Jump to ratings and reviews
Rate this book

Idiotas Úteis e Inúteis

Rate this book
Idiotas Úteis e Inúteis reúne mais de cem crónicas humorísticas que RAP escreveu originalmente para o jornal brasileiro de maior tiragem, a Folha de S. Paulo.
Da vida política brasileira à cirurgia cosmética facial de Rambo, da etiqueta respiratória sob pandemia ao teorema dos macacos infinitos, da higiene pessoal de James Bond ao cabeleireiro de Medusa, da infância Fortnite ao politicamente correcto, este volume percorre os temas caros ao comediante e o seu modo muito particular de observar o mundo.

«Toda a gente tolera os idiotas úteis — que são, aliás, o melhor tipo de idiota. Os idiotas inúteis, pelo contrário, geram muito menos simpatia, uma vez que juntam a inutilidade à idiotice. Mas os idiotas úteis obtêm um certo tipo de redenção porque, sendo idiotas (uma circunstância infeliz da qual, em princípio, nem têm culpa), têm um préstimo. Se quiséssemos estabelecer uma hierarquia entre espertos úteis, espertos inúteis, idiotas úteis e idiotas inúteis, os idiotas úteis ocupariam um honroso segundo lugar, atrás dos espertos úteis mas à frente dos espertos inúteis, que, sendo embora espertos, não nos ajudam em nada.»

232 pages, Paperback

First published October 30, 2020

54 people are currently reading
319 people want to read

About the author

Ricardo Araújo Pereira

35 books621 followers
Filho de um piloto da TAP, Artur Álvaro Neves de Almeida Pereira, e de uma assistente de bordo, Emília Rita de Araújo, foi aluno de colégios de freiras vicentinas, franciscanos e jesuítas até se licenciar em Comunicação Social e Cultural, na Universidade Católica Portuguesa. Seguiu-se o trabalho como jornalista, na redacção do Jornal de Letras, Artes e Ideias.

De seguida tornou-se argumentista da agência de criadores Produções Fictícias, tendo sido co-autor de vários programas de sucesso do humor português, entre eles Herman 98 e Herman 99 (RTP, 1998 - 1999), Herman SIC (2000 - 2005), O Programa da Maria (SIC, 2001), Hermandifusão Portuguesa (RDP, 1999 - 2001), as crónicas Felizes para Sempre, no semanário Expresso e As Crónicas de José Estebes, no Diário de Notícias, entre outros.

Por volta de 2003, depois das primeiras aparições na televisão, designadamente no programa de humor stand-up comedy, Levanta-te e ri, na SIC, e criando, já ao lado de Zé Diogo Quintela, Tiago Dores e Miguel Góis, várias rubricas no programa de Nuno Markl, O Perfeito Anormal, na SIC Radical, dá arranque ao projecto Gato Fedorento, cujo colectivo se tornou uma referência do humor português contemporâneo.

A equipa assinou várias séries do programa Gato Fedorento, na SIC Radical (Série Fonseca, Série Meireles e Série Barbosa), e depois na RTP1 (Série Lopes da Silva). Também na RTP1 apresentou Diz Que é Uma Espécie de Magazine em 2007, para de seguida voltar à SIC, com Zé Carlos, em 2008, e Gato Fedorento: esmiúça os sufrágios, em 2009. Na internet os humoristas mantêm o blogue homónimo, onde Ricardo Araújo Pereira assina as suas entradas com as iniciais RAP. Teve ainda várias aparições no programa de humor da SIC, Levanta-te e Ri, onde mostrou por várias vezes os seus dotes no stand-up.

Actualmente escreve todas as semanas no jornal A Bola e na revista Visão. Na TSF integra o painel do debate Governo Sombra, com Pedro Mexia e João Miguel Tavares.

As personagens de Ricardo Araújo Pereira, que encontram eco na actualidade política, desportiva ou social, destacam-se pelos tiques que «saltam» para a rua (como acontecia com as criações de Herman José) e são absorvidos em regime multi-geracional, alimentando campanhas publicitárias de sucesso.

