Jump to ratings and reviews
Rate this book

Confetes e serpentinas: Uma coletânea de carnaval

Rate this book
O que você pensa quando pensa em Carnaval? Duds Saldanha, Lorrane Fortunato, Rebeca Kim, Solaine Chioro, Olívia Pilar e Vanessa Reis respondem essa pergunta em seis histórias que se passam no feriado nacional mais celebrado, amado – e odiado – do país.

É hora de viajar pelo Brasil, seja curtindo na pipoca de Salvador ou presa no trabalho em plena capital paulista. Vamos botar o bloco na rua?

134 pages, Kindle Edition

First published February 28, 2019

2 people are currently reading
103 people want to read

About the author

Iris Figueiredo

19 books652 followers
IRIS FIGUEIREDO é escritora, natural de São Gonçalo. Produtora editorial por formação, trabalha com comunicação e escreve histórias para jovens. É autora de livros como "Um passo de cada vez" e do best-seller "Céu sem estrelas", que teve os direitos comprados pela ELO Produtora.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
40 (31%)
4 stars
53 (42%)
3 stars
30 (23%)
2 stars
3 (2%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 25 of 25 reviews
Profile Image for Iris.
Author 19 books652 followers
March 2, 2019
Orgulho desse projeto e de todas as meninas envolvidas ♥
Profile Image for Camila Costa.
162 reviews10 followers
March 7, 2019
Deus abençoe quem inventou as coletâneas de contos temáticos viu? Não tem nada melhor que ler algo que retrata a época que você tá vivendo.

Eu tenho um de contos de Natal. Mas acaba que não tem muito a ver, porque são contos americanos, e enquanto lá eles estão com neve até o joelho fazendo biscoitos, aqui a gente tá pingando ao primeiro raio de sol do dia e comprando panetone.

Também tenho um de contos de verão (que, sinceramente, vivendo em Recife, você poderia ler QUALQUER época do ano).

Mas esse... Esse foi algo realmente inédito. Não tem COMO você, morando no Brasil, não ter vivido o carnaval. Você pode odiar com todas as suas forças a festa mais popular e democrática do Brasil, e ainda assim, você vai ter alguma memória de viagem, ou de um acontecimento bizarro que você passou com seus amigos, uma fantasia engraçada que marcou um ano, e tantas outras coisas.

Nessa coletânea, qualquer pessoa se sente representada. Se você odeia ou ama, se vai brincar ou ficar trabalhando, se vai todos os dias ou se só vai um, se vai porque ama ou meio que obrigado... Tem conto pra TODO MUNDO. E agora vamos falar um pouco de cada um.

O conto de Solaine parece que foi feito especialmente para mim. Tinha tanta coisa ali que eu me relacionava, que às vezes eu até tinha vontade de chorar. Veio na hora certinha.

O da Olívia foi o mais romântico, e eu amei a escrita dela. Ela soube retratar o clima de carnaval com tanta paixão que quase me deu vontade de levantar da cama e ir pro bloco.

O conto de Lorrane foi o mais fofo e lindo e eu tive vontade de ler um livro inteiro sobre aqueles personagens. Mistura conto de fada com realidade da maneira mais incrível e com personagens apaixonantes.

Rebeca me surpreendeu MUITO. Comecei o conto e achei que não ia gostar tanto. E logo depois estava completamente investida. É fofo demais e a narrativa faz você não querer parar de ler.

O conto de Vanessa SOCORRO MEU DEUS, eu amei muito!!! Surra de representatividade e regionalismo. Eu acho que nunca li nada que fizesse referência as sandálias azaleia 😂. A escrita é hilária. Me senti em casa, falando com meus amigos enquanto lia a história de Teca.

E o conto de Duds, que se eu fosse dar notas, teria a melhor pontuação pra mim. Ela soube unir todos os elementos de uma história e encaixa-los direitinho nesse conto. Eu já li livros inteiros e não senti a conexão que senti com os personagens dela. A escrita é extremamente sensível e mesmo com tão pouco espaço, ela fala sobre temas importantes como representatividade, ansiedade, e pressão do trabalho e da vida adulta. QUERIA MAIS, OK? Essa é a parte ruim de contos bons. Eles acabam cedo demais.

