Jump to ratings and reviews
Rate this book

Trabalhos e Paixões de Benito Prada

Rate this book
Benito Prada, filho de Filemón e Nicolasa, galego de Casdemundo, está ainda vivo em 1949 quando o generalíssimo Franco vem à Universidade de Coimbra receber o título de doutor honoris causa em Direito.
Se pudesse — expressão muito sua — esborrachava-o como quem esborracha uma mosca.
Para trás ficaram os seus trabalhos e paixõ a casa pobre, o pai afiador, as poucas letras aprendidas na Meiga de depois o salto para Portugal, a fortuna começada com uma carroça nas feiras, os amores, a guerra, o medo, a ira, tudo envolvido pelo manto da morrinha de que não pôde nunca livrar-se.
Desses trabalhos e paixões nos fala aqui Fernando Assis Pacheco. E, recordando-se da velha picaresca aprendida nos clássicos do género, oferece-nos um romance exemplar, onde a História se transforma em estória e o humor não é mais do que uma disfarçada ternura por tudo aquilo que está vivo e mexe.

Librarian's
This is an alternate cover edition - ISBN 13: 9789724112992

228 pages, Hardcover

First published January 1, 1993

3 people are currently reading
73 people want to read

About the author

Fernando Assis Pacheco

25 books15 followers
FERNANDO ASSIS PACHECO nasceu em Coimbra, a 1 de Fevereiro de 1937.
Licenciado em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi poeta, ficcionista, jornalista e crítico. O avô paterno foi redactor da revista Vértice, circunstância que lhe permitiu privar de perto com Joaquim Namorado e outros poetas da sua geração como Manuel Alegre e José Carlos de Vasconcelos.
Publicou o primeiro livro de poesia em Coimbra, em 1963: “Cuidar dos Vivos”, poesia de intervenção política, de luta contra a guerra colonial. O seu segundo livro de poesia “Câu Kiên: Um Resumo” (título vietnamita para escapar à censura fascista), foi publicado em 1972, mas conheceria a sua versão definitiva em “Katalabanza, Kiolo e Volta”, em 1976. No mesmo ano publicou “Siquer este refúgio”, também de poesia.
Em 1978 publicou o livro de novelas “Walt ou o frio e o quente” e em 1980 “Memórias do Contencioso e outros poemas” que reuniu poemas publicados entre 1972 e 1980.
Em 1987, mais um livro de poesia: “Variações em Sousa”. E outro em 1991: “A Musa Irregular”, onde reuniu toda a sua produção de poeta até esta data.
Estreou-se no romance com “Trabalhos e paixões de Benito Prada: galego da província de Ourense, que veio a Portugal ganhar a vida” em 1993.
Morreu em Lisboa, com 58 anos, à porta da Livraria Bucholz em 1995.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
28 (27%)
4 stars
36 (34%)
3 stars
32 (31%)
2 stars
7 (6%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 6 of 6 reviews
Profile Image for Luís.
2,401 reviews1,419 followers
June 4, 2021
Written in first-rate Portuguese, “Trabalhos e Paixões de Benito Prada” is a fascinating novel that perfectly mixes violence with tenderness. Revealing the life of Benito Prada, sharpener of souls, honourable and upright person, a man of values and principles, who struggle to become someone in a country that, at a certain point, begins to look at the Galicians – and the Spaniards – with a very sour face.
Profile Image for Paulo Bugalho.
Author 2 books71 followers
December 17, 2021
Agilíssimo, este romance, distribuindo pormenores e língua com a desenvoltura de um Camilo e a ironia de uma Eça (ah, a vontade que eu tinha de escrever "de um", que dá sempre ânsias de perguntar "qual deles?", como se houvesses vários). O apetite gourmand pelo pormenor narrativo, ao tempo e modo de Camilo, o sarcasmo político do Eça e uma vocação para a ternura que é mesmo do Assis. A apontar desapontamentos apenas o final condensado em exagero, onde uma antes saudável economia narrativa acaba por, acerada, nos afastar dos personagens.
Profile Image for Ricardo Cardoso.
28 reviews
April 13, 2019
Gosto mais do Assis Pacheco cronista da vida e dos costumes mas pela forma de escrita não deixa de ser um bom romance .
Profile Image for Inês Lourenço.
39 reviews
December 12, 2021
Este é sem dúvida um dos livros mais engraçados que já li nos últimos tempos. Quando falo com os meus tios, avós ou tio-avós, tento recuperar memórias que foram vividos noutros tempos, principalmente brincadeiras que se criaram com os instrumentos e acontecimentos mais pacatos, sem qualquer adição de objetos necessários. Este livro fez-me retornar em parte a essa altura.

Este conto - de tão curto que é - desenvolve-se no início do século XX, no meio de um Portugal em parte rural. Benito é um galego, criado e nascido em Casmundo, que parte e viaja para Portugal, passando pelo Porto, Aveiro e Coimbra. O início é caricato: há um assassinato e posterior empalamento, que não sabemos se havemos de ficar chocados ou de rir com tamanha carnífice. E assim começa a vida de Benito.

Recomendo a quem queira uma leitura rápida e bem engraçada, contudo, o português, em parte arcaico, poderá ser um obstáculo para uma leitura corrida.
Profile Image for Joaquina Pereira.
Author 0 books3 followers
March 15, 2023
um bocado aborrecido, linguagem demasiado pitoresca e antiga, narrativa que não se compadece com os tempo rápidos de hoje.
Profile Image for Miguel.
Author 8 books37 followers
February 10, 2016
Bela revisita a um dos mais notáveis romances da ficção portuguesa contemporânea. Assis Pacheco conta a história de um galego que emigra para Portugal, acabando por se estabelecer em Coimbra, onde se torna um dos mais proeminentes comerciantes.
Através da história de um homem e do seu tempo, o livro revela-nos igualmente a história de dos países, Galiza e Portugal, ao mesmo tempo que homenageia a memória da família do próprio autor, em particular a do seu avô.
Mas é a linguagem, a escrita, o português vivo e imaginativo e palpitante de Assis que marca o indelével prazer da leitura deste livro.
Displaying 1 - 6 of 6 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.