Jump to ratings and reviews
Rate this book

Brasil, construtor de ruínas: Um olhar sobre o Brasil, de Lula a Bolsonaro

Rate this book
Temos vivido de espasmo em espasmo, um espasmo se sobrepondo ao outro, como se vivêssemos numa eterna respiração de afogados que apenas por um instante conseguem subir à superfície. Neste livro, a premiada jornalista Eliane Brum recupera o que perdemos: o processo. A partir de seu ponto de vista sempre singular, ela aponta o que é ruptura, o que é continuidade. Narra as transformações de um país que acreditava ter finalmente chegado ao futuro, mas descobriu-se atolado no passado. Partindo das reportagens e artigos de opinião escritos nos últimos anos, especialmente para sua coluna no jornal El País, ela documenta não só as mudanças objetivas, mas também as subjetivas, às vezes mais determinantes - da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro operário a alcançar o poder, aos primeiros cem dias do governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro. Também analisa temas centrais para a compreensão das duas primeiras décadas deste século, como o crescimento dos evangélicos, o racismo estrutural, a violência que mata os mais pobres, os novos feminismos, a desmemória e o autoritarismo que nos espreita há mais tempo do que admitimos. E interpreta o Brasil a partir da violação da floresta por governos tanto de esquerda quanto de direita. A Amazônia é o "centro do mundo - e também deste livro.

289 pages, Kindle Edition

Published October 21, 2019

41 people are currently reading
335 people want to read

About the author

Eliane Brum

17 books187 followers
Eliane Brum é escritora, jornalista e documentarista. Uma das repórteres mais premiadas da história do Brasil, em 2021 recebeu o prêmio Maria Moors Cabot, da Columbia University, pelo conjunto de sua obra.
É idealizadora, fundadora e diretora de redação da plataforma trilíngue Sumaúma – jornalismo do centro do mundo, baseada na Amazônia, e colunista da seção de internacional do jornal espanhol El País. Publicou 9 livros e dirigiu quatro documentários.

Eliane Brum is a writer, journalist, and documentary filmmaker. One of the most highly awarded reporters in Brazil’s history, she received the Maria Moors Cabot Prize from Columbia University in 2021 in recognition of her body of work. She is the creator, founder, and editor-in-chief of the trilingual platform Sumaúma – Journalism from the Center of the World, based in the Amazon, and a columnist in the international section of the Spanish newspaper El País. She has published nine books and directed four documentaries.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
128 (67%)
4 stars
45 (23%)
3 stars
14 (7%)
2 stars
2 (1%)
1 star
1 (<1%)
Displaying 1 - 28 of 28 reviews
Profile Image for Rapha Hell.
5 reviews
April 28, 2020
Da perversão da linguagem à construção de ruínas

"Brasil, construtor de ruínas". Acho que este deveria ser um livro de leitura obrigatória para todos os brasileiros. Eliane Brum dá uma bela aula de história e escreve de maneira fluida e gostosa de se ler. Este é um livro que nos dá um panorama do que é o Brasil contemporâneo, desde o início do governo Lula até outubro de 2019. A jornalista tece críticas muito duras ao governo do PT, que perdeu a oportunidade de fazer uma mudança real em nosso país e de como isso ajudou na ascensão do bolsonarismo. Ela ainda explica de maneira muito clara como se dá a formação de governos totalitários e de como o bolsonarismo consegue se manter, ainda que o atual presidente mequetrefe seja um desastre ambulante.

Basicamente, o que o atual governo faz, é se aproveitar da pós-verdade — que tem a seguinte definição: "fatos objetivos têm menos influência em moldar o debate público do que apelos à emoção ou a crenças pessoais" — ou do que a Eliane mesmo chama de "autoverdade": "Algo que pode ser entendido como a valorização de uma verdade pessoal e autoproclamada, uma verdade do indivíduo". Este governo ainda se aproveita da perversão da linguagem — temos que nos lembrar da educação precária e do crescimento das igrejas neopentecostais em todo o país, responsáveis por fornecer uma educação maniqueísta aos seus fiéis. Para Eliane, "se não existe uma base comum de fatos a partir da qual se pode conversar, a linguagem torna-se uma impossibilidade. A linguagem não se realiza". E é por isso então que se consegue manipular tantas pessoas. Uma educação precária, aliada com uma "autoverdade" e mais uma torrente de fake news que chegam a milhares de brasileiros diariamente é a receita perfeita para conseguir se instaurar um regime autoritário.

