Jump to ratings and reviews
Rate this book

Metanoia

Rate this book
This is an alternate cover edition of ASIN B096N1R1M1.

Quando o melhor jogador de futebol do mundo deixa de jogar, muita coisa é perdida no processo.

Incluindo a si mesmo.

Três anos depois de uma tragédia que o arrancou de seu sonho de infância no auge de seu sucesso, William desistiu de tudo. Deixou de medir o peso de suas ações e, dessa forma, as consequências delas. Foi um choque, e não apenas para ele. Ninguém se prepara para virar um fracassado.

Agora, ele precisa lidar com tais consequências dos erros do seu presente e passado. Uma delas, na forma de uma garota que o odeia mais do que qualquer coisa, e está disposta a fazer de tudo para mantê-lo longe de tudo e todos que ela ama.

Mesmo que ele seja o seu treinador.

516 pages, ebook

First published June 20, 2021

45 people are currently reading
761 people want to read

About the author

Cora Menestrelli

10 books59 followers

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
350 (27%)
4 stars
439 (35%)
3 stars
293 (23%)
2 stars
116 (9%)
1 star
55 (4%)
Displaying 1 - 30 of 165 reviews
Profile Image for becka.
431 reviews26 followers
June 28, 2021
resenha — metanoia:

ok, vamos começar. Faz muito tempo que não escrevo uma resenha então fazer isso é de certa forma importante pra mim, mas enfim… esse livro foi complicado de se dar uma nota, cogitei dar 3 estrelas pro livro até certo ponto porque achei que algumas críticas não faziam sentido — pelo menos não pra mim — e achei que o livro podia estar sendo bem escrito apesar de suas falhas, até que começou a desandar.

em primeiro lugar, a forma como mari e daniel se encontram pra mim é meio… avulsa demais? Independente do que tenha acontecido entre eles, a Mariana não agiu como adulta em momento nenhum do livro, parece que a personagem não saiu dos seus quinze anos mesmo tendo vinte e cinco, e o comportamento dela já seria feio pra uma menina de quinze. O livro também não sabe desenvolver as coisas ao seu tempo, mesmo tendo quinhentas e poucas páginas em 12-13% dele a Mariana já passou de ódio ao simpatizo com você e iniciou um namoro falso, a forma como iniciariam o namoro falso é bem… errr mas isso não me incomoda muito porque em geral quase todo fake dating é iniciado de forma tosca mesmo, então não é nenhum horror apesar de ser meio mal feito.

o que me incomodou mais foi esse “ódio” da personagem, que realmente tem a cabeça de uma menina de quinze. Ela o odeia simplesmente porque o Daniel foi ter uma carreira e pra isso “fodeu” o pai dela, literalmente porque ele escolheu dar um passo maior na sua carreira. Quando ela tinha quinze anos, isso poderia ser engolido ok, mas tendo vinte e poucos anos fica meio ridículo.

o desenvolver deles eu descreveria como.. estranho, não gostei da abordagem de fake dating do livro, o livro não fez o fake dating parecer emocionante nem nada do tipo; na verdade isso só aparecia quando era mais conveniente pra história e olhe lá.

Mas o que mais me incomodou nesse desenvolvimento deles foi em parte da escrita da autora, os diálogos são sempre engessados; você nunca pensa “eu poderia ter essa conversa” ou “pessoas conversam assim” porque ninguém conversa dessa forma, não tem naturalidade nenhuma e é como se o livro tivesse sido escrito em inglês e traduzido no google tradutor, a quantidade de gírias em inglês e formas de se falar que pareciam ter sido traduzidas pro literal foram incontáveis kk, falando em escrita ainda, outro ponto incômodo foi a excessiva repetição de termos e como a autora não parecia saber outros adjetivos sem ser “morena” “loiro” “platinado”, a personagem sempre é ou chamada pelo nome ou por “morena”; o que não é problemático, mas é um vício de linguagem e uma demonstração de escrita… pobre. A tensão sexual do casal também era muito pouca, o livro parecia querer dar a impressão de que está desenvolvendo algo entre eles sem se preocupar em desenvolver uma química entre os personagens ao mesmo tempo; as cenas mais sexuais sempre são muito diretas, pouco descritivas e nunca constroem uma tensão no leitor até chegar lá.

esse é um ponto bem pessoal que acho que pode ter controvérsias e minha opinião não é sempre a correta, mas primeira coisa: descrever uma personagem como “negra não retinta” é ok, mas não especifica muito as coisas, é uma descrição muito geral e não necessariamente diz algo sobre seu tom de pele sem ser negro, mas ok isso não chega a ser problemático mesmo – mesmo que eu ache… hm? o fato dela só ter sido descrita literalmente uma vez – alguns personagens nem mesmo foram descritos, você só tinha de assumir que eram brancos muitas das vezes(pelo contexto que a autora deixou deles). Achei meio… estranho? que a personagem principal apesar de ser preta não tenha a vida impactada em nada por isso, se não soubesse que ela é preta não faria a mínima diferença na história, e não estou dizendo que o enredo precise ser focado em ela ser preta, mas ser uma pessoa não branca nesse mundo impacta em algo na vida de pessoas não brancas, não faz sentido >pra mim< escrever uma personagem preta que se não fosse preta isso não mudaria em nada em sua vida.

a autora parece querer afirmar que o Daniel é pan mostrando que ele já pegou muita gente e que pessoas tem preconceito com ele logo = pan, sim a história diz: ele é pan. Mas acho duvidosa a forma como essa afirmação parece que tenta ser reafirmada por mostrar que ele pega muita gente de gêneros diferentes como se isso fizesse de alguém mais ou menos pan. Tem também uma fala que eu diria ser no mínimo duvidosa da Marina falando que nunca pensou que logo o Fernando poderia dar conselhos pra ela sobre sexo (por ele ser ace, o que é uma fala acefobica)e o Fernando dizendo que é “extremamente assexual” como se desse pra medir a assexualidade e como se alguém fosse mais assexual por sentir atração sexual nula ou estrita.

indo pro ponto de que todos os personagens secundários da história não parecem ter uma vida própria ou uma personalidade, e sim estão lá pra servir de forma conveniente pros personagens principais. Os diálogos com os personagens secundários eram aliás também engessados, a história dizia que x e y eram melhores amigos mas era só isso: dizer, você não conseguia sentir que eram além das palavras diretas te dizendo que eram.

o enredo também parece achar que manter personagens separados com plots aleatórios e falta de maturidade é o mesmo que desenvolver, o que não é. O plot de gravidez foi o mais irritante, você pensa que eles vão agir como pessoas maduras e etc mas aí vem esse plot de forma avulsa que sai de forma mais avulsa só pra gerar um drama na história de forma mal executada.

vi críticas falando sobre o livro não falar direito sobre futebol, o que eu não ligo de verdade porque não ligo pra futebol. Mas o que me irrita mesmo é essa perseguição midiática depois de anos do acidente e do Daniel não fazendo nada para mantê-la, ele nem ativo é direito nas redes sociais, e era novo demais pra ter uma carreira tão consolidada como a história forçou ele ter. Outro ponto de incômodo pra mim foi a forma como trataram o alcoolismo do Daniel, não pelo comentário da Mariana, ele até fez sentido pra mim na real já que: eles não se viam a anos, ela tinha raiva dele, ele tinha fama de fanfarrão e chegou bebado no primeiro treino, ela não sabia que ele tinha problemas reais com aquilo; vendo isso do ponto de vista realista, foi uma reação comum até. O que me incomoda é que a história parece esquecer do alcoolismo do Daniel diversas vezes, só lembrando quando conveniente e acha que consegue consertar tudo pondo ele na terapia já perto do final sem ter dado um decorrer decente pra isso.

