Jump to ratings and reviews
Rate this book

A aurora da lótus

Rate this book
Novo e aguardado romance de Babi A. Sette, A aurora da lótus conquista o leitor com uma história envolvente sobre a busca pela liberdade e o amor verdadeiro no Egito Antigo.

Egito, 1283 a.C. Dentro do bairro hebreu vive Zarah, uma jovem que sonha com a liberdade e com dias melhores para o seu povo. Salva de um ataque por Ramose, um comandante egípcio, ela se envolve em um jogo de sedução e é arrebatada por uma paixão proibida.

Ramose é o inimigo, mas tem nas mãos a promessa de uma vida melhor não somente para ela, como também para o seu povo. Virando as costas para os costumes e o acolhimento de sua gente e para o convívio com David, seu melhor amigo, Zarah escolhe a possibilidade de viver um grande amor e acaba entregue a uma paixão intensa e obsessiva, em que desejo, ciúme e posse se misturam.

Agora, para reescrever a sua história, Zarah terá que percorrer uma jornada de volta à sua essência e descobrir até onde é capaz de ir em busca da liberdade e do amor verdadeiro.

350 pages, Paperback

First published November 16, 2021

8 people are currently reading
88 people want to read

About the author

Babi A. Sette

14 books98 followers
Autora de sucesso de critica e público é formada em Comunicação Social. Seus romances já publicados emocionam e divertem e já arrebataram milhares de fãs por todo o Brasil. Babi ama viajar, conhecer pessoas e descobrir lugares. Apaixonada por romances de época, jura que viveria feliz também no século XIX. Atualmente, mora em São Paulo com o marido, a filha, um cachorro, um gato e seus personagens.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
27 (31%)
4 stars
32 (36%)
3 stars
16 (18%)
2 stars
5 (5%)
1 star
7 (8%)
Displaying 1 - 14 of 14 reviews
Profile Image for Cami.
490 reviews8 followers
December 31, 2021
Esse livro me despertou muitos sentimentos fortes. Confesso que, ao final da leitura, eu estava anestesiada…
Passei a maior parte da trama com raiva. Raiva da situação da vida de Zarah, raiva por ela precisar escolher e ainda assim não parecer uma escolha, raiva por Ramose ser um cara extremamente desejável e ao mesmo tempo tóxico. Uma das minhas maiores raivas foi a presença constante de Tamit e todo o veneno que ela continha.
Fiquei triste em alguns momentos, ao ver onde Zarah havia se enfiado, assim como senti muito ao ver que, por mais romântica que eu fosse, era impossível sustentar o desejo de um final feliz entre o casal.
Tive verdadeira agonia durante a fase de maior aproximação dos dois e quase desisti da leitura quando a fase do casamento com a prometida chegou.
O final do livro compensou tudo, amarrou muito bem e o epílogo é algo fora de órbita de tão perfeito!
O livro é extremamente bem escrito, a história é bem feita, os personagens são bem construídos. O problema é que eu tenho um olhar moderno demais para lidar com os costumes e a ambientação antes de Cristo. Pelo meu olhar ser do século XXI, eu definitivamente estava esperando um milagre hahaha. Não gosto de livros onde o homem é tão cultuado, onde suas ex amantes estão presentes na vida da protagonista e ainda existe uma ode ao desempenho do cara…
Ao final da leitura, fiquei feliz. Satisfeita. O final realmente me proporcionou o alivio que busquei durante toda a leitura. Talvez se eu soubesse do final o tempo todo, teria lido com menos angústia, mas eu odeio spoilers e não seria uma leitura verdadeira.

