Jump to ratings and reviews
Rate this book

O Ano da Dançarina

Rate this book
No ano de 1918, o jovem médico tenente Nicolau Lopes Moreira regressa da Frente francesa, ferido e traumatizado, para o seio de uma família burguesa de posses e para um país marcado pelo esforço de guerra, pela eleição de Sidónio Pais e pela pobreza e agitação social e política.

No regresso, Nicolau vê-se confrontado com uma antiga relação com Rosalinda, dançarina e amante de senhores endinheirados, e com as peculiaridades de uma família progressista.

Enquanto a Guerra se precipita para o fim e, em Lisboa, se vive a aflição da epidemia e da difícil situação política, a família experimenta o medo e perda, e Nicolau conhece um amor inesperado enquanto trava as suas próprias batalhas contra a doença e os próprios fantasmas. Este é um romance de grande fôlego, histórico, empolgante e profundo, sobre a superação pessoal e uma saga familiar num tempo de grande mudança e turbulência em Portugal.

392 pages, Paperback

First published April 5, 2017

1 person is currently reading
251 people want to read

About the author

Carla M. Soares

19 books315 followers

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
60 (44%)
4 stars
60 (44%)
3 stars
15 (11%)
2 stars
1 (<1%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 30 of 50 reviews
Profile Image for Fátima Linhares.
959 reviews340 followers
December 12, 2022
Escreveu a autora na nota ao leitor: "Se, com esta ficção, o leitor fruir do prazer de uma boa história, se amar as personagens e fechar o livro com uma imagem vívida da Lisboa de 1918 e do que marcou o mundo e os Portugueses dessa época, esta autora ficará feliz."


Considere-se feliz, autora, pois foi assim que eu fiquei ao terminar a leitura.
Profile Image for Ana.
647 reviews122 followers
May 15, 2021
Que livro fabuloso! Nestas páginas a autora faz-nos viajar e ficar a conhecer Portugal em 1918. Um Portugal empobrecido e desfeito, não só devido à Guerra que grassava na Europa, e na qual a participação portuguesa, muito criticada então, teve grandes repercussões na sociedade portuguesa, mas também devido à grande epidemia de Gripe Espanhola, a "Dançarina" que tantas vidas mais ceifou.
Adorei a escrita irrepreensível da autora, as personagens bem construídas e todas as nuances que cada uma delas trouxe ao desenvolvimento da história. Apaixonei-me e emocionei-me muito e descobri muitas coisas sobre este período tão negro da nossa história.
Um grande romance histórico a não perder!!
Profile Image for Ana.
602 reviews68 followers
November 8, 2019
Excelente romance histórico com uma primorosa ligação entre o romance e os elementos históricos.
Profile Image for Calypso.
216 reviews
April 11, 2017
"O Ano da Dançarina" foi a minha estreia com a autora Carla M. Soares. Se já tinha ouvido falar bem da escrita da autora esta leitura só serviu para o comprovar por mim mesma. Foi sem dúvida um prazer.

Quanto ao livro, confesso que não sou fã de romance histórico, mas gostei da história da família Lopes Moreira, em especial dos primeiros capítulos quando tínhamos alguma visão através de Nicolau dos tempos de guerra. Com o avançar da narrativa, Nicolau deixou de ter essas memórias e confesso que senti alguma falta disso, mas compreendo que era necessário que estas fossem desaparecendo para que o leitor soubesse que a personagem ultrapassava os traumas.

Além de Nicolau temos um rol de outras personagens quase todas ligadas à sua família das quais destaco Bernarda, uma mulher forte e de carácter destemido e César, que inicialmente, ganhou grande destaque no enredo. Tendo uma personalidade mais viva do que o irmão Nicolau foi sem dúvida uma mais valia para a história. Admito que fui totalmente apanhada de surpresa pelo desfecho que a autora escolheu para César.

