Uma ótima leitura. O que me impressiona é ver como Anne era à frente do seu tempo, seu modo de pensar,, suas reflexões, sua forma de ver a vida, a natureza, as relações entre as pessoas.
De um temperamento forte ela aparenta em determinado momento da leitura, uma certa rebeldia, soberba, mas que logo ela mesma se auto avalia e reconhece onde falhou. Ela aprende, amadurece, e como é incrível o amadurecimento da Anne nesses dois anos no esconderijo.
Esse livro deixa uma lição, ele retrata a crueldade que ocorreu com os judeus. Temos que ter sempre uma posição ativa diante do que lemos, sobre os acontecimentos e fazermos uma reflexão sobre o que dessa maldade ainda existe, mesmo que "camuflada".
Um livro com personagens marcantes até que bem construídos e uma narrativa bem detalhada. Angustiante em determinados momentos, até porque estamos tratando aqui de fatos, acontecimentos reais.
Particularmente achei a leitura um pouco enfadonha, talvez porque a Anne não tivesse tantos elementos para descrever no diário, o que pra mim ficou um pouco repetitivo. De resto o livro é muito bom, vale muito a pena ler. Então simplesmente LEIAM.