El cómic cuenta la historia de Samantha, una chica aterrorizada por terribles sueños.
La historia transcurre en dos mundos: el primero: el mundo real y el segundo, el mundo de las pesadillas. En ese mundo de las pesadillas, Samantha es perseguida constantemente por espíritus que la atormentan y que, claramente, le desean el mal, pero todo eso tiene un propósito siniestro que la llevará a una aventura con momentos de superación, descubrimientos, euforia, depresión y violencia.
Además de los dibujos de Denis Mello, la revista también cuenta con el prefacio de Julio Shimamoto, maestro de los cómics de terror brasileños, y texto de Danilo Beyruth (Astronauta: Magnetar) en la contratapa. Un making off de la historia, desde el guion al arte final, y una galería de artistas invitados como Vitor Cafaggi, Danilo Beyruth y Mario Cau.
Inicialmente fiquei bastante impressionada com a riqueza da arte e de como o roteiro me deixou intrigada, mas isso só até a metade. Depois disso, tanto a arte quanto o roteiro começam a se bagunçar.
A protagonista vive uma vidinha de cão. Sofre bullying na escola; é esquisita; tem uma psicóloga que não quer que ela melhore; pais separados e ausentes, mas quando dorme, tudo parece piorar ainda mais. Sofre pesadelos terríveis que não são simples pesadelos, já que o que acontece lá acontece de verdade. Então, se alguém morre por lá, vai morrer fora do mundo dos sonhos também.
Achei a premissa bacana, mas não senti um desenvolvimento satisfatório e quando acabou eu estava indiferente aos acontecimentos finais.
sei lá sigo com a mesma impressão de "o que rolou" sobre esse quadrinho.
as ilustrações são realmente muito bonitas, eu li no kindle, então tudo ficou em preto e branco, gostaria de ver como são impressas em papel, mas mesmo estando sem cor a história passou as sensações de muito movimento, de acontecimentos fortes e até um pouco de medo, muito muito bem desenhado mesmo!
mas eu fiquei confusa, a história parece corrida demais, as coisas não se encaixam, precisei ler algumas páginas mais de uma vez pra conseguir fazer uma ligação de continuidade, e não sei se a tradução foi ruim, mas os diálogos não são bem construídos, nem os pensamentos solo da beladona.
enfim, acho que dá sim pra fazer histórias simples, curtas e bem construídas, mas pra complexidade dos assuntos que esse quadrinho aparentemente tinha a intenção de abordar (identifiquei essas coisas na introdução e na entrevista com a autora ao fim da história), merecia um investimento maior de tempo de história.
La historia es muy truculenta desde el guión hasta las ilustraciones. La tinta usada inspiran puro terror, crean un batiburrillo de escenas oníricas que se entrelazan con la realidad.
La historia te desconcierta hasta cierto punto como en los sueños reales.
"Ao me aproximar do meu destino, conseguirei ver o caminho que trilhei para chegar até aqui?"
AVISO DE GATILHOS: Abuso psicológico e parental, depressão, ansiedade, violência extrema.
Comecei a ler o livro sem altas expectativas esperando algo perturbador, mas nada muito profundo. Foi uma grande surpresa quando comecei a ler e percebi que praticamente tudo o que acontecia na história precisava de uma interpretação mais psicológica.
Quase tudo o que acontece no mundo dos pesadelos é um espelho do que ocorre no mundo real. Mesmo com esse outro universo refletindo o que ocorre no mundo real, tudo é muito diferente. O mundo dos pesadelos é muito mais distorcido do que o real. Enquanto o mundo real tem uma paleta com cores simples e desbotadas e os quadrinhos sendo todos organizados igual o normal, cada um com seu espaço e divisão. O mundo dos pesadelos tem uma paleta com tons fortes de vermelho e roxo, preto e branco e os quadrinhos bagunçados.