Enfim, o livro é simplesmente surpreendente. A construção, a premissa, tudo é muito único. Só que não posso ignorar que me causou mais sentimentos ruins do que bons. Entretanto é um livro que não passa despercebido e pode facilmente ser favoritado por quem tenha menos problemas com premissas que envolvam ciúmes, traições e afins.
Então vale a leitura? Sim, vale a leitura. Confesso que, após passar a emoção, eu refleti sobre o livro e digo que vale a pena sim. Cheguei a quase desistir, cheguei a pensar que nem faria avaliação porque falaria coisas negativas demais, mas errei. Pensei bem e vi que é um livro forte, me tirou da minha zona de conforto e eu sou madura o bastante para assumir que é sim um livro bom, fiel ao tempo e cultura da trama, e que vale a leitura, basta não ter problemas com o que já citei ou então estar em um momento de calma e força para lidar com a angústia que a leitura pode despertar.
Profile Image for Alessandra Gutierrez.
64 reviews1 follower
November 28, 2021
No início achei que a estória não estava desenvolvendo bem, estava me arrastando na leitura! Depois da metade do livro, quando ocorre uma reviravolta, ficou muito mais interessante. E o final é emocionante, fiquei extasiada! Parabéns Babi pela sensibilidade!❤️
Profile Image for heloísa ✨️.
162 reviews5 followers
January 23, 2025
TORTURA PSICOLÓGICA NÃO É ENTRETENIMENTO! Não sei quantas vezes pensei em largar esse livro e jogar meu Kindle na parede de tanta raiva. Não gostei da maioria dos personagens e poderia passar horas falando mal de tudo. Porém, a escrita da Babi me prendeu, me fazendo devorar o livro até o final, apenas para descobrir se ainda haveria alguma chance de salvar uma segunda estrela na minha avaliação. Mas não. Não sei quem quero mais socar aqui: ela, por renunciar a tudo, esquecer de si mesma e, de certa forma, até da própria mãe — que dizia ser sua prioridade — largando tudo do nada; ele, por ser um tóxico absurdo, mascarando isso com uma voz mansa e até enganando o leitor; ou eu mesma, por ler isso com os olhos do mundo moderno e ainda não ter maturidade para engolir certas coisas, mesmo sabendo que essas situações ainda são muito presentes hoje em dia. Tenho consciência disso, mas aceitar esses fatos é outra história.

A leitura fluiu muito bem até 80% do livro, onde tudo ficou caótico. A narrativa começou a se perder, com acontecimentos desenfreados surgindo de repente. Além disso, houve inconsistências nas falas da protagonista entre o início e o final da história. Criei muita expectativa e acabei me frustrando. É normal, vida que segue. Talvez, em outro momento, eu veja a história de forma diferente, mas, no momento, isso não vai acontecer.
Profile Image for Mara Sop.
19 reviews1 follower
December 29, 2021
Num Egito onde hebreus vivem uma vida dura de servidão e privações em todos os sentidos, Zarah tem uma vida sofrida. Órfã de um pai que é lembrado como um traidor de seu povo e com uma mãe doente, a única coisa que ela tem certeza é de que não quer se casar nem ter pôr filhos no mundo para que tenham a mesma vida que ela. Mas tudo muda completamente quando ela é salva por um nobre egípcio do mais alto escalão que, após notar uma marca de nascença nela, lhe pergunta se ela não se lembra dele. Se apenas isso não te deixou curioso pra saber como essa história continua, é porque você é muito mais forte do que eu, pois eu me rendi ao livro nesse exato momento, rsrs...

Ramose é o primo do faraó Seti I, o pai do famoso Ramsés, e é cotado para ser o novo vizir, o cargo mais importante do reino ficando atrás apenas do faraó, pelo qual ele vem trabalhando há muitos anos. Ele tem muito poder como nobre, é respeitado como sacerdote e temido como militar. E quando ele reconhece Zarah, a entrega à essa paixão é total. Ele a tira da vida sofrida que ela tinha, lhe apresentando à uma realidade que ela jamais poderia imaginar que pudesse existir, além de mandar o melhor médico do Egito para cuidar da saúde de sua mãe. E mesmo com Zarah reticente quanto a tudo que ele lhe prometia e proporcionava, Ramose sempre se mostra um verdadeiro príncipe encantado para sua lótus. Totalmente apaixonante.