Outra personagem com bastante relevo é Rosalina que se vê caída em desgraça por uma decisão que tomou no passado e que atormenta Nicolau e os Lopes Moreira numa tentativa inútil de recuperar o que ela mesma jogou fora. Foi, para mim, uma das personagens mais marcantes e mais uma vez não esperava o desfecho que a autora escolheu para ela.

Foi sem dúvida uma leitura que gostei, um livro capaz de nos cativar e que nos dá uma visão muito completa da vida no ano de 1918. Contudo, não foi um livro que me conseguisse emocionar e arrebatar talvez por retratar uma realidade.

Recomendo a todos os que gostarem de um bom romance histórico, não se irão arrepender.
Profile Image for Célia Loureiro.
Author 31 books969 followers
July 31, 2017
“O Ano da Dançarina” é o terceiro livro que leio da Carla M. Soares (imperdoável nunca ter lido o A Chama ao Vento), e reafirma uma vez mais a minha teoria de que se cresce a cada livro.

Neste romance encontrei um retrato fiel de época, um enredo equilibrado, um livro polido, uma história cativante. Conforme o título sugere, acompanhamos um ano específico na história do nosso país – 1918 – com todas as tropelias que o pautaram.

Para contextualizar a época: em 1918 celebrava-se o primeiro ano após as Aparições de Fátima. Não havia santuário, não havia reconhecimento do Vaticano, não havia capelinha, e os três pastorinhos ainda estavam vivos e no pastoreio. Nesse ano deu-se um golpe de estado e Sidónio Pais torna-se presidente da recente República Portuguesa, enquanto a nobreza se retorcia ainda de desencanto para com a perda dos títulos nobiliárquicos, os republicanos andam de candeias às avessas e os políticos atropelam-se pelo controlo do futuro da nação. A somar a isto (já de si bastante, contabilizando os ataques dos anarquistas ao parlamento), o Corpo Expedicionário Português perdia a vida em vão nas trincheiras francesas, e ainda surge uma doença indecifrável, um vírus desconhecido que se pensa, hoje, ser uma variante do H1N1, uma mistura de gripe das aves e gripe suína, que se estima que tenha dizimado algo como, pelo menos, 50 milhões de vidas humanas entre os anos de 1918 e 1920 (a Segunda Guerra terá resultado em 70 milhões de mortos, e foi o momento mais negro da História da humanidade, pelo que a gripe foi quase, se não tão, letal quanto isso).

O palco do romance é a residência dos Lopes Moreira, uma família burguesa de cinco irmãos sob a alçada dócil da mãe, viúva, num mundo em constante mudança. Nicolau, Bernarda, César, Eunice, Pedro e Guilhermina vivem um ano inesquecível pelos piores e pelos melhores motivos.

É sobretudo a partir das vivências de Nicolau, médico-tenente, que atravessamos esse ano. Nicolau e os traumas de guerra. Nicolau e a impotência perante a epidemia. Nicolau e o papel das mulheres, a vida noturna, as doenças, a imundície de um povo sem meios e analfabeto. Gostei muito dessa personagem, bem como do seu irmão, César, que reúne uma energia muito jovem e positiva, e que foi a minha personagem favorita. Também gostei de ver os sobressaltos de uma sociedade misógina e patriarcal, que olha com estranheza o desejo de emancipação do género feminino, e que se alimenta de intrigas e jogos políticos.
Houve partes em que se exaltava a pátria – um pouco do nosso Portugal foi forjado nessa época -, e em que me senti arrepiada, porque o retrato era tão nítido que imaginava a silhueta austera do republicano elegante, de bengala, de barbas aprumadas, de chapéu, a consagrar a sua vida e a sua liberdade ao ideal que tinha para Portugal. Diria até que se tece uma exaltação à República, quiçá involuntária, porque mostra os solavancos a que muitos foram submetidos para que outros pudessem gozar de valores maiores – o sufrágio, o direito à greve, à liberdade de imprensa e de expressão.

