Jump to ratings and reviews
Rate this book

O Terceiro Travesseiro

Rate this book
Baseado em uma história real, este romance desafia rótulos e hipocrisias, revelando os meandros de consciência de Marcus, um jovem comum da classe média paulistana. Com o melhor amigo Renato, descobre o amor e compreende que os dois precisarão encontrar o equilíbrio entre o que sentem e o que a família e a sociedade esperam deles, até que um terceiro personagem aparece.

210 pages, Paperback

First published January 1, 2005

15 people are currently reading
140 people want to read

About the author

Nelson Luiz de Carvalho

2 books3 followers

Ratings & Reviews

What do you think?
Rate this book

Friends & Following

Create a free account to discover what your friends think of this book!

Community Reviews

5 stars
97 (21%)
4 stars
89 (19%)
3 stars
104 (22%)
2 stars
91 (19%)
1 star
80 (17%)
Displaying 1 - 30 of 60 reviews
Profile Image for Pedro Avellar Costa.
22 reviews9 followers
April 26, 2012
Não podemos menosprezar a delicadeza do tema, um romance homossexual na literatura sempre terá o dobro de críticas. E mesmo tendo esse cuidado na mente tenho que dizer que este é um dos piores livros que já li na vida. Terminei, sim, mas nesse caso tenho que dizer que não foi mérito nenhum. O livro é pequeno.
Faço a minha "mea culpa", li o livro em apnéia. Mas ainda sim tenho problemas para situar o livro numa realidade. Ele parece ser uma colagem de vários tempos, e o tempo é uma das minhas maiores críticas. Não há uma progressão fácil de se pegar tudo parece atropelado, sem que os saltos pelos eventos importantes tenham uma cadência marcada, nem que as ideias a e os sentimentos dos personagens se desenvolvam, tudo parece ser instantâneo. Não há simpatia pelos personagens, eles parecem forçados e em alguns momentos, uma cartilha governamental para entender o universo gay, nada menos natural. Aliás natural é um adjetivo pouco usado nesse livro.
Profile Image for Elton Menezes.
233 reviews5 followers
February 19, 2018
Li há uns 10 anos e achei legal. Relendo, fiquei decepcionado. Mal escrito, parece mais um projeto que a obra em si. Os diálogos são ridículos. A narrativa é quase inexistente. Todos os personagens são mal construídos. O que mais me incomodou, porém, foi o discurso elitista, machista. A parte em que Marcus conhece a família da Beatriz é um show de horrores. Nem a história em si é grande coisa.
Profile Image for Lorena Miyuki.
Author 13 books23 followers
May 15, 2012
Muita gente joga pedra nesse livro, mas, olha, vou ter que discordar da maioria. É um dos meus favoritos até hoje. Exagerado? Fora da realidade? E não é pra ser assim?
Pensem fora da caixa. Simples.
Profile Image for Maven.
235 reviews3 followers
April 23, 2016
O livro todo parece uma fanfic mal escrita (e levanto em conta que é um romance verídico só deixou tudo mais decepcionante). A escrita do autor flui rápido, mas é muito fraca, os diálogos e descrições são ruins, e em nenhum momento consegui me envolver com a história. Achei tudo bem ruim mesmo.
Profile Image for Lekan.
69 reviews3 followers
December 4, 2019
Consigo entender que talvez esse livro tenha sido importante para a época em que foi escrito, já que não se discutia essas pautas tão abertamente quanto agora, mas mesmo assim (e mesmo pra época) ele tem coisas muito problemáticas. Além de ter personagens irresponsáveis que não medem as consequências dos seus atos, ainda estimula uma série de preconceitos.

E é baseado em fatos reais... Estou preocupado.
Profile Image for Igor Almeida.
4 reviews
February 17, 2018
Enredo e linguagem que não valorizam a temática da história. Apesar de voltado para um público mais adolescente, certamente poderia se beneficiar ao não subestimar a capacidade dos mais jovens em ler textos com algum rebuscamento.
Profile Image for David Bruno.
11 reviews
January 28, 2019
A ideia é boa mas parece que ele escreveu escondido da mãe.
Profile Image for André José.
100 reviews1 follower
January 1, 2015
Ler a opinião em: http://aspalavrasquesoaquidirei.blogs...

"O Terceiro Travesseiro" viria a ser o primeiro ebook que alguma vez lera. Nelson Luiz de Carvalho estreia-se no mundo da literatura com um assunto bastante arrojado: um triângulo amoroso GLS.

