Jump to ratings and reviews
Rate this book

Sombrio ermo turvo

Rate this book
Um livro da novíssima ficção brasileira, que surpreende e faz rir ― mesmo dos eventos mais terríveis da vida. Este grupo de ficções de Veronica Stigger ― contos, causos, epifanias, poemas e textos de inspiração teatral ― oferece, com sua variedade de forma e ritmos, um conjunto absolutamente irresistível, aterrador e risível de nossas fragilidades (do corpo e da mente). A história do aluno de colégio invejado por levar tupperware preto; o dia em que nevou numa cidade dos trópicos; o longo conto-poema sobre sangue, menstruação e morte.

144 pages, Paperback

First published April 4, 2019

3 people are currently reading
116 people want to read

About the author

Veronica Stigger

36 books38 followers
Veronica Stigger é uma escritora, jornalista, professora e crítica de arte brasileira.

Formou-se em Jornalismo, mas deixou as redações para dedicar-se à pesquisa universitária. É doutora em teoria e crítica da arte pela Universidade de São Paulo, com estudo sobre as relações entre arte, mito e rito na modernidade.

Desde 2001 vive em São Paulo com o poeta, ensaísta e crítico Eduardo Sterzi. O trágico e outras comédias, seu livro de estréia, foi publicado primeiramente em Portugal, em 2003, pela editora Angelus Novus. Em abril de 2004 foi lançado em versão brasileira pela 7Letras. Em 2007 lançou pela Editora Cosac Naify o livro Gran Cabaret Demenzial,1 tendo participado da V Festa Literária Internacional de Parati (FLIP), ao lado de Cecília Giannetti e Fabrício Corsaletti, entre outros. Em 2010, lançou, pela mesma editora, "Os anões", que mistura textos de gêneros variados, e montou em novembro sua própria exposição "Pré-Histórias, 2", com cartazes afixados nos tapumes da obra do SESC 24 de Maio da cidade de São Paulo.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
18 (18%)
4 stars
29 (29%)
3 stars
32 (32%)
2 stars
16 (16%)
1 star
4 (4%)
Displaying 1 - 11 of 11 reviews
Profile Image for Carlos.
Author 13 books43 followers
May 29, 2019
A escritora porto-alegrense Veronica Stigger é uma das autoras que há mais tempo e com mais consistência vêm trabalhando o fantástico em sua literatura, mas não o fantástico de Game of Thrones ou Harry Potter, e sim o da definição clássica de Todorov: a incerteza que se segue a uma ruptura brusca da realidade na narrativa. É essa outra vez a temática de muitos dos contos reunidos em seu novo livro, Sombrio Ermo Turvo , que tem lançamento marcado para amanhã, às 17h, na Livraria Bamboletras. Mas aliado a isso, há uma matéria nova. certa profundidade maior no desenho de personagens, que convivem neste livro com muitas das caricaturas satíricas com que a autora costuma povoar seus livros.

Sombrio Ermo Turvo reúne 24 textos divididos em quatro seções. Como já havia demonstrado em trabalhos anteriores, especialmente nos contos de O Trágico e Outras Comédias (2004), Gran Cabaret Demenzial (2008) e Os Anões (2010), seus textos assumem formas diversas de acordo com o tema e o tratamento. A sátira desbragada que estava lá nos primeiros livros agora parece ceder gradativamente lugar à criação de um clima em que não apenas os episódios são recheados de absurdos, mas há um tom vago de ameaça pairando na realidade de cada conto.

Há, portanto, desde contos muito curtos como O Poço e O Boi, o primeiro um quase-poema sobre desespero, e o segundo, uma vinheta sobre violência. Há também textos cuja estrutura
e até origem devem ao teatro – é o caso da "comédia de maus costumes" A Casa ou do longo A Piscina, que teve origem em uma peça que a escritora redigiu para o Coletivo Teatro Dodecafônico. Há também uma aguda sátira em forma de ensaio acadêmico no conto O Livro, narrado como uma palestra fictícia de uma acadêmica sem nome sobre um livro inédito da "escritora desaparecida" Veronica Stigger.