Existindo então uma população pouco educada e que enxerga tudo com uma visão "oito ou oitenta — por isso que Bolsonaro sempre acaba chamando todos aqueles que são contra o seu governo de "comunistas" — dificulta e muito o processo de um debate real. E aqui mais uma vez cito Eliane Brum:

"Não é uma questão de opinião a laranja ser laranja — e não cadeira. Não é liberdade de expressão defender que laranja é cadeira. Também não há fatos alternativos sobre laranja ser laranja, e não cadeira. Há fatos. No Brasil dominado pelo bolsonarismo, porém, o truque de tratar laranjas como cadeiras para interditar o debate é amplamente utilizado".

Enquanto Bolsonaro e o seu clã tecem cortinas de fumaça atrás de cortinas de fumaça, nos distraindo daquilo que é realmente essencial, indígenas estão perdendo as suas terras, a Amazônia e o Cerrado estão sendo queimados, os mais pobres estão se tornando cada vez mais pobres, os negros nas periferias estão sendo assassinados aos montes pelo Estado, e as minorias LGBTQIA+ estão sendo cada vez mais e mais atacadas, entre tantas outras coisas. Dia após dia, os nossos direitos estão sendo tolhidos e acabamos nem percebendo isso. Aliás, até consideramos que certos políticos seriam opções muito melhores do que Bolsonaro — tendo em vista que o atual presidente é tão extremo, que qualquer outra pessoa parece ser moderada, ainda que possa ter ideias tão perversas quanto as que Bolsonaro defende.

Diante disso, o que podemos fazer? Eliane conclui o livro dizendo que o nosso maior desafio é de "como devolver a verdade à verdade" e de que "não faremos isso sem voltar a tecer tanto o comum quanto o sentido de comunidade". Seria esse comum que nos permitiria que "ao conversarmos, possamos partir do consenso de que cadeira é cadeira e laranja é laranja e que nenhum de nós vai tentar sentar na laranja e comer a cadeira". E, a partir desse comum, é necessário que lutemos para conseguir o que ainda resta de democracia neste país.
Profile Image for Rodrigo Oliveira.
112 reviews89 followers
February 16, 2021
O que Eliane Brum faz com as palavra é algo magnífico. Em 'Brasil, construtor de ruínas', ela produz uma análise certeira sobre o Brasil desde Lula até Bolsonaro e como fomos construindo esse buraco sem fundo em que estamos presos. O mais interessante é que Brum quebra todas as nossas certezas. Faz duras críticas aos governos petistas e duras críticas ao governo bolsonarista. Deve ser lido com a devida crítica e autocrítica, sem paixões ou frases de twitter. É uma análise dolorosa sobre um Brasil extremo que parece estar muito longe de acabar e que superará Bolsonaro, porque o que ele trouxe de perverso não vai embora tão cedo.
Profile Image for Natasha Schiebel brotto.
70 reviews8 followers
July 19, 2021
QUE LIVRO!

Eliane Brum conecta todos os pontos que nos trouxeram até aqui, faz uma análise precisa sobre os (muitos) erros dos governos Lula e Dilma que contribuíram para a eleição de Bolsonaro, proporciona momentos de muito desespero e preocupação, mas, ao fim, nos lembra que podemos ser protagonistas dessa História e TECER um novo Brasil.

