Jump to ratings and reviews

A diplomacia na construção do Brasil: 1750 – 2016

Testemunha e protagonista das últimas cinco décadas da diplomacia brasileira, Rubens Ricupero desvenda a trama de influências nacionais e internacionais desde 1750 até os dias de hoje e nos oferece um livro decisivo para a compreensão de nossa história- utilíssimo para estudiosos das ciências sociais em geral e indispensável para os que se dedicam às relações internacionais.

784 pages, Hardcover

First published January 1, 2017

Loading...
Loading...

About the author

Rubens Ricupero

15 books18 followers
Rubens Ricupero (born March 1, 1937) is a Brazilian academic, economist, bureaucrat and diplomat.
-
Nascido em São Paulo em 1937, Rubens Ricupero bacharelou-se em Direito pela Universidade de São Paulo, ingressou no Instituto Rio Branco em 1958 e iniciou a carreira diplomática em 1961. Embaixador do Brasil junto à ONU (Genebra, Suíça), nos Estados Unidos e na Itália, foi secretário-geral da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD), em Genebra, de 1995 a 2004. Exerceu também funções de governo, tendo sido o primeiro ministro do Meio Ambiente e da Amazônia Legal, ministro da Fazenda durante a implantação do Real, subchefe da Casa Civil e assessor especial do presidente José Sarney. Durante a campanha e após a eleição indireta de Tancredo Neves para a Presidência da República, em 1985, atuou como seu assessor para temas de política exterior, experiência que registrou no livro Diário de bordo: a viagem presidencial de Tancredo Neves (2010). Diretor da Faculdade de Economia e Relações Internacionais da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), professor do Instituto Rio Branco e da Univer­sidade de Brasília e colaborador dos mais influentes órgãos de imprensa do país e de publicações especializadas nacionais e estrangeiras, Ricupero é autor de nove livros sobre história diplomática, política, comércio e economia internacional, entre os quais se destacam Rio Branco: o Brasil no mundo (2000) e O Brasil e o dilema da globalização (2001). A diplomacia na construção do Brasil é sua mais recente obra.

Ratings & Reviews

What do you think?

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
50 (60%)
4 stars
23 (28%)
3 stars
9 (10%)
2 stars
0 (0%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 6 of 6 reviews
Profile Image for André.
127 reviews16 followers
April 3, 2018
No campo da história, a política externa não é algo que desperta muita atenção tanto dos pesquisadores quanto dos leitores brasileiros. Talvez seja por isso que um livro que ambiciona ser um manual da história da política externa brasileira surja apenas de décadas em décadas. A obra de Rubens Ricupero é justamente o últimos desses manuais - curiosamente escrito por um senhor de 81 anos, e não por acadêmico de geração mais recente - , que visa a substituir o História da Política Exterior do Brasil, de Amado Cervo e Clodoaldo Bueno, lançado em 1992. O livro de Cervo e Bueno era amplamente lido por quem se interessava em política externa do Brasil, apesar de seu estilo algo monótono - em especial nos capítulos escrito por Cervo - e das baboseiras sobre Estado normal e logístico, conceitos cunhados por Cervo nas edições seguintes do livro.

A diplomacia na construção do Brasil é fruto de anos escrevendo sobre política externa, assim como de cursos sobre história da política externa ministrados no Instituto Rio Branco. Alguns capítulos são versões revisadas e expandidas de antigos artigos, como o escrito para o livro Crise Colonial e Independência: 1808-1830.

Ricupero consegue superar Cervo e Bueno por escrever de forma mais viva que ambos e ter produzido um livro bem mais longo, então não há necessidade de amontoar fatos. Em tempos recentes, o autor dá um toque pessoal à sua obra em situações em que sua atuação como diplomata caminha junto à evolução da diplomacia do país, como na época em que Ricupero trabalhava com San Tiago Dantas no período da PEI. O único momento em que senti algum enfadonho foi na descrição da questão do Acre, que ocupa quase 20 páginas e poderia ter sido resumida.

Há versões de capa dura e normal. Tenho a de capa dura, fruto de um ótimo trabalho de editoração e que conta com extensa iconografia, a exemplo do livro Brasil: Uma Biografia. Não tive acesso à outra versão, então não sei se há alguma diferença.
Profile Image for Hubert Alquéres.
4 reviews
November 6, 2017
Sobre o Brasil de hoje, o diplomata Rubens Ricupero recorre ao poeta italiano Giacomo Leopardi: “Se queremos algum dia retomar o espírito de nação, nossa primeira atitude deve ser não a soberba, mas a vergonha.”
Com esta mesma assertividade é que ele produziu "A Diplomacia da Construção do Brasil" cuja proposta, desde o início do projeto, era de ser um livro que “ajudasse a ensinar” que a política externa “é um fio inseparável da trama da história nacional, não desligado da sociedade”.
“É a obra que resume minha vida e minhas andanças” que procura mostrar “como a diplomacia ajudou a dar forma e identidade ao País”.
Um livro fundamental para o momento pois contribui para o debate sobre quais os rumos para dar fim à crise ética, política e econômica que atravessamos.
Profile Image for Elizete Nicolini.
205 reviews4 followers
November 25, 2018
A book to understanding the backstage of Brazilian's history. Very well written.
Profile Image for Victor Henrique.
243 reviews5 followers
April 21, 2021
Quick come and go between brazilian foreing affairs history and historical global politics. Could have been a more spicy read, but definetly added some great facts for my memorabilia.

The author, although polemic in his career, provides good standpoints but towards the end starts the bias, so removing a lot of the glam he tried to offer.

Vale a pena ler.
Profile Image for Luis Marcelo.
1 review1 follower
August 10, 2020
Extremamente necessário e completo. O embaixador Ricupero tem a fluência óbvia em política internacional, mas não se resume a ela, sempre com um olhar social, econômico e político. Brilhante!
Profile Image for Sergio.
25 reviews
December 11, 2025
Simplesmente brilhante. O melhor livro sobre a história da política exterior brasileira. Todos os brasileiros deveriam ler.
Displaying 1 - 6 of 6 reviews