É importante referir que este livro me foi sugerido por uma amiga minha já há uns anos atrás. Referiu-me que o mesmo se tratava de uma estreia de um escritor brasileiro, estava escrito em português do Brasil e que o assunto era o que acima citei. Fez questão ainda de salientar que no livro é narrada uma história baseada em relatos reais de um rapaz incompreendido pela sociedade. Considerei que tinha aqui um bom livro para me fazer companhia durante uns dias - acabaram por ser realmente poucos.

Se por um lado não gostei totalmente da forma como o livro está escrito, o que para muitos é o principal na classificação do mesmo, acabei por me envolver demasiado na ação do mesmo. O livro conseguiu agarrar-me de uma forma avassaladora. Marcus e Renato são as personagens principais - dois amigos, colegas de turma, jogadores da mesma equipa de futebol acabam por descobrir a sua sexualidade um com o outro. As duas personagens decidem seguir aquilo que realmente os prende um ao outro: aquilo que sentem. Sem pretender ser spoiler, no livro é então descrita toda a história, algumas fantasias sexuais entre ambos, a maneira como ambos se entregam ao seu amor e a forma como se anunciam nas suas famílias. A luta pela aceitação.

A chegada de uma terceira personagem, uma bonita rapariga que lhes atrai a ambos, faz-lhes descobrir a sua bissexualidade. É esta terceira personagem que irá completar o triângulo amoroso.

De uma natureza que nos parece utópica, os três personagens encontram forma de se unirem. É neste ponto que me envolvo demasiado. Por me ser diferente, achei realmente estranho e ao saber que se tratam de factos reais fiquei abismado. O facto de ser real dá um enorme significado ao livro. Quem lê, quer mais ainda... quer saber o destino dos três... de que forma eles conseguem associar a sua bissexualidade, como conseguem constituir um laço de amor a três. E se por um lado este livro é uma fonte inesgotável de informação é ainda capaz de nos pôr a chorar compulsivamente.

Nelson soube tratar de um tema sensível de uma forma sublime, ainda que não num estilo de escrita de sonho. Deixou-me curiosidade para ler mais livros dele, o que acabou por acontecer.

Profile Image for Ana.
62 reviews1 follower
December 27, 2015
Tem um review por aqui que diz algo como "Não. Só não." Este review descreve meus sentimentos.
Que atrocidade foi essa que acabei de ler? Muito, mas realmente muito mal escrito, extremamente superficial, com personagens sem personalidade alguma e uma história mal contada, este foi um dos livros que nem sei como acabei de ler. Tem tantas coisas erradas com a história que nem sei por onde começar. Não bastassem a misoginia a rodo, o sexo não consensual tratado com naturalidade e a agressão física entre membros de um casal (coisa que, pasmem, é característica de relacionamentos abusivos), este livro faz um desserviço à comunidade LGBTQ+ e ao conceito de poliamor. Em múltiplas ocasiões fala-se de homens efeminados como se isto fosse abominável - parabéns ao livro por conseguir perpetuar duas opressões em uma -, e simplesmente não existe o conceito se racionalidade neste livro - todos choram, não sabem conversar e escutar, violência física a todo momento... Sinceramente, agora o que me resta é a dúvida: vivo em uma bolha em que as pessoas são racionais e sabem domar seus instintos ou é o autor que é realmente extremamente alheio à realidade e não tem nenhuma compreensão de como interações sociais funcionam?
86 reviews1 follower
January 22, 2019
Romance "gay" entre garotos aparentemente bissexuais. Com morte desnecessária de um dos garotos no final. Triângulo amoroso que digievolve para casal não-monogâmico. Não-monogamia em histórias super me atrai mas soou um pouco forçado nesse livro.

Diálogos bons que pareciam bem reais, mas acho que eu senti falta de saber o que estava acontecendo na cena para além do diálogo? Não sei se isso conta como um ponto ruim ou não.

Os garotos pareciam muito apaixonados e tinha muita "melação romântica" que eu pulei direto. As partes que continham a violência homofóbica sofrida por eles também me fez interromper a leitura várias vezes. Nem que fosse por um minuto ou por semanas.