E a espanhola, ou pneumónica, ou influenza, ou , um horror que se infiltrou tanto em casas de ricos como de pobres, de sidonistas e seus opositores, tão familiar que lhe deram vários nomes, e que ceifou tantas vidas em três fôlegos, dois dos quais arrasadores e vividos nesse ano de 1918... É um retrato macabro da doença, da desinformação, da impotência do ser humano mais esclarecido perante as limitações do seu tempo e do chamado progresso. O Homem vergado à natureza e suas impiedades.

Louvo a meticulosidade da pesquisa, do trabalho realizado com equilíbrio e método, e do racionalismo que, apesar da época conturbada, conduz todas as páginas. Também existem passagens de evidente emotividade, que servem para recordar que os carácteres se moldam nos momentos de maiores dificuldades, ainda que a esperança oscile a cada reviravolta dos elementos.

Um livro que recomendo pelo excelente cuidado com a época, um ano até agora um tanto ignorado no panorama literário (à exceção do Mataram o Sidónio!, do Moita Flores, que, pela sinopse, se assume mais político do que social). Adoro leituras que me obrigam a pausas para fazer pesquisas no google, e que me deixam com o travo agridoce do muito que aprendi e do mais que ainda tenho de aprender a respeito de um assunto que me parece agora do maior interesse.

Um livro que apelou à nacionalista que há em mim, e que apenas não me arrancou aquela quinta estrela porque, como romântica incurável, ansiava por um "Romeu e Julieta" num livro onde a Pátria, ferida, é o motivo de todos os sacrifícios.
Profile Image for Cláudia P..
197 reviews69 followers
April 13, 2017
4,5. Apesar de ter gostado de vários livros da autora, este foi de facto o que me encheu as medidas e ao qual me rendi. E nem me refiro já ao estilo de narrativa, sempre cuidado e um pouco lírico, com muito embalo e mestria na composição de uma história. Rendi-me porque tenho um fraco por histórias familiares, porque me apaixonei por todas as personagens cuja comparência me soube sempre a pouco na impossibilidade de as desnudar a todas numa história centrada essencialmente num único irmão, porque Lisboa se viveu e respirou nestas páginas e ainda hoje, tantos meses depois de ler um dos primeiros esboços, vários momentos me ecoam na mente quando passo pelos ditos locais. Preencheu-me e deixou-me um pouco vazia também, já com saudades, e um dos que irei estimar e reler de tempos a tempos. a opinião completa sairá em breve no blogue.
Profile Image for Márcia Balsas.
Author 5 books107 followers
April 25, 2017
De todos os livros da Carla M. Soares (e eu li todos os que estão publicados) este é, sem dúvida, o meu preferido. Há livros assim, que mandam na minha vontade logo na primeira página, que não me saem da cabeça durante as horas que estamos afastados, que me deixam com saudades de voltar à leitura, de me envolver mais e mais na história e nas personagens.
O Ano da Dançarina é um romance delicioso que se lê com ritmo e alguma compulsão. A escrita da autora continua fluída e cuidada, tendo adquirido bastante segurança que se nota em alguns trechos mais destemidos. Nota-se que a pesquisa histórica foi intensa, mas nunca senti que a informação foi colocada “à martelada” (e é muita informação), mas antes perfeitamente doseada na trama com a ajuda de personagens bem estruturadas.
Quem dera só ler livros assim, com gosto e vontade de galopar pelos parágrafos. E ficar triste por chegar à última página.
Gostei dos detalhes, das descrições das ruas na Lisboa de 1918, dos locais, do vestuário, do enquadramento social e político, de ver surgir em cada personagem uma personalidade influenciada pelo meio, de conhecer os Lopes Moreira, no seu estatuto privilegiado, contudo terra-a-terra, de sentir as dores da guerra em quem nela participou, bem como as ramificações da perda em quem está próximo. Gostei de ler a dor de quem é arrasado por uma epidemia, bem como pelos que assistem com o sofrimento da impotência. Chegaram até mim as amizades, as inimizades, a fúria, a paixão, o amor.
Poucos são os livros que convidam o leitor a uma tão intensa possibilidade de construir, de imaginar e sonhar e, sou honesta, gostava que todas as minhas leituras fossem assim, tão amplas e satisfatórias.
Gostei muito e convido-vos a descobrir a Dançarina, que não é exactamente o que parece
http://planetamarcia.blogs.sapo.pt/o-...
Profile Image for Benedita Santos.
81 reviews26 followers
May 16, 2017
Maravilhoso! Adorei! Ainda estou a digerir... Opinião em breve.