Fora toda a colorização e os quadros, as artes de Denis Mello são lindas e foram essenciais para mostrar a evolução da personagem e também transmitir os sentimentos necessários. No mundo real eu sentia a melancolia presente, e no mundo dos pesadelos sentia a energia caótica.
O roteiro é muito interessante, acompanhar as mudanças que ocorrem com a personagem também é muito legal. A história é repleta de plot twists que mudavam toda a minha interpretação do que estava ocorrendo. Cada personagem tem seu momento de brilhar e eles foram bem utilizados.
Porém, mesmo eu gostando muito de como a história foi feita, tudo aconteceu MUITO rápido. Várias coisas poderiam ter recebido mais 5 páginas para explicar o que aconteceu e não ficar tão confuso!! A história tem diversos saltos de tempo que eu não entendi quase nada. Fora esse problema, também teve algumas cenas que eu não entendi a necessidade. Se elas fossem substítuidas por páginas explicando o que aconteceu seria melhor.
Eu gostei do final, mas poderia ser melhor explicado também. Algumas perguntas ficaram sem explição.
Recomendo essa HQ para quem quer uma história mais sombria com uma visão psicológica. Também me lembrou em alguns pontos Sandman, do Neil Gaiman.
Samantha tem pesadelos terríveis desde criança e isso afeta sua rotina nas relações sociais. Sua mãe, então, procura ajuda psicológica com ajuda do pai da menina e ela passa a ser assistida por uma profissional. Com o passar do tempo, Samantha aprende a ter certo controle do mundo de seus pesadelos e, quando descobre que o que acontece lá também pode afetar o mundo real, a coisa muda de rumo. É uma história bastante interessante,fiquei super curiosa até a última página! Achei o final meio abrupto porque queria mais coisas acontecendo e se desenrolando com detalhes. A arte do livro é impressionante! Li no Kindle e gostaria de ter visto a versão física pra apreciar as minúcias.
A premissa é interessante, e as primeiras páginas foram instigantes... No entanto, acho que logo fica evidente uma falta de profundidade, tudo fica meio corrido e confuso. A arte, que de início também achei fascinante, logo se mostrou mais "caótica" que o necessário, e em muitos momentos não consegui discernir o que acontecia na cena.
pra mim começou bem mais aí desandou. a história é corrida demais, com grandes saltos que fazem com que as coisas não se encaixem direito. eu terminei e meio que já esqueci a história porque a pressa do roteiro não fez com que a narrativa fosse memorável para mim.
Desenhos muito bem feitos, mas com uma construção de personagem muito perdida, em que momento ela se torna a heroina? Ou vitima de novo? Uma hora ela está quase morta e do nada ela manda no universo todo por que mataram um boy que ela nem conhece?
This entire review has been hidden because of spoilers.
A arte é impecável de linda, mas tinham muitas vezes que os quadrinhos se confundiam e você não sabia dizer o que era começo e o que era fim. Ficou meio desorganizado. Além disso acho que a história simplesmente não me prendeu tanto quanto eu esperava.
O estilo do desenho e as cores utilizadas já remetem esse clima de terror e apatia que a gente vai visualizar durante toda a Novel. Sinistro é pouco para descrever! Super recomendo a leitura.
Visual belíssimo. Um roteiro simples e eficiente. A história se passa no mundo físico e no mundo dos sonhos, ou dos pesadelos no caso. O roteiro fecha bem a parte dos sonhos, e deixa o físico com uma ? importante no ar, mas dentro do impacto geral isso não me incomoda. A HQ é bastante apoiada nos silêncios, o que curti muito. A imagem cria o clima por si só. Aguardo o próximo!
Legalzinha... Li pelo Kindle, mas apesar da qualidade em preto e branco achei as ilustrações belíssimas. O problema foi o roteiro mesmo, tudo aconteceu de forma muito corrida e mal explicada. Eu não entendi NADA do final e também achei sem graça.
Enredo central muito bem elaborado e interessante, me manteve presa na leitura e me deixou querendo mais. A arte é muito peculiar, de uma maneira positiva, mas muitas vezes confusa.