e uma frustração minha foram as relações familiares no livro, pouquíssimo abordadas e parecia que as vezes se esquecia da família de ambos em várias partes, só era lembrado em discussão ou pra consertar uma discussão, com todo mundo na história agindo como se a Mariana fosse uma santa e tudo sempre fosse culpa do Daniel. O que foi irritante aliás, várias vezes ela xingava ele de tudo que fosse e falava merda pesada pra ele, mas isso era tido como ajuda, nas poucas vezes que ele reagiu o mesmo sempre era tido como o monstro.

enfim, não achei o livro terrível mas não realmente gostei mas acho que todo mundo deveria ler pra tirar as próprias conclusões já que terminei discordando de algumas das opiniões que vi antes de ler o livro.
Profile Image for duda.
8 reviews9 followers
June 26, 2021
ia deixar minha resenha lá no twitter, mas resolvi trazer pra cá:

vamos lá

o marketing em cima de metanoia foi pesadíssimo, threads foram feitas, aesthetics liberados e quando saiu os plots e a sinopse, eu me vi, pela primeira vez, ansiosa pra ler um nacional, pois foram grandes as promessas criadas em cima desse livro

eis que li metanoia e me decepcionei totalmente, pq nada do que foi prometido foi, de fato, entregue

pra não dizer que não gostei de tudo, gostei do daniel e o achei um santo e guerreiro por atuar mariana que por sua vez foi uma das personagens femininas mais insuportáveis que tive o desprazer de conhecer e senti pena do cara durante todo o livro pq ele era alguém bom, era problemático? sim, mas tinha um coração gigante e entregou este a uma mulher sem escrúpulos algum.

e existe a questão da representatividade, a qual a autora trouxe e expôs e esse foi um dos pontos mais altos do livro, juntamente do casal bruno e ivan.

voltando ao universo de metanoia, este foi tão mal apresentado que minha cabeça doeu durante toda leitura e quero abordar o principal: o futebol

este é um livro sobre dois jogadores, a posição da mariana é de goleira e de daniel é sabe se lá o que, pois a autora só quis ressaltar que ele era o melhor do mundo, mas melhor do mundo em que? lateral? meio campo? zagueiro? atacante?

NÃO há absolutamente NADA de futebol neste livro, NADA. não há times, nem reais e fictícios, não há menção de referências do esporte, não tem uma abordagem técnica, não tem nada que te faça se conectar com esse universo e consequentemente com os personagens, a autora sequer pensou em criar algo que poderia aproximar mais os leitores do daniel JOGADOR, da mariana GOLEIRA, há somente a menção e mais nada e isso mostra que faltou o TOTAL estudo da autora neste campo, o universo de metanoia é o universo futebolístico mais vazio que conheci.

o que me leva ao segundo ponto, nós sabemos que na realidade o futebol é um meio racista, machista e homofóbico e pensar na minha decepção quando não vi uma discussão a respeito disso dentro do universo do livro, claro há menções, mas são só isso, menções, nada trabalhado, nada explorado, nada que pare e pense e te faça refletir, há somente diálogos tão vazios que você fica se perguntando o pq daquilo e isso foi um problema gigantesco pra mim, principalmente em relação ao racismo, pois mariana é uma personagem PRETA, mas sua cor nunca foi abordada, nunca tratada, nunca discutida num meio onde jogadores de futebol pretos são discriminados TODOS os dias por sua cor e a autora simplesmente colocou uma personagem preta de capa e cagou para as tratativas dessa personagem, principalmente pq se vc não olha a capa, mariana foi escrita praticamente com uma mulher branca, pelo menos foi esse o sentimento que tive e foi desconfortante ler e não perceber seus atributos que, na minha opinião, poderiam ressaltar a importância de uma mulher preta no esporte considerando que ao meio do livro, mariana se emociona ao ver que é uma influência para jovens meninas, sabe?

além da falta de tratativas no meio do esporte, tem a questão do alcoolismo do daniel e a forma como foi abordada e esquecida me irritou profundamente. a personagem da mariana tem falas escrotas pra cacete a respeito do problema que o cara tem com o álcool e a resolução do problema foi: fake dating.

p*ta resolução de merda se me permite dizer.

mariana odeia daniel e daniel decide fazer da vida dela um inferno, eles começam a namorar com uma justificação tão ruim, tipo questões de imagem? seria bom pra carreira da mariana? seria bom pra imagem dela?

que imagem mariana possuía antes que nunca foi abordada? e como uma pessoa com um marketing tão negativo ao seu redor pode beneficiar a imagem de uma mulher dentro de um meio tão machista e opressor?

já não faz sentido aí e pra piorar, daniel para de beber, esquece que a bebida é um fator crucial pra ele fugir de suas dores e ele o faz com a justificativa mais bosta do mundo considerando que o relacionamento dele com a mariana era na base de patadas e de um ressentimento da parte dela, ele para de beber pq quer ser um homem melhor para a imagem da mariana e eu fiquei????????

o que me leva ao enemies to lovers que nasceu no primeiro capítulo e morreu nele. esse livro é um compilado de diálogos infantis, lacradas de uma personagem feminina que parece que saiu do quebrando o tabu e é amada por todos numa rapidez que eu me perguntei onde estava a profundidade dos demais personagens que eu não notei?

daniel tem um melhor amigo que no primeiro instante esquece é melhor amigo de daniel e se torna o adorador de mariana. fernando então, nem se fala, aparecia pra absolutamente nada e as amizades do time de mariana? esquecidas no momento em que ela começou a se envolver com o cara e nunca mais foram abordadas, assim como o pai de mariana que surgia pra deus sabe se lá o que, pois ele era a razão que mariana odiou daniel por tanto tempo, mas mariana aceitou tão facil namorar o cara que não fez sentido esse ódio sabe?

ao meu ver, daniel e mariana não tem química, a forma como eles iniciaram, a forma como ela o tratava e como todos caiam aos seus pés de forma magica e ficavam SEMPRE do lado dela me fez criar uma simpatia enorme pelo daniel, pobre coitado.

e a forma como eles terminam no final? provou que mariana sempre foi imatura, uma mulher de 25 anos que age como uma criança petulante, odeia ser contrariada e termina com o cara pq ele fez um filho antes dele sequer cogitar ama-la, tipo que mal uma criança pode te fazer ao ponto de vc ser tão escrota com o cara e achar que vc ajudar ele com as bebidas e os comprimidos dele era algo como um favor forçado?