Este é o 3º livro que leio da Carla M. Soares, e sem dúvidas, o meu preferido! Para quem é fã de romances históricos como eu, RECOMENDO a leitura deste livro, pois é simplesmente maravilhoso!
Excelente a escrita e a forma cuidada como todos os pormenores históricos (que revelam extensa investigação) foram sendo introduzidos ao longo da narrativa, de uma forma que não cansa o leitor… Todas as descrições da Lisboa de 1918, os locais, o vestuário, as personagens e todo o contexto social e político, de guerra e epidemia, levam à leitura compulsiva deste livro!
Adorei conhecer a família Lopes Moreira e constatar a sua união, nos bons e maus momentos… A autora conseguiu criar personagens fortes e muito bem estruturadas! Gente de princípios e valores!
Um livro emocionante e escrito com muita Alma! Muito obrigada Carla M. Soares!
Profile Image for Maria João (A Biblioteca da João).
1,390 reviews253 followers
January 9, 2019
9 de 10*

Escolher o "O Ano da Dançarina" como primeira leitura do ano foi uma escolha muito acertada. É uma mania minha, mas tenho sempre tendência para escolher para primeiro livro do ano aquele que, à partida, sei que irei gostar, como se fosse um prenúncio para leituras futuras... Se tal for válido, então comecei claramente com o pé direito. Que livro bom este!
Já não foi a minha estreia com a Carla M. Soares, pelo que já lhe conhecia a qualidade de escrita, mas este livro conseguiu conquistar-me a todos os níveis: a história, o enquadramento histórico, as personagens, os cenários. Tudo junto cria uma obra que é um prazer ler!

Comentário completo em:
https://abibliotecad​ajoao.blogspot.c...
Profile Image for Isa | Mil Histórias.
279 reviews139 followers
November 25, 2021
O único livro que li da Carla M. Soares foi há muito tempo e adorei. Retirei este da estante para o ler quase de impulso. E não me arrependi.

Neste livro viajamos até Portugal de 1918. Uma época marcada pelo pós-guerra e pela Gripe Espanhola. Uma contextualização histórica e social feita de forma brilhante pela autora. Descrições que nos fazem sentir que estamos presentes na história.

Esta foi um leitura compulsiva, em que devorava cada página. Vivi intensamente cada momento desta família. Este é um livro que vai ficar guardado no meu coração. Recomendo vivamente. Parabéns à autora pelo livro fantástico.
Profile Image for Isabel Lopes.
206 reviews14 followers
February 15, 2021
Que livraço. Retrata a Lisboa de 2018 mas poderíamos dizer que retrata a Lisboa de hoje em dia. A epidemia que se alastra, os hospitais cheios, a falta de pessoal as mortes... A saga de uma família que atravessa todas as crises deste ano e as conseguem ultrapassar... Adorei.
Profile Image for Maria.
1,035 reviews113 followers
May 10, 2017
Depois de uma grande desgosto de amor, Nicolau Lopes Moreira decide alistar-se para a Grande Guerra, correndo o risco de morrer.

Após ficar ferido, Nico regressa em 1918 da Frente Francesa, mas com o coração ainda partido.
Convalescente, em casa, decide ler na biblioteca, a dezena de cartas que lhe mandam para saber da sua convalescença. Entre elas está a de Rosalina, jovem dançarina do Tetaro Almeida Garrett que o abandonou para seguir o sonho de dançar na Ópera de Paris.

Já na capital portuguesa, Nicolau revela uma transformação drástica. Apesar de ainda gostar da jovem bailarina está conformado com o facto de que ela não é para si, e decide viver a sua vida longe de uma mulher que lhe quis tanto mal.


