Pierre Viret a été un grand prédicateur, reconnu par ses pairs comme un prince de la proclamation de l’Évangile La force & l’immense succès de son message provenaient non seulement de sa culture biblique mais aussi de sa connaissance des réalités du monde dans lequel il vivait & de l’histoire de celui-ci.
Né en 1939 en Afrique du Sud de parents missionnaires, Jean-Marc Berthoud est diplômé de l'Université de Witwatersrand à Johannesburg en littérature et histoire anglaise. De 1960 à 1964, il poursuit des recherches en histoire coloniale à la Sorbonne et à Londres.
Président de l'Association vaudoise de parents chrétiens, il est l'auteur de nombreux livres sur la défense de la foi chrétienne face à la montée de la sécularisation et du modernisme.
Éditeur de la revue Résister et Construire et Documentation chrétienne, il vit à Lausanne.
I was really pleased with this book, and very excited about the project associated with it -- that of getting Viret's work back into print. The growth of Reformation studies is really encouraging.
Berthoud é certamente um dos pensadores reformados mais eruditos da contemporaneidade. Neste livreto ele retoma a vida, obra e pensamento de um dos principais ícones da Reforma e amigo íntimo de João Calvino, o suíço Pierre Viret, que infelizmente muitos historiadores e teólogos relegaram ao esquecimento. Apresentando um trabalho rigoroso de pesquisa histórica e análise teológica, Berthoud nos mostra algumas faces de Viret: economista, apologista, filósofo e pensador político -- facetas que foram fundamentais para a consolidação do pensamento reformado não somente nos rincões da Suíça, mas também na própria Genebra de Calvino. Curiosamente, Viret fundou o primeiro centro acadêmico de preparação e ensino da teologia reformada: a Academia de Lausanne, cujos alunos e professores, anos depois e por pressão política externa, constituir-se-iam os fundamentos para a Academia de Genebra.
This little booklet is really good, especially as a primer to develop interest in this forgotten reformer. If you like this book, check out the much larger biography by the same publisher.
Após ler essa obra, penso que o título do livro é assertivo, porque realmente, Pierre Viret é um personagem “esquecido” mas com uma participação vital na história da igreja. Recomendo a leitura para conhecimento de mais um personagem importante da história do cristianismo.
Através de uma pesquisa bibliográfica impecável — abrangente e de fontes primárias — o Jean-Marc Berthoud apresenta ao mundo cristão atual o pensamento de um verdadeiro gigante esquecido da reforma Protestante. O autor faz isso mostrando escritos diversos, revelado a sabedoria, clareza e ortodoxia de Pierre Viret em áreas como apologética, filosofia, economia e teologia. É um livro excelente e muito encorajador!
Também é necessário destacar que o autor traz uma discussão excelente e muito pertinente aos nossos dias no apêndice 1. Nele se apresenta uma análise e uma discussão a respeito da aplicabilidade da lei mosaica aos nossos dias.
Este livro é un trabalho belíssimo e de alta qualidade!