É co-autor do livro O Futebol é Isto Mesmo (ou então é outra coisa completamente diferente) e do disco O disco do Benfiquista, naturalmente. Compilou as suas melhores crónicas da revista Visão nos livros Boca do Inferno e Novas Crónicas da Boca do Inferno. Com Pedro Mexia realizou uma adaptação da peça de teatro Como Fazer Coisas com Palavras, do filósofo inglês John Austin, que também interpretou, no Teatro São Luiz em 2008.

É casado com a produtora de rádio Maria José Areias, com quem tem duas filhas, Rita e Maria Inês. Vive na Margem Sul, Quinta do Conde, e gosta de afirmar que é o sócio nº 17 411, do Sport Lisboa e Benfica, clube de que é adepto fervoroso. Foi militante do Partido Comunista Português, partido que veio mais tarde a abandonar. Continua, porém a afirmar-se como "Marxista não Leninista".

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
152 (23%)
4 stars
303 (47%)
3 stars
172 (26%)
2 stars
12 (1%)
1 star
1 (<1%)
Displaying 1 - 30 of 43 reviews
Profile Image for Sonia189.
1,150 reviews32 followers
December 2, 2021
Como em qualquer outra colectânea de contos/ensaios/histórias, etc, também aqui achei que alguns textos são bem mais engraçados que outros.
Ri ao ler alguns mas houve vários que não me suscitaram reacção.
Ainda assim, considero uma leitura positiva porque me identifico com o autor em algumas das suas opiniões.
Profile Image for aninha (kavanagh’s version).
40 reviews20 followers
May 7, 2023
3 estrelas.
este foi o primeiro livro que li do ricardo araújo pereira, e não vou negar que me deixou curiosa em relação aos livros anteriores que ele já publicou. como todos os livros de crónicas ou poemas, gostei mais de uns do que de outros, mas isso não me tirou a experiência incrível que tive ao longo deste livro. ri-me imenso, e questionei-me sobre imensos aspetos da vida. mas apesar de ter gostado, não consigo dar mais que 3 estrelas a este livro. antes de começar a ler este livro não sabia que parte destas crónicas foram escritas para um jornal brasileiro, foi interessante mas não muito do meu interesse. mas apesar disso adoro o trabalho do ricardo araújo pereira e como ele conseguiu captar a minha atenção em temas que não são do meu interesse.
Profile Image for Joana Ribeiro.
33 reviews25 followers
January 2, 2021
Escrito com a pertinência e sarcasmo a que RAP nos vem habituando nos últimos anos, aqui numa compilação de textos sobre a realidade política brasileira publicados no jornal Folha de São Paulo.

Os meus favoritos serão sempre os que brincam com as peculiaridades da língua portuguesa (do verbo falir no presente do indicativo ao paradoxo que é o plural de um), mas o "Dr. Jair e Mr. Bolsonaro" ganhou um lugar no pódio das melhores crónicas.
Profile Image for Filipa.
1,864 reviews304 followers
February 11, 2021
A nova coleção de crónicas do RAP não desilude e são horas muito bem passadas com o estilo humorístico inteligente a que já nos habituou. Aguardo ansiosamente pela próxima coleção, para que me possa rir mais um pouco e consiga continuar a deliciar-me com a sua escrita.
Profile Image for David.
167 reviews
February 14, 2021
Provavelmente o livro mais fraco do RAP até hoje. E a culpa não é inteiramente sua, há que dizê-lo.
Este livro é uma colectânea de textos que RAP escreveu para o pasquim de extrema-esquerda brasileiro "Folha de São Paulo".
Ora, sendo o Ricardo um conhecido comuna, não será de estranhar que tenha aproveitado o espaço num pasquim da sua área política para arrotar postas de pescada sobre a política brasileira. Ou melhor, sobre o actual Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.
E quando RAP não está entretido a mandar bitaites sobre Bolsonaro, está a dizer disparates sobre Donald Trump. Estou para ver como vai ser a vida dele agora que Trump já não está na presidência dos Estados Unidos e um snifador-de-crianças apoiado pela extrema-esquerda americana usurpou o seu lugar. Mas adiante.
No meio das patetices sobre política, RAP ainda escreveu vários textos efectivamente humorísticos. E esses estão ao nível a que cá nos habituou. Especialmente aqueles que versam sobre as idiossincrasiazinhas da Língua Portuguesa.