sério, eu odiei essa personagem o que me fez empurrar o livro na força do ódio, pois a personagem era TÃO oscilante, TÃO infantil, TÃO estúpida que me bloqueou real de encarar o livro de forma positiva

esse livro foi uma das minhas maiores decepções literárias de 2021, pois os plots, o tema futebol e a ideia de ler algo nacional, tudo compilado num só me deixou super animada e quando eu li, eu senti que esperei demais e fui ingênua demais em cima do marketing que fizeram, pois não senti que nada que fora prometido, foi, de fato, entregue.
Profile Image for Giovana Bruno .
97 reviews283 followers
July 8, 2021
Simplesmente meu novo livro de romance favorito, perfeito pra quem gosta de “10 Coisas que eu Odeio em Você” e “Vermelho, Branco e Sangue Azul”, bem na vibe comédia romântica “new adult”. Tem enemies to fake dating to lovers e Mari&Dan são personagens extremamente cativantes, fiquei apaixonada por esses dois. Recomendo que leiam o conto da Cora “O que você não vê” antes de Metanoia pra curtir mais os mimos Bruno&Ivan, porque os personagens secundários desse livro também são tudo! Protagonismo LGBTQIA+ e esportes é minha combinação fav e nesse casal temos casal bi&pan astros (ou ex astros do fut). Nem consigo sintetizar em uma mini resenha pro Goodreads o tanto que amei Metanoia, recomendo demais!
Profile Image for maya.
30 reviews1 follower
November 24, 2021
parecia que eu tava lendo uma fanfic do wattpad no auge da hype futebolística de 2014, tava dando pra empurrar até que a autora simplesmente meteu um casamento gay entre figuras publicas acontecendo na RÚSSIA. encerro aqui minha resenha
Profile Image for ☆ sabrina ☆.
334 reviews30 followers
September 12, 2021
Eu demorei muito tempo para reunir a quantidade certa de paciência e estar no estado mental correto para escrever essa resenha. Finalmente chegou a hora de falar sobre este livro que foi literalmente uma das piores coisas que eu li na minha vida inteira. E não estou sendo exagerada quando digo que este livro me fez mal, me fez querer jogar meu kindle no chão e me deixou brava por dois dias inteiros (ok, eu fico muito passional às vezes, mas eu vou explicar tudo)

Tinha considerado em deixar para lá, esquecer que li, mas senti que precisava tirar essa resenha da cabeça, então vamos lá:

─ escrita
é estranha, para dizer o mínimo. metanoia tem um ritmo travado e sem fluidez. considerando o quão grande este livro é, foi uma experiência terrível ter de aguentar tantas páginas com esta escrita bizarra. cheia de descrições estranhas dos personagens (uso excessivo de “morena” e “loiro” e "acastanhado", cora fez escolhas para descrever...). além de passagens estranhas, que pouco pareciam humanas.

* sobre o morena direcionado a mariana: eu entendo que é para se referir ao cabelo dela. mas a autora deveria saber melhor que, considerando as implicações raciais que este termo tem, não deveria ser usado com tanta frequência direcionado a mariana, que é negra e ficaria sim mal entendido.

─ plot
o que dizer? ruim. é sem sentido, o motivo do namoro falso, o ódio excessivo… por deus, vocês são adultos, entendem? me pergunto por que seria benéfico para Mariana? ela ganhou nada desse acordo. e além disso, não consigo entender a razão que ele namorar uma anônima seria tão bom. por que a mídia ainda corre atrás do Daniel quando ele se tornou apenas uma figura pública que não faz muitas atividades além ficar em festas? me pareceu que a autora queria fazer parecer que a influência desse personagem era maior do que deixou na história. eu via ali a ideia e a intenção, mas a execução é ruim. há pequenos sub tramas que são porcamente desenvolvidas e mal feitas. o fato da abordagem sobre daniel ter problemas com álcool ser totalmente irresponsável e a doença do pai de mariana ser super jogado… cora queria fazer mais coisas com seu livro do que foi capaz. acho que 500 página é pouco para ela, o que é curioso considerando que nada é bem executado e sobra páginas sem enredo, mas ainda sem desenvolvimento.


─ personagens

aqui é onde mora o maior problema de metanoia: Mariana Dias.

eu a odeio. com todas as minhas forças. não exagero dizendo isso. eu genuinamente abomino esta personagem. mariana é grossa, mal educada, rude, hipócrita, maldosa, arrogante… e a lista poderia seguir por 10 linhas. mariana parece uma criança de 5 anos que aprendeu um palavrão e o pronuncia sem parar para irritar as pessoas. todos amam mariana, mas por que? ela é uma pessoa horrível, de verdade. ela é do tipo que diz coisas escrotas e maldosas sob o disfarce de ser “brutalmente honesta e real”. não, você não é honesta, você é uma filha da puta cruel. mariana estragou ainda mais esta história que já é de baixa qualidade. ela é motivo de eu ter desejado jogar meu kindle na parede. ela se comporta como uma criança mimada e ela é totalmente imatura e não aceita que nada seja diferente do que ela quer. todos aceitam o que ela fala e age, ela diz coisas horríveis, pesadas e maldosas e todos aplaudem… ela diz ser contra algo durante todo o livro todo, e no final ela faz exatamente a mesma coisa que confirmou ser contra. para ela, desejar ter sucesso é egoísmo. essa escrota quer que todos fiquem em sua cidade e jogue no time de sempre, sem querer mais. porque tudo tem que ser do jeito que ela quer. mimada. bem no finalzinho, ela é (outra vez) escrota com uma moça. ela lida super mal com uma situação que daniel não tinha controle sobre. e ela nunca pede desculpas, ninguém nunca a repreende por suas atitudes. ela sempre está certa.

daniel: uma porta. eu apenas sinto muito que ele tenha decidido se dedicar tanto a mariana, que é bruta e má, e mal agradecida. ele é um tonto, mas definitivamente não merecia lidar com essa mulher.


─ romance

o romance é baseado em agressividade vindo da mariana. daniel não é nenhum santo, ele provoca ela como um moleque de 16 anos e é bem infantil também. mas a mariana é muito pior. e é tão estranho que daniel agradeça a mariana no final que ela tenha sido tão dura com ele (???). não entendo como um tratamento de choque desse seria efetivo com alguém que lida com alcoolismo (acho? cora não é clara sobre assunto) sei lá, daniel de uma maneira deturpada acha que merece esse tratamento vindo da mariana.
não consigo ver romance quando a protagonista diz coisas assim: Encha a cara o quanto quiser. Misture com a porra dos remédios. Da próxima vez, eu não vou estar aqui e te ajudar.

esta autora diz fazer leitura sensível. e sim, vou abertamente questionar o trabalho dela quando algo como mostrei está escrito e com um romance tão questionável como este, onde a protagonista faz bullying com propósito de ajudar… enfim, romance, eu acho.
Profile Image for TALITA.
322 reviews29 followers
November 20, 2021
só eu que não gostei desse livro? a mariana é chata pra crlh, acho que ela é o motivo. adultos agindo feito adolescentes, romance sofrido e ainda teve a a repetição da palavra """morena""", pasmem, 238 vezes. todas as pessoas que falaram bem desse livro, e acreditem não foram poucas, eu excluí da minha lista de possíveis boas referências.
Profile Image for Isabel Rainha.
23 reviews3 followers
August 30, 2021
Me sinto muito mal de dar uma nota tão baixa pra um nacional mas não teve como. (1,5)

Foi bem difícil de terminar o livro. Pra ser sincera, foi uma leitura empurrada com a barriga e quase sem nenhuma diversão. Primeiramente, a Mariana é insuportável e egoísta. Inúmeras vezes ela xingava o Daniel de tudo que é nome e dificilmente pedia desculpa quando errava. Os erros do Daniel eram sempre maiores do que os dela. Ela é colocada num pedestal por praticamente todos os personagens do livro e o Daniel é o errado sempre.