Enfim... todos são lindos, bem escritos, e retratam o carnaval de diferentes maneiras, que é justamente como deve ser. Cada um vive do jeito que se sente mais confortável. Me senti muito acolhida, e amei passar meu feriado ao lado dessas histórias 💕

Só mais uma oportunidade de falar DE NOVO sobre isso. O quanto é importante se sentir representado nos livros que estamos lendo, gente. Quantos livros vocês já leram sobre o carnaval brasileiro? Sobre os bloquinhos, as fantasias, o suor, os romances repentinos... É raro demais! E não devia ser. Cada vez que eu avançava mais, eu me sentia mais EM CASA. E isso é um sentimento muito gostoso. Por favor, vamos continuar enaltecendo coisas escritas no nosso país. Coisas nossas. Nossa cultura, nossas festas, nossos costumes e nossa maneira de falar. De verdade, pensa nisso da próxima vez que for ler um livro. Tenta abrir um espacinho pra literatura nacional.

Uma ótima opção é esse aí, ó. Garanto que não tem como não gostar.
Profile Image for Tati Lopatiuk.
Author 17 books72 followers
March 3, 2019
Leitura rápida e divertida. É muito legal ver tantas escritoras novas rompendo a mesmice da literatura jovem atual e mostrando histórias possíveis, emocionantes e com um toque tão brasileiro de humor. Meu destaque vai para “Há Mar” da Vanessa Reis e “3 Dias Sem Parar”, da Duds Saldanha, meus contos favoritos. Livro perfeito para o carnaval. ♥️😊
Profile Image for Emily.
559 reviews43 followers
March 16, 2019
Que coletânea mais fofa!!! Eu adorei ler os contos de Confetes e serpentinas, mesmo depois do carnaval. Os contos da Solaine Chiro e da Vanessa Reis foram os meus favoritos, mas eu também gostei bastante dos outros. Cada autora conseguiu desenvolver as histórias dum jeito incrível :')
Profile Image for thayna,.
188 reviews16 followers
March 14, 2019
Que coletânea divertida! Estou bem feliz com essa leitura, com histórias que abraçam a diversidade e passa de uma forma bem divertida (e muito bem elaborada) como o Carnaval é comemorado de várias formas por aqui, foi algo lindo de se ler. Da coletânea eu amei demais, o conto da Duds Saldanha, Rebeca Kim e Olívia Pilar.
Profile Image for Mari  Pequenos Retalhos.
912 reviews28 followers
March 11, 2019
Mulheres com deficiência contando histórias de mulheres com deficiência. Só por isso já amei essa coletânea.
Profile Image for Wesley Pasheco.
259 reviews12 followers
April 26, 2019
Olivia terminou de um jeito bem no clima de carnaval, com chuva e beijo molhado. Só não gostei muito do conto que a menina passa o tempo todo tentando rendezirar o livro, foi muito monótono e não me simpatizei com a personagem. E o que se passa em Fortaleza, que teve tantas gírias e referências locais que me senti meio perdido.
A representatividade desse livro é uma coisa pra ser aplaudida de pé que lição.
Profile Image for Zoni.
Author 5 books26 followers
May 26, 2019
É uma coletânea ótima, porque é de leitura rápida, bem elaborada e faz a gente gostar da diversidade de contos, pois se você mora no Brasil, já vai ter vivido o carnaval e alguma das situações descritas nos contos, ter essa identificação é muito importante para o leitor.

Solaine é perfeita, e eu vou dar o mundo para essa mulher se ela quiser. Cãofetes e Serpentinas foi o conto que mais me encantou, eu amo tudo que a Sol escreve, as intimidades indevidas, mas é sério, amo tudinho que ela escreve, e um conto com melhores amigas, cachorros, carnaval e decisões da vida adulta tem tudo pra dar certo, e deu certo. A Duds, mano, foi uma grande surpresa pra mim, acompanho a newsletter dela, e ver um conto com representatividade, abordando temas como ansiedade, e pressão no trabalho e pressão na vida adulta como um todo, me deixou apaixonado.

Eu gostei muito de um conto, gostei um pouco de outros e assim terminei o livro. Confesso que achei que o livro seria mais engraçado, não foi, e tá tudo bem, porque vale muito a pena, as autoras são incríveis, e o trabalho da deusa Iris foi muito bom.
Profile Image for Larissa.
119 reviews29 followers
February 22, 2023
Li essa coletânea de Carnaval, no Carnaval e eu adorei! Foi uma leitura leve, divertida e cheia de alegria com diferentes experiências de Carnaval vividas por personagens diferentes em cada história. Também é ótimo ter personagens negras, lgbtqia+ e PcDs, numa coletânea cheia de amor e alegria.