Então, levando-se em consideração, que a flor de lótus é um símbolo de ressurreição e renascimento, temos aqui uma verdadeira história de resgate em muitos sentidos. Não é apenas o resgate do perigo do qual Ramose a salva. Ele a resgata da vida de privações e sofrimento em que vive e do medo de se render ao amor. Zarah desabrocha tal qual a lótus que nasce da lama em busca da luz do sol e se torna um verdadeiro espetáculo da natureza, se permitindo ser beijada e aquecida pelos raios solares. Zarah desabrocha pra vida, como se tirada do lodo e posta num vaso dourado incrustado de pedras preciosas.

Mas nem tudo são flores quando se trata de um amor proibido. O status de Ramose exige uma esposa da mais alta classe que jamais poderia ser a mulher de um povo que é visto pelos egípcios como inferior e totalmente inadequado à cultura deles. E isso é apenas o estopim para que a paixão desenfreada dos dois entre numa espiral perigosa de super-proteção, obsessão, ciúmes e posse, que ninguém sabe ao certo onde isso pode parar.

Um amor tão grande e intenso, pode transpor tantos obstáculos?

Essa foi uma leitura que me surpreendeu em muitos momentos. Como boa leitora de romances ambientados no Egito, em diferentes momentos eu esperava que a trama fosse seguir um determinado rumo, e ia pra outro totalmente diferente e sempre de uma maneira tão boa e envolvente que me instigava a continuar lendo porque eu simplesmente precisava saber onde aquilo ia dar. E foi uma leitura intensa, muito intensa mesmo, já que os personagens são muito humanos, são vulneráveis, falhos, tomam decisões erradas, cometendo muitos erros que os levam a um sentimento que perde o controle de um jeito muito real, trabalhando muito bem um tipo de relacionamento que começa de mansinho, envolto em carinhos, mimos, cuidados, mas que vai se transformando em algo tão tóxico sem que as partes consigam perceber até que seja tarde demais. Um livro incrível que trata com muito tato um tema tão delicado e atual como esse. Sem dúvida alguma, uma das minhas melhores leituras do ano!

Recomendo super tanto pra fãs de históricos, quanto de época e para apaixonados pelo Egito Antigo!
29 reviews2 followers
January 4, 2026
Comprei este livro por dois motivos: primeiro porque gosto muito dos livros mais recentes da Babi e também porque sou encantada por mitologia egípcia. Infelizmente me decepcionei muito e espero poder deixar esse livro num sebo assim que possível. Sim, o livro não se propõe a ser historicamente "correto", porém ele bebe muito da "interpretação histórica" da bíblia cristã o que.... é muito broxante. Quem pega um livro com o intuito de ler sobre mitologia egípcia não tem intenção de ler a versão da bíblia. enfim, ok... O livro é baseado em um triângulo amoroso, o que por aí só já não é muito legal, eu particularmente acho muito difícil se executar um bom triângulo amoroso. Não sei se a ideia era a princípio realmente ser um romance entre Zarah e Ramose, ou se a ideia era escrever um romance abusivo e trazer alguma conscientização no final, só sei que não deu certo. Não me apeguei a nenhum personagem, em certo ponto do livro não me importava mais com o que pudesse vir a acontecer. Já não estava torcendo por romance nenhum e sim para que os >três< se afastassem um dos outros. Cabe dizer que esse livro deveria ter um trigger warning de abuso sexual. Tem pelo menos duas cenas nesse livro em que os personagens ficam em uma linha muito tênue do que foi consentido e o que não foi, e isso é um problema. Por se tratar de um livro de romance, me incomoda muito quando as coisas não são nomeadas, principalmente pq um público muito jovem de mulheres consome esses livros. E dado o aviso de spoiler, o epílogo não ajudou em nada também. Fica evidente que a Zarah e Ramose ficam juntos no pós vida, o que me deixou completamente ???? sobre a mensagem que o livro queria passar.
Profile Image for Rita.
73 reviews6 followers
January 4, 2022
Como gostei deste livro!!! Adorei, adoro a escrita da autora, adoro a forma como constrói os personagens, adoro os ambientes que cria para as suas histórias, adoro os detalhes, adoro o romance, adoro os ensinamentos que podemos tirar da história, adoro! Gostei muito de conhecer a Zarah, levou-me numa viagem intensa cheia de emoções, é tão bom quando um livro nos faz isto! Adorei, recomendo muito!
Profile Image for Larissa Farha.
7 reviews
November 23, 2021
Meu deus nunca odiei tanto um personagem quanto odiei Ramose, no final tive vontade de arremessar o livro longe (mas obviamente não fiz isso rsrs). Sinceramente queria que ele tivesse sofrido mais pelo que fez com Zarah!
This entire review has been hidden because of spoilers.
Profile Image for Brenda.
190 reviews
November 14, 2025
2 estrelas