Outra coisa que me incomodou demais era o fato de que ela sempre estava estressada. Ela não sabia falar uma frase sem falar um palavrão. Ela não sabia discutir sem ameaçar bater na pessoa e isso pode muito bem ser lido como um estereótipo de preta raivosa. Eu, como mulher preta me incomodei demais com isso.

Os dois eram totalmente imaturos. Eu juro que achava que era um relacionamento adolescente e quando descobri que a Mariana tinha 25 anos e o Daniel 29 eu fiquei surpresa. A forma como a Mariana acha que é só ela mandar o Daniel parar de beber que mudaria tudo é insuportável. Sendo que, ficou bem claro que ele bebia para lidar com a dor e com tudo que o acidente o tirou e ela parecia esquecer disso em vários momentos.

A forma como a Mariana lidou com uma suposta gravidez que poderia ter sido iniciada TRÊS MESES antes deles sequer terem esse contato me deixou um pouco irritada. Principalmente a forma como ela o xingou por conta disso. Sabe é uma personagem de 25 anos e eles sequer namoraram, sabe? Uma gravidez não deveria ser um empecilho para um relacionamento pelo menos na minha visão.

Um ponto positivo pra mim foi a história não abordar episódios racistas mesmo ela sendo uma mulher preta que joga futebol. É muito bom ler uma história onde uma pessoa preta só vive tendo outros problemas que não são relacionados apenas com a cor da sua pele. Pra mim foi um alívio. E o Daniel eu gostava em alguns momentos também.
Profile Image for ana c..
122 reviews7 followers
August 19, 2022
eu tava animada com esse livro pq muita gente falava super bem dele no tiktok e no twitter. terminei na força do ódio pq queria entender o hype. e de vdd, nao entendi!

sinceramente, o desenvolvimento dos personagens é uma droga. fica a desejar. a autora focou só em dois atributos físicos para descrever os personagens que eu so lembro que o daniel é louro e alto, tipo raramente descrevia ele por algum traço de personalidade. serio, desgastante!

fora que a mariana é uma personagem ridícula e infantil. serio, se tu me dissesse que ela tinha 13 anos, eu super entenderia o “te odeio” ou o “vou chutar tua cara”.

outra coisa, pq ignorar tanto as leis da natureza/ física. ninguém chega em lugar nenhum em cinco minutos? cinco minutos de carro tu percorre menos de 4km! e alguém me diz que transporte o daniel pegava pra fazer uma freaking viagem internacional todo o final de semana, sendo que voos pra italia levam em torno de 30h pra ir e mais 16h pra voltar e ai ja acabou o final de semana que ele ia estar com a mariana.

serio, foi tanto plot um atras do outro sem pé nem cabeça que eu pensava pq ela nos roubou bons desenvolvimentos de personagem pra metar um freaking plot de gravidez pra resolver dali cinco segundo com um “deu negativo”. tipo?!!! amada?!!!

fora que ela introduziu o alex do alem só pra criar um atrito ridículo com o daniel… serio, o daniel é o unico personagem que tem a minha empatia..
This entire review has been hidden because of spoilers.
Profile Image for ❆ ғany ❆.
222 reviews3 followers
July 1, 2021
Favoritado.
Esse livro não é perfeito (como qualquer outra obra), mas foi perfeito pra mim e pro momento em que eu li <3
Profile Image for Amanda Gusmão.
10 reviews1 follower
June 25, 2021
eu gostei bastante da leitura de metanoia. os primeiros 50% do livro foram bem frenéticos pra mim porque eu acabei ficando muito envolvida com as interações entre daniel e mariana, com as provocações entre eles e com os diálogos super engraçados. eu estava tão envolvida e apegada aos dois que já tava querendo favoritar ele sem nem terminar de ler.

da metade em diante o livro dá uma acalmada em questão de ritmo de leitura e aí quando chega nos 70% acontece um plot que eu achei... uma escolha arriscada da autora. é algo que desagrada muita gente (eu particularmente não gostei também) e não faz muita diferença pra história. mas fora isso, a maioria dos outros plots que foram abordados depois desses 70% me agradaram e me deixaram emocionalmente afetada, ou triste ou de coração quentinho, então eu amei.

o ponto forte desse livro pra mim é o daniel. ele é um personagem tão cheio de camadas, tão cheio de questões em desenvolvimento e tão cativante que eu já me rendi por ele desde cedo. gosto bastante de como a autora aborda a forma como ele se sente com relação a si mesmo e aos outros ao redor por causa da sua deficiência pós acidente. os comportamentos auto destrutivos e de sabotagem fizeram eu me identificar e me solidarizar bastante com ele. também tem toda a questão envolvendo a sexualidade, que eu achei muito bem trabalhada de maneira que discussões sobre lgbtfobia foram introduzidas mas não de forma pesada e agressiva, até porque ninguém aguenta mais ver personagem lgbt só sofrendo em livro. amei que todo mundo nesse livro é lgbt+, finalmente uma reparação histórica!!!!!

com relação à mariana, uma coisa que me deixou bastante pensativa foi a ausência total de abordagem racial na construção da personagem dela. ela é uma personagem descrita como negra logo no início do livro mas não tem nada desenvolvendo qualquer relação de pertencimento ou até alguma reflexão sobre os aspectos de ser uma pessoa negra no futebol, ramo que ela faz parte. não que eu acredite que ela deveria passar por vários episódios de racismo no livro pra provar ou ensinar nada a nenhum leitor, mas acho que seria importante trabalhar melhor a forma como ela se vê no mundo tanto para poder se considerar representatividade quanto para que a personagem dela ficasse mais complexa. para mim houveram vários momentos do livro onde essas discussões poderiam ser introduzidas sem deixar um clima pesado e apenas de violência. essa falta de desenvolvimento de aspectos mais profundos na personagem da mariana fazem ela ficar meio de escanteio quando comparada ao daniel.

