Com uma vasta experiência clínica, a dra. Ana Beatriz Barbosa Silva apresenta de forma clara e precisa as diferentes formas de manifestação do TOC e de outras disfuncionalidades do espectro TOC. A autora analisa ainda as possíveis causas e as diferentes formas de tratamento desse transtorno que tanto desafia a medicina. Acabamento Brochura Altura 23.00 cm Ano da edição 2017 Cód. Barras 9788525062918 I.S.B.N. 9788525062918 Idioma Português Largura 16.00 cm Marca Principium Editorial Número da edição 1 Número de Páginas 240 País de Origem Brasil Peso 0.420 Kg Produto sob encomenda Não Profundidade 1.60 cm Referência 9788525062918
Excelente. Essa autora novamente, com sua capacidade de explicar bem e de modo claro trazendo informações importantes e sérias, escreveu um ótimo livro! Para quem quer saber sobre TOC, ou até estudar e precisa de uma introdução, como eu, é perfeito!
“Um dos sistemas que nosso cérebro elaborou para tornar a vida de nossos ancestrais mais fácil foi um circuito que lhes tornasse possível a detecção de erros especialmente relacionados à sobrevivência e ao convívio social. No estudo da biologia evolutiva, observamos que nossa espécie criou um sistema que faz com que o indivíduo, ao cometer um erro, seja tomado por uma sensação de grande desconforto. No entanto, com isso o ser humano aprende comportamentos e esquemas cognitivos que lhe possibilitam prever possíveis erros. Isso, aliás, é muito importante do ponto de vista da convivência social. Quem já não cometeu uma gafe e sentiu um terrível desconforto? Sejamos honestos, todos já fomos vítimas de nosso circuito detector de erros. Pois bem, a chave para entender a pessoa com TOC é saber que seu circuito detector de erros funciona muito mais do que deveria ou do que é necessário. Ou seja, ele é hiperfuncionante e tende a não cessar sua atividade quando o erro é detectado e corrigi-do, deixando a pessoa com a constante sensação de que algo está errado. Dessa maneira, esse indivíduo se sente compelido a corrigir incessantemente seus erros (reais ou imaginários).”