"O Ano da Dançarina" é o primeiro livro que leio de Carla M. Soares e deixou-me completamente vidrada na história. Sou fã assumida de romances históricos, e a temática da Primeira e Segunda Guerra Mundial é das que mais me atrai. Saber que se passará um pouco na frente francesa, passando posteriormente para Portugal onde parte da história se passa na narração dos milhares de mortos provocados pela gripe espanhola, como vulgarmente é chamada, deixou-me entusiasmada.

A autora escreve muito bem e elaborou uma história bastante interessante em torno da família Lopes Moreira. Desde o louco Nicolau, que parte para a guerra, para fugir ao seu coração, a César, um bon-vivant, mas um irmão dedicado, a Bernarda, uma rapariga avançada para o seu tempo, tendo recebido por parte da mãe a mesma educação que foi dada aos seus irmãos. Bernarda sabe, inclusive, conduzir e é directora de uma revista. Bernarda, a par de Cecília, foram as personagens que mais gostei, talvez pela veia jornalista que ainda há em mim.



Muito, muito bom.
Leiam.

opinião completa: http://marcadordelivros.blogspot.pt/2...
Profile Image for Sofia Teixeira.
609 reviews132 followers
January 21, 2020
O primeiro livro de Carla M Soares saiu em 2012. Ainda me lembro da febre que trazia comigo naquela altura de querer conhecer novos autores portugueses e a Carla foi uma dessas promessas que se concretizou. Com este seu quarto romance, todas as dúvidas que ainda ousassem existir são obrigadas a dissiparem-se. Estamos perante uma escritora que cresce a cada obra, sendo que O Ano da Dançarina marca a entrada num novo patamar. À semelhança das obras anteriores o registo mantém-se dentro do romance histórico, mas apercebi-me, a certa altura, que quase parecia estar a ler outra autora. Não digo isto num sentido depreciativo, pelo contrário, acho que existe uma maturidade e um atrevimento que transmitem uma maior "segurança" ao leitor, no sentido de realmente sentirmos que estamos a ler uma grande escritora.

É verdade que não sou a maior especialista em romances históricos e, dependendo muito do estilo de escrita, nem sempre tenho a devida paciência para a carga de informação que muitas vezes é despejada. Nisso, a Carla M Soares destacou-se. Acho que do que mais gostei neste O Ano da Dançarina foi precisamente a forma como senti que a cada página aprendia mais um pouco, enquanto me fixava na parte mais sensível - as vidas e personalidades das várias personagens que me iam sendo apresentadas. Isso e também o facto de ter duas personagens femininas fortíssimas. A Carla vai-me desculpar por referir isto novamente, mas lembro-me que o maior entrave à sua escrita naquele primeiro romance tinha sido a minha implicação com a sua protagonista. Desde então, de livro para livro, também os protagonistas têm ganho mais textura e mais fibra, aproximando-se assim muito mais do leitor. Há também que destacar o belo trabalho que a editora fez com a capa e que a autora fez com o título. O Ano da Dançarina é um título super inteligente e que tem muito mais a dizer do que o que possa parecer à primeira vista.

Depois desta leitura, a família Lopes Moreira fica guardada nos nossos corações de forma muito especial. Gostei muito de Nicolau, sim, mas confesso que gostaria de ter sabido mais sobre César. Eu sei, eu e a minha queda para as estrelas cadentes! A Bernarda, a irmã, é das minhas. E que bom que haja romances que reafirmem a coragem das mulheres ao longo da história. Mesmo o foco tendo sido no regresso traumático da guerra de Nicolau, achei que a tipografia teve uma importância bastante elevada também. Cecília foi um misto de emoções. E acho que quando a encontrarem na história por vezes vão ter expectativas que nem sempre são cumpridas, mas que são compreendidas. E o seu avô! Mas que senhor mais adorável! Claro que há mais personagens das quais podia falar, mas deixo isso convosco. A narrativa está a um ritmo muito bom, a acção e a descrição estão muito bem equilibradas e os diálogos são dinâmicos e oportunos. Parabéns, Carla M Soares, aqui está uma obra digna de ser lida do princípio ao fim só com pausas para o indispensável.
328 reviews6 followers
April 7, 2017
Há já algum tempo que aquardava com ansiedade um novo livro de Carla M. Soares, cuja escrita já comparei á de Julio Dinis em conversa com a minha melhor amiga.

