Esse livro é o registro do caos deixado após um relacionamento abusivo e desgastante, conta um pouco sobre as dificuldades que nós enfrentamos depois do fim, faz uma reflexão do ponto onde deixamos de ser aquilo que éramos quando estávamos com alguém, e aquilo que somos agora que estamos sozinhos. É o tipo de livro que tem tudo para ser incrível, que a ideia é impecável, mas a execução deixa a desejar.
Cada capítulo é uma carta, e começa com um trecho de música, em sua maioria em inglês, e essa é minha primeira crítica, há muitos trechos em inglês em um livro nacional, quantas pessoas conseguiram entender o que os trechos de músicas diziam? (trechos esses que são importantes para a introdução do que cada capítulo vai tratar). Existem tantas referências de cultura pop que acabaram por deixar a experiência um tanto chata, mas eu até gosto, então acabo me divertindo, não posso dizer pelos outros. O livro discursa sobre temas muito importantes como homofobia, HIV, relacionamento abusivo, racismo e o dia a dia da sociedade atual, então vale a pena apesar de tudo.
O que me pegou mesmo, é que passei metade do livro achado o narrador dramático, sim, é um relacionamento escroto, e ele não deveria estar nele, mas foi um escolha dele, e agora com o fim ele faz parecer que ele próprio era um anjo perfeito, e o ex um demônio. É então que a desgraça acontece, vem um capítulo onde há uma narração pesada de estupro, e eu não estava nem um pouco preparado para aquilo, e a cena foi tão pesada e assustadora que pelos deuses, era como se o autor quisesse nos fazer entender a razão verdadeira pela qual o narrador passou o livro inteiro dizendo que o ex é um escroto maldito, e mano, aquilo precisava de um aviso...
O desfecho acaba por ser anticlimático, é uma conclusão que anula a mensagem de autoconhecimento que o autor construiu durante todo o livro, e eu não sei qual foi a intenção, não sei se entendi de forma equivocada, mas para mim, ficou parecendo que a verdadeira intenção era nos fazer simpatizar com o narrador daquele capítulo, que no caso é o ex babaca que foi xingado durante o livro inteiro e nos apresentado como estuprador.
Eu queria ter gostado mais desse livro.