Jump to ratings and reviews
Rate this book

Os Karas #6

A Droga da Amizade

Rate this book
Como Miguel começou a Turma dos Karas? Como conheceu e por que escolheu Magrí, Crânio, Calu, Chumbinho e a americana Peggy para formar esta turma tão especial? E por que Andrade era um policial diferente, melhor do que qualquer outro? Como cada um deles demonstrou ao líder dos Karas que era uma pessoa especial, tanto pela coragem, quanto pela honestidade, pelo caráter e pelo desejo de mudar o mundo para melhor? E o que terá acontecido com eles depois de todas as aventuras que estes sete heróis viveram? Em que se terão transformado todos eles depois de adultos? Capa comum : 168 páginas
Dimensões do produto : 20.6 x 13.6 x 1.4 cm
ISBN-13 : 978-8516093921
Editora : Moderna; 1ªª edição (1 janeiro 2014)
: Português

168 pages, Paperback

Published August 23, 2014

20 people are currently reading
510 people want to read

About the author

Pedro Bandeira

136 books193 followers
Pedro Bandeira é um escritor brasileiro de livros infanto-juvenis. É também o autor de literatura juvenil mais vendido no Brasil (vinte milhões de exemplares até 2006) e, como especialista em letramento e técnicas especiais de leitura, profere conferências para professores em todo o país. É autor de 77 livros publicados, entre eles títulos consagrados como a série Os Karas, A Marca de uma Lágrima, Agora Estou Sozinha..., A Hora da Verdade e Prova de Fogo.
Recebeu vários prêmios, como o Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, entre outros.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
105 (27%)
4 stars
120 (31%)
3 stars
100 (26%)
2 stars
36 (9%)
1 star
16 (4%)
Displaying 1 - 19 of 19 reviews
Profile Image for Giuliana Gramani.
339 reviews17 followers
February 20, 2018
Vale pela trip down memory lane, mas o livro não tem história nenhuma, são apenas rememorações, e me deu muita preguiça de todo mundo ter se tornado o melhor do mundo em alguma coisa. Planeta Terra chamando...
Profile Image for Victor Muniz.
22 reviews10 followers
December 4, 2014
The Return of Dear old friends

To be clear, the classic YA series of Karas (started in '84) was one of the first series I truly fell in love with as a kid, devouring every page with all it's thrills and perils surrounding these very usual-looking, yet extraordinary set of teenagers. I developed a true relationship with these characters, almost like they were my true friends and tween crushes, not just figments of imagination.
And even more, Pedro Bandeira became the first author I was a fan of.
To return to this series years, in yet a brand new adventure, much like for Miguel, was a trip down memory lane, experiencing much of the same thrills and emotions all over again, but now slightly different, with a little bit more years behind me and more stories to tell, but still, the same old, friendly feeling, like old pals who may part ways after high school, but still share such a close bond that they truly are brothers and sisters in arms.

Is it the best book in the series? No.
Was it good? Yes.

Did I miss them? Hell yes.
Profile Image for Mark.
140 reviews12 followers
October 1, 2021
Como a maioria dos jovens que cresceram no Brasil nas últimas décadas, também acompanhei as aventuras dos Karas, e sempre pensei que seria interessante o lançamento de um prólogo ou epílogo para a série. Esse livro faz o papel de ambos, mas no fim das contas é uma prova de que por vezes é melhor que as histórias continuem na mente dos leitores mesmo.

Vou discutir alguns pontos da trama por cima, sem me aprofundar em detalhes para evitar spoilers. Os capítulos do livro, cada um com seu tema quase que isolado, são amarrados de um jeito forçado por um eixo principal que na realidade não conecta muita coisa. O que o livro busca no fim das contas é explicar como Miguel conheceu cada um dos Karas e qual foi o futuro desses personagens após os eventos das obras anteriores.

No entanto, uma coisa muito estranha é que todos que tiveram contato com o grupo dos Karas viraram pessoas extremamente importantes. Entenda, eu não estou falando aqui que os personagens abriram uma ONG de respeito ou coisa do tipo... não. Chega ao ponto de um dos personagens ser responsável por, de própria mão, erradicar metade da fome na África! Não dá, é difícil de dar credibilidade e chega a irritar. Os destinos deles nem fazem tanto sentido, pra ser sincero. Tudo é fácil demais e falta densidade nas explicações de como eles chegaram a resultados tão impressionantes.

Outra coisa muito estranha é a decisão de simplesmente jogar a história nos dias atuais, algo justificado mais ou menos no posfacio pelo autor, dizendo que fez isso como um desafio. Não ficou legal. Esse recurso poderia ser menos bizarro caso realmente adicionasse algo pra narrativa, mas isso não ocorre. Sinceramente a decisão só interfere com um plot que surge bem no final e envolve eventos mundiais pós-século XX. É desnecessário, como quase tudo no livro, e pra quem estuda política vai ser motivo de risada. Sério, um pouco de demagogia a série sempre teve, mas aqui beira o absurdo.

