Este livro, uma antologia bilíngue de poesia romana de temática homoerótica, abarca uma série de gêneros e subgêneros da poesia antiga, como a épica, a bucólica, a elegia, o epigrama e a lírica.
Estes textos tesos são, em primeiro lugar, objetos estéticos, mas que intentam e logram comparar-se à beleza daqueles que ora eram sujeitos, ora objetos nas camas desses poetas. E estes os celebram em artefatos textuais que emulam em seus músculos rijos um Eros/Amor que é sempre verbo feito carne. Percorrendo várias gerações de poetas latinos, encontramos neste livro uma profusão de tratamentos distintos do tema, indo do tom direto em Catulo ao oblíquo em Horácio; da celebração da hombridade amorosa entre guerreiros aos amores entre deuses e homens; da sátira contra ex-amantes aos conselhos bastante apropriados de sedução e paciência dados por Tibulo.
Esse livro funciona muito para pesquisador de literatura homoerotica, é uma mão na roda você ter um livro já todo pinçado da poesia latina, mas para quem tá lendo por prazer é meio chato essa fragmentação, compensa mais a gente ler os livros completos lançados pela Autêntica. Mas enfim, me lembrei da Hildinha Hilst enquanto lia, ela amava literatura latina e alguns de seus favoritos estão presentes aqui. Da seleção que consta no livro meu favorito foi o Marcial, tudo muito homoerotico pra lá, homoafetivo pra cá, mas eu gosto da bandalheira e o único efetivamente obsceno aqui era o Marcial.
Muito boa seleção de poemas romanos e trechos selecionados de alguns épicos. Uma boa oportunidade para quem quiser ler o segmento de Niso e Euryalos na Eneida sem ter que ler a Eneida inteira. Única ressalva é que poderia ter sido selecionado um trecho mais interessante do Satyricon.
As introduções de cada autor são excelentes, e a introdução geral do livro, bastante elucidativa para se compreender a relação dos romanos com a cultura grega e como enxergavam socialmente relacionamentos e atrações homoafetivas.
pessoalmente, tenho uma relação complicada com poesia, então vou comentar a organização e estrutura do livro: tudo muito bem organizado e apresentado, com uma introdução excelente sobre a visão dos romanos a respeito de relações homoeróticas, comentários certeiros sobre cada autor, notas explicativas e tudo a que se tem direito. mas eu realmente não me dou tão bem com poesia (me distraio com facilidade, frequentemente não entendo), então sinto que não aproveitei tanto quanto poderia ter aproveitado.
fica a dica pra quem gosta de poesia e estudos clássicos.
Além do conteúdo interessante, a edição é simplesmente impecável (capa, papel, diagramação, notas explicativas e justaposição dos originais são de especial nota).
The sellection of excerpts is good, but the translation to Portuugese is poor and imprecise. Fortunately, the book comes with the original texts in Latin. If you can't read in Latin, though, it won't be a good experience.