teriam várias coisas a mais pra discutir, elogiar e comentar sobre esse livro, mas pra não ficar uma resenha enorme eu encerro minhas reflexões por aqui. de maneira geral, o livro me agradou bastante, eu recomendo e pretendo com certeza ler mais coisas da autora.
Profile Image for bea.
4 reviews2 followers
July 2, 2021
tenho muitas críticas pra esse aqui, mas vou deixar só a nota e o fato de que não gostei de nada, principalmente de personagens adultos agindo como adolescente imaturos, personagens secundários deixados de lado e as coisas acontecendo em avulso. foi péssimo a representação da sexualidade do Daniel e eu perdi a paciência com aquele plot, logo quando o livro tava melhorando em 10% decaiu demais. e a autora propôs que fosse um livro também sobre futebol, mas quase não teve nada sobre esse assunto o que decepcionou mais ainda.
Profile Image for Geovana Rodrigues.
9 reviews1 follower
August 18, 2021
Vou tentar fazer uma resenha.
Esse livro é um clichê super gostoso de ler e tem um esporte no meio. Eu particularmente nunca li um romance com essa premissa então achei interessante.
Gostei muito da evolução dos personagens e da história, mesmo em muitos momentos já imaginando oque poderia acontecer.
Em alguns momentos, que eu não sei dizer ao certo, o meio ficava meio repetitivo ou massante pra mim mas o interesse logo voltava.
Conhecer o passado dos personagens foi me fazendo entender o lado deles e me fazendo pensar sobre os traumas e problemas que isso poderia ter causado, mas o maior ponto positivo é que o personagem procura terapia. Isso pode parecer uma coisa pequena, mas pouco se vê nos clichês, e nesse caso o ajudou a entender muitos problemas e a resolvê-los por completo oq dá um final super satisfatório.
Profile Image for Beth Batista.
10 reviews
February 6, 2022
Da pra saber quando você odiou o livro quando você se encontra no primeiro capítulo e se pergunta "quando seria uma boa hora pra abandonar isso aqui?"
Eu não consegui terminar e não ia me forçar a terminar esse livro, cheguei no fim do terceiro capítulo e achei o suficiente.
Nossa, eu realmente detestei esse livro, por alguns motivos.

1. Fica repetindo que William é o melhor jogador do mundo tantas vezes que irrita, no mesmo capítulo repete pelo menos umas 5 vezes a mesma frase com as mesmas palavras, a gente já sabe, mesmo que não tenha dito nenhum Campeonato que ele ganhou, nenhum prêmio, não disse o quão renomado o time que ele jogava era, mesmo que não tinha dito nenhuma dessas coisas a gente sabe, não precisa repetir de novo.

2-  A personagem principal é absolutamente insuportável,  ela não odeia o William, ela odeia o mundo todo, não é um romance cão e gato, é uma declaração de ódio da Camila (não lembro se esse é o nome dela) pelo mundo, desrespeitosa com o pai e não mostra um pingo de profissionalismo na hora do treino lá.

3- Camila é infantil, isso tbm faz parte do ponto dela ser insuportável, ela demonstra uma atitude tão infantil, tão birrenta, que as protagonistas de livro infantojuvenil que tem 15-17 anos é mais madura. Criança birrenta do caralho, ficar discutindo com o pai que nem criancinha ficando brava pq as coisas não vão do jeito dela.

4- Eu acho a narração confusa e muito redundante, explica algumas coisas demais outras de menos, isso é um gosto meu, não gosto quando o narrador é incoerente e explica algumas coisas demais.

E quinto e último ponto

5- Não tem nenhum ponto onde eu consiga me identificar com os dois personagens principais, os dois são arrogantes, a única diferença é que um é arrogante pq quer tudo do seu jeito e o outro pois não liga pra absolutamente mais nada, mas o Daniel sendo arrogante é na verdade legal de ler


E é isso, não tenho nada contra a autora nem nada, só vi o livro ter sido tão elogiado no tiktok e ser tão mediocrimente ruim é irritante.

Talvez fique melhor depois do quinto capítulo, pq o livro tem 600 e poucas páginas, mas se o início é tão ruim  eu não tenho vontade de ler e nem o tempo pra ser desperdiçado com algo que nem mediano chega a ser.

Jogador mundialmente famoso/10
Profile Image for Júlia.
149 reviews4 followers
August 25, 2021
Me apaixonei por Metanoia, tem total razão para ser famosinho e eu gostei muito.

Mas tenho algumas ressalvas que infelizmente não tenho como falar sem dar spoilers.

Achei que demorou muito para que as coisas acontecessem. Eu entendo que era necessário para a construção do casal, enimers to lovers, mas não precisava de 40 capítulos para contar a história de Daniel e Mariana.

Os casais secundários foram esquecidos de lado. Bruno e Ivan não influenciavam tanto assim na história, mas Paulo e Fernando sim. Então senti falta dos dois e o capítulo extra deveria ter vindo com um mimo dos dois para o leitor.

O Pai da Mari também parece ter sido meio esquecido, senti falta de mais momentos pai e filha. Achei também que faltou desenvolvimento nas meninas do time, pq chegou uma hora em que só se falava do Daniel e dos meninos. Achei válida o enorme número de pessoas da comunidade? Sim!!!Porém, em várias partes do livro eu senti essa "representividvade forçada".
Porém, a representatividade é de tirar o chapéu. Tanto com pessoas LGBTQIA+, quanto raciais.

Amei a escrita, achei fluída. só não li tanto por ter passado por problemas durante a semana, mas a autora soube escrever tudo direitinho, não deixando ser enjoativo e sabendo conectar os pontos soltos na história.
This entire review has been hidden because of spoilers.
Profile Image for Bruna.
655 reviews131 followers
July 22, 2021
✯ [4.5/5] ✯

This is brazilian book so my review will be in portuguese.

Eu não lembro da última vez que passei a noite acordada para acabar um livro, mas Metanoia conseguiu fazer isso comigo e eu já sabia que estava apaixonada pelos personagens no momento que "só mais um capítulo" parou de ser verdade. Eu amei a história, a escrita da autora me manteve presa o tempo inteiro e eu desejo demais que ela continue com esse universo (o Coraverso) porque amei esse livro e já planejo ler o livro do Bruno e do Ivan.

Daniel e Mariana roubaram meu coração, embora eu não consiga dizer qual deles fez isso mais. E eu, que não sou fã de esportes, me encontrava torcendo nos jogos dela e me apegando cada vez mais a todos esses personagens. Embora deva dizer que gostaria de um conto com a história de Mari e Sam também... me interessei. E EU QUERO UM LIVRO DO PAULO E DO FERNANDO PARA ONTEM, eles foram os personagens secundários que mais amei no mundo.

Também acho que devo dizer que, como estudante da área da saúde, acho que o caso do Daniel e seu acidente foi muito bem tratado, e as reações dele eram humanas e plausíveis. Além disso, eu odeio não comunicação, mas de alguma forma isso não me incomodou, talvez pelas explicações plausíveis que os personagens deram. Enfim, eu amei muito e espero conseguir me aventurar em mais livros desse universo com todo quentinho no coração que esse me trouxe ♥
Profile Image for Rafaela Obrownick.
Author 2 books9 followers
June 23, 2021
Metanoia é simplesmente a melhor obra que já li da Cora até agora!!! Me prendeu desde o início e me deixou grudada no Kindle mesmo em semana de provas!
Fiquei um pouquinho receosa no início pela semelhança do plot com Kulti, mas a narrativa progrediu pra caminhos diferentes, o que foi incrível! Me apeguei demais aos personagens, mas principalmente ao Fer. Eu amo tanto, mas TANTO, o Fer.
Também é super evidente o cuidado que a Cora teve em desenvolver os secundários - o Fer, o Paulo e até o Alex - e isso fez com que todas as narrações fossem interessantes!
Além disso, apesar das cenas pontuais de LGBTfobia e invalidação, é um livro muito tranquilo de se ler porque ser LGBT é algo muito naturalizado pelos protagonistas. Por todos eles. Não existe estranhamento ou julgamento, nem mesmo considerando que todos são atletas. Isso foi bem legal!
Achei que algumas coisinhas mais para o final poderiam ter tido um destaque maior, mas, no geral, é um livro muito bom e eu amei demais a leitura! E, a Cora já sabe, mas… Fico esperando uma possível história do Fer com o Paulo!
Profile Image for Duds ✧.
203 reviews5 followers
April 12, 2022
3.5 ⭐ foi um livro sensacional de ler eu amei muito mesmo, mas algumas coisas me incomodaram tanto na história em si (como a grosseria desnecessária da Mariana em várias partes) quanto na escrita (pode ser pura ignorância minha mas as vezes ficava perdida em flashback e saltos temporais). Tirando isso foi muito gostoso de ler e eu quase fui assassinada pelo slow burn deles kkkkkkkk
Profile Image for Isabel.
80 reviews8 followers
October 12, 2021
vou escrever a resenha agora q eu saí do banho e tô inspirada.