Aliás, gostei muito da escolha desse verbo – e, mais ainda, da justificativa que ela deu para isso:

"Chega de construir ruínas. Chega inclusive de construir, este verbo que se mostrou violento na história dos Brasis. Este verbo de verticalidades e de hierarquias. Está na hora de conjugar o verbo das mulheres. Precisamos tecer, esse verbo horizontal, colorido, que só se embeleza na diferença. Temos que começar a imaginar um futuro onde possamos viver. O presente só pode ser tecido se o futuro for imaginado. Ninguém consegue viver num presente sem futuro. Mas é impossível controlar quem é capaz de imaginar depois que já começou a imaginar. A imaginação é a melhor companheira do riso. Sim, ninguém solta a mão de ninguém. Mas não vamos ficar segurando as mãos uns dos outros paralisados e em pânico. Vamos rir e criar futuro. Juntos. Lembrem-se de que “a alegria é a prova dos nove”. Nos primeiros cem dias sob o domínio oficial dos perversos, foi o Carnaval que desafiou o exercício autoritário do poder. Pela alegria, pela sátira, pelo riso, pela comunhão dos corpos nas ruas. Não há lei que nos obrigue a obedecer a um governo de perversos. Desobedeçam aos senhores do ódio. Os dias precisam voltar a nos pertencer."

TODO brasileiro preocupado não só com o presente, mas, principalmente, com o FUTURO do Brasil deveria ler este livro – e os artigos da Eliane no El País! :)
Profile Image for Giselle.
7 reviews30 followers
July 11, 2020
Leitura obrigatória para entender o Brasil atual. A escrita de Eliane Brum é maravilhosa, ao mesmo tempo poética e acurada. Apesar de nos guiar pelas ruínas do país, sua mensagem final não é derrotista ou pessimista; ao contrário, nos inspira a tecer um futuro melhor.
Profile Image for Letícia Garcia.
7 reviews3 followers
December 6, 2020
Ver as entranhas do país a partir da análise de Eliane Brum é devastador. E necessário.

Quando cheguei à metade do livro, precisei desacelerar a leitura. Somado às notícias que chegam todo dia deste Brasil, estava ficando pesado demais para aguentar. Intercalei com outro livro.

Quero acreditar que o pedacinho azul de céu que aparece na capa é um resto de esperança que ainda existe para este país.

"O que fazer diante do horror? Retomar a palavra, a que atravessa os muros. Enfrentar o desafio de construir uma narrativa, necessariamente polifônica, sobre o momento, em todos os espaços. Não desviando das contradições, para evitar que elas manchem a limpidez do discurso. Ao contrário. Abraçando-as, porque elas criam o discurso." — Eliane Brum, "Brasil, construtor de ruínas", p. 122.
Profile Image for Arthur Nasser.
16 reviews
April 11, 2020
Brilhante reflexão sobre como o pensamento brasileiro de hoje carrega traços podres de uma colonização elitista e racista que perdura há séculos
Profile Image for Danilo Lipisk.
251 reviews3 followers
August 28, 2023
Que bela obra de Eliane Brum, primeiro livro dela que leio e que me instigou a ler seus outros livros.

Fico feliz por ler uma crítica construtiva aos governos do PT, Lula e Dilma, entre elas, a "quebra do contrato" das causas que para isso o partido foi construído (defesa dos mais frágeis da sociedade, defesa ambiental) em pró da "governabilidade". O PT se corrompeu, e isso é uma constatação cristalina, que vemos ao longo do livro, que apenas alguém fora de suas faculdades mentais negará.

Mas uma parte do PT não se corrompeu, deu voz a negros, deu voz às mulheres, deu voz as classes mais baixas. Essa voz foi demais para as forças dos "boçais da maldade" como Eliane bem os descreveu em sua obra. Os boçais, como Eliane descreveu, quiseram retomar o "status quo" do Brasil. Devolver o negro pra senzala, a mulher pra cozinha e tirar os pobres dos aviões.

O livro nos faz pensar que tudo o que vivemos nesse quadriênio de governo Bolsonaro e todas as divisões e estragos que causaram à sociedade brasileira até o momento foram processos em construção há pelo menos 10 anos. Este livro tem que ser lido hoje, lido daqui 10 anos e lido pelas próximas gerações de brasileiros.