Dei duas estrelas mais por razões pessoais, eu acho? Me sinto frustrado. Eu queria ler um romance desse tipo com um final feliz e sem violências lgbtfóbicas pq n suporto mais ver/ler sobre essas coisas. Mas n foi dessa vez.
This entire review has been hidden because of spoilers.
Profile Image for Paulo Andrade.
43 reviews10 followers
July 2, 2013
Li bastante novo e assisti a peça também. O livro pode ser criticado por sua escrita duvidosa mas continua oferecendo uma clássica história trágica de amor e me faz chorar como um bebê no fim até hoje.
Quem não gosta de uma história de amor?
Profile Image for Keith.
24 reviews4 followers
June 23, 2018
O livro mais mal escrito que vi na vida.
Profile Image for Ízargos.
135 reviews6 followers
November 27, 2019
Eu já tinha ouvido falar desse livro e me falaram que é ótimo, nas últimas semanas fui na livraria e vi ele lá, estava caríssimo mas resolvi levar. Mas que decepção, gente. Que escrita ruim da porra desse autor. Os diálogos são sofríveis. Os personagens não tem profundidade e você não consegue sentir empatia por eles. A história poderia ser melhor explorada se a narrativa fosse mais rebuscada. E do meio pro final tudo o que acontece é previsível.
Profile Image for Doug Sousa.
3 reviews5 followers
February 8, 2017
Eu li há séculos atrás, e na época eu devia ter uns 14/15 anos. Lembro de ter gostado de alguns momentos fofos. Na época, eu não sabia da existência de outras obras com temática gay e por isso achei especial. Agora, relembrando a história, se eu fosse ler com minha mentalidade de hoje em dia, eu não gostaria do livro. Provavelmente o odiaria, por isso não vou fazê-lo.
Profile Image for Rodrigo Silva.
648 reviews39 followers
August 25, 2019
Talvez seja o pior livro que li na vida até agora. Minha reação lendo ele:

description
Profile Image for Suzana Elek.
25 reviews
April 28, 2013
Na época em que li amei ! Muito bom. Ainda cheguei a ver a peça no teatro. Bom para pensar um monte de coisa.
Profile Image for Erick Luiz.
40 reviews21 followers
May 7, 2020
Não sei como consegui ler esse livro todo. Os personagens são tão rasos assim como os diálogos. Juro já ter visto diálogos mais realistas em novelas da Record.
Profile Image for Roberto De Brito Costa.
14 reviews
August 1, 2025
Minhas melhores amigas sempre foram fãs de livros do gênero hot. Confesso que, por muito tempo, eu não entendia esse fascínio. Lembro que quando li um trecho de um dos livros delas me senti como o Joey lendo o livro da Rachel em Friends.

Mas agora, depois de ler este aqui, tudo fez sentido. Não é apenas sobre o tesão, que, claro, está presente (e da melhor forma possível, já que a leitura nos permite imaginar cada detalhe físico). É mais do que isso. É sobre intimidade. Sobre estar dentro da pele dos personagens, vendo tudo sem filtro, sem floreio, sem poesia. Como as coisas realmente são.

Fiquei arrepiado com as aventuras do Marcus e do Renato. Era cru. Era íntimo. Era nojento. Mas era lindo.

Mais cedo neste ano, li “A escuridão ao nosso redor” e critiquei como aquele casal gay parecia viver uma fantasia heterossexual. Aqui, é justamente o oposto. Aqui, há sentido. Aqui, eu me vi. Aqui, me reconheci.

Claro, tenho críticas meio severas: o livro é meio mal escrito, há passagens que correm rápido demais, o ritmo às vezes parece desajustado, e principalmente, certas gírias e expressões me causaram vergonha alheia.

Mas fiquei surpreso quando descobri que a história é real.

Afinal, é assim que nossa memória funciona: guardamos os fatos mais marcantes, e a cronologia vira um borrão. E as gírias? Saber que um homem teve coragem de contar essa história como ela realmente foi, lá em 1998, é de uma força imensa. Precisávamos que fosse cru, sim. Precisávamos que fosse verdadeiro.

E considerando tudo o que o Marcus enfrentou na adolescência, nos anos 90, sua coragem não me surpreende. Terminei este livro completamente tomado pela admiração — por ele e pelo autor, que fez a ponte entre essa história e todo um país naquela época.

Com isso em mente, restou uma coisa que realmente me incomodou: saber que alguém realmente viveu tudo aquilo. Meu coração ficou em pedaços. O capítulo final foi um dos mais difíceis que já li.