o começo do livro é bastante viciante e fluído. gosto muito do jeito que a autora apresenta os personagens e faz o leitor se conectar com eles e suas personalidades. amei as provocações do casal, não fiquei tão convencida com o motivo que levou eles a fingirem relacionamento mas geralmente eu sou assim com qualquer fake dating mesmo, não acho que seja um problema do livro. acredito que faltou um pouco da parte do futebol, tipo os jogos foram bastante rápidos e os treinos também, sempre focando nos momentos pré e pós treino. mas pra mim isso foi ok pq eu não ligo tanto pra futebol mesmo.

eu achei um livro muito divertido de ler, de verdade. apesar de falar sobre alguns tópicos sérios como lgbtfobia é muito leve, muito fofo. inclusive fiquei carente pra cacete lendo, minha mente ficava tipo "buaaa quero um namoradinho que leve torta de chocolate pra mim quando eu tô triste".

acredito que o ponto mais forte do livro seja o daniel, ele é um personagem complexo e interessante. impossível não se apaixonar por ele, de verdade. ele tem toda uma questão com relação a autoestima e tudo que ele sofreu depois do acidente, que ao meu ver foi bem abordado. a evolução dele ao longo do livro me emocionou.

em contrapartida eu acredito que a Mari meio que perdeu o brilho. não tô dizendo que não gostei dela, eu gostei muito. ela é uma personagem legal, mas ela não tem tanta profundidade e não evolui ao longo da história. ela não foi tão interessante como o daniel pra mim, inclusive em algumas brigas deles eu senti que ela tava errada (apesar dela ter saído como certa)

ah e quanto as brigas... no começo do livro foram muito divertidas mas a partir da metade ficaram cansativas de ler, e extremamente repetitivas. inclusive aquele plot de gravidez foi tão ???? não curti muito.

mas enfim valeu a pena passar por essas partes chatinhas, pois no final eu shippei muito o casal e fiquei feliz por ver eles felizes. o capítulo extra deles aqueceu meu coração de verdade ❤️

por fim, a participação de Bruno e Ivan (do conto "o que você não vê") foi muito legal, amei rever eles. recomendo a leitura do conto.

portanto dou 4 estrelas pois apesar dos defeitos, a minha experiência de leitura foi ótima e o Daniel é minha nova obsessão no momento.
This entire review has been hidden because of spoilers.
Profile Image for ste.
25 reviews1 follower
July 22, 2021
QUE NACIONAL BOM!

A escrita da cora é incrível, coisa que já tô acostumada, mas ainda fico surpresa com a capacidade dela de criar personagens que AMO. Me apaixonei por Daniel de um jeito ABSURDO!!! Consegui entender os sentimentos dele, acho que por isso que me estressei UM POUCO com Mariana em diversas partes.

Falando sobre a personagem principal: tive altos e baixos com essa leitura porque a Mariana me irritou um >pouco< ao longo do livro. Achei ela muito teimosa e temperamental demais (no sentido impulsivo e explosivo) e ENFIM, isso me irritou. Acho que ela só conseguiu crescer como pp a partir de 60% do livro.

Outra coisinha que me deixou meio perdida é que não consegui ver com clareza onde se passava o livro, só lembrei que era em SP quando Daniel falou em algum momento, mas mesmo assim fiquei confusa porque em algumas partes eles estavam na praia ¿ então não entendi direito.

Voltando a falar das coisas boas: adorei que o nome do livro faz sentido e fiquei aguardando ansiosamente a explicação. Adorei a aparição do Bruno e do Ivan, eles são meus pais <3

O finalzinho desse livro foi absolutamente TUDO para mim, me deixou com o coração super quentinho e recomendo demais esse livro para quem quer ler romance nacional!
Profile Image for emi.
20 reviews7 followers
June 19, 2021
'METANOIA' foi sem dúvida, um dos melhores livros que eu já li na minha vida. e sim, se tornou o meu favorito do coraverso.

um enemies to lovers com fake dating e repleto de representatividades LGBTQIA+. inclusive, temos como protagonista uma bissexual e um panssexual, em um casal duárico (entre homem e mulher), e fala sério? a importância disso ser retratado na literatura é GIGANTESCA.

'METANOIA' é escrito de uma forma que vai te prender do começo ao fim (por favor, eu li em menos de 48h e já to querendo reler de novo). então se prepara.

eu poderia passar horas apontando todos os pontos positivos desse livro, mas escolhi dois:

- a mariana é goleira, e o fultebol feminino é o time em destaque, e sim, eu AMO isso. sempre nos deparamos com livros envolvendo esportes, mas sempre com foco no time masculino.

- os personagens secundários são MUITO bem desenvolvidos, você vai se apaixonar por eles e ir querer cada vez MAIS! eu leria facilmente um livro inteiro focado em cada um deles.

o resto, você precisa ler pra descobrir :) e te garanto, tem muito mais.

e se você chegou aqui já tendo passado em 'O QUE VOCÊ NÃO VÊ', tenho uma notícia: bruno e ivan tem uma participação MARAVILHOSA e muito marcante. o coração fica quentinho só de lembrar.
Profile Image for Zoni.
Author 5 books26 followers
October 5, 2021
Este é um clichê romântico com uma premissa esportiva que ganha os leitores a cada página avançada. Metanoia é quando um acontecimento aparece na sua vida e o faz despertar, provocando uma mudança interior. Sempre para o melhor. Essa frase define bem esse romance e o desenvolvimento da narrativa. Enemies to lovers, personagens secundários que cativam e movem a trama de uma forma muito boa, é impossível de largar.
Profile Image for Ana.
21 reviews
May 16, 2022
2,5⭐️ paulo reizinho
Profile Image for Ana.
41 reviews3 followers
July 14, 2021
Achei o livro legalzinho, li rápido mas juro que não entendi umas coisas. Okay que a história é enemies to fake dating to lovers, mas mano??? Nunca vi um desenvolvimento tão rápido pro relacionamento, e olha que o livro é até grandinho, os personagens tomam umas atitudes que nem parecem condizer com a personalidade deles, outra coisa é que cagaram pra diversos plots secundários que surgiram pra tapar buraco na história, tipo a mina que aparece grávida (eu só queria uma explicação do final dela tadinha), ou o pai com Alzheimer, que a mocinha recusou uma oportunidade de jogar fora do BR anteriormente por conta disso, mas que magicamente ela esqueceu tudo da segunda vez e foi pra Itália DO NADA.
Agora o mais bizarro de tudo pra mim foi: TEM UM CASAMENTO GAY SUPER LUXUOSO (e acredito eu super comentado) ACONTECENDO NA RÚSSIA ????????????? Não é lá que é quase crime ser lgbtqia+?? Se eu não tô muito enganada não chega a ser crime, mas o preconceito é gigante e acho que tem até umas penas pras pessoas que são "muito escancaradas"
Loucura esse livro kkkkkkkk
This entire review has been hidden because of spoilers.
Profile Image for Carol.
1,068 reviews79 followers
September 6, 2021
Absolutamente apaixonada por essa história! Vibes Bend it Like Beckham versão BR que eu sempre quis mas nunca achei que teria, sõ tenho a agradecer por essa linda histõria sobre superação, amor, e cura.
As amizades, os diálogos, as relações ...tudo foi extremamente congruente e emocionante. Queria que esse livro se tornasse um filme porque seria COM CERTEZA meu filme comforto para dias chuvosos - obviamente já é um livro comforto também.
Eu simplismente me apaixonei pelo Daniel ao ver como ele amadureceu tanto, amei o desenvolvimento do personagem assim como todo o ciclo que ele teve que passar para se ajeitar ma vida, mostrando realisticamente que não é apenas se apaixonar para todos os seus problemas e angústias sumirem.

