No dia 20 de julho de 1969, três astronautas norte-americanos chegam à Lua. A data também marca a vida da turma da rua Quinze por outro motivo. É nesse dia que Marcão desaparece, e os meninos da rua começam a investigar o mistério. A única pista que eles têm é uma nota de cinco dólares. O que a chegada de uma menina nova na vizinhança, os desfalques importantes bem dia de jogo decisivo e a descoberta de um morador suspeito com uma cicatriz no rosto têm a ver com o sumiço de Macarrão? Esses acontecimentos vão trazer muita aventura aos últimos dias de férias de Pedro, André, Renato, Tigre e Serginho, que com a ajuda do cachorro Napoleão e de Alípio, um delegado aposentado, vão vivenciar uma história inesquecível. Este clássico, presente na memória dos jovens brasileiros das últimas décadas, vai surpreender as novas gerações e os futuros fãs da série Vaga-Lume.
Marçal Aquino nasceu em Amparo, no interior paulista. É jornalista, escritor e roteirista de cinema e de televisão. Publicou, entre outros livros, o volume de contos O amor e outros objetos pontiagudos, pelo qual recebeu o Prêmio Jabuti, e o romance Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios. Atuou como roteirista de filmes, como Os matadores, O invasor e O cheiro do ralo. Seu trabalho está publicado na Alemanha, Espanha, França, México, Portugal e Suíça. É autor do conto “Balaio” na coletânea Eu sou favela, título inaugural da Editora Nós.
Um livro fascinante da minha época de adolescente. Naquela época não existia literatura voltada para os jovens e também não existia internet. A série vagalume era uma opção sensacional para quem gostava de histórias de aventura!
Tudo que eu disse sobre O castelo animado eu digo o contrário sobre este: fraquíssimo, todos os estereótipos se confirmam, extremamente literal, previsível e pouco inventivo. Que preguiça.
Uma história de aventura e investigação cheia de reviravoltas que marcaram bem minha memória, tornando a experiência no geral muito agradável e divertida.
Eu confesso a vocês que de primeira não me lembrei o motivo de eu ter dado apenas 4 estrelas para essa obra pois guardo lembranças bem boas dela, mas checando minhas anotações e memórias acredito que os personagens principais não me interessaram tanto assim por serem bem bobos e me desprendi em diversos momentos por causa disso.
Mesmo assim continua sendo um ótimo livro e eu definitivamente o indico para quem ficou curioso por sua sinopse e curte essa pegada de enredo mais "detetivesca".