Jump to ratings and reviews
Rate this book

Correspondência Incompleta

Rate this book
Este livro de cartas pode ser lido como uma espécie de autobiografia da poeta carioca Ana Cristina Cesar.

Em uma das cartas, a própria Ana diz que “cartas e biografias são mais arrepiantes que a literatura”, e já sugeria a sua amiga Ana Candida a publicação futura da correspondência entre as duas. Embora sem contar com seu voto e com seu veto, esta coletânea vai ao encontro de seu desejo. O período coberto é o de 1976 a 1980, e revela Ana C. na sua intimidade, com algumas das melhores amigas que fez durante a vida.

Esta edição ainda contém dois áudios raros: uma aula de Ana C. na PUC-RJ e uma entrevista para o programa de rádio Café com Letra.

Organização: Heloisa Buarque de Hollanda e Armando Freitas Filho.

Kindle Edition

First published January 1, 1999

4 people are currently reading
77 people want to read

About the author

Ana Cristina Cesar

31 books88 followers
Ana Cristina César was a poet and translator from Rio de Janeiro. She came from a middle-class Protestant background and was usually known as "Ana C." She had written since childhood and developed a strong interest in English literature. She spent some time in England in 1968 and, on returning to Brazil, she became a published author of note. The 1970s and early 1980s were the peak of her poetic career.
She returned to England in 1983. One of the authors she admired was Sylvia Plath. She shared some commonalities with her in temperament and fate. She died in 1983 by jumping out of a window at her parents´ apartment, in Rio de Janeiro

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
32 (48%)
4 stars
28 (42%)
3 stars
5 (7%)
2 stars
1 (1%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 7 of 7 reviews
Profile Image for Simone Az.
37 reviews5 followers
July 25, 2016
uma das minhas escritoras preferidas, ao lado da clarice. seu texto fala comigo. acho um livro fundamental para conhecer a cabeça da ana cristina, seus altos e baixos, sua duplicidade. tenho dúvidas no entanto do interesse desse livro para quem não é iniciado na obra dela.
This entire review has been hidden because of spoilers.
Profile Image for josé sabóia.
14 reviews1 follower
February 3, 2025
(JANEIRO)

Segundo terminado de 2025. Correspondência Incompleta é uma antologia epistolar de cartas escritas – entre 1976 e 1980 – pela poeta, tradutora e crítica Ana Cristina Cesar (1952-1983), organizada por Armando Freitas Filho (in memoriam; tantos poemas que perdi...) e Heloisa Teixeira, ex-Buarque (também organizadora da antologia marginal 26 poetas hoje), provavelmente as duas pessoas mais importantes pra obra de Ana C.

As cartas são postas de forma cronológica e suas destinatárias são Clara Alvim, Heloísa Teixeira, Cecília Londres e Ana Candido. As cartas, claro, são signos presentes dentro da poética de Ana; parafraseando os organizadores: essas cartas são como ensaios da poesia da autora, além de ser, logicamente, muito pessoais, como a assinatura "Yours forever Ana C." em algumas cartas, e outras passagens reflexivas no âmago da coisa (é preciso circunscrever a neurose).

Em boa parte das cartas, Ana está morando na Inglaterra, pela segunda vez, mais precisamente em Colchester, ao leste, realizando um mestrado em Sociologia da Literatura – a posteriori, ela desiste e parte para a área da tradução dentro do projeto de mestrado. Infelizmente, peguei um PDF péssimo, portanto, também não peguei certas sentenças (rasuras no papel correspondem a atos falhos?)

Ao fim do livro, as correspondentes conversam sobre Ana e seu pai, Waldo Aranha Lenz Cesar, faz uma cronologia da vida de sua filha, as viagens, os momentos, as fotos tiradas por amigos e familiares. Quando Recife e Olinda foram citadas, eu quase chorei.

Yours forever José S.
6 reviews
Read
October 13, 2023
"Comento episódios com a Shirley e ela me diz se eu não acho meio obscena essa publicação de todas as intimidades de alguém, a escrita intima que não é produzida para a reprodução industrial e o leitor desconhecido. Mas eu estou fascinada pelo conflito entre as versões, e pelo conflito entre as cartas de KM para diferentes interlocutores, e pela tentativa de fazer da literatura um lugar menos obsceno que toda essa aparente confusão da verdade — higher up."

Sobre os textos no fim do livro: achei tão distante o modo que elas falaram sobre a Ana Cristina.
Profile Image for Lina Távora.
Author 2 books1 follower
January 15, 2025
Quando leio cartas, mergulho na vida daquela pessoa. Fico amiga, durmo e acordo com ela em minha companhia. Gostei de conhecer mais sobre a "intensa" Ana Cristina César. A separação dos capítulos vem das destinatárias, amigas da escritora. Ir e voltar no tempo de capítulo a capítulo me incomodou um pouco. Mas indico e leria de novo. É uma escrita epistolar, muitas vezes, feita para ser lida por muitas pessoas. Uma escrita que fala de escrita (gosto).
Profile Image for Lu.
39 reviews
January 2, 2019
Did not like it - Ana Cristina Cesar não é pra mim...
Profile Image for Alejandra.
363 reviews16 followers
August 5, 2024
Pessoa maravilha para se ter como companhia.
Displaying 1 - 7 of 7 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.