PS: quero mto mas MTO um livro sobre o Alex!!!!

PS2: Daniel e Mari são otakus e assistem JJK
Profile Image for Beatriz.
81 reviews3 followers
February 27, 2022
Achei bem... é. A história é medianamente elaborada e a escrita bem executada. Porém, fiquei com a impressão que é uma história curta demais para 600 páginas. Às vezes parecia que a autora fazia um esforço dobrado para conseguir encher o livro, principalmente nos capítulos finais.

A Marina e o Daniel são personagens bem clichês: Ela, de temperamento forte - meio caricato - e ele, cheio de traumas mal resolvidos. Os personagens secundários parecem não ter uma personalidade real, apenas fluem para o que é necessário para o casal principal no momento.

Confesso que a entrada do universo da Formula 1 me deixou confusa mesmo entendendo o contexto. Acho que não foi mal feito, só não no timing certo. O final ficou absurdamente confuso por conta dos capítulos extras.

Enfim, é um livro bom pra matar o tempo. Li com rapidez e fiquei curiosa pra ver os próximos trabalhos da autora, mas tomara que esse não seja o melhor trabalho dela.

Ps: O casamento gay feito na RÚSSIA foi de cair do cavalo mesmo.
Profile Image for EEE.
79 reviews4 followers
July 21, 2023
Metanoia foi definitivamente a leitura mais cansativa e arrastada que já li em toda minha vida. A Cora, a autora do livro, reconhece os problemas nele, mas eu ainda não tive a chance de conversar com ela sobre todos esses pontos, e eu acho que sequer escreveria essa resenha se o livro não tivesse me deixado tão desconfortável. Honestamente, tive vontade de jogar meu Kindle pela janela de um ônibus e me jogar logo em seguida por vários momentos, porém, me segurei com força na esperança de postar essa resenha e poder me expressar de uma vez sobre como essa leitura foi imensuravelmente incomoda para mim.

Representação LGBT

Absolutamente todos os personagens do livro são LGBTs, por isso, acreditei que eu não precisaria me preocupar com nada nessa questão, porém, foi um dos pontos que mais me incomodou. A sexualidade do Daniel é, de longe, a mais explorada, principalmente em relação a da Mariana, que falou que é bissexual nas primeiras páginas e depois isso só foi mencionado novamente no fim do livro, porém apesar de ser a mais explorada também foi a pior e fez com que eu preferisse que não tivesse sido abordado em momento algum. Todas as cenas que a sexualidade do Daniel é reforçada nos livros é através de LGBTfobia, seja pelas meninas do time, em uma festa que ele apanha, que por acaso, a Mariana faz uma piada sobre deixar o outro olho roxo, novamente em uma festa, em uma conversa sobre as pessoas que ele já namorou e em outra conversa com a Mariana. O fato deles dois serem LGBTs poderia ser um motivo facilitador na construção da relação deles, eu esperei um momento que não veio, uma tentativa disso foi quando o Daniel falou sobre a LGBTfobia que sofreu na época que se assumiu e faz o preconceito parecer a base de ser LGBT. Além disso, o Daniel, apesar de panssexual, entra muito em estereotipos atrelados à bissexualidade.

Representação negra

Em qualquer outro livro, isso seria meu maior problema, porém, nesse especificamente tem algo pior, então, acaba sendo apenas o segundo maior defeito. A Mariana é a única personagem negra no livro inteiro, é a única personagem negra em um livro que se passa no Brasil e em um livro sobre futebol é majoritariamente composto de jogadores negros. Além dela não ter nenhum amigo negro, não existe explicação nenhuma para que o pai dela seja branco, não a mãe que morreu, e a mãe morta que até então seria, obrigatoriamente, a única pessoa negra na vida dela, não é sequer lembrada. Como a única personagem negra, a Mariana é péssima, ela é mal educada, grossa, agressiva e violenta, o que me fez pensar até o estereótipo de preta raivosa entraria nisso? Até porque não existe explicação para o comportamento da Mariana, constantemente ela fala sobre bater, agredir ou socar alguém, sem que nada sequer tenha-acontecido. Se ignorarmos o quão estereotipada a personagem parece, não existe nada que a associe a uma mulher negra, o livro abordou LGBTfobia com o Daniel de uma forma escrota e desnecessária diversas vezes, porém, em vários momentos foram necessários abordar a negritude da Mariana e foi completamente frustrante. Percebi também que em alguns trechos perdidos, o Daniel menciona ela ter cabelo liso, provavelmente não passaram na correção, mas enfim, o que me faz pensar que ela era uma personagem branca que foi transformada em negra no final.

Representação PCD

O Daniel é uma pessoa com deficiência, ele sofreu um acidente que limitou suas funções. Isso é uma deficiência e uma das coisas que mais me incomoda no livro, que apesar de deixar esse fato claro, parece não reconhecer. A Mariana constantemente faz piadas sobre isso, sobre ele ter ficado inútil depois do acidente e muitas vezes parece não ter, assim, consideração pela situação em que ele está, principalmente quando ela está constantemente falando sobre agredir ele ou sobre como ele é um fardo, sendo que a Mariana nunca tentou ajudar ele com literalmente nada. Além disso, tem uma cena que o Assis literalmente bate nele, assim como se não fosse nada e mostra novamente que o reconhecimento da condição dele não existe, mesmo com tudo que ele passou e das humilhações que ele recebe da Mariana que são bem capacitistas.