Acho que a intenção do autor pode até ter sido das melhores. Ele queria fazer um agrado a quem cresceu com a série. Ótimo, mas isso me levanta a pergunta de pra quem o livro foi escrito. Falta profundidade e coesão para agradar a um leitor mais adulto, mas ao mesmo tempo não sei quanto apelo essa trama toda desconjuntada e sem ação tem para uma criança. Portanto, a leitura depende totalmente da vontade do fã de ler mais um pouco sobre o mundo da série, mesmo sendo um conteúdo bem dispensável, ridículo até.

Encerro dizendo que não me agrada dar apenas uma estrela para esse livro. Queria que fosse o caso de dar cinco estrelas... mas não é. Recomendo a leitura somente pra quem quer muito, por exemplo, saber quem casou com a Magrí no fim das contas (e não quiser procurar a informação na internet). A leitura é breve, superficial, e adiciona muito pouco.

Teria sido melhor ficar sem o livro mesmo.
Profile Image for Tamires.
275 reviews6 followers
February 14, 2024
É um livro pra fãs. Um livro para matar a saudade e saber como é a vida d'Os Karas depois de adultos.

Também não tem um mistério envolvido, o livro é basicamente vários contos narrados por Miguel ao relembrar seus amigos. Eu gosto de contos, então, esse artifício narrativo não me incomodou, mas as histórias individuais também não me prenderam muito.
Foi legal ver outras pequenas aventuras da época da escola e gostei de ver como eles estão como adultos, suas profissões e quem ficou com quem.
Vi gente comentando que não gostou de como todo mundo se deu super bem e é o melhor em tudo, mas eu não esperava menos que isso, essa era a proposta da serie desde o início, crianças que se enfiavam em problemas complicados e arriscados até para adultos treinados, mas saiam ilesos justamente porque são especiais, são os melhores. Fala serio, os livros nunca foram realistas. São livros infantis pra fazer refletir sobre o mundo e sonhar alto.

Foi legal ver eles depois de grandes, até que gostei, mas fiquei querendo ler uma nova aventura com todos os 6 adultos.
E alguém me fala que o Crânio ta feliz, pelo amor...!
Profile Image for Berseker.
57 reviews4 followers
September 21, 2014
Acho que o livro é mais como uma carta de amor aos Karas. Tem toda aquela inocência e otimismo dos primeiros da série, e conta as origens do grupo e no que deu cada um. Pra gente que cresceu com essa turma, é uma viagem de nostalgia.

(fora que tem a resposta da pergunta que não quer calar: com quem a Magri resolve ficar.)

Profile Image for Ronnie.
1 review
July 27, 2023
Até o Superman tem a sua kryptonita, mas os Karas não.

Em A Droga da Amizade, Pedro Bandeira se supera ao tentar retratar os Karas como personagens perfeitos. Eles não apresentam vulnerabilidades como pessoas reais, o que é de fato uma pena, pois tais traços são vitais para o desenvolvimento de um senso de identificação e conexão entre o leitor e os personagens. Especialmente no contexto socioeconômico brasileiro que é marcado por uma disparidade social tão acentuada, os jovens protagonistas poderiam apresentar aderência maior à materialidade, ao invés de serem extirpados da realidade que os cercam.

Magri é excepcional em tudo o que se propõe a fazer. É linda, desejada por 3 dos Karas e por muitos outros garotos do Elite. É a melhor ginasta e, posteriormente, a melhor médica do mundo – sozinha foi capaz de reduzir à metade a taxa de mortalidade infatil na África. Calu é um ator lindo e perfeito que se torna o ganhador de um prêmio Oscar. Crânio é um gênio que ganhou um prêmio Nobel. Chumbinho é outro personagem que não se distingue muito de Crânio e se tornou um gênio da computação. Miguel, por sua vez, se tornou o presidente do Brasil. Fica claro em diversos momentos que Pedro Bandeira não aceita pessoas reais em seu restrito grupo, somente aqueles que conseguem atingir um determinado padrão de perfeição em termos de conquistas e habilidades.

Para o autor deste livro, se você quer ser um Kara, não basta ser uma menina bonita, tem que ser desejada por todos. Não basta ser uma boa médica, tem que reduzir a mortalidade infatil de todo um continente sozinha. Tampouco basta ser um bom ator, tem que ganhar o Oscar. Não basta ser um mero cientista, um autêntico Kara precisa ganhar o prêmio Nobel. Ser um excelente engenheiro da computação não é o bastante, tem que inventar o mais rápido processador do mundo, aquele que é capaz de realizar um "sestilhão de cálculos por segundo". Imagina se tornar um prefeito ou governador? Jamais. Se um Kara for se envolver na política ele vai ser o presidente do país.