Profile Image for Bruna Fialla.
31 reviews18 followers
May 31, 2021
Palmas para o grande trabalho jornalístico que foi a escrita desse livro. A Eliane Brum é uma das minhas escritoras favoritas da atualidade. E não só pelos seus artigos, no romance ela também se destaca igualmente. Neste livro ela só comprova que é uma jornalista impecável, que dispõe de preferências pessoais políticas para ter um olhar sincero e crítico sobre a situação do país durante o governo do Lula, da Dilma e o início do governo do Bolsonaro. Através de um resgate de fatos e situações, tendo como base seus artigos da época - o que torna tudo muito mais fresco a nossa memória - ela cria uma narrativa esclarecedora principalmente para os dias atuais. Nessa viagem de volta ao passado, repassa cada escolha, cada decisão e cada declaração dos governantes e tantas outras situações da política da época, para jogar uma luz sobre a politicagem de interesse que move esse país. E fecha o livro com questionamentos e cobranças necessárias a todos nós, protagonistas individuais da história do nosso país através do poder do voto e também cobra postura de políticos, partidos e movimentos sociais. Um livro necessário para quem quer entender o presente sem esquecer o passado. Esplêndido e esclarecedor!
Profile Image for Leticia Aida.
28 reviews
January 13, 2026
Este livro deveria ser obrigatório para compreensão da complicada politica brasileira do século 21.

Eliane Brum explica com maestria como desde o primeiro mandado de Lula foi-se construindo a possibilidade de termos a vitoria de Jair Bolsonaro na fatidica eleição de 2018. Traz duras criticas aos dois governos com um trabalho jornalistico impecável.

Este livro deve ser lido com crítica, assim como dito por Brum, não podemos deixar que as palavras percam sua alma, seu sentido. Leiam, critiquem, estudem e com esse registro histórico da politica brasileira, não deixem que as palavras do passado percam seu sentido, que erradiquemos a crise da palavras e da literalidade.

"As palavras se tornaram tão silenciosas quanto os corpos mortos. As palavras, como os corpos não têm mais vida."
Profile Image for Luana Hidemi.
1 review
March 31, 2024
Livro muito necessário para quem não existia ainda durante os primeiros governos petistas ou ainda era muito criança pra acompanhar e entender política e a realidade. Eliane Brum sintetiza muito bem o contexto político que precede a chegada de Lula à presidência, durante os governos petistas e até os 100 primeiros dias de Bolsonaro. É um livro sensacional principalmente pra geração Z (como eu) entender como ações políticas das últimas décadas estão na raiz de acontecimentos recentes que impactam nosso dia a dia hoje.
Profile Image for João Guilherme Brotto.
31 reviews3 followers
August 15, 2021
Uma obra impecável de uma das mais relevantes jornalistas do Brasil. Daqueles livros que servirão de registro histórico por décadas. Um texto rico, crítico e preciso a partir do olhar de alguém que tem duas das maiores virtudes de um(a) repórter: a escuta e a observação.

"Não há lei que nos obrigue a obedecer a um governo de perversos. Desobedeçam aos senhores do ódio. Os dias precisam voltar a nos pertencer".
Profile Image for Patrick.
26 reviews1 follower
January 21, 2022
Eliane Brum writes with an indisputable clarity. Brum is first and foremost a journalist but shows the analytical clarity of an anthropologist, sociologist and social psychologist without indulging in (overly) complex language of many social scientists.
An excellent book - or, better, 'tool' - for everyone who wants to better understand Brazil, a continental country with its complex past, present, and, most likely, future.
Profile Image for Felipe Storch.
9 reviews
February 11, 2022
Eliane faz um sobrevoo importante sobre os últimos 20 anos, trazendo seu olhar único de observadora desde Altamira (PA) sobre as transformações políticas, sociais e econômicas que o Brasil passou. Traz provocações importantes sobre temas que vão dos “rolezinhos” à construção de Belo Monte sob um governo de esquerda. É perspicaz sua atenção à latente desigualdades social, racial e de gênero e igualmente importante é seu apontamento sobre “a crise da palavra” que vivemos. Recomendo a leitura.
Profile Image for bj.
31 reviews
June 13, 2023
Uma análise sociopolítica completamente rasa, que só pode vir a servir a alguém que esteve debaixo de uma pedra durante todos esses últimos 20 anos ou agradar leitores como a autora brancos e privilegiados.
"Vamos rir juntos dos perversos que nós governam?" Que tipo de frase é essa? Somente alguém completamente fora da mira direta desses algozes conseguiria pensar em algo assim. Fazer poesia com a dor é somente para quem não a sofre na pele ou só sofreu a muito tempo atrás.
3 reviews1 follower
July 14, 2022
"Temos que começar a imaginar um futuro onde possamos viver. O presente só pode ser tecido se o futuro for imaginado. Ninguém consegue viver num presente sem futuro."