•••

Comprei esse livro há anos pra ler, e deveria saber que minha hesitação tinha motivo… Que história mais cópia de inúmeras outras só que se passa no Egito e meio que antecede Jesus?
Profile Image for Gabriela.
17 reviews
July 18, 2022
Esse livro foi extremamente surprendente. Muito bom e emocionante por varios motivos, e eu nao esperava nenhum deles!
Profile Image for Rebeca Campos.
26 reviews1 follower
February 14, 2022
Classificação: +18
O livro contém: cenas eróticas explícitas, violência física e psicológica (post)
Gatilhos: est0pro, violência psicológica e física.
A aurora de lótus é o novo lançamento de Babi A. Sette e este foi o meu primeiro contato com a autora. Confesso que esperei uns dias para processar o que eu senti lendo essa obra tão intensa e tocante.
Este livro não é para qualquer um, por abordar temas muito pesados. Babi A. Sette possui uma escrita que nos envolve emociona e nos encanta. Com diálogos tocantes e cenas maravilhosas, você se apaixona por cada personagem presente na trama.
Uma das coisas mais fortes nesse livro é como você se sente no antigo Egito, porém a autora pecou muito em não pesquisar sobre a cultura hebréia. Mas os pontos fortes do livro são as reflexões que ele traz.
Nunca chorei tanto lendo um romance, Babi A. Sette retrata de forma viceral a diferença entre o amor Eros e o amor Ágape. O amor Eros é aquele em que se quer algo em troca, um amor carnal e de desejo intenso. Que muitas vezes nos cega quando não conhecemos a pessoa para quem se entrega seu corpo e sua alma. Enquanto o amor Ágape é aquele que cuida, restaura e ama de verdade. Um amor que nos ensina que diferente da paixão que passa e é ardente. Este amor permanece apesar da distância, dos erros e das brigas. Sendo o amor de Cristo.
Além de que o livro retrata as dificuldades quando você se une a alguém sem a mesma fé e os mesmos ideias que você. O julgo desigual é algo que desgasta uma relação. Confesso que o que atrapalhou minha leitura, foram as muitas cenas eróticas pesadas que tive que pular. Mas mesmo assim, Babi A. Sette nos faz refletir o quanto as culturas pagãs viam o sexo de maneira imoral e distorcida. Onde apesar de serem casados, os homens ainda podiam se prostituir.
Enquanto os deuses egípcios foram esquecidos, o Deus dos Hebreus permanece até hoje. Enquanto os deuses egípcios muitas vezes permitiam a imoralidade, o Deus dos Hebreus dizia: “Sejam Santos como Eu sou Santo.”
Como a lótus ressurge na aurora e morre ao anoitecer, assim muitas vezes, devemos nas dificuldades, deixar morrer partes nossas que precisam ser modificadas. Para que a flor mais bela, que muitas vezes nasce na adversidade, possa desabrochar. ⭐️⭐️⭐️⭐️
Profile Image for Amanda book.manda.
44 reviews2 followers
March 25, 2022
I'm not going to lie I bought this book by the cover, read the synopsis in the store right above and it sounded interesting so I bought it.
This book was a different reading for me, I was in agony for a good part of the time, and I didn't really know why, because until then nothing had happened to make me this way.
The way Zarah gave herself to Ramose made me sick, she gave up her beliefs, her God, her culture, her identity, and her name to meet the expectations of Ramose, the guy she swore to love, the guy who said he loved her.
The book itself was something that surprised me, because you look at the cover and you don't imagine it will be a heavy story, it was a very interesting book to read, and very agonizing to read.
Displaying 1 - 14 of 14 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.