O que não se percebe é a forma como alguns dos textos estão escritos. Nota-se que RAP tentou abrasileirar alguns termos, coisa que já de si me tira do sério.
Eu bem sei que os Brasileiros não estão tão acostumados a ouvir ou ler Português como nós estamos a ouvir e ler Brasileiro (sim, estou propositadamente a tratar o "Português do Brasil" como entidade linguística separada que, mais cedo ou mais tarde, virá a ser).
Mas abrasileirar um texto Português é passar um atestado de estupidez aos Brasileiros.
Claro, se calhar nem foi o RAP que o fez, foi o pasquim para onde escreveu que sentiu necessidade de alterar coisas para as tornar mais facilmente perceptíveis ao público de Vera Cruz.

Agora...que a editora portuguesa não tenha tido isso em atenção, pior ainda. Ao editar os textos em Portugal, podiam ter tido o cuidado de expurgar os mesmos desses brasileirismos.

Não é que nós não entendamos o que lá está...mas um português ler outro português a escrever em portuguileiro, é como ver uma versão escrita do David Carreira no "The Noite com Danilo Gentili".
Ou do Batatinha.
Profile Image for Sofia Costa Lima.
Author 4 books127 followers
Read
January 4, 2024
Gosto muito de ler as crónicas do RAP, mas confesso que os livros que incluem as crónicas escritas para A Folha de São Paulo são aqueles de que mais gosto porque vivem menos de crónicas de atualidade, com acontecimentos datados, e, em vez disso, têm muito mais de observação, algo em que acho que o RAP é exímio.
Profile Image for David.
213 reviews6 followers
January 30, 2024
Comparado com o anterior livro de crónicas da Folha de São Paulo, este livro acaba por ter crónicas mais interessantes e não apenas por entrar no período de pandemia. O desenrolar da Presidência Bolsonaro é óbvio ao longo da obra e dá-lhe cor.
Profile Image for Maria Rola.
52 reviews2 followers
January 8, 2021
Ao estilo que já nos habituou, sarcástico, irónico e acutilante ao olhar o mundo o Ricardo nunca se leva muito a sério o que, por sua vez, instiga o leitor a levar as coisas a sério.
Profile Image for José  Gomes.
60 reviews1 follower
September 24, 2022
Um livro um pouco datado e focalizado para o povo brasileiro, mas deu umas boas gargalhadas.
Profile Image for Filipe Bica.
139 reviews37 followers
August 13, 2021
Neste livro com mais de 100 crónicas, R.A.P. faz-nos pensar em alguns tópicos importantes relativamente ao mundo que nos rodeiam. Sempre com a sua vertente humorística, este pequeno livro fez-me soltar valentes gargalhadas. Dado que cada crónica é mais ou menos 2 páginas, estamos sempre a ler um tópico novo portanto é um livro que se lê muito descontraidamente.
2 reviews
December 27, 2020
Adoro o genial senso de humor do RAP.
Que saudades de o ler sem ter as constantes tiradas ideológicas a estragar tudo.
Profile Image for Patrícia Costa.
7 reviews1 follower
January 6, 2021
Durante a leitura de “Idiotas úteis e inúteis, tive várias vezes a sensação que era o próprio Ricardo que me lia o livro. Ricardo Araújo Pereira faz-nos pensar ao mesmo tempo que nos faz rir, num livro que se lê rápido demais. Mais uma vez não desilude! Bravo!!!
Profile Image for Colin.
1,693 reviews1 follower
November 8, 2021
Este é o quarto alivro do Ricardo Araújo Pereira que já li. O autor é, sem dúvida, um dos meus autores portugueses preferidos. Ri em voz alta muitas vezes. O livro é composto por vários artigos publicados num jornal brasileiro chamado "Folha de S Paulo". Fala da nossa história recente: a vida sob a sombra do Trump e do Bolsonaro e o surgimento da pandemia que continua a estragar tudo já mais de um ano depois do lançamento do livro.
Os melhores artigos alimentam o pensamento também, porque o escritor tem um ponto de vista interessante mas, quer tenha algo importante a dizer, quer não, os artigos divertem-me sempre. Li o livro na cama mas não me trouxe um sono tranquilo porque estava a gargalhar tanto.
Profile Image for Ana Claudia Santos-Cortez.
168 reviews21 followers
January 9, 2021
A minha estreia com Ricardo Araújo Pereira. Uma compilação de opiniões e sátiras que vão desde o regime político no Brasil, à COVID, à linguística e bons costumes, até ao Jorge Jesus como treinador do Benfica.