Conquistas tão incríveis assim são de fato alcançáveis, porém de forma pulverizada na sociedade, ainda que dentro de um grupo privilegiado com acesso a oportunidades raras. No grupo dos Karas essas conquistas são a métrica na qual o autor se baseia para caracterizar e fundamentar todos os integrantes. Não por acaso, o único personagem recorrente que é descrito de maneira realista é o detetive Andrade; não por acaso também ele não é um Kara.

O capítulo da Peggy merece um parágrafo à parte, pois é de longe o pior que tive a oportunidade de ler na vida, dentre todos os livros não só desta saga. A passagem em que uma criança é testada com comida árabe beira o ridículo e o mau gosto. Tudo neste capítulo é descrito de forma obtusa e pueril.

Os livros dos Karas não se propõem a serem romances de fantasia, muito pelo contrário. Toda a narrativa se desenvolve e se apoia em elementos reais, como o Código Morse, e em dinâmicas sociais da realidade de um colégio de destaque voltado à elite financeira do Brasil. Nesse sentido, a perfeição dos protagonistas só serve para refletir um ideal de jovem brasileiro que não faz alusão a um sonho, mas blinda a história de sua potencial naturalidade e verossimilhança.

Pedro Bandeira perdeu a oportunidade de fazer um encerramento digno de uma saga que marcou a geração de muitos jovens. Uma grande decepção.
This entire review has been hidden because of spoilers.
Profile Image for Lorrany.
448 reviews60 followers
April 13, 2022
Diferente da maioria das pessoas da minha geração, eu não cresci acompanhando as aventuras dos Karas, só li os livros depois de adulta. Porém, tenho um carinho grande pela série, pois mesmo que eu não seja mais o público-alvo dessas histórias, enquanto eu as lia, senti uma sensação nostálgica muito gostosa, mesmo tendo algumas críticas. Eu li todos os livros em 2020, mas não achava A Droga da Amizade em lugar nenhum, até agora. O último livro da série Os Karas não tem uma história em si, mas acompanha as lembranças de Miguel de como ele conheceu e uniu os Karas. Apelando para a nostalgia dos leitores, Bandeira transforma o grupo em adultos na atualidade, o que não seria tão estranho se todos eles não tivessem se tornado pessoas extremamente importantes para o mundo. Não faz sentido e não tem o mesmo brilho dos livros anteriores. Se você espera um enredo mais parecido com as histórias que leu na infância, esse livro não será para você. Mas se você apenas sente saudade dos Karas e quer saber com quem a Magrí ficou no final das contas, vai poder aproveitar esse último livro, mesmo que ele não seja o melhor da série.
Profile Image for Tomaz Rymer.
23 reviews
September 10, 2023
Faz parte da minha infância, porém, não é tão bom quanto a Droga da Obediência. Explica bem a origem dos personagens.
Profile Image for Marina.
89 reviews1 follower
February 29, 2024
Pedro Bandeira fechou com chave de ouro essa saga maravilhosa de livros. Só fiquei triste que todos se casaram ou tavam de namorico mas o Crânio continuou preso ao amor do passado aff
This entire review has been hidden because of spoilers.
Profile Image for Larissa Tabosa.
792 reviews1 follower
August 8, 2025
Nossa, nostalgia incrível relembrar esse livro. Lembro que fiquei obcecada quando li. Minha professora de português, hoje minha madrinha, foi a responsável por me mostrar essa série.
Profile Image for Luisa.
43 reviews19 followers
January 7, 2019
So, seems like i've been waiting for this book for ages. One of my favorites of my youth. This book is not a new adventure, it is a prologue/epilogue, a book of memories of Miguel, the leader of the Karas. It was nice to know how they met and what happened to any of them after school. I found very pleased to know the destiny of all of them. Calu and Peggy, Miguel and Magrí. Crânio didn't get marry, and it feels a little bit sad.

But i loved each destiny. Calu as an actor, obviously. Peggy in Politics. Crânio as genius as he always was. Chumbinho as a computer prodigy. Magrí as a medical doctor. And Miguel... At first I thought he would had become an important lawyer or something, but the, obviously it could be different: president. :)

This book feels very nostalgic and warm. :)
Profile Image for Elton Furlanetto.
143 reviews2 followers
January 6, 2015
Different from the other books of the series, there is no plot here. It is basically one more mature character, with a bunch of memories, recollecting and reliving stories. Something I did not like and since people considered presumptuous was the idea all the characters came to be Nobel prize or Oscar winners in a kind of modern fairy tale teleology of success, which nowadays even young people must think is false. Also, there is some politics involved but it is not clear to the reader what is the agenda, so one aspect that could be well explored was not.
Profile Image for Gabriela Mengarda.
15 reviews
July 6, 2017
Nostálgico, mas esperava um enredo mais semelhante aos livros da minha infância. Não deixa de ser uma leitura divertida e cheia de lembranças para quem desenvolveu o gosto pela leitura com os Karas há tantos anos.
Profile Image for Gabriela.
1 review1 follower
February 15, 2016
Maravilhoso momento nostálgico revisitando as aventuras que li quando criança.
Displaying 1 - 19 of 19 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.