Apesar de trazer características que marcam a prosa de Veronica desde sua estreia, especialmente a brevidade ou a linguagem concreta em que adjetivos parecem dar as caras apenas como potencializadores de sarcasmo, Sombrio Ermo Turvo parece desbravar um território novo nas explorações de Veronica na narrativa curta. Há, para além da sátira, ternura e lirismo em contos como O Herói, sobre um improvável deflagrador de uma revolta inusitada envolvendo um estádio de futebol, ou o díptico A Praia e Os Pobres. Embora a crueldade gratuita entre os personagens, comentário social sobre o desconcerto contemporâneo, ainda esteja lá, há momentos em que sua expressão é menos cartunesca e mais voltada ao humano, como A Neve, cujo twist final deixa claro que as vítimas somos todos nós.
Profile Image for Tiago Germano.
Author 21 books125 followers
May 3, 2019
Ao contrário do que a ficha catalográfica sugere, não é um romance (e se fosse para evitar chamar as breves narrativas de contos, por alguma questão semântica ou mercadológica, talvez fosse mais honesto colocá-las como "ficção contemporânea" - e nada disso afetaria minha leitura da obra, só para constar). Apenas achei a coletânea irregular, apesar da tentativa de unificá-la numa série de andamentos musicais correspondentes às diferentes seções do livro. Os contos mais extensos flertam com o teatro (um deles, "A Piscina", segundo a nota ao final do volume, foi expressamente escrito com estes fins; outro, "A Casa", adota a mesma estrutura). Os de que mais gostei foram "A Ponte" (com sua referência ao Auto da Barca do Inferno), "O Concunhado" (por sua violência, a ironia ao final), "O Livro" (uma piada autoficcional) e "A Neve" (lindo, talvez o de que mais gostei). De resto, não conseguiria destacar muito dos demais fragmentos, além de seu aparente caráter de experimento ficcional e jogo com a concisão e a brevidade.
Profile Image for Gabriel De Melo Borba Ferreira.
46 reviews24 followers
July 6, 2025
Ao meu ver Veronica Stigger merecia um lugar mais destacado na literatura brasileira contemporânea. Ao privilegiar a forma em detrimento do conteúdo, Stigger nos tira de um conforto, instiga o leitor a ser mais ativo e a criar conexões com as historias. Fico contente com escritores que buscam uma ruptura estética na literatura. A virtude no livro está na ambiguidade e hibridismo dos textos. Mitos se relacionam com o mundo contemporâneo, violência imiscuída com a arte, natureza contra a cultura. O barato de sombrio ermo turvo está nas entrelinhas, no não dito, na construção imagética que e texto proporciona e na atmosfera perturbadora que a obra transfere ao leitor.
Profile Image for luisa woidaleski.
259 reviews12 followers
June 19, 2023
eu estou, talvez, na minha maior ressaca literária dos últimos anos e isso pode ou não ter influenciado essa leitura.

veronica stigger traz aqui uma coleção de... contos? estórias? eu nem sei bem definir, porque não consegui entender exatamente qual foi o propósito dessa coleção de textos, mas tem bons textos! eu destaco aqui a primeira parte quase inteira, com especial destaque a o anão e a o concunhado na segunda parte. o resto pra mim pareceu uma viagem da qual não fiz parte não.
Profile Image for Vinicius De Silva Souza.
169 reviews5 followers
May 30, 2022
Mesmo com uns ecos de "O Ovo apunhalado", do Caio, essa coletânea de textos, muitos inclassificaveis, fica bem irregular quando se olha com atenção para o conjunto. Poucos se salvam, e o que muito salva é a qualidade da linguagem (e olhe lá), porque as narrativas...
Profile Image for Wibsson.
37 reviews3 followers
Read
February 13, 2020
O título desse livro fornece ao menos uma bússola para dentro desse labirinto impossível. Sombrio ermo turvo é um livro de contos (vamos chamar a forma dessas narrativas todas de contos para encurtar a conversa, mas aqui há o que parecem rascunhos de narrativas, transcrições de sonhos, esqueletos de peça de teatro, microcontos etc.) que parecem orientados prioritariamente para desabilitar qualquer tipo de interpretação, um livro que desencadeia vozes que ecoam o indeterminado. É um tanto ridículo tentar exercer o papel de crítico sabe tudo diante de um livro que parece querer rir justamente dessa posição.