A escrita

A escrita foi frustrante porque parece um livro traduzido com centenas de variações para a palavra “foda”. O livro é formado por repetição, a palavra “morena” foi repetida mais vezes do que eu posso contar junto com outros absurdos como acastanhado e platinado. Outras repetições são piadas com torta, vegetarianismo etc. É reforçado diversas vezes que o Daniel é/foi o melhor do mundo, não é citado campeonatos, prêmios ou qualquer jogo que ele tenha participado, é só repetido diversas vezes que ele era o melhor do mundo, e isso, especificamente, mostra muito um dos maiores problemas da escrita que é trabalhar com fatos e não com construção de personagem, porque ela fala, mas nunca chega a mostrar qualquer coisa, o que é absurdo que em um livro de 600 páginas que não acontece praticamente nada você tenha a sensação de que tem coisa faltando, mas foi o que eu senti. O começo do fake dating não teve explicação, o pai da Mariana simplesmente concordou e depois o amigo dela também, mas em momento algum, argumentaram sobre o porquê aquilo seria bom para ela, porque se tivessem pensado, perceberiam que não seria porque ela ficaria conhecida apenas como namorada do Daniel, o que foi que aconteceu. Entre isso, tem diversas outras coisas que são jogadas, a doença do pai da Mariana, a relação do Daniel com a mãe, o fato de ter morrido pessoas no acidente dele, mas isso não ter sido mencionado. Como a mídia aparece e desaparece quando é conveniente, assim, diversas coisas.

E outra coisa que pode ser ruim para quem entende o mínimo de futebol, não faz o menor sentido da Mariana ser uma goleira com 1.50, isso é absurdo e eu tentava ignorar para o livro não ficar tão ruim, mas ela parecia querer reforçar o tempo inteiro. A Mariana sendo cotada para a SELEÇÃO DE PORTUGAL sendo que para ser de uma seleção você necessariamente precisa ser nacionalizada ou ter o mínimo de conexão com o país, além disso, o Daniel estava falando sobre conseguir uma seleção para ela, como se ele tivesse o poder de algo assim e ela recebe ofertas de SELEÇÕES, não de times. A Mariana menciona diversas vezes que ela é de um time pequeno, que nunca sequer foi televisionado, como uma seleção teria acesso a ela?? Como ela seria considerada boa se ela nunca jogou contra qualquer time grande E TINHA UM METRO E MEIO. Além dos treinos serem só correr para lá e para cá e diversos outros detalhes que mostram que não houve uma pesquisa mínima.

Personagens

O pior defeito da escrita. Todos os personagens são ruins, absolutamente nenhum se salva. Os personagens só existem para reafirmar o comportamento da Mariana e apoiar ela em qualquer absurdo que ela faça, enquanto demonizam o Daniel. A Mariana trata o garoto como um lixo e recebe todo o apoio do melhor amigo dele, que ainda incentiva, com piadas sobre bater e agredir. A Mariana fala absurdos sobre o Daniel e nunca é corrigida, entre esses absurdos dizer que ele é um inútil pela situação atual, ameaçar bater nele, culpar ele pelo vício em bebidas, onde ela até manda ele misturar bebidas com os remédios, o que foi uma clara alusão a suicídio, e com todas essas coisas, ela nunca foi corrigida, pelo contrário, foi apoiada e o erro sempre era tido como dele. A autora tinha um personagem favorito e queria escrever como se a Mariana estivesse sempre certa, sendo que ela não conseguia convencer o leitor disso, de tão absurdo que era. O Daniel é um personagem sem personalidade nenhuma e que só faz que você sinta pena por ele, pela situação e por conviver com uma menina tão insuportável. E todos os outros personagens só existem para amaciar o ego da Mariana ou para servir de ponte para um suposto desenvolvimento do casal, que nunca acontece, seja falando ou fazendo piadas sobre como eles se importam um com ou outro.

Houveram outras coisas que eu não gostei, mas daria um livro maior do que o que foi feito. Metanoia foi uma decepção.
Profile Image for aimê.
201 reviews10 followers
July 14, 2023
Quero começar essa resenha deixando claro que sei que a Cora tem ciência da qualidade deste livro. Nunca conversei com ela a respeito dele e de como ela lida com as problemáticas dele, mas considerando o posicionamento dela sobre pautas sociais e o que ela tem compartilhado enquanto autora, acredito que vá receber bem a minha opinião a respeito.

Esse é um livro com bons enredos: enemies to lovers, fake dating, jogadores de futebol, tudo o que faz o coração bater mais rápido. Mas eu tenho algumas questões a apontar e vou tentar ser breve e objetiva, pra que não tome a proporção de algo negativo direcionado à Cora, o que não é o meu objetivo. Vou falar a partir da ordem das minhas anotações no e-book:

1- nesse livro, que é o primeiro que li da autora, Cora escreve como se estivesse traduzindo do inglês. Perdi as contas das vezes que ela usou "foder" como advérbio de intensidade/modo. Foi cansativo.

2- ela se refere à Mariana como morena em muitos trechos. A descrição da personagem é clara: "pele negra não-retinta", não tem como ser mais objetivo. Mas em inúmeras vezes ela usa "morena" quando para se referir a ela nos diálogos. Isso faria sentido se o livro fosse num contexto em que a Mariana não fosse a única personagem negra. Entenda: se tem duas pessoas negras numa cena, uma tem cabelo loiro e a outra, marrom, não existe problema em se referir a partir dessa característica. Mas nesse contexto em que a Mari é a ÚNICA, eu não gostei, não pegou legal pra mim.

3- vários plots, que não vou citar pra não dar spoiler, são apenas jogados, sem sentido real nenhum. Vêm do nada e parece que você pulou alguma página. Além disso, as coisas acontecem sem você acompanhar. Exemplo: eu sou o narrador, digo que o casal se apaixonou, mas você não vê o desenvolvimento disso; só lê o fato. Isso acontece em alguns momentos do livro.

4- o alcoolismo de Daniel foi retratado de uma maneira muito simplista e desrespeitosa. A condição pro contato com a Mariana ser a abstinência me decepcionou muito. No final ele faz terapia mas, PASME, não trata disso.

5- a Mari percebe um padrão nos relacionamentos do Daniel (todas pessoas brancas) e uma fala específica expõe o racismo nisso. "Expor" é até uma palavra forte. Ficou claro pra mim, mas não sei se pras outras pessoas, já que nem o próprio livro desenvolve isso. (o trecho específico está na página 336).

6- o enredo que envolve a Jéssica não fez o menor sentido pra mim. Ficou solto e só como um motivo qualquer pra clímax.

Dito isso, quero dizer que li rápido e consegui ler rápido porque me entreteu. Tem todos esses pontos ruins, mas eu consigo de forma genuína esperar que as outras obras da Cora sejam melhores que essa. Acredito que ela tenha desenvolvido muito melhor as questões que envolvem enredo, escrita e pautas sociais em seus outros livros, dado os posicionamentos que observo dela, desde que comecei a acompanhá-la. Decidi fazer a resenha apenas porque gosto de escrever sobre o que li e pra registrar parte das coisas que pensei.

2⭐
Profile Image for *. tina 。⋆୨୧˚.
258 reviews62 followers
July 1, 2021
eu sinto que vários autores tem um problema grande em terminar livros e, graças aos céus, a Cora não. eu amei cada pedaço desse livro, desde a primeira frase um pouco cômica até os personagens secundários. foi uma história quase que perfeita do ínicio ao fim e eu só tenho a agradecer a gio cartazes (giocarstairs) por planfetar tanto esse livro.

pretendo continuar apoiando o trabalho da Cora fielemeente.

ai gente só leiam <3
Displaying 1 - 30 of 165 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.