Confesso que Nicolau chegou a exasperar-me com a sua falta de orgulho e a certa altura até sorri com a tirada dos seus pensament0s, ...Salva-te a ti próprio, triste exemplo de homem!..., pois estava precisamente a pensar o mesmo na ocasião. Por este motivo César ocupou durante largo tempo o topo da minha preferencia. Todavia com a continuação da leitura Nicolau acaba por se destacar. A bem da verdade quase todas as personagens do livro acabam por nos cativar de uma maneira ou de outra, e no final até a dançarina nos dá pena.

A propósito, excelente título!

Existem poucos autores portugueses atuais cuja escrita goste tanto como a da Carla Soares, simplesmente porque a autora me transporta para dentro da história. Eu vejo, ouço, e cheiro o ar de Lisboa do principio do século XX nas suas descrições. Sorrio e sofro com as suas personagens e, se não lhe atribuo ainda cinco estrelas é porque espero sempre mais. Quem me dera que a história de Eunice e Raoul não se tivesse desenrolado às pressas, mas fosse acontecendo de forma compassada. Talvez para o próximo romance...

Encontro contudo pormenores deliciosos como por exemplo a ligação de personagens a outro livro da autora, ou o documento de 1918 que abre o livro e que achei uma forma brilhante de nos introduzir ao terror que se espalhava na psique coletiva.


Profile Image for Ana.
13 reviews15 followers
June 4, 2017
Quando comecei a ler este livro, pensei: oh não, outro livro que vai ser um manual de História! Por muito que goste de História, faz-me impressão aqueles livros que se dizem romances mas no final não passam de compêndios. Contudo, ao fim de uns capítulos, percebi que estava redondamente enganada. A ação do livro desenvolve-se inteligentemente ilustrada por factos históricos que não aborrecem, antes enriquecem o leitor. Há descrições muito realistas que nos transportam para aquele ano e emoções (ah, o César) que nos fazem derramar uma lágrima. Em suma, é um bom livro, com uma escrita cuidada embora despretensiosa, intercalada por diálogos muito bem conseguidos. Recomendo vivamente a sua leitura! Quanto à autora, Carla, os meus sinceros parabéns! 😀
Profile Image for Fabi.
482 reviews34 followers
March 13, 2018
Gostei deste livro e aprendi muito com ele! Uma história bonita de uma época difícil!
Profile Image for Margarida.
600 reviews15 followers
January 23, 2018
Adorei!! como sempre, adorei este romance, adoro todos os livros da Carla. acho que têm vindo a ser cada vez melhores. adorei a história, aprendi muito com os factos históricos que foram introduzidos levemente, senti-me por momentos naquelas trincheiras lamacentas...as personagens foram todas boas, consisitentes. fiquei triste com o destino de uma delas, mas a vida é assim mesmo.
Como sempre, recomendo este livro a todos, a escrita é fácil mas cuidada, e adorei o facto da Carla não ter aceite a grafia do novo acordo ortográfico :D
Parabéns, Carla
Profile Image for Dina Batista.
393 reviews14 followers
January 21, 2018
Simplesmente apaixonante! O retrato desse Portugal do início do séc. XX, com a primeira guerra e a gripe espanhola a assolar o país é simplesmente maravilhoso. Apaixonei-me pela família Lopes Moreira e chorei as suas perdas, apaixonei-me por essa Lisboa de outra época com os seus tumultos sociais. A autora ligou muito bem os factos históricos com a ficção, fazendo-me procurar saber mais acerca da gripe espanhola no nosso país assim como o desassossego social daquela época. Para quem gosta de romances históricos, recomendo vivamente.
Profile Image for Cátia.
89 reviews8 followers
April 29, 2020
Havia já algum tempo que tinha este livro debaixo de olho e na wishlist da wook.. (sempre longa!)
Finalmente adquiri e foi uma bela surpresa, estreia com a Carla M. Soares, arrependida de não o ter lido antes. História e respectivo desenlace muito bem conseguido, nem damos pelas p��ginas passarem. Tão interessante, que me absorveu por completamente nesta época de pandemia que tb agora atravessamos à semelhança de 100 anos passados. Fico tão contente por termos uma excelente escritora como esta, que se pode equiparar e bem, aos autores internacionais do género. Muito bom mesmo!!
Profile Image for Wicahpis.
152 reviews
October 16, 2017
Este livro leva-nos ao ano de 1918. Ano do térmito da Iª Guerra Mundial, ano da gripe espanhola que muitos mortos causaram...
2 reviews1 follower
March 8, 2021
"Se, com esta ficção, o leitor fruir do prazer de uma boa história, se amar as personagens e fechar o livro com uma imagem vivida de Lisboa de 1918 e do que marcou o mundo e os Portugueses dessa época, esta autora ficará feliz."