Ainda mandei umas gargalhadas na primeira metade do livro, depois penso que perde pelo excesso de referências ao Brasil e atual ambiente de tensão política.
Acredito que a diferença entre as 3 e as 4 estrelas reside aqui - nas preferências pessoais de cada um sobre as temáticas que vêm à baila nas páginas.

Ricardo Araújo Pereira é um escritor/comentador brilhante, um observador perspicaz e sem tretas. Bem como o povo precisa.
This entire review has been hidden because of spoilers.
Profile Image for Tomás  Ferreira .
45 reviews3 followers
July 27, 2021
Primeiro quero casar, obviamente, com o R.A.P., se isso ainda não era facto conhecido de vós. Segundo, as crónicas são hilariantes, misturando temas do futebol à filosofia, da sátira política à literatura clássica, da pandemia à religião, mostrando a vasta cultura e inteligência mais que clara do autor. Algumas ficam à mercê da qualidade que associamos ao Ricardo em programas como o "Isto é gozar com quem trabalha" ou ao genial "Governo Sombra", mas overall o livro é um belo intervalo da seriedade da vida, fácil de ler e deleita qualquer um.
Profile Image for Inês.
21 reviews14 followers
November 14, 2020
Adorei! Um livro cheio de pequeninas crónicas, que se lê num tirinho, e com que tanto brasileiros como portugueses se identificam! Nunca tinha rido tanto com um livro, e ver o mundo pelos olhos de Ricardo Araújo Pereira, com o toque sempre humorístico que é lá colocado, é absolutamente delicioso. Simplesmente não dei 5 estrelas porque, sendo a leitura leve que é, não é uma grande obra intelectual, mas também não é isso que é suposto ser.
Profile Image for Alberto Simões.
15 reviews
March 24, 2022
O livro inclui pouco mais de 100 crónicas, publicadas no Brasil e que, por isso, são desconhecidas do leitor habitual português.
Destas, não haverá mais de uma mão cheia de boas crónicas, não só diretas ao ponto, mas ao mesmo tempo suficientemente satíricas para uma boa piada.
Haverá umas duas dúzias de outras que, embora menos contundentes, incluem alguns pontos divertidos.
As restantes, infelizmente, não mantêm a mesma qualidade...
Profile Image for Ana Rita Silva.
18 reviews
January 22, 2023
Quando comecei a ler, não tinha percebido que era uma compilação de crónicas escritas para um jornal brasileiro. Com base no título, também não esperava que fosse tão político - em retrospetiva, não me surpreende assim tanto. Não achei o melhor trabalho de RAP. A maioria das mixórdias de temáticas eram bem mais engraçadas! (Haverá uma compilação escrita desses tesouros?)
Resumindo, é um livro okay para matar tempo.
Profile Image for Daniela Rodrigues.
343 reviews
December 1, 2023
É uma compilação de crónicas focadas no Brasil (onde foram originalmente publicadas) e na pandemia de Covid-19 (por abrangerem esse período), o que torna o livro monotemático (apesar de haver crónicas que focam outros temas, não senti que houvesse equilíbrio).
Houve crónicas que me fizeram sorrir, outras rebolar os olhos pelas situações que as originaram, mas também houve várias que li sem reter informação. Não dou o tempo por perdido, mas já li melhores do autor.
Profile Image for Maria Carmo.
2,061 reviews51 followers
November 13, 2020
This wonderful sense of humor, written in excellent Portuguese and filled with examples of culture and astute political critique, has really delighted me!
I totally recommend this book. On top of all the rest of its qualities, it certainly is therapeutic.

Maria Carmo,

Lisbon, 13 November 2020.
Profile Image for Ana Maria Henriques.
4 reviews2 followers
March 7, 2021
Uma ótima compilação das crónicas de Ricardo Araújo Pereira para a "Folha de São Paulo".
Todas as crónicas, sem exceção, estão dotadas de um carácter crítico ao qual o comediante já nos habituou. Para além disso, a comédia está obviamente presente em todos os textos que contrasta com a ironia das suas reflexões, o que conquista o leitor em cada página.
Profile Image for Analuabc.
263 reviews
July 3, 2021
Segundo livro com crónicas da Folha. Um pouco mais focado em situações específicas do Brasil enquanto o anterior era mais abrangente a nível de assuntos. Não deixa de ser eternamente actual, seja porque a história se repete, seja por fazer nunca esquecer certos momentos da história.
No fim ainda tempo p admirar a nova realidade pandémica.
Profile Image for João Fernandes.
18 reviews1 follower
February 17, 2023
Não tão brilhante como o 1° livro com as crónicas da Folha de S. Paulo ("Estar Vivo Aleija"), mas ainda assim hilariante. A razão é simples: neste as crónicas são mais sobre a espuma dos dias e por isso menos intemporais. No anterior tudo era mais conceptual/filosófico, e por isso mais apto a sobreviver ao teste do tempo. Apesar de tudo, os textos sobre Bolsonaro são muitas vezes geniais.
Profile Image for Francisco Quintas.
50 reviews
August 17, 2024
"Esse meu amigo era editor do primeiro jornal em que trabalhei. Nos dias de maior aperto, quando o fecho do jornal parecia impossível, ele dizia uma frase que tem sido o lema da minha vida: «Vamos! A vitória é difícil mas é deles.» Como todos sabemos, a frase original, que motiva e inspira, é: «A vitória é difícil mas é nossa.» A do meu amigo parece-me muito melhor, por várias razões."
Profile Image for Inês.
114 reviews
November 28, 2020
Crónicas humorísticas variadas com que o povo brasileiro e português se consegue identificar. Algumas perspectivas chegam a ser deliciosas. Outras provocam uma vontade de conversar sobre elas. As parvas e absurdas fazem-nos rir
Profile Image for Diogo Pereira.
215 reviews2 followers
December 31, 2020
Mais um livro de crónicas do Ricardo, desta vez de crónicas publicadas na Folha De S.Paulo, e que alterna entre política brasileira e coisas do quotidiano. Há pouca gente que consiga escrever sobre uma variedade tão grande de temas tão bem como o Ricardo
Profile Image for André Melão.
12 reviews2 followers
August 27, 2022
A acutilância e genialidade do humor do Ricardo está bem compilada neste livro. Poderíamos dizer que o isolamento causado pela pandemia da Covid-19 lhe fez bem.
Os textos sobre Bolsonaro, que causam revolta nalguns leitores, são curiosamente os mais hilariantes.
Profile Image for Carmen Madile.
7 reviews
November 27, 2024
3,5⭐️ Gostei apesar de não ser muito o meu género, é um livro engraçado e que tem a sua piada. É pequeno e o facto de conter crónicas pequenas, faz com que seja um livro rápido de se ler, no entanto, sinto que no final é um pouco “mais do mesmo” e pode tornar-se cansativo.
Profile Image for Ana Filipa.
30 reviews11 followers
November 21, 2020
Como não podia deixar de ser, este livro foi só excelente!
Quero ler todos os restantes!!!
Displaying 1 - 30 of 43 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.