O que interessa a Stigger, a autora, é explorar não o indizível, mas outra coisa. Tome-se como exemplo um relato curto, O boi, no qual um homem chamado Eduardo (nome do atual marido de Verônica, a autora, um nome que se repete em vários outros momentos ao longo da narrativa, como a sugerir que os fatos narrados aconteceram de alguma forma na realidade, ou ao menos levantando esta dúvida) é alertado de que antes de matar o boi deve o fazê-lo sem que o mesmo olhe para trás; mas, antes de disparar o tiro mortal, Eduardo sussura algo no ouvido do animal, fazendo com que o mesmo se vire na hora decisiva; a narradora, e nós, jamais saberemos o que foi sussurado, e não interessa especular sobre o que foi dito. Este mistério, ou esta ideia de mensagem a qual não temos acesso, é o centro do conto, e podemos dizer que é mais ou menos buscando não atingir, mas construir esses vazios, que suas narrativas operam. Mas são vazios não significantes. O objetivo de Verônica não parece ser o de dar munições para as máquinas interpretativas delirarem e produzirem sentidos, mas acabar com qualquer possibilidade de sentido, inviabilizar essa brincadeira. É um convite a ver tudo, no fundo como pista falsa e, ao final, ver estas pistas falsas como a própria superfície dos textos, suas palavras, frases e imagens criadas. Esse procedimento nos convida a reler e reler exaustivamente seus textos, não para procurar a solução para o mistério, mas para visitá-lo continuamente.
Profile Image for Julia Coppa.
127 reviews17 followers
March 23, 2020
Eu gostei de alguns contos mas me encantei menos do que esperava
Profile Image for Turrientes.
37 reviews10 followers
July 23, 2019
El buey

Hacía tiempo que Eduardo venía postergando esta violencia y esta felicidad. Finalmente, a las once horas del día más largo del año, allí estaba, delante de José, estanciero en la frontera de Uruguay con Rio Grande do Sul, legendario practicante del arte de asar el ganado dentro de su propio cuero. José había sido claro: el tiro tenía que ser dado por la espalda y en la cabeza. Si el buey sospechara que estaba a punto de morir la carne se endurecería. Eduardo asintió sin una palabra. Sin embargo, al aproximarse al buey susurró algo, talvez un nombre, talvez un rezo, para que el animal se volviera y, en el momento del disparo, lo mirara a los ojos.

***
Profile Image for thaís bambozzi.
279 reviews50 followers
January 6, 2021
Veronica foi minha professora na pós de História da Arte e as aulas sobre modernismo brasileiro foram tão maravilhosas que fiquei curiosa e com vontade de conhecer sua escrita. É quase triste que alguns contos sejam mesmo ficção, porque simplesmente me deu vontade de acreditar que tudo o que foi narrado pela autora tenha acontecido de verdade. Eu amei a neblina que paira sobre as histórias, como já sugere o título do livro. Destaque especial para “A neve”.
Profile Image for Gerlan Menegusse.
65 reviews
May 23, 2022
Eu simplesmente amo esse livro!!! Adoro contos e tipo... todos os contos desse livro têm seus finais bem trágicos!!! Amo esse tipo de escrita, foge do óbvio final feliz!! Tem coisa melhor que ser surpreendido?
3 reviews
January 13, 2021
Isto não é uma avaliação, mas uma anotação para lembrança futura. Irregular, à diferença de Os Anões. Os textos que flertam com o teatro (A Piscina, A Casa) foram, para mim, os melhores, quando o absurdo é experimentado a partir de uma perspectiva de plateia. Anoto: A Neve, O Anão, O Concunhado.
This entire review has been hidden because of spoilers.
Displaying 1 - 11 of 11 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.