Talvez numa outra vida venha a ser leitura para mim. :)

Boas leituras!
Profile Image for Artur Coelho.
2,603 reviews74 followers
July 10, 2011
Olhar para esta obra de David Soares é uma tarefa complexa. Misto de romance histórico com horror, destaca-se por uma profunda erudição espelhada na caracterização de Lisboa ao longo de diferentes épocas históricas e uma forte componente metafísica que reflecte sobre as dualidades que caracterizam a história humana.

Neste romance, Lisboa é o palco de uma batalha intemporal entre duas forças que apesar de opostas se complementam, uma representando a imaginação criativa com um toque trapaceiro e outra o poder da lógica e da razão que destrói para reconstruir. Estas encarnam-se nas figuras da Raposa, remetendo para O Romance da Raposa de Aquilino Ribeiro e para as epopeias medievais do Roman de Rénard antecessora da obra de Aquilino, e na figura do Lagarto, eterno opositor da criatura matreira e trapaceira cuja voz melífula convence o mais empedernido dos cépticos.

As sementes da batalha são lançadas na época pré-histórica, num tempo em que os neandertais enfrentam a extinção face ao homo sapiens, e Lisboa desenvolve-se e evolui ao sabor da tensão entre as duas forças em violenta oposição. Os homens, com os seus sonhos, esforços, ânsias e crenças, são meros peões numa luta titânica que ultrapassa os limites do nosso universo. É também um combate sem fim, espelhado numa circularidade que se eterniza reflectindo a complementaridade entre as duas forças.

O poder descritivo e erudição de David Soares mergulham-nos na Lisboa de diferentes épocas em descrições vívidas que espelham com rigor histórico as vivências e o sentido espacial da cidade. É toda uma faceta de enorme valor nesta obra, assinalável pela sua profundidade que ultrapassa os limites da literatura de género a que este autor está associado.
Profile Image for Joel Gomes.
Author 22 books50 followers
May 29, 2012
Acabei de ler o livro há cerca de trinta minutos; estou, por isso, ainda naquela fase em que procuro dar sentido a tudo o que absorvi. Não julguem pelas minhas palavras que é um livro complicado. É e não é.

A frase "é um livro que exige uma leitura atenta" é muitas vezes aplicada a livros que não têm qualquer explicação. Desculpam-se as dificuldades de interpretação que o leitor, por vezes, tem, com a desatenção deste. 'LISBOA TRIUNFANTE' é um dos casos em que a atenção do leitor é premiada ao conduzi-lo a uma interpretação sólida da história. (Uso o termo 'sólida' em vez de 'definitiva' porque sou da opinião que, no que concerne à Imaginação, não existem interpretações absolutas.)

Este foi o quarto romance de David Soares que eu li (o segundo publicado) e coloco-o, em ex aequo, com 'BATALHA'. Deixo o segundo e terceiro lugares para 'A CONSPIRAÇÃO DOS ANTEPASSADOS' e 'O EVANGELHO DO ENFORCADO'. (Os livros de contos são outro campeonato.)
Profile Image for Nuno Ferreira.
Author 19 books85 followers
October 16, 2015
Uma Lisboa desconhecida espera-nos no desfolhar destas páginas. Escrito com a prosa ao mesmo tempo terna e macabra com que o autor já habituou os seus seguidores, Lisboa Triunfante é um hino à Lisboa intemporal, aliando o horror e a fantasia à História da nossa capital de uma forma artística. Fui completamente assoberbado por este livro; logo ao primeiro capítulo já estava rendido à brutalidade do autor. A história do menino pré-histórico é capaz de tocar qualquer coração, e o final do capítulo, de mórbido desenlace, deixou-me completamente à toa sobre o que me esperava da história. Os capítulos seguintes foram um desenrolar de surpresas. O mistério em torno de Aquilino Ribeiro povoou o meu imaginário durante todo o livro, e adorei a forma como o autor usou a sua Salta-Pocinhas do Romance da Raposa da forma que usou. Mas não se ficou por ali. Sá de Miranda, Gil Vicente, Frei Gil de Santarém, D. João V, D. Afonso III, João de Castilho e Diogo Boytac são figuras de destaque em toda a narrativa. Cada capítulo é dedicado a um espaço temporal em que personagens riquíssimos da nossa História têm um papel crucial. Em comum, apenas Lisboa e o seu legado simbólico. Adorei, por exemplo, o encontro entre Aquilino Ribeiro e Fernando Pessoa. Apesar de breve, foi um momento repleto de magia, em que fui incapaz de ocultar um sorriso.

David Soares fez um trabalho notável de pesquisa, como se pode verificar pela bibliografia ao fim das 415 páginas. E ao final do livro, ele convida-nos a perceber a essência do mesmo: tudo o que existe é fruto da imaginação. Este livro pode pegar em simbolismos ocultos pela treva dos antigos e ressuscitar enigmas do passado; ele traz-nos significados ocultos em colunas de pedra; ele traz-nos a vida de homens que existiram no nosso mundo. Todavia, o autor colou todas as peças de uma forma em que tudo faz sentido, embora saibamos que nada daquilo é real. Usando o fantástico, David Soares presenteia-nos com verdades ocultas e pontas que nos suscitam inquietação e interesse. Achei muito boa a forma como o autor usou todas as crenças relacionadas com a raposa e o Homem Verde para o seu proveito narrativo. E em relação à escrita, nada a apontar. Usando um vocabulário muito rico, ele conquista-nos pela sua fluidez e paixão.

O que menos gostei prende-se com a estrutura do livro. No final, tudo fez sentido, tudo estava correlacionado, mas durante a leitura, senti uma certa orfandade ao terminar cada capítulo relacionado com um personagem. Isto porque ficamos sem conhecer a história completa de cada sujeito, mas aceito que esse nunca tenha sido o objetivo do livro. Para conhecer as histórias daqueles homens, basta pesquisar as suas biografias. O que o autor nos quis contar, foi a história daqueles símbolos, a história daquelas crenças, a história de uma raposa e de um lagarto. Achei também que o final soou a irreal, porque fugiu ao clima de mistério antigo que vinha sustentando toda a narrativa e enleou-nos numa nova realidade, uma realidade que o autor soube perfilhar com conhecimentos de física, mas que me soou um pouco a ficção científica mal-amanhada. Ainda assim, foi uma opção do autor que respeito e acabou por fazer sentido. Agora que li, sinto-me ingénuo por não ter percebido como tudo acabaria, acho até que as pistas foram demasiadas para que não as tenha percebido. E no fundo, sentir-mo-nos enganados por um autor é aquilo que queremos ao ler um livro. É acabar a leitura com aquele sentimento de: enganaste-me. Tudo fez sentido, o que me deixou bastante satisfeito com este Lisboa Triunfante.

Não recomendo este livro a qualquer pessoa, porque da mesma forma que ele nos brinda com simbologias, História, um imenso conhecimento do nosso passado enublado e algum enternecimento e melancolia, ele também reserva violência, horror, macabro, sexo, suor e sangue. É um livro mesmo "à minha medida", mas não é para todos os estômagos.

http://noticiasdezallar.wordpress.com
Profile Image for Carlos Silva.
Author 41 books44 followers
February 2, 2013
Estive indeciso entre 2 e 3 estrelas. O livro desiludiu-me bastante.
Displaying 1 - 9 of 9 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.