Eu adorei a história da Solaine, "Cãofetes e Serpentinas" e sinto que só teria sido mais perfeito se eu pudesse ter lido na minha adolescência quando também passava por essas questões de vestibular, faculdade, morar longe da melhor amiga, a Solaine escreve muito bem, mas pra além de todos os detalhes em como ela escreve personagens e suas relações, eu adorei a forma como ela escreveu o Luizinho, pude imaginá-lo perfeitamente ali no meio do pessoal e das meninas. E eu adoro histórias de amizade.

"Um Amor de Carnaval" da Rebeca Kim foi um dos meus favoritos! Eu adorei a história de como Camilla e Juninho se reencontraram e achei que a cena a dos dois interagindo bem fácil de visualizar, de imaginar acontecendo, pelo modo natural como foi escrito. Achei o Marcos um pouquinho trouxa hahaha e o romance bem fofo.

"Três Dias Sem Parar" da Duds Saldanha foi o que eu menos me diverti lendo, acho que por ter escolhido uma área de trabalho similar a da personagem e saber bem desses perrengues de trabalho e computador de horas a fio e me ver no lugar da protagonista, foi um pouco cansativo pra mim. Mas eu acho que isso foi muito particular da minha experiência lendo, não necessariamente da história em si. Pintou um ar de romance mas não teve nada também, o que me decepcionou um pouco, mas entendo que a proposta da história era outra.

A história da Lorrane "As fantasias que criei de você" foi outra que eu adorei. Adorei a ideia de um Carnaval literário, e a fantasia da Dara e ela chegando lá, pareceu tudo muito lindo. As coisas se complicam, mas dá tudo certo no final. E é interessante o conceito da história, relacionado com o título, ao mesmo tempo que dá pra relacionar com Carnaval e o baile, pela palavra "fantasia". Adoro principalmente a relação de irmãs da Dara e da Dora.

A história da Vanessa Reis "Há mar" pensava que pelo título ia ser algo na praia mas me enganei. Esse não foi um dos meus favoritos porque não curti tanto o romance do vizinho que fica te olhando pela janela. Mas isso é questão de preferência pessoal mesmo. Mas a energia da história, do Carnaval de Salvador e da Teca é muito boa, me senti acompanhando de pertinho.

E a última história "Rainha do Bloco" da Olívia Pilar foi a minha favorita de todas. Eu adoro a escrita da Olívia há tempos, o romance de Carnaval acontecendo bem no meio do bloco foi tudo e eu adoro quando tem o elemento da dança no meio. Adorei o nome da protagonista - Elza - e como ela ficou impactada pela Nala, achei algo bem natural também, muito fácil de visualizar acontecendo. E o final foi perfeito! Amei demais.
Profile Image for andie.
121 reviews108 followers
April 1, 2019
– Cãofetes e serpentinas (Solaine Chioro): 4 estrelas
– Um amor de Carnaval (Rebeca Kim): 3,5 estrelas
– Três dias sem parar (Duds Saldanha): 4,5 estrelas
– As fantasias que criei de você (Lorrane Fortunato): 3,5 estrelas
– Há Mar (Vanessa Reis): 4 estrelas
– Rainha do bloco (Olívia Pilar): 4,5 estrelas
Profile Image for Johnatan.
Author 15 books85 followers
January 6, 2024
Eu li esses contos bem espaçadamente e eu gostei de todos! Meu problema quando estou lendo coletâneas é mil outras coisas ao mesmo tempo é acabar esquecendo, mas esse ano quis começar lendo livros que estavam começados e nunca terminei.