Eliane nos trás muitos sentimentos durante a leitura. E mesmo analisando apenas cem dias do governo Bolsonaro, trás também pontos importantes que desabrocharam com o passar dos anos do governo.

Lindíssimo.
Profile Image for Victoria Mel.
4 reviews
January 13, 2025
Esse livro foi lançado em 2019, apenas seis anos atrás, e, mesmo que ele tenha exposto com muita seriedade que o futuro do país sob o comando do Bolsonaro nos reservava o pior, em 2025, depois da pandemia, os avisos parecem pequenos.
O Brasil é cruel e nós somos todos sobreviventes em meio aos escombros tentando pensar por onde começar.
Profile Image for Leonardo Rezende Malouf.
16 reviews1 follower
December 4, 2021
Das leituras mais importantes da minha vida. Eliane Brum dá um show de clareza e de escrita, não surpreende que tenha ganho um Jabuti. Absolutamente sensacional, ao meu ver esse livro deveria ser parte do currículo escolar.
Profile Image for Beatriz Siqueira.
11 reviews1 follower
February 5, 2024
A escrita de Eliane Brum torna o caos dos últimos anos mais palatável. Um primor, como sempre!
105 reviews
May 17, 2025
Ouvrage intéressant pour comprendre le Brésil contemporain
Profile Image for Raquel Bello  Vázquez.
102 reviews1 follower
December 24, 2022
Resenha publicada originalmente em Novas da Galiza, setembro 2021
http://novas.gal/construir-entre-as-r...

Construir entre as ruínas de Bolsonaro
Eliane Brum é uma das mais interessantes jornalistas brasileiras atuais. Especializada em grandes reportagens sobre temas como a vida nas periferias urbanas de grandes cidades como São Paulo, a vivência da morte ou questões ambientais, focadas no Amazonas e na vida dos povos da floresta, é autora de diversos livros.

Brasil construtor de ruínas começa em 2013, com o acontecimento dos rolezinhos, encontros de jovens da periferia, na sua maior parte negros e negras, que se reuniam em lugares considerados exclusivos das classes médias brancas, como os shoppings. Estes rolezinhos forom fiscalizados e punidos pela polícia, pois o público padrão dos centros comerciais apavorava-se com a presença rara e imprevista de jovens periféricos/as que queriam desfrutar dos bens e dos serviços que ofereciam os shoppings.

A partir deste ponto, que considera marco de uma viragem social, Brum discorre sobre os elementos articuladores da sociedade brasileira contemporânea, mas com profundas raízes históricas, como a desigualdade social, o racismo e classismo entranhados nas relações entre grupos e indivíduos no Brasil. O ponto final é o fechamento dos 100 primeiros dias de Governo Bolsonaro em abril de 2019.

Nesses 6 anos, analisados a partir da coleta e rescrita das suas colunas e reportagens, percebemos uma interessante combinação entre a realidade vivida enquanto é narrada e a revisão a partir do momento, para uns catártico para outros traumático, da eleição de Bolsonaro como presidente em outubro de 2018.

Fenômenos como as igrejas evangélicas neopentecostais, por exemplo, são tratados com todo o rigor e seriedade necessários, muito além da simplificação e da visão fácil, e reconfortante do ponto de vista eurocêntrico, de que os evangélicos seriam simplesmente um grupo de alienados e fanáticos religiosos.

Longe do retrato feito pela imprensa europeia, e incentivado pelas classes médias brasileiras, de que Bolsonaro é um bufão e a população brasileira uma república das bananas sem capacidade de análise política, Brum mostra como a emergência da extrema direita também se ancora em erros cometidos durante os 14 anos de governo do Partido dos Trabalhadores, mesmo sem negar os enormes avanços promovidos, desde as cotas sociais e étnico-raciais de acesso à universidade, até políticas de distribuição de renda. O diagnóstico de Brum é que quando a esquerda dilui as suas políticas para agradar os poderes financeiros ou o “centrão” que domina o parlamento brasileiro, as pessoas acabam por orientar o seu voto à direita.