Carla M. Soares
Obrigada. Estive em Lisboa de 1918! Adorei o livro!
Parabéns.
Profile Image for Graciosa Reis.
546 reviews53 followers
May 14, 2023
O Ano da Dançarina é a minha estreia com Carla M. Soares. Já tinha lido várias opiniões positivas sobre os seus livros e decidi-me por este, tendo em conta os temas abordados que, apesar da diferença temporal, considero muito actuais.

A acção decorre no ano de 1918, primeiro em França, durante a Primeira Guerra Mundial e depois em Lisboa. Aí acompanharemos as movimentações da família Lopes Moreira, as políticas de Sidónio Pais e a devastação provocada pela gripe espanhola.

Gostei da escrita cuidada e fluida e da forma como os dados históricos se integram na acção. A pesquisa intensa e cuidada realizada pela autora enobreceu a narrativa pois os factos históricos e a ficção cruzam-se na perfeição. As personagens bem construídas e interessantes psicologicamente encaixam com mestria no tempo histórico e nos vários espaços. Na minha opinião, este aspecto é fulcral no livro, causando um forte impacto na história, já que permite uma melhor caracterização das personagens tornando-se um elemento essencial no desenvolvimento dos conflitos sociais, psicológicos e até culturais.

Trata-se de uma história cativante que nos agarra compulsivamente. Gostei do enquadramento social e político e adorei acompanhar e “sentir” intensamente as paixões, as dores, as lutas, as perdas da família Lopes Moreira e dos seus próximos.

O Ano da Dançarina para além da ambiguidade do seu título que muito tem para revelar, oferece ao leitor uma vasta informação sobre a época, mas também a possibilidade de sonhar. Foi uma leitura muito aprazível.
September 16, 2023
Custou-me acabar este livro. Andei a adiar o fim, só para estar mais um bocadinho a conviver com estes personagens fantásticos, cheios de caráter e tão reais que quase lhes conseguia tocar.
Lembrou-me as histórias intrincadas e envolventes do Eça de Queiróz, com uma escrita bem construída, nem demasiado simples, nem demasiado complexa, no tom e ritmos certos. A mesma coisa digo da história, tão bem construída, que facilmente conseguimos viver todos os acontecimentos como se lá estivéssemos. Adorei e recomendo vivamente. A minha fé nos novos escritores portugueses ficou restaurada.
Profile Image for Sofia Silva.
61 reviews3 followers
December 23, 2020
Muito bom, gostei muito da escrita e do ritmo desta autora, vou, com certeza ler mais livros da Carla M. Soares!!!
Sem spoilers, um livro muito adequado para ler nesta altura e para darmos graças pela evolução da medicina e das condições de vida, que apesar de tudo, tornam a epidemia atual a anos luz da Gripe Espanhola!
Displaying 1 - 30 of 50 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.