Depois de Poesia Reunida, obra publicada em novembro de 2011, e de Você Está Aqui, em 2013, a Quetzal apresenta o nono livro de poemas originais de João Luís Barreto Guimarães. Esta recolha de poemas escritos entre 2012 e 2015 é uma deambulação pela história e pela cultura europeia e mediterrânica, atravessando a paisagem física e espiritual, bem como o tempo entre a Antiguidade clássica e a nossa contemporaneidade.
São poemas como estes que nos fazem recordar as viagens que um dia fizemos e aquelas que ainda nos estão prometidas, pelo menos nos nossos pensamentos. Vemos palavras de uma cidade, sinais de uma religião, cores e culturas, por entre este "canto" tão nosso, o Mediterrâneo.
Poemas com um estilo próprio. A estética das palavras nos leva por vários caminhos, história, religião, amor visto no tempo atual, crítica social e política. Há em cada poema um facto que posso refletir com uma pitada de humor, sarcasmo, compreensão.
São os motivos que me levam a ler poesia, ler nas entrelinhas e é o que consigo na poesia de João Luís Barreto Guimarães.