Publicado em 2019, os problemas e diagnósticos apontados pelo livro continuam válidos num Brasil em que, neste mesmo mês, as mulheres indígenas se reúnem em Brasília na expectativa de tentar influenciar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação ao marco temporal, uma interpretação da constituição de 1984 segundo a qual o direito de demarcação de terras indígenas começaria só a partir da redemocratização, legitimando o genocídio cometido pela ditadura militar na segunda metade do século XX.

Da perspectiva de uma esquerda ambientalista e que entende que o principal desafio da contemporaneidade é a crise climática, Brum é cuidadosa à hora de desenhar o lugar que ocupa no campo social cada uma das personagens, grupos políticos, sociais e religiosos, tornando o trabalho acessível para uma pessoa que não segue a imprensa brasileira de forma diária, mas que tem interesse em conhecer a política e sociedade brasileira além dos estereótipos em que a imprensa europeia costuma se comprazer.
Profile Image for Marcus Vinicius.
246 reviews11 followers
July 11, 2020
Um Olhar de Esperança
As reflexões de Eliane Brum sobre os fatos que antecederam a eleição de Jair Bolsonaro e os primeiros cem dias de seu governo iluminam parte do caminho que percorremos enquanto sociedade. Nossos erros, nossas ilusões, nossas omissões são expostos a partir da perspectiva de uma jornalista que não apenas se debruçou sobre as contradições de nosso país, mas também vivenciou (e vivencia) a realidade de um dos segmentos mais vulneráveis de nossa sociedade. A realidade dos “povos das florestas” perpassa todo o texto. A sensibilidade da Autora produziu uma reflexão que merece ser conhecida e apreciada.
48 reviews
January 5, 2021
Excelente crítica, através da percepção sensível e única da jornalista Eliane Brum. O livro trata do período, ainda atual, desde o início do governo Lula até os primeiros 100 dias do governo bolsonaro.

Desde o início do livro, a jornalista já se declara de esquerda, mas cumpre seu compromisso como jornalista de manter-se equidistante das bandeiras de Governo.

Leitura recomendada para quem deseja apurar sua própria crítica quanto aos governos mencionados. Também para se posicionar sobre a realidade política e social, nesse período de tantas distorções.
Profile Image for Alfredo.
470 reviews602 followers
July 1, 2023
Uma ótima coleção de colunas da Eliane Brum sobre o Brasil. Gosto bastante das reflexões que ela faz.

Para mim, o único ponto negativo foi o apego excessivo a questões que, a meu ver, não têm tanta relevância no grande esquema das coisas. Como parte do livro foi escrita nos primeiros cem diz do governo Bolsonaro, alguns acontecimentos ganham espaço desproporcional dentro da obra. Nesse sentido, sinto que teria sido mais aproveitoso ler no calor do momento.

Apesar disso, vale MUITO a pena a leitura!
Profile Image for Jaime Lerner.
Author 4 books1 follower
November 2, 2020
Eliane é uma das maiores cabeças pensantes do jornalismo atual. Seu raciocínio é claro e agudo, seu conhecimento é amplo e suas análises profundas. Além disso, tem um estilo de escrita peculiar, de uma dramaticidade contundente. Neste livro ela vai fundo nos acontecimentos políticos e criminais desse Brasil do século XXI, seus avanços na democracia e justiça social e seu abrupto retrocesso. Fundamental para quem se interessa pelo ligar em que habita, independente de posicionamentos ideológicos.
Profile Image for Maisa Ferreira.
2 reviews
October 1, 2020
Até hoje não conheço nenhum jornalista que faz com as palavra o que a Eliane Brum consegue com os seus textos. Ela é genial, imparcial (na medida do que é possível) e recomendo também seus artigos no El País. Ela milita com as palavras, sem perder a objetividade e a busca pelos fatos.
Displaying 1 - 28 of 28 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.