Todas as pessoas envolvidas nessa publicação estão de parabéns, muito legal ver uma pluralidade de histórias sobre o carnaval do nosso país em lugares diferentes. Arrasaram!
Profile Image for Bia Paixão.
387 reviews
March 10, 2019
Cãofetes e serpentinas: 3.5 estrelas
Um amor de Carnaval: 3.75
Três dias sem parar: 2.5 estrelas
As fantasias que criei de você: 2.5 estrelas
Há mar: 2 estrelas
Rainha do Bloco: 4 estrelas
Profile Image for Vanessa.
1,498 reviews23 followers
March 28, 2019
Queria ter lido essa coletânea no Carnaval, mas acabou não dando tempo. Mas tudo bem, né? O importante é que finalmente consegui! É uma leitura super rapidinha, que mesmo fora de época vai te trazer toda a alegria dessa festa.
Profile Image for Aliene.
322 reviews2 followers
June 9, 2019
Essa é uma coletânea que se apresenta errado. Ela é sobre amor no carnaval - amor a si, ao seus amigos, a alguém que você conhece a anos ou acabou de conhecer. E daí, cheguei esperando diferentes visões de carnaval e encontrei romances de diferentes tipos e broxei. Acho que alguns os contos poderiam ser mais dinâmicos, também - embora rápidos na leitura, há diversas coisas no texto que te tiram dele, particularmente se você não for muito do tipo que lê contos. Mas certamente amei a diversidade e certos puxões de orelha nas histórias. Essa foi a melhor parte do livro todo.
Profile Image for Renata Fernandes.
8 reviews21 followers
November 5, 2019
O livro me surpreendeu porque achei que conteria histórias com personagens que amam Carnaval. Mas como eu não amo, me senti representada. E fiquei muito feliz de ver personagens negras e personagens com deficiência física sendo retratadas com muita alegria e leveza. Ainda não tinha lido um livro que fizesse isso. Gostei muito do conto que se passa em Cabo Frio e do conto com o cachorrinho itinerante. Têm muita sensibilidade. Esses contos, mais do que tudo, celebram o amor, tanto de relacionamentos amorosos como de amizades.
Profile Image for Lorena Miyuki.
Author 13 books22 followers
October 3, 2019
Não gosto do tema da coletânea, mas, como a sinopse mesmo diz, independente disso eu li todos os contos pra tentar achar algo especial no feriado mais amado do BR.
Bem, não achei muita coisa que me prendesse. Dois contos são lindos mesmo, os outros são bem mais ou menos, mais do mesmo, mornos e clichês.
Alguns parecem ter sido feitos com mais cuidado que outros, então fiquei sim um tico decepcionada, mas é isso.
Não tira a importância da representatividade aqui.
Profile Image for Felipe Cordeiro.
57 reviews6 followers
March 6, 2020
3,5

Eu gostei no geral, apesar de algumas histórias, particularmente, não me lembrarem nenhum um pouco o Carnaval em sim ou me agradarem como eu achei que seria. Mas a proposta é interessante! Li durante o Carnaval, mas por causa do mesmo eu deixei os últimos contos de lado durante a folia e só voltei hoje para concluir!
Profile Image for Any Valette.
Author 2 books3 followers
September 8, 2020
Alguns contos empolgam mais que os outros, mas, na soma geral, é uma coletânea fantástica e muito fofa. Destaque para "Há mar", da Vanessa Reis, que capta super bem a aura do carnaval de Salvador - e, principalmente, o sotaque baiano.
Profile Image for Renata .
73 reviews2 followers
September 23, 2020
Divertida. Contos diversos que falam sobre pessoas que amam o Carnaval e outras que nem tanto, rs
7 reviews2 followers
March 9, 2021
Leitura incrível! Amei especialmente os contos que tem muito Axé no meio. A literatura nacional tem me deixado muito orgulhosa de ser brasileira atualmente!
Profile Image for Henri Neto.
Author 24 books90 followers
March 31, 2021
Em um ano em que a nossa única opção para o Carnaval era ficar em casa - sem desfile na TV, sem barulho de bloco e nada do tipo - a antologia organizada por Iris Figueiredo se revelou uma ótima forma de não deixar o feriado passar em branco (e com responsabilidade). Nas seis histórias presentes no livro, o leitor praticamente viaja pelo país em suas mais variadas folias, desde um trio elétrico em Salvador pela visão carismática de Vanessa Reis, passando pelos blocos de Minas com Olivia Pilar e chegando até ao Carnaval no trabalho em plena Paulista de Duds Saldanha (conto este, aliás, que rolou uma conexão... Visto que já tive que bater o ponto enquanto muita gente pulava na rua).

Aliás, o mais legal desta antologia é justamente isto: cada autora nos leva para um carnaval diferente, brincado de uma maneira diferente, com um mote diferente.

No conto de Solaine Chioro, temos a despedida de duas amigas com direito a um cachorro andarilho e um tradicional baile no clube do bairro. Rebeca Kim nos leva até a Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, para rememorar uma paixão de carnaval infantil e que acaba se reencontrando na vida adulta. Enquanto isto, Lorrane Fortunato nos presenteia uma festa à fantasia para leitor nenhum botar defeito, com direito à Clube do Livro e gostinho de conto de fadas.

Enfim, sinceramente, fui muito contemplado com esta antologia. As histórias me levaram de uma maneira fácil, leve e muito gostosa. Todas as protagonistas foram muito carismáticas, e passar a minha segunda e terça de Carnaval junto com elas serviu não apenas para não deixar a data passar em branco, como também eu pude curtir o feriado sem sair do meu quarto.
Displaying 1 - 25 of 25 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.