Sinto muito, Marcus. Espero, de verdade, que nesses últimos 30 anos você tenha encontrado maneiras de lidar com tudo isso. Embora eu saiba que traumas assim nunca nos deixam por completo.

7/10
Profile Image for Luan Ricardo.
3 reviews
May 25, 2020
Intenso
Sobre esse livro que me fez lembrar a adolescência, onde foi intenso e fluido deixo a informação de que por mais que seja julgado com um livro ruim, o livro traz uma narrativa real por ter fatos reais e quando escrito trouxe abordagens que na época eram bem fortes continuam sendo pois é vivida por muitos ainda. O livro e rápido nas suas questões, porém consegue prender o leitor abordando, amor, homossexualidade, preconceito, incertezas na juventude. O livro peca em algumas partes, trazendo expressões como "opção sexual" o que para jovens que lêem esse livro podem se sentir agredidos, mesmo no o contexto usado, personagens desnecessários que não tinham necessidade de estar ali o que fica parecendo que o autor colocou eles sem saber o que fazer com eles em alguns momentos, talvez falta de explorar mais, ou simplesmente não ter colocados seria algo melhor. O livro conta o amor tórrido, marcante marcante de Marcus e Renato que estão no ápice da adolescência descobrindo e se entregando e vivendo a vida em carro desgovernado, o que mesmo sendo a realidade de antes e atualidades de algum teve um desenvolvimento em algumas partes estranha com um caminhar pro final mal elaborado, dando impressão de que o autor estava cansado e queria dar um fim logo na história. Mesmo assim ele traz uma história gostosa pra se ler, não cansa mesmo com o enrolar da mesma. Ele te faz pensar, recordar, chorar, sentir amor e ódio em questão de 20 linhas no máximo. Ele sai do estereótipo cansado de finais felizes, e traz uma realidade um pouco mal elaborada. O terceiro travesseiro pode ser sim lido praticamente rápido, fluido e deixar um pouco confuso porém como e baseado em fatos reais acaba deixando a história aberta pra ser interpretada com final vago.
Profile Image for Rony Deolindo.
11 reviews
July 12, 2021
infelizmente para a obra, mas felizmente para a comunidade LGBTQIA+ a obra envelheceu muito mal, desde os reforços de estereótipos até nomenclaturas usadas na atualidade, novas conquistas e novos conceitos sobre muitas coisas mudaram, acho que uma boa revisão ou uma nova introdução seria muito bem vindo pela editora, apesar de o livro retratar a década de 90, quem sabe uma boa atualização já que para a minha adolescência esse livro foi o que falar, então marcou muito para muita gente, independentemente de ser bom ou ruim, foi uma obra bem destacada, me lembro de ler escondido na época.

Quando a dinâmica do livro eu não lembrava de absolutamente de nada, então fui novamente jogado na história como se fosse a primeira vez, mas hoje com uma visão muito diferente.
Ele começa muito, mas muito intenso, o sexo é muito detalhado e temos muitos fetiches sendo apresentados sem uma boa introdução ou apego aos personagens, até entendo a intensidade juvenil, já que o personagem tem apenas 16 anos nos acontecimentos, mas mesmo assim, um capitulo melhor mostrando a amizade deles, e colocando a pulga atras da orelha do leitor se Renato curte ou não.
E é isso que eu acho da obra, falta a documentação de lacunas, as coisas as vezes simplesmente acontecem, e é um pouco inconsistente nas intensidades, já que no inicio já temos um Golden Shower rolando, mas mencionar a palavra "anus" ou seu similar mais coloquial parece ser proibido sendo usado apenas "lá atras", fora o fato do reforço do estereotipo de passivo = mulher e/ou a relação homosexual alguém tem que ser a mulher da relação.

Se não fosse pelo sexo intenso eu indicaria como uma leitura sobre um romance adolescente de boas, já que eu vivenciei MUITO em comum com o Marcus na minha adolescência, só não engravidei ninguém.
Profile Image for Fabio Balack.
144 reviews3 followers
May 2, 2025
É muito doido ler esse livro novamente depois de tantos anos. Li pela primeira vez lá em 2005/2006, mais ou menos, ainda era adolescente. Agora já adulto a visão é bem diferente, mas o sentimento ainda se mantém.

O Terceiro Travesseiro conta a história de Marcus e Renato, amigos inseparáveis que descobrem sentir mais do que um amor fraterno um pelo outro. Tudo isso em meio aos anos 90, dos desatinos da adolescência e das expectativas dos pais.

❝O próprio ser humano constrói o seu inferno.❞

Uma das coisas que chama bastante atenção no livro é o vocabulário usado e os termos, afinal ele foi publicado em 1997, é possível quse ser transportado para esse período. O modo como a homossexualidade era vista comparada aos dias atuais é um paralelo interessante.

Fazendo essa nova leitura eu me irritei um pouco com o "apetite" sexual dos personagens, mas isso antes de ter em mente que se trata de dois adolescentes que estão descobrindo seus desejos e prazeres. A narrativa é ágil quase que na mesma velocidade com que as coisas acontecem entre eles.

O romance é torrido, ágil, bonito e típico da adolescência. O autor utiliza de ótimos diálogos tanto entre os amantes, quanto com os de Marcus com seus pais. Os momentos dramáticos são profundos e a história atinge o ápice de maneira bem bonita, por mais que a tragédia esteja sempre a espreita.

Indico demais esse livro!
Profile Image for Fellipe Fernandes.
224 reviews15 followers
September 3, 2023
Lê-lo não foi difícil. Curto, com muitos diálogos, não há esforço algum de tempo e de inteligência para acompanhar a história. Escrita no final da década de 1990, a narrativa não foi atualizada para o muito que avançamos nos últimos 25 anos. Há ainda no texto expressões como “opção sexual” como sinônimo de orientação sexual ou sexualidade e também misoginia típica da normatização de características consideradas masculinas valorizadas e fetichizadas como condição de aceitação pela sociedade que “aceita, mas não concorda” com homens gostando de homens (mas que não podem, sob hipótese alguma, serem afeminados). Ainda que como um documento histórico, não há nada na edição atual que faça a ressalva. Em termos de construção textual, é uma história previsível (ainda que verídica, como reforça o aviso da capa), escrita a partir de muitos clichês e imagens piegas, muitas vezes em tom professoral e pouco realista. Sendo um homem gay, que também teve 16 anos (idade da personagem principal) na época em que o livro foi publicado, pouco consegui espelhar gírias, vivências, experiências, possibilidades que me aterrassem no que lia. É, para mim, um livro fraco, mesmo que ele siga encontrando leitores por aí que pensem o contrário.
Profile Image for Nubia Souza.
513 reviews8 followers
January 19, 2022
Normalmente eu escrevo minhas avaliações em inglês, mas esta vou escrever em português mesmo principalmente porque foi justamente o português uma das coisas que mais me incomodou neste livro. Os diálogos são super simplistas mas com um português tão corretinho que deixa tudo muito artificial. É como assistir uma peça ou um filme com atores muito ruins, que dizem suas falas de maneira robótica sem nenhuma interpretação. Que adolescente de 16 anos fala: "nós estudaríamos e trabalharíamos..."?? Nem adultos falam assim! A menos que estejam numa entrevista de emprego ou apresentando um TCC. Esse português formal não cabia nesse romance de adolescentes. Até porque ninguém espera que este livro se torne uma obra-prima da literatura brasileira, sejamos francos. Falando no romance em si, até que o enredo era bom. Todavia, o final foi muito abrupto, como se o autor estivesse com pressa de terminar logo a história. Por mais trágico que fosse, ele poderia ter elaborado mais os eventos finais. Com tudo isso, não dá para dar mais de 2 estrelas mesmo.
Profile Image for Evandro Martins.
5 reviews
May 29, 2022
Não tenha muitas expectativas. A história é próxima de ok mas a leitura é um pouco irritante.

O autor utiliza vocativos em demasia o que te faz imaginar as cenas como as de um teatro mal ensaiado. Quanto à temática LGBTQ+, achei um tanto arriscada porque insinua que um gay mais heteronormativo é mais aceitável.

Além de tudo, não existe muito desenvolvimento dos personagens. Eles surgem como que caindo de paraquedas e já começam no desenrolar da história sem muito vínculo com nada - o que não te faz se apegar por ninguém e nem entendê-los profundamente.

Imenso respeito e meus maiores sentimentos por tudo o que aconteceu, considerando que foi baseado em fatos reais, mas até nessa parte delicada e trágica da narrativa achei apelativo na tentativa forçada de ser dramático.
This entire review has been hidden because of spoilers.
Displaying 1 - 30 of 60 reviews

Can't find what you're looking for?

Get help and learn more about the design.