Jump to ratings and reviews
Rate this book

A ditadura acabada

Rate this book
Obra-prima do jornalismo de reconstituição. Não há nada que se compare em termos de quantidade e qualidade de informação.” Zuenir Ventura.

“É como ouvir uma conversa proibida.” Heloisa Buarque de Hollanda.

A mais aclamada obra sobre o regime militar no Brasil chega à conclusão com o livro A ditadura acabada. No quinto volume da Coleção Ditadura, o jornalista Elio Gaspari examina com riqueza de detalhes o período de 1978 a 1985, desde o final do governo do presidente Ernesto Geisel e a posse de seu sucessor, o general João Baptista Figueiredo, até a eleição de Tancredo Neves pelo Colégio Eleitoral. São os anos da abertura política, momento decisivo na história de nosso país e repleto de acontecimentos, como o fim do AI-5, as manifestações políticas pela anistia e pela volta das eleições diretas para a presidência, os atentados promovidos por aqueles que se opunham à redemocratização, como o episódio da bomba no Riocentro em 1981, e uma crise econômica sem precedentes.

Com uma narrativa fluida e pesquisa profunda, Elio Gaspari compõe um painel fascinante de um país em plena ebulição, em que muitos dos protagonistas se mantêm como parte do noticiário atual. No epílogo, denominado “500 vidas”, o autor acompanha o destino de quinhentos personagens que sobreviveram ao fim da ditadura, entre militares e militantes, empresários e sindicalistas, torturados e torturadores. Alguns desses sobreviventes chegaram à presidência da República, como a presa política Dilma Rousseff, o metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva e o professor Fernando Henrique Cardoso. É uma conclusão impactante para uma obra fundamental sobre a história recente do Brasil.

A Coleção Ditadura, com seus cinco volumes, poderá ser encontrada também em um luxuoso box em versão impressa e digital.

Conclusão da Coleção Ditadura, que cobre todos os anos do regime militar em cinco volumes. É considerada a obra mais importante sobre o período e fundamental para a compreensão da história recente do país.

A ditadura acabada é livro inédito de Elio Gaspari, colunista dos jornais Folha de S.Paulo e O Globo, indiscutivelmente um dos jornalistas mais influentes do Brasil.

Pesquisa fundamentada por extensa documentação do arquivo do autor.

Epílogo arrebatador que acompanha a trajetória de quinhentos personagens que sobreviveram à ditadura.

E-books com mais de trinta documentos históricos.

768 pages, Kindle Edition

First published January 1, 2016

9 people are currently reading
285 people want to read

About the author

Elio Gaspari

8 books42 followers
Chegou ao Brasil ainda na infância. Começou a carreira jornalística num semanário chamado Novos Rumos, e depois foi auxiliar do colunista social Ibrahim Sued, passando a seguir por publicações de destaque, como o Diário de São Paulo, a revista Veja e o Jornal do Brasil.

É comentarista do jornal Folha de São Paulo, jornal diário de São Paulo, onde está radicado, tendo seus artigos difundidos para outros jornais, dentre os quais O Globo do Rio de Janeiro, Correio do Povo de Porto Alegre e O POVO de Fortaleza.

Em seus artigos, trata com ironia as personalidades. Para tanto, lança mão de personagens como Madame Natasha, professora de português que "condena a tortura do idioma" e vive concedendo "bolsas de estudo" àqueles que se expressam de modo empolado. Já Eremildo, o idiota, é uma sátira aos que usam indevidamente o dinheiro público.

Dono de consagrada carreira no mundo jornalístico, publicou uma série de quatro livros sobre a ditadura militar brasileira, dividida em duas partes, as Ilusões Armadas e O Sacerdote e o Feiticeiro.

Importante documento deste período histórico do Brasil, Gaspari havia em 1984 iniciado suas pesquisas a partir de uma bolsa de estudos no Wilson Center for International Scholars, cuja temática seria centrada nas principais figuras do período ditatorial: os generais Ernesto Geisel e Golbery do Couto e Silva. Embasado em documentos pessoais de ambos, a obra deslinda os bastidores do regime militar que por duas décadas mergulhou o Brasil no regime de exceção.

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
85 (49%)
4 stars
65 (37%)
3 stars
16 (9%)
2 stars
6 (3%)
1 star
0 (0%)
Displaying 1 - 9 of 9 reviews
Profile Image for Francisco Luiz Garcia.
5 reviews3 followers
June 23, 2016
Uma obra magistral e definitiva. Apenas uma pequena correção: o site registra 894 páginas, mas o livro tem, no total, 311 páginas de texto além de um longo epílogo - 68 páginas - sobre os principais personagens do período.
Profile Image for Olga.
174 reviews
March 23, 2021
Para aqueles que disseram que a ditadura não existiu, aqui a finalização de um apanhado sobre os anos do regime militar e como alguns deles se posicionaram e "investigaram" presos, além da transição (ou transação) para a redemocratização brasileira.
Profile Image for Adriano Koehler.
212 reviews2 followers
February 6, 2017
Um excelente fecho para a magistral obra sobre a Ditadura de 64 no Brasil. O ritmo não é tão empolgante quanto os outros quatro livros da coleção, ele parece um pouco mais fragmentado. De todo modo, é importantíssimo para qualquer um que queria entender o que foi o Patropi naquele período.
Profile Image for Fabio Augusto.
173 reviews6 followers
March 29, 2020
A Ditadura Acabada é o quinto e último livro da série. Conta a chegada e o governo de João Figueiredo até a (não) posse de Tancredo Neves. Trata com detalhes os caminhos tortuosos que levaram o inapto Figueiredo à cadeira de presidente. Dá também a dimensão de quão derrotada foi a ditadura militar em seu fim. Por fim, mostra como tudo mudou para ficar mais ou menos igual, com a subida ao poder de gente que era unha e carne com a ditadura. O ponto que me chamou mais a atenção no quinto livro foi a narração do surgimento e ascensão de Luís Inácio Lula da Silva. Elio Gaspari mostra Lula da forma mais imparcial possível, ajudando a desmistificar a figura do ex-presidente. A cena do uísque é impagável.

Como esse é o último livro, vale uma palavra sobre a série toda. É imperdível. Narra a ditadura militar com suas vitórias e derrotas, seus horrores e mais importante, sua complexidade. Para que não se repita, precisamos ter noção exata não só do quão nociva foi para a população como dos erros que cometemos e que permitiram que ela ocorresse.
78 reviews2 followers
October 16, 2023
Finalmente, li o quinto livro da série Ditadura, do Elio Gaspari. Este, trata do governo do Figueiredo até o retorno da democracia, com a chegada do Tancredo (Sarney) à presidência, como último titular do executivo a ser eleito por voto indireto. De todos os livros, é o que aborda o período que eu tenho a maior lembrança, minha adolescência e início da vida adulta, por isso os relatos e fatos me soam bem familiar. O livro foi uma excelente forma de reviver o período, agora com os fatos mais concatenados e esclarecidos. Como os demais da série, um prazer de ler. Nos leva a duas perguntas fundamentais: por que alguns romantizam tanto esse período de nossa história, se foi violento, incompetente e corrupto? Também, o que podemos fazer para evitar que se repita?
Profile Image for Breno Coelho.
74 reviews2 followers
July 26, 2020
Este volume tem o mesmo problema do anterior, para o qual escrevi: A partir desse começa o declínio. Gaspari entra em minucias de bilhetes escritos entre Geisel, Figueiredo, Golbery e Heitor Teixeira que simplesmente não são necessários para se entender o período ou o sistema decisório. Vai muito além de abrir a cortina para revelar como foram tomadas as decisões de Geisel para entrar no terreno da pura fofoca deixando a leitura entendiante sem nenhuma recompensa para o leitor. Não recomendado, apenas para quem for pesquisador da área e achar absolutamente necessário.
Profile Image for Italo.
77 reviews
July 14, 2025
Realmente o último volume da coleção tem uma organização é um ritmo bem diferente dos demais, não sei se isso é ruim, acho até que não. Os anos do Figueiredo no poder, apesar do mandato mais extenso, ficaram bem resumidos e a oposição teve bem mais destaque. Vemos aqui que toda aquela repressão e a própria ditadura perdem toda a sua sustentação e apoio com o fim dás bonanças econômicas. As histórias ao final são interessantes e mostram a diversidade das pessoas envolvidas.
Profile Image for Joao Lacerda.
22 reviews1 follower
October 5, 2025
Há um certa dor no epílogo, com a clareza que figuras que deveriam ter sido punidas na redemocratização foram esquecidas ou até mesmo premiadas e seguiram na vida pública.

Mas o mergulho no fim da ditadura é de terrível didatismo, mostrando de maneira primorosamente jornalística as entranhas das negociações do poder.
Displaying 1 - 9 of 9 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.