"Se a consciência é memória e futuro, quando e onde está a memória africana, parte inalienável da consciência brasileira?"
É com esse e outros muitos pensamentos bem a frente do seu tempo que a Lélia Gonzalez se consolidou como uma das principais pensadoras do feminismo negro no Brasil.
A clareza de cenário que essa mulher consegue trazer mesmo com esses escritos datados há mais ou menos 50 anos atrás é de deixar qualquer um impressionado, ela consegue conectar e apontar muito bem quais são os problemas que o nosso país enfrenta em relação a posição da mulher negra e enquanto economia capitalista.
Embora um pouco repetitivo, ao longo dessas páginas a gente consegue ter uma mínima noção do que foi o trabalho de vida dessa mulher ativista, algumas partes se tornam até difíceis de serem compreendidas sem um certo conhecimento prévio dos assuntos que ela aborda em seus textos, principalmente ao falar de psicanálise.
Mas sem dúvidas aqui estão reunidas as ótimas ideias que podem nos levar a construção de uma noção da identidade do movimento feminista e negro ao longo dos anos de redemocratização do nosso país.
Nem só de elogios posso encher esse texto, aqui não me refiro aos textos da Lélia mas sim a edição, infelizmente foi péssimo pra meu ritmo de leitura e me deixou muitas vezes sem o contexto necessário que tá só no final do livro. Não sei se esse é um problema do arquivo digital ou se na versão impressa também tem essa falha de referências e informações nos textos publicados, mas eu como leitora me senti extremamente prejudicada com tudo isso estando apenas no final do livro e não junto com os textos. Acho que essa é uma crítica pertinente e que geralmente eu não deixaria em outros livros por que esse é uma coletânea de trabalhos que vão vir a ser referenciados e pra organização pessoal é péssimo o sentido dessas orientações estarem no final e não durante a leitura.
Enfim, eu tinha que reclamar um pouco sobre essa edição que foi o meu principal problema lendo, tirando isso, que maravilha poder conhecer, apreciar, indicar e referenciar